terça-feira, 24 de abril de 2012

JUSTIÇA ELEITORAL: Ex-deputado Álvaro Dias perde no TRE e condenação por dupla filiação é mantida.

Derrota do ex-deputado estadual Álvaro Dias. Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou recurso em que o político tentava reverter a condenação por “dupla filiação”.
O relator da matéria foi o juiz Ricardo Procópio, que foi seguido a unanimidade. O juiz Ricardo Moura alegou suspeição e não participou do julgamento.
Com a condenação, as duas filiações de Álvaro Dias, que havia deixado o PDT e ingressado no PMDB, são anuladas e ele está sem partido. Na prática, com essa decisão do TRE o ex-deputado não pode disputar o pleito deste ano, já que não tem partido.

Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br

MUNDO: O dono da bola que o tsunami levou

O adolescente japonês Misaki Murakami, de 16 anos, garante: é o dono da bola de futebol encontrada recentemente no litoral do Alasca. A exemplo de outros tantos objetos à deriva, a pelota deu a volta ao mundo depois de ser arrastada pelo tsunami que arrasou a costa nordeste do Japão em 11 de março de 2011.
A bola, na qual estão escritas várias mensagens em caracteres japoneses e que ainda podem ser lidos, foi achada em uma praia, na semana passada, pelo casal David e Yumi Baxter, que reside nos arredores de Anchorage, capital do estado mais setentrional dos EUA.
Surpresos, eles entram em contato com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA para tentar encontrar o proprietário do objeto.
Do outro lado do mundo, após ver por meio da internet a imagem da bola com seu nome escrito sobre ela, Murakami ficou mais surpreso ainda e assegurou não ter dúvida de que ela é sua.
Murakami, morador de Rikuzentakata, uma das cidades da Província de Iwate – a mais afetadas pelo tsunami –, explicou às agências de notícias que a bola foi um presente de despedida de ex-companheiros de classe, depois que ele se mudou de colégio.
Sobre o presente está escrita a mensagem: “Força Misaki Murakami!”, datada de março de 2005 e assinada por todos os alunos de terceiro ano da antiga escola primária do estudante.

Fonte: Site Blog do Estadão

JUSTIÇA: TJRN promove conciliação do Seguro DPVAT em Natal

De 24 a 26 de abril, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte irá promover cerca de 110 audiências de conciliação sobre o Seguro DPVAT em Natal. Conciliadores,  peritos médicos e advogados participarão das  três bancas de conciliação previstas. De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT – administradora do Seguro – a conciliação é uma oportunidade para solucionar o processo. “Iniciativas como essa são importantes para agilizar o sistema judiciário e auxiliar a vítima a receber seu seguro de maneira mais rápida, visto que avaliamos o processo na hora e o pagamento é feito em até trinta dias”, afirma. Devem comparecer às audiências os cidadãos que receberam a comunicação do Tribunal de Justiça sobre os encontros.

No Brasil, todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, passageiro ou motorista, tem direito ao Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam por terra ou por asfalto, como carros, caminhões, ônibus e motocicletas.  As situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. O pedido para recebimento do Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas, por não conhecerem as facilidades do acesso ao seguro, recorrem à Justiça para receber  a indenização, tornando o processo, que normalmente leva 30 dias após a entrega dos documentos à Seguradora, mais demorado. O processo judicial dura em média  quatro anos para ser finalizado.
Serviço

Data: 24 a 26 de abril (terça a quinta-feira)

Horário: de 8h às 15h

Local: Rua Dr Lauro Pinto ,315 4ª Andar - Lagoa Nova   - Natal - RN  
Mais informações aqui 
Fonte: DN Online

POLÍCIA: Polícia localiza carro e corpos de jovens desaparecidos na BA

O coronel da Polícia Militar Ivanildo Silva afirmou, na noite desta terça-feira (24), que o carro dos jovens desaparecidos foi encontrado nas proximidades do rio Mucuri, na Bahia, próximo a divisa do Espírito Santo. De acordo com o coronel, os cinco corpos foram localizados - sendo que um corpo foi encontrado próximo ao veículo.
As primeiras informações apontam que o carro está parcialmente dentro do rio, mas que foi possível identificar o veículo pela placa. Segundo o coronel, a área está sendo isolada para perícia. Silva afirmou que ainda não é possível confirmar se os jovens sofreram um acidente ou se foram vítimas de um crime.

