sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MÚSICA: 100 anos do Rei do Baião

No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu (PE) o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que, na pia batismal da igreja matriz da cidade recebeu o nome de Luiz Gonzaga Nascimento.
Com apenas 8 anos de idade, ele substitui um sanfoneiro em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê. O dinheiro, 20 mil réis, "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.
A partir daí, os convites para animar festas - ou sambas, como se dizia na época - tornam-se frequentes. Antes mesmo de completar 16 anos, Luiz de Januário, Lula ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia.
Um século depois, muitas são as histórias que seus companheiros têm para contar desse homem que fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona para todo o país.

Um pouco de história do Rei do Baião

Saiba mais

Via Tô de Olho 

REGIÃO POTENGI: São Tomé é destaque nos Jornais:Polícia apreende 296 pedras de crack em residência

A Polícia Militar de São Tomé apreendeu na manhã desta sexta-feira (14) a maior quantidade de pedras de crack do ano na Região do Potengi, e a maior da história do pelotão. Foram 296 pedras achadas em uma casa no bairro do Maruim.

Na casa, a polícia prendeu em flagrante João Everton Belmiro Rangel, 18 anos, natural de São Tomé; e Francisco das Chagas da Silva, 23 anos, natural de Barcelona. Um adolescente conseguiu fugir pela janela quando a polícia fazia o cerco na residência.
Segundo o tenente Costa Neto, que comandou a operação, a polícia chegou ao local via denúncia anônima. "Delataram que haviam pessoas fracionando drogas para comercialização". Os dois presos também tentaram fugir, mas foram pegos pelos oficiais.

Além das 296 pedras de crack, também foram apreendidos quatro aparelhos celulares, mais uma pequena quantidade da droga num papelote de dindim, e outro frasco dentro de uma garrafa de cachaça com várias pedras, e ainda uma pequena quantidade de substância semelhante à Cocaína, eR$ 46,50 em dinheiro.

Participaram da operação, além do tenente Costa Neto, o sargento Gonzaga e os soldados Moreira e Marcílio. Os dois presos foram levados à Delegacia de São Paulo do Potengi, responsável pela comarca de São Tomé.
 
Via São Tomé Informes 

RN: Marinha proíbe tráfego de embarcações em 20 lagoas do RN

O tráfego de embarcações - movidas por força mecânica – está proibido em 20 lagos do Rio Grande do Norte, conforme divulgou a Capitania dos Portos do RN na tarde desta sexta (14). Segundo a Marinha, a medida tem por objetivo a segurança dos banhistas e do meio ambiente.
O capitão dos Portos do RN, Rodolfo Gois de Almeida, disse que a decisão vai contribuir para a segurança dos banhistas e da navegação, além de evitar a poluição do meio ambiente hídrico, tendo em vista as dimensões e características das lagoas.
“Não existe, até a presente data, um ordenamento que discipline o uso das praias e locais com espelhos d'água pelos banhistas, condutores de embarcações com propulsão mecânica e praticantes de esportes náuticos. Por isso, a proibição foi necessária”, explicou o capitão.
Veja abaixo a lista das lagoas onde o tráfego está proibido
Lagoa Amarela
Lagoa de Arituba
Lagoa Boa Água
Lagoa Carnaúba
Lagoa da Cotia
Lagoa do Carcará
Lagoa da Estrada (Baixo ou Alaçuz)
Lagoa de Extremoz
Lagoa Ferreira Grande
Lagoa de Genipabu
Lagoa de Nísia Floresta (Papari)
Lagoa Papeba
Lagoa Papebinha
Lagoa Passagem dos Cavalos
Lagoa do Pium (Azul)
Lagoa do Piató
Lagoa de Pitangui
Lagoa do Peixe
Lagoa Redonda
Lagoa do Urubu

Fonte: G1/RN

SÍTIO NOVO/RN: Prefeito eleito Richardson Xavier participa do " Encontro com prefeitos" Promovido pelo TCE

O “Encontro com Prefeitos” promovido pela Escola de Contas do TCE, em parceria com a Controladoria-Geral da União/RN, o Tribunal de Contas da União-SECEX/RN e a Federação dos Municípios do RN.

TRANSIÇÃO 2012/2013 – GESTÃO 2013/2016. O encontro aconteceu durante todo o dia  (10) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, no bairro Cidade da Esperança em Natal. Foi uma oportunidade dos prefeitos eleitos e daqueles que estão encerrando o mandato trocar informações e debater temáticas sobre a boa governança, incluindo orientações básicas aos gestores que iniciam ou terminam a gestão pública.


