domingo, 8 de novembro de 2015

Serra da Tapuia: Castelo Zé dos Montes é destaque na Tribuna do Norte deste domingo (08).

Idealizada por um militar aposentado, obra fica a 400 metros de altitude e oferece uma vista especial das formações rochosas da região
Do alto da Serra da Tapuia, as torres brancas despontam no horizonte. Construído sobre a pedra do ovo, o Castelo de Zé dos Montes colocou o município de Sítio Novo definitivamente no roteiro do ecoturismo potiguar. A obra de um militar aposentado recebe pessoas de todos os lugares do mundo, oferecendo-lhes uma vista da formação rochosa daquela cidade, a 400 metros de altitude. 
Construído em estilo primitivo, a estrutura não teve a coordenação de arquitetos nem de engenheiro civil; só de pedreiros coordenados pelo proprietário. “Tudo foi da cabeça dele mesmo”, disse o filho Joseildo Gomes de 35 anos. Atualmente, José Antônio Barreto  (Zé dos Montes) cansou-se de entrevistas, mas para receber os R$7 pagos por cada visitante lhe sobra paciência. Ao idoso de 83 anos também não falta fôlego para fazer constantes modificações nos labirintos estreitos da estrutura. 

Mas para o próximo ano, o filho de Zé é quem idealizou uma inovação: instalação de energia elétrica. A novidade poderá ampliar o horário de atendimento do castelo  e consequentemente vai encarecer o preço da entrada individual. Além de ter se entediado de dar entrevistas, a família gosta de estabelecer certo mistério sobre a inspiração do prédio. “Nem tudo que se sabe é pra contar as pessoas. Ele conta”, reproduziu o filho.

Parabéns aos 52 anos de criação do Distrito Serra da Tapuia


Neste domingo 08 de novembro, O Distrito Serra da Tapuia está aniversariando o seu 52º aniversário da Criação do Distrito. Pela lei estadual nº 2979, de 08 de Novembro 1963, é criado o distrito de Serra da Tapuia e anexado ao município de Sítio Novo




Castelo Zé dos Montes - Serra da Tapuia
Resumo da História da Serra da Tapuia


Serra da Tapuia, sempre esteve no centro da história da sua região. A principio, pertenceu a nação Tapuios, como extinção desse povo, tornou-se sede da grande propriedade do Paraibano, João Rogério de Carvalho. Após o falecimento de João Rogério a propriedade fragmentou-se entre filhos, genros e noras.

Com o passar dos tempos, foram sendo construídas novas famílias, agrupando o vilarejo, embora dispersamente, muito próximas, formando-se a grande família da Serra da Tapuia, quais sejam: Ribeiro, Souza, Batista de Oliveira, Gonçalo de Araújo, Rogas, Quincó, Pegado da Rocha, Fernandes de Souza, Galdino, Moura, Quintiliano, Raimundo e Xexéu, Crispim de Medeiros, Guilherme, Macedo de Lima, Barros entre outras mais novas famílias que ombro a ombro, desde o fundador do povoado José Machado de Souza, vem transformando o lugar em um ambiente harmonioso e propício ao desenvolvimento.

Uma homenagem do Blog Serra da Tapuia Notícias
Aos 52 anos da Criação do Distrito Serra da Tapuia.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023