O carro teria sido encontrado por um homem que passeava com o cachorro pela região. O coronel disse que a polícia chegou ao local onde o carro está por volta das 19h.
 


Fonte: R7

BRASIL: Flagrante: pedaço de nave espacial lançada há 27 anos cruza céu de Campos (RJ)

Um cinegrafista amador registrou o momento em que uma bola de fogo atravessou o céu de Campos, no norte do Estado. Trata-se de lixo espacial. O fenômeno é raro e fascinou as testemunhas. O objeto caiu no oceano entre a América do Sul e a África e fazia parte de uma nave americana lançada ao espaço há 27 anos.


 Fonte: R7

VIOLÊNCIA: MENINO DE 13 ANOS AGRIDE PAI E MÃE A SOCOS E PONTAPÉS EM LUIS GOMES/RN

Por volta das 21h30min deste domingo (22/04), um menino de apenas 13 anos de idade foi detido e conduzido a Delegacia, depois de agredir fisicamente seus próprios pais em Luis Gomes/RN.
Informações dão conta que o garoto de iniciais "F.R.S", teria chegado em casa e de forma propositada quebrou as portas de casa e, em seguida partiu para as agressões físicas contra os pais, agredindo-as com socos e pontapés.
Os familiares acionaram a PM e, quando estes chegaram ao local, o adolescente teria reagido, sendo preciso a utilização da força física para mobilizar e conduzir a Delegacia de Polícia.
A violência é sem soma de dúvida um mal que assola toda sociedade, nem no próprio seio familiar as pessoas conseguem viver em paz!
*Com informações: Blog do Sargento Andrade
Via PF Online

BRASIL: Carro de jovens desaparecidos é encontrado no Rio Mucuri, diz polícia

Equipes de buscas da Polícia Militar de Teixeira de Freitas encontraram, na noite desta terça-feira (24), o carro que levava o grupo de universitários desaparecidos desde a semana passada. De acordo com informações do capitão Anilton Almeida do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, o carro de modelo Punto, placa  OBC - 9685, foi encontrado submerso no Rio Mucuri.

Fonte: G1

RN: Centrais do Cidadão alteram horário de funcionamento

As Centrais do Cidadão do RN teriam uma alteração no seu horário de funcionamento.
O primeiro passo irá começar em algumas Centrais, como um teste para o novo formato do programa. A Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), informou esta semana que as Centrais de Alexandria, Assú, Ceará-Mirim, Macaíba, Pau dos Ferros e São José do Mipibú estarão funcionando das 7 às 13h, de terça a sexta, e das 7 às 15h nos sábados.
De acordo com o coordenador da Codaci, Nelson Mendonça, a mudança de horário atende a necessidade dos usuários das Centrais. “A mudança ocorrerá em virtude da grande demanda de usuários que buscam as Centrais no período da manhã. Para atender melhor ao público, concentraremos os funcionários nesse período”, informou o coordenador.
Em breve, as mudanças também serão adotadas em Santa Cruz, com a adoção de apenas um turno.

Fonte: Blog do Wallace

MUNDO: Brasileiros morrem durante mergulho no México

Um casal de brasileiros morreu durante mergulho em uma caverna submarina no México. José Brugnaro Neto, de 34 anos, e Renata Quirino Brugnaro, de 36 anos, estavam em Playa del Carmen, cidade próxima a Cancún.

Segundo informações da imprensa mexicana, ambos estavam acompanhados de um guia espanhol. Durante o passeio, eles se perderam do guia, não conseguiram encontrar o caminho de volta e morreram por falta de oxigênio.

O acidente aconteceu na última quinta-feira e somente hoje o consulado geral do Brasil no México conseguiu avisar a família, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Fonte: Band.com.br

TECNOLOGIA: Audi apresenta carro com tecnologia OLED, que gera diversos efeitos de luz

Esqueça os tradicionais faróis dos carros que você vê hoje em dia. O futuro das luzes automotivas – de acordo com a Audi – é muito mais high tech.
No conceito apresentado no vídeo abaixo, O resultado é impressionante: uma deslumbrante variedade de efeitos de luz que representam várias funções do veículo, como acelerar ou sinalizar uma curva para a direita ou esquerda.
Se a primeira parte do vídeo já é interessante, no final ficamos boquiabertos com um protótipo de carro com faróis traseiros que reproduzem animações. Neste efeito, conhecido como “Swarm” (“enxame”, em inglês), toda a traseira do carro é transformada em uma grande superfície iluminada que reage aos movimentos do carro.