Fonte: Portal Sítio Novo


MUNDO: Tiroteio mata 27 pessoas em escola infantil nos EUA, diz imprensa

Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)
Um tiroteio em uma escola fundamental deixou 27 mortos, entre eles 18 crianças, na manhã desta sexta-feira (14), na pequena cidade de Newtown, no estado americano de Connecticut, segundo fontes da polícia citadas pela TV CBS e pela agência AP.
O ataque é um dos mais graves ocorridos em escolas no país.
Um atirador, um adulto que portava duas armas, morreu. Há relatos, não confirmados, da existência de um segundo atirador.
O jornal "Hartford Courant" afirma que uma classe inteira de alunos estaria desaparecida, mas não há confirmação dessa informação.
A publicação também afirma que o atirador poderia ser o pai de um dos alunos.
Segundo a AP, que cita uma fonte da polícia ele seria um homem de 20 anos "com laços com a escola". A mesma fonte afirma que a polícia de Nova Jersey está vasculhando um endereço que teria relação com o crime.

Fonte: G1

Polícia Civil prende quatro traficantes no interior do RN

Uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes denominada “Fim da Linha”, realizada nesta quarta-feira (12) pela Equipe de Polícia Civil de Baraúna, com o apoio da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró, resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Com os acusados foram apreendidas drogas, armas e munições.

Os policiais prenderam em flagrante Kelly Simone da Silva, 22 anos, apontada como autora de diversos assaltos cometidos nas cidades de Baraúna e Mossoró, além de tráfico de drogas e de um homicídio em Mossoró. Também foram autuados o namorado dela, Francisco Wellison Olímpio Xavier, vulgo “Berego”, de 23 anos, acusado por tráfico de drogas; Cícero do Nascimento Macêdo, 27, e Francisca Chirlane da Silva, 24, sendo estes dois últimos os proprietários da casa onde aconteceram as prisões, localizada no bairro da Subestação, em Baraúna.

Na residência, os policiais civis encontraram 21 trouxinhas de maconha e 15 papelotes de cocaína, todos prontos para a venda; dois pacotes maiores com aproximadamente 50g de cocaína cada; outro pacote com um pó branco usado para aumentar o volume dos papelotes de cocaína, além de material usado para enrolar as drogas. Também foi apreendida uma pistola de fabricação argentina, calibre 380, com cinco munições não deflagradas, uma espingarda artesanal e chumbo para municiar a mesma. Na casa, a polícia ainda encontrou diversos produtos possivelmente oriundos dos recentes assaltos que ocorreram na cidade.

De acordo com o delegado Ricardo Adriano de Medeiros, a equipe da Polícia Civil vinha investigando integrantes do grupo por diversos assaltos ocorridos na cidade chegando até a casa onde os mesmos estariam. “Inclusive, Kelly e o seu namorado Berega já haviam sido presos recentemente na cidade de Mossoró”, contou. A Polícia Civil efetua diligências para encontrar um adolescente que seria comparsa de Kelly em assaltos cometidos na região.

Fonte: DN Online

VESTIBULAR: Comperve soluciona problemas em site


O resultado da primeira fase do vestibular 2013 da UFRN, divulgado ontem (13), congestionou o site da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), onde foram divulgados os nomes dos classificados. Desde a noite de ontem, quando os resultados foram publicados, até as primeiras horas da manhã de hoje, algumas pessoas tiveram dificuldades em acessar o portal da comissão. O site voltou ao ar por volta das 8h40 desta sexta-feira.

Na manhã de hoje, quem tentou acessar o site da Comperve (http://comperve.ufrn.br/) ainda encontrou problemas devido ao site, que permaneceu algumas horas fora do ar. Segundo a Superintendência de Informática da UFRN, o problema começou a ser averiguado hoje de manhã e precisava de avaliação do que teria acontecido. O problema foi resolvido em cerca de 40 minutos e o site da Comperve voltou a funcionar.

Fonte: TN Online

SANTA CRUZ/RN: 16ª e 68ª Zonas Eleitorais diplomam prefeitos de sete cidades do Trairi


A diplomação da 16ª Zona Eleitoral aconteceu com todos os outros municípios da 68ª Zona Eleitoral, em um evento único.
Foram diplomados prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios de Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Jaçanã, São Bento do Trairi, Japi e Santa Cruz.
De Santa Cruz, sob muitos aplausos, foi diplomada a esposa do deputado Tomba Farias, Fernanda Costa (PMDB), e seu vice-prefeito, Joca Ferreira (PSB), filho do ex-governador Iberê Ferreira.
Também foi diplomados os vereadores Aninha de Cleide, Gilcelly Adriano, Josemar Bezerra, Monik Melo, Pedro Dério, Raimundo Fernandes, Samuel Palhares, Tarcísio Reinaldo e Júnior dos Bodes.
Fonte: Blog do Wallace

