quinta-feira, 14 de junho de 2012

MUNDO: Homem mais rico do mundo, Carlos Slim compra 8,4% da YPF

O grupo do bilionário mexicano Carlos Slim comprou 8,4% das ações da petroleira argentina YPF de um sindicato de bancos, segundo documentos publicados pelo órgão regulador do mercado de ações americano (SEC).
Carlos Slim, homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes, é dono, entre outras empresas, da Claro.
O Domitgrupo Financiero Inbrusa e outras companhias de Slim adquiriram 32,9 milhões de ações da petroleira argentina, recentemente expropriada do grupo espanhol Repsol.
As ações foram compradas de um sindicato de bancos que havia emprestado dinheiro ao grupo argentino Petersen para adquirir uma participação na YPF anos atrás, segundo a imprensa argentina.
Após a estatização da companhia, Petersen não cumpriu sua dívida o sindicato e as ações passaram às mãos do credor.
A presidente argentina, Cristina Kirchner, decidiu em abril expropriar 51% da YPF que pertencia à espanhola Repsol alegando falta de investimentos. A medida desencadeou uma grave crise diplomática com a Espanha.
Em 3 de maio, o Congresso da Argentina sancionou a lei que transferiu ao Estado o controle da YPF --51% das ações--, e diminuiu o capital da Repsol de 57,43% para 6,43%. Com a expropiação, o grupo Petersen manteve seus 25,46% e o mercado de ações, seus 17,09%. 

Fonte: folha.com 

Nenhum comentário:

Chuvas no primeiro trimestre de 2023