Infelizmente, não veremos esta tecnologia em nossas estradas tão cedo, uma vez que o OLED não produz luzes fortes o suficiente para os padrões das luzes de freios.
*Diodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor (OLED): é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula, está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.
Veja abaixo:


a fabricante alemã incorpora grandes superfícies com tecnologia OLED* (sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz) aos modelos de automóveis Audi R8 e Q7




Fonte: Band.com.br

SERRA DA TAPUIA: NASCE PIETRA, A FILHA DE GI

Fotos: RN Informa
Nasce a filha de Adegilson Gonçalo (Gi), irmão do Administrador Juvanilson e do Colaborador Francenilson do Blog RN Informa.
Desejamos muita saúde e felicidade para sua filha Pietra, Gi.
São sinceros votos do Blog Serra Tapuia Notícias.

CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES

O que são os direitos e deveres do cidadão? Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão?
Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.


Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.
Veja alguns exemplos dos direitos e deveres do cidadão:

Deveres

- Votar para escolher nossos governantes.
- Cumprir as leis.
- Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
- Educar e proteger nossos semelhantes.
- Proteger a natureza.
- Proteger o patrimônio público e social do País.
- Colaborar com as autoridades.

Direitos

- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
- Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.
- Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
- Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
- A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
- A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
A Constituição de 1988 reserva cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.
Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso.
Quer saber mais sobre seus Direitos e Deveres? Visite o site oficial da presidência e leia o texto da Constituição.
Saiba mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Portal Brasil.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/

POLÍCIA: PRF PRENDE QUATRO SUSPEITOS DA MORTE DO BLOGUEIRO DO MARANHÃO

A Polícia Rodoviária Federal prendeu esta tarde quatro suspeitos do assassinato do jornalista Décio Sá, executado ontem à noite, em São Luís (MA) com seis tiros, sendo quatro na cabeça. A PRF foi a um desvio no km 14 da BR 135, utilizado por pessoas que evitam passar por fiscalização, e abordou um veículo Corsa Classic, cor branca, que, à aproximação dos policiais, fez uma manobra brusca, o que levou os policiais a abordarem o veículo.
Nele estavam quatro homens, sendo um deles policial militar reformado, portando uma pistola PT 940, calibre .40 (o mesmo tipo de arma utilizada na execução), com 20 munições, numeração SCW35191, sem registro, além de R$ 2.446 em dinheiro.

Fonte: Blog do cláudio humberto

TECNOLOGIA: Lâmpada que dura 20 anos chega às lojas

Uma lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 (cerca de R$ 110) começou a ser vendida nos Estados Unidos nesta semana. O produto é fabricado pela multinacional Philips, que substituiu os tradicionais filamentos por diodos emissores de luz (LED, em inglês).
A tecnologia LED aumenta a vida útil das lâmpadas, mas também encarece a mercadoria. A Philips está oferecendo descontos a algumas lojas, para tentar popularizar o produto. Com descontos, a lâmpada especial pode custar até US$ 20 (cerca de R$ 35). Os fabricantes argumentam que apesar do alto custo, a lâmpada pode trazer economias no longo prazo, já que consome menos energia elétrica para funcionar.

Fonte: http://www.cardososilva.com.br/

BRASIL: Delegado nega ter encontrado corpos dos jovens desaparecidos entre ES e BA

