domingo, 5 de janeiro de 2014

SÓ 8% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ARRECADAM MAIS DO QUE GASTAM

A grande maioria dos municípios brasileiros tem gastos públicos maiores do que o que sua economia gera de imposto sobre a produção, somando as arrecadações municipais, estaduais e federais. No total, apenas 417 cidades brasileiras geram mais dinheiro público do que gastos. Elas são as responsáveis pelo superávit usado nos outros 4.875 municípios que apresentam gastos maiores que o arrecadado em impostos.
Os números foram calculados pelo Estadão Dados com base na pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios de 2011, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de dezembro. Eles mostram um retrato revelador de como a produção e geração de riqueza é extremamente concentrada no Brasil: a arrecadação total de impostos sobre a produção é de R$ 612 bilhões por ano, enquanto os gastos calculados pelo IBGE chegam a R$ 576 bilhões. No entanto, apenas 7,8% das 5.292 cidades que constam no levantamento geram mais impostos desse tipo do que gastam. Todo o resto do Brasil é deficitário.

NORDESTE: Zona Sudeste de Teresina registra chuva de granizo neste domingo

O que era pra ser uma simples chuva no final da tarde deste domingo (5) em Teresina transformou-se em um fato inesperado para moradores do bairro Dirceu II, próximo à Avenida das Hortas, Zona Sudeste da capital. Após ventania, populares foram surpreendidos com uma rápida chuva de granizo, por volta 17h, que logo ganhou repercussão nas redes sociais.
A funcionária pública Érika Santos relata ter levado um susto e ao ouvir o barulho no telhado da sua casa achou que fosse seixo. "Pensei que fosse alguém jogando pedra e fiquei espantada ao sair na rua e ver que era granizo. Foi tudo muito rápido, por isso decidimos registrar o momento", relatou.

RELIGIÃO: Papa Francisco iniciará peregrinação à Terra Santa em maio

O papa Francisco anunciou hoje (5) que viajará à Terra Santa entre 24 e 26 de maio, em uma peregrinação que o levará a Belém, Jerusalém e também a Amã, capital da Jordânia. O anúncio foi feito pelo próprio pontífice na oração do Angelus deste domingo, na praça de São Pedro, no Vaticano.

“O objetivo principal será o de comemorar o histórico encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras [de Constantinopla], que teve lugar exatamente a 5 de janeiro, há 50 anos”, explicou o papa Francisco.

Começa nesta segunda (06/01), no Rio a maior colônia de férias do Brasil

Rio de Janeiro - Começa amanhã(6), em cerca de 30 praias do estado, a edição 2014 do Projeto Botinho. O evento é organizado pelo efetuado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj), com apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), e ocorre desde 1963. Na avaliação do presidente da Cedae, Wagner Victer, talvez seja a maior colônia de férias do país.
O coordenador do Projeto Botinho no estado, coronel Marcos Almeida, do Corpo de Bombeiros, disse à Agência Brasil que se trata de uma “colônia de férias voltada a uma mudança de comportamento educacional [das crianças e adolescentes participantes] no que tange às questões voltadas para o mar”.
Serão ao todo 8 mil crianças e adolescentes atendidos este ano, repetindo o número registrado na edição do ano passado, que se dividirão em três turmas, nas faixas etárias de 7 a 10 anos; 11 a 13 anos; e 14 a 17 anos.  

LEI GERAL JÁ VIGORA EM 98% DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa -  Lei Complementar 123/2006 - já é uma realidade em praticamente todo o território potiguar. 98% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão com a legislação implantada, faltando apenas as cidades de Coronel João Pessoa, Encanto, Lajes Pintadas e Sítio Novo. A implantação dessa lei em âmbito municipal cria um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios de pequeno porte, ao desburocratizar a abertura de empresas, facilitar a inserção de pequenos nas compras públicas e também facilitar, de forma indireta, a obtenção de crédito para expansão dos negócios.