RN: Gesane Marinho sugere ao governo implantar serviço “Estrada Segura”


A deputada Gesane Marinho (PSD) encaminhou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta (PMN) para solicitar do governo do Estado que encaminhe Projeto de Lei dispondo sobre a implantação de um serviço denominado “Estrada Segura”.
O serviço, a ser ativado via canal telefônico, servirá para denunciar condutores de veículos motorizados que ingerem bebidas alcoólicas e praticam imprudências nas rodovias do Rio Grande do Norte. Ela disse ainda que esse tipo de mecanismo tem se mostrado eficaz em diversas áreas, sendo uma saída que gera bons resultados, com baixo custo de implantação e manutenção, não gerando altas despesas aos cofres públicos.
Gesane Marinho destacou que o “Estrada Segura” funcionará como uma instância de recebimento de denúncias, que serão encaminhadas ao sistema de Segurança Pública, com a finalidade de serem tomadas as providências para penalizar a pessoa que esteja conduzindo veículo motorizado sob a ingestão de bebidas alcoólicas além do limite permitido em Lei e outras infrações.

Via Blog do Wallace

POLÍCIA: Polícia Militar apreende menor infrator e recupera objetos de assalto.

A Polícia Militar de Santa Cruz, fez a apreensão de um menor infrator que é acusado de participar de vários assaltos cometidos nesta cidade e região, com o mesmo foi recuperado parte de objetos produtos do último assalto praticado pelo adolescente e seu comparsa. A Polícia continuará investigando ouros componentes da quadrilha e logo que possível conseguirá prender mais envolvidos em assaltos e crimes cometidos nesta cidade.
Fonte: Blog Polícia Militar de Santa Cruz

MUNDO: Estudo faz panorama de doenças e mortes em todo o mundo


O mundo tem conseguido evitar mortes prematuras, mas as pessoas têm vivido mais e mais doentes, segundo o Estudo sobre a Carga Global das Doenças (GBD, na sigla em inglês) 2010, um projeto colaborativo liderado pelo Instituto de Métrica e Avaliação da Saúde (IHME, na sigla em inglês), da Universidade de Washington, nos EUA.
Os resultados serão anunciados nesta sexta-feira (14) pela Sociedade Real de Londres e também aparecerão neste sábado (15) na revista científica "The Lancet", que pela primeira vez em sua história vai dedicar uma edição inteira a uma única pesquisa. Ao todo, são sete artigos científicos e comentários sobre os maiores desafios mundiais na área da saúde.
Segundo o levantamento, o mundo tem passado por grandes mudanças desde a década de 1990, quando foi feita a primeira edição do GBD. De lá para cá, a população global tem envelhecido mais, a incidência de doenças infecciosas e desnutrição infantil tem caído, e – com exceção da África Subsaariana –, as pessoas estão mais propensas a ter uma vida adulta pouco saudável, por causa do sedentarismo e da má alimentação.
Saiba mais
Fonte: G1

INFORMÁTICA: Internet Explorer monitora todos os movimentos do seu mouse – e a Microsoft sabe disso


Apesar da campanha publicitária de qualidade, não durou muito a tentativa de limpar a fama do Internet Explorer: de acordo com dois sites especialistas em segurança, o navegador da Microsoft (versões 6 a 10) monitora cada movimento feito com o mouse por quem está com o programa aberto, mesmo que ele esteja minimizado.
E fica pior: além de ser uma brecha grave e o que muita gente pode considerar uma invasão de privacidade, essa falha já é de conhecimento da Microsoft, mas a desenvolvedora resolveu não fazer nada sobre o assunto.

Como funciona?

De acordo com a empresa Spider.io, que notificou a Microsoft sobre a falha em outubro, esse monitoramento ocorre sem que você precise instalar ou autorizar qualquer programa. Em casos mais extremos, isso significa que é possível ter acesso a senhas, números de cartão de crédito e outros dados importantes digitados em um teclado virtual, por exemplo – algo comum no recém-lançado Windows 8.
Teclados virtuais ficariam ameaçados no IE. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)


Isso facilita o trabalho de malwares ou quem quiser invadir seu computador – e esses ataques podem acontecer a partir de qualquer site, já que o único passo necessário é que o criminoso compre uma barra publicitária em qualquer parte da página (e você a acesse pelo Internet Explorer, é claro).
O Spider.io criou uma demonstração interativa para exibir a falha para os curiosos. Já o Bugtraq publicou um longo relatório sobre o problema. Procurada pelo Venture Beat, a Microsoft se recusou a comentar o caso.