VITÓRIA - Continuam desaparecidos os cinco jovens que saíram de São Mateus, no Espírito Santo, na última sexta-feira, 20, em direção a Prado, no sul da Bahia. Apesar de informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp-ES), de que os corpos teriam sido supostamente encontrados pela polícia da Bahia, dentro de um carro, em Posto da Mata, não foi achado nenhum indício dos jovens, afirmou o titular da Superintendência de Polícia do Interior, delegado Danilo Bahiense.
'Nós sobrevoamos a região e não encontramos nem carro e nem vítimas. As buscas vão continuar por terra e através de helicópteros', destacou Bahiense.
Helicópteros dos dois estados continuam as buscas durante todo o dia na região, uma área de aproximadamente 700 km.
A informação era de que os cinco corpos estavam dentro de um carro, em uma via que serve de acesso para a rodovia BR-418, em um povoado localizado a 12 km do distrito de Posto de Mata.
Os jovens são: Amanda Oliveira, 22 anos, Izadora Ribeiro, 21,Marllonn Amaral, 21,Rosaflor Oliveira, 24, e André Galão, 28. Eles estavam em um Fiat Punto de cor bege, placas ODC 6985, e viajavam para a casa dos pais de Izadora, onde iriam participar de uma festa de aniversário da mãe da jovem, no sábado. Desde então, eles não foram mais vistos e não se comunicaram mais com os familiares.
Uma ação criminosa pode ser a causa. A hipótese foi apresentada pelo delegado titular do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus, que assumiu o caso. O grupo saiu de São Mateus por volta das 19 horas da última sexta-feira.
Segundo o delegado, eles foram vistos vivos, pela última vez, em um posto de combustível na cidade baiana de Itabatã.'Funcionários confirmaram que os jovens estiveram no local. Nós trabalhamos com todas as linhas de investigação, principalmente a de roubo, já que na região são comuns os casos de roubos de carros', destacou o delegado.As buscas continuam sendo realizadas em terra e por helicópteros dos dois estados, em uma área de aproximadamente 700 km.

Fonte: http://p2.trrsf.com.br/

VESTUBULAR: A COMPERVE DISPONIBILIZA O FORMULÁRIO DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

A partir desta terça-feira(24), A Comperve: Comissão Permanente do Vestibular-UFRN disponibiliza o formulário para a solicitação da taxa de isenção. Para o vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Mais informações aqui

Com informações da Comperve

POLÍCIA: Corpo de mulher é encontrado boiando em rio na BR-304 , próximo a Macaíba

A polícia Rodoviária Federal recebeu uma denúncia por volta das 6h da manhã desta terça-feira, 24, de um corpo de mulher boiando no rio Jundiaí, na BR-304, próximo a Macaíba, região da Grande Natal. Funcionários e clientes que estavam no posto de gasolina próximo ao local notaram o corpo com a luz do dia e acionaram a polícia. A PRF aguarda a presença do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) para a remoção do corpo. Ainda não há informações sobre a vítima.

Fonte: DN-Online

TECNOLOGIA: Google lança Drive com 5 GB de espaço gratuito na nuvem

Serviço sincroniza arquivos em dispositivos Windows, Mac, Android e, em breve, iOS
Foto: Divulgação
O Google anunciou na tarde desta terça-feira seu serviço na nuvem, o Google Drive. Com o serviço, segundo a companhia, será possível guardar, acessar e compartilhar arquivos, como vídeos, fotos, Google Docs e PDFs, por exemplo. A ferramenta oferece 5 GB de espaço gratuito, e planos pagos que variam entre US$ 2,49 mensais (para 25 GB) até US$ 49,99 (para 1 TB - ou 1 mil GB).
O funcionamento do Google Drive é semelhante ao do principal concorrente, o Dropbox. O usuário instala o software - disponível para Windows, Mac, Android e, em breve, iOS - nos dispositivos que usa para sincronizar os arquivos em todos os aparelhos.
A grande sacada do serviço do Google é a integração com os produtos da gigante da internet, como Google+, Reader e Docs. Além disso, a ferramenta permite buscas por palavra-chave e filtros por tipo de arquivo. O Google Drive ainda reconhece texto em documentos digitalizados, usando tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres.
O Google Drive já está disponível para testes no site do serviço.

Fonte: Site Terra

CLIMA: Seca atinge sertão do CE; chuva em abril é 70% menor que o esperado

Indícios da seca são vistos em campos do Estado
Foto: Omar Jacob/Especial para Terra
A chuva abaixo da média em 2012 começa a causar prejuízos no interior do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas regiões do sertão central e sertão dos inhamuns, choveu 42% a menos do esperado para o mês de março. Em todo o Estado, até agora, a precipitação de abril está 70% abaixo do esperado.
Dos 138 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado apenas dez estão no limite máximo; ao todo, os reservatórios atingem 69,86% da capacidade. Como a chuva não chega a todas as localidades, acontece o fenômeno conhecido como "seca verde", em que a vegetação tem a pigmentação, mas não dá frutos.
No campo, as plantações não se desenvolvem e os prejuízos se acumulam. Em municípios como Morada Nova, Independência, Boa Viagem e Ibicutinga, as perdas já chegam a 80% da lavoura, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará já prevê a liberação de recursos do programa "garantia safra" que tem cerca de 240 mil agricultores cadastrados.
Na segunda feira, a presidente Dilma Roussef (PT) esteve reunida com os governadores da região nordeste para discutir estratégias de combate à seca na região. Durante o encontro, o governador Cid Gomes (PSB) prometeu tentar antecipar o pagamento das parcelas do benefício. 