Mulher morre com perfuração no pescoço na comunidade de Riacho Fundo - Barcelona/RN

Na madrugada deste domingo 05 de janeiro de 2014, na comunidade de Riacho Fundo, município de Barcelona foi registrado um crime com requintes de crueldade contra uma mulher conhecida popularmente por Dorinha, que tinha aproximadamente 40

anos, o Blog Lagoa de Velhos em Foco esteve no local do crime e segundo informações obtidas, na casa estavam 3 pessoas na hora do crime, quando a porta foi arrombada e mandaram um senhor que estava deitado em uma rede na sala correr, logo em seguida o companheiro da vítima ao ouvir o barulho se escondeu em baixo da cama com medo do que pudesse acontecer.

OBJETO LUMINOSO SOBREVOA O CÉU DA SERRA DA TAPUIA

Na última quarta-feira 1º de janeiro de 2014, um morador do Distrito Serra da Tapuia gravou um vídeo de um objeto luminoso no céu,  por volta das 19:00 horas.

TELEVISÃO: Episódio da confusão na Padaria Mercatto vai ganhar repercussão no Fantástico deste domingo

A possível humilhação que passou um garçom da Padaria Mercatto, protagonizada pelo desembargador Dilermando Motta, parece que não será esquecida assim tão fácil.
E a defesa feita pelo empresário Alexandre Azevedo, o “Gordinho da Mercatto”, como ficou conhecido, também ainda rende elogios nas redes sociais. Pois o Brasil vai conhecer a recente confusão que marcou o final de 2013 no Rio Grande do Norte. O Fantástico da Rede Globo vai exibir o fato, neste domingo (05) em rede nacional. 
Via VNT

CONFIRA OS FERIADOS NACIONAIS EM 2014

Em 2014, o Brasil terá decretado oito feriados nacionais, disciplinados pela lei federal 10.607/02. Neste ano, o Brasil pode ter, no mínimo, mais três dias de folga por causa da Copa do Mundo. A Lei 9.093/95 determina que cada cidade pode decretar, por meio de lei municipal e de acordo com a tradição local, até quatro feriados religiosos ou dias de guarda, já incluído neste número a sexta-feira da Paixão. É com base nesta legislação que muitas pessoas não trabalham na sexta-feira Santa e Corpus Christi, por exemplo.
Confira os feriados: Março
3 de março – segunda-feira – Carnaval**
4 de março – terça-feira – Carnaval**
5 de março – quarta-feira – Carnaval**

CONFIRA O CRONOGRAMA DO SISU 2014

  • 06/01 a 10/01
  • Período de inscrições
  • 13/01
    Resultado da 1ª chamada
  • 17/01 a 21/01
    Matrícula da 1ª chamada
  • 27/01
    Resultado da 2ª chamada
  • 27/01 a 07/02
    Prazo para participar da Lista de Espera
  • 31/01 a 04/02
    Matrícula da 2ª chamada
  • 11/02
    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data 

ACIDENTE: Argentina de três anos cai de uma altura de sete metros no Galeão, Rio

Uma menina argentina de três anos caiu de uma altura de sete metros em um vão do Terminal 2 do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu por volta das 17h deste sábado (4), no momento em que a  criança brincava com dois irmãos em uma área próxima da escada rolante no segundo andar do terminal. Segundo informações da Polícia Civil, uma perícia já foi realizada no local.
A criança recebeu o primeiro atendimento no serviço médico da Infraero e foi encaminhada para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Segundo o investigador de plantão, não há obras no local onde a criança brincava. A assessoria da Infraero informou que no local existe um guarda corpo para evitar quedas das pessoas.

PROCESSO SELETIVO:MEC recebe inscrições para o Sisu nesta segunda 06; prazo vai até dia 10

Os candidatos poderão se inscrever a partir de amanhã (6) no Sisu, sistema que usa o Enem para preencher vagas nas instituições públicas. A inscrição será feita pela internet até as 23h59 do dia 10 de janeiro.
Ao todo, 115 faculdades e centros educacionais oferecem vagas para os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2014. O Estado com maior número de instituições ligadas ao Sisu é Minas (18), seguido pelo Rio de Janeiro (15) e pelo Rio Grande do Sul (9).
Podem se inscrever no Sisu clique aqui, todos os candidatos que fizeram o Enem. Os jovens poderão escolher até duas opções de vagas, apontando, em ordem de preferência, as opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno.
A lista de selecionados será divulgada no dia 13 e as matrículas acontecerão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda chamada sairá no dia 27, com as matrículas ocorrendo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023