Fonte: Tecmundo


SERRA DA TAPUIA: Professor Marcílio emite nota de agradecimento e se despede da Direção da E.M.J.M.S


Diretor Marcilio
Tomado, já, por uma imensa saudade e sentimentos de emoção, gratidão, carinho, amor, amizade, tristeza e, também, alegria, me despeço da Direção da Escola Municipal José Machado de Souza. Hoje, quando tomo novos rumos no trabalho, gostaria de deixar algumas palavras para todos. Minha trajetória, aqui, começou em fevereiro de 2005, quando, a convite da Prefeita Wanira aceitei o desafio. Oito anos se passaram..., O tempo que aqui fiquei tem um profundo significado para mim, e quem sabe, também para vocês. Aprendi muito durante este tempo.

Aprendi...
“Que crescer não significa fazer aniversário; que trabalhar não significa só ganhar dinheiro; que amigos a gente conquista mostrando o que somos; que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim; que não se espera a felicidade chegar, mas que se procura por ela; que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada; que a natureza é a coisa mais certa na vida; que um só dia pode ser mais importante que muitos anos; que ouvir palavras de carinho faz bem à saúde; que dar carinho também faz; que sonhar é preciso; que o julgamento alheio não é tão importante e o que realmente importa é a Paz Interior”. Agora chegou o final da jornada. O caminho foi longo, e, apesar de grandes preocupações, trabalhos, alegrias e tristezas, não me faltou coragem, dedicação, entusiasmo e amor para cumprir bem as minhas tarefas. Algumas vezes acertando, outras errando, mas sempre tentando..., Sinto-me orgulhoso por ter permanecido tanto tempo à frente desta escola, com tantas dificuldades a serem superadas e saio com total confiança do dever cumprido. Evidentemente vou sentir muita saudade. Já dói... Saio com alguma tristeza e apreensão...

Desse modo, agradeço aos professores, equipe pedagógica: Luzení, Rozinere, Cláudia, João Batista, Eliene Barros, Eliene Pegado e Francisca Bezerra e funcionários pela cooperação, compreensão, paciência e dedicação, durante todos os anos que aqui estive.

À Prefeita Wanira, pela confiança em mim depositada, pelo acolhimento, incentivo e apoio em todos os momentos destes oito anos de trabalho. À Secretária Josefa Fernandes e toda a equipe da SEMEC: Gésia, Alexandre, Regileide, Solange e todos os demais. Aos meus colegas Diretores: Flávia Bezerra, Francisco Xavier e Dejesus, companheiros de lutas e de ideais. Aos alunos o meu carinho especial, por mostrar que são capazes, mesmo diante de todos os obstáculos. Enfim, a todos que convivi, partilhando esperanças e desânimos, alegrias e tristezas, amizade e desencontro, gostaria que este tempo fosse mais que saudades. Que ele seja referência, uma maneira de olhar a vida, as pessoas e sonhar, lutar por uma Educação diferente.

Um mundo onde Amor, Paz, Amizade, Justiça não sejam apenas palavras, mas opções de vida. Vida que continua... sempre!

Hoje, deixo com vocês o meu Agradecimento e a minha Saudade... O agradecimento a todos que acreditaram em meu trabalho e que colaboraram, direta ou indiretamente para que meus sonhos se realizassem. A vocês que irão assumir a Direção da escola, desejo sucesso, força e coragem para superar os desafios de uma Gestão Escolar, desafios que surgem a toda hora, todos os dias. Obrigado a todos (as) que acreditam que a Educação é capaz de transformar o mundo. Finalmente, àqueles que a alguns anos atrás não acreditaram que eu fosse capaz, me tachando de “incompetente”, deixo apenas três palavras: “Veni, vidi, vici”; (Vim, Ví, Vencí). Famosa frase latina supostamente proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C.

Fonte: Giro/RN

VESTIBULAR:Comperve divulga aprovados na 1ª Fase do Vestibular da UFRN; Confira aqui


O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) divulgou no início da noite desta quinta-feira a lista com 12.817 candidatos que foram aprovados na primeira fase do Vestibular 2013 da UFRN.

Cique aqui e confira

Na primeira etapa da seleção foram corrigidas as questões objetivas de todos os candidatos inscritos. Em seguida, é feita a correção das provas discursivas somente dos estudantes aprovados na primeira fase. 

De acordo com a presidente do COMPERVE, Magda Pinheiro, as provas discursivas já estão sendo corrigidas. “A previsão é que o resultado final saia na primeira quinzena de janeiro”, completa. Serão ofertas 3.015 vagas, distribuídas nos 84 cursos de graduação presencial da Universidade.

Via DN Online

Chuvas no primeiro trimestre de 2023