Fonte: Site Terra

SÍTIO NOVO/RN: O BLOG LAGOA DE VELHOS EM FOFO ENTREVISTA JOSÉ IVO (DEDÉ).

O blog Lagoa de Velhos em Foco entrevistou na manhã de hoje(23) José Ivo(Dedé) sobre a epidemia de raiva animal que vem atingindo o município de Sítio Novo/RN, que fica a 118 Km de Natal.
Segundo Dedé o município vem sendo vítima de um foco de raiva em animais de produção, e a situação se torna mais preocupante ainda, pois a doença já atingiu alguns suínos, que são animais que vivem mais próximos das residências.
Alguns exames já foram encaminhados para o Laboratório de Raiva de Natal e os resultados obtidos foram positivos.
Segundo o médico veterinário Dr. Euvécio Martins, que conversou com Dedé por telefone durante a entrevista, a situação no município de Sítio Novo é mesmo preocupante, pois já existem casos registrados da doença em quase todas as comunidades rurais daquele município, o mesmo recomenda aos criadores que vacinem seus animais, pois trata-se de uma doença que não tem cura.
Fonte: Blog Lagoa de Velhos em Foco
Via Site Sitionovo.com

BRASIL: Cinco universitários desaparecem durante viagem do ES para a BA

Cinco universitários que viajavam da cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo, para Prado, no sul da Bahia, na sexta-feira, estão desaparecidos. Os amigos Rosaflor Oliveira, Izadora Ribeiro, Amanda Oliveira, Marllonn Amaral e André Galão deixaram a cidade capixaba na noite de sexta em um Fiat Punto prata. Eles seguiriam para Prado para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, Doralice Ribeiro Santos Oliveira. O trajeto duraria cerca de três horas. As informações são do Jornal Nacional.
Os jovens foram vistos pela última vez em um posto de combustíveis de Mucuri, já na Bahia, a 100 km de Prado. Policiais dos dois Estados procuram por eles. O delegado titular da delegacia de São Mateus, Janderson Lube, está ouvindo familiares e amigos dos universitários.
Com informações da agência Futura Press

Fonte: Terra

CIÊNCIA: Cocaína realmente frita o seu cérebro, comprova estudo

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr de Giuseppe Bognanni)
Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (24 de abril) no periódico Molecular Psychiatry indica que o consumo frequente de cocaína faz com que seu cérebro envelheça de forma extremamente rápida. Segundo os cientistas responsáveis, a perda de massa cinzenta ocorre em ritmo mais acelerado do que o normal em quem é dependente da droga.
O estudo avaliou um total de 120 pessoas — 60 das quais tinham o costume de utilizar a substância. Exames revelaram que quem consome o tóxico perde um volume médio de 3,08 mililitros de cérebro por ano, o dobro da quantidade daqueles que não usavam qualquer espécie de droga. A maior parte das perdas ocorria nos córtex pré-frontal e temporal, zonas responsáveis por controlar aspectos como atenção, capacidade de tomar decisões, autocontrole e memória.
“Conforme envelhecemos, todos perdem matéria cinzenta”, afirma a Dra. Karen Ersche, da Universidade de Cambridge. “Porém, o que vemos é que usuários crônicos de cocaína perdem matéria cinzenta em um ritmo muito maior, o que dá sinais de envelhecimento prematuro. Nossas descobertas oferecem novas informações sobre o motivo pelo quais déficits cognitivos vistos em idades avançadas também costumam ser observados em pessoas de meia idade que costumam usar a droga”, complementa.
Segundo o site Motherboard, levantamentos das Nações Unidas mostram que há cerca de 21 milhões de usuários de cocaína espalhados pelo mundo — desses, uma fatia de 1% é dependente da droga. Isso pode resultar em um problema grave no futuro, já que muitas pessoas em idade produtiva seriam incapazes de fazer qualquer atividade devido ao envelhecimento precoce de seus cérebros.
 
Fonte: tecmundo

Chuvas no primeiro trimestre de 2023