sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BRASIL ALFABETIZADO COMUNICADO 02 - RELAÇÃO DOS LOCAIS DE PROVA



  
RELAÇÃO DOS LOCAIS DE PROVA

Prezados Candidatos!

Para localizar o local onde você irá fazer a prova, verifique na lista abaixo.

Qualquer dúvida, procure sua DIRED.

BOA SORTE E BOA PROVA!!

CLICK AQUI PARA TER ACESSO AO ARQUIVO

MISS SERRA DA TAPUIA SERÁ SELECIONADA AMANHÃ (10)


A prefeitura municipal convida a todos a participar do 1º Miss Serra da Tapuia que será realizado neste sábado a partir das 19hs no ginásio de esporte do Distrito da Serra da Tapuia.

Um desfile irá definir quem será eleita a mais bela garota do Distrito. Após o desfile a festa será por conta da banda Neguinho e Forró da Perdição e DJ Iterbio

JAÇANÂ: A RAINHA DO CAJU


Sexta-feira foi um dia de muita sensualidade e beleza pois foi o dia da escolha da Rainha do Caju 2011. Ao todo foram dez candidatas onde ficaram 4 jurados com a dificil tarefa de escolher quem seria a Rainha do Caju 2011.
Os Jurados foram Tiago, Rodrigo, Robélia e a primeira dama Joedia. O desfile começou mais tarde do que o horário previsto. O Prefeito municipal de Jaçanã Uady Antonio de Farias fez um discurso de abertura e agradeceu aos Jaçanaenses e Turistas que vieram para a festa, em seguida  começou o desfile das candidatas a Rainha do Caju 2011.
O Título de Miss Simpatia ficou para a candidata Juliana Neves. Em 3º Lugar ficou a candidata Thalya Macêdo, em 2º lugar Joyce e em 1º lugar  Maria de Fátima. Muito bem escolhida, com a rainha do cajú muito linda mesmo e parabenizamos todas canidatas que ficaram show, todas canidatas lindas e que todas foram vencedoras por essa participação da miss cajú 2011, e não deixamos de parabenizar a organizadora do evento "Bell Souto" com esse trabalho maravilhoso que ela fez esse ano e que ela teve uma ótima visão em escolher as canidatas do mesmo nivel.


Vejam mais aqui

Fonte: http://gilvandejacana.blogspot.com/

CIÊNCIA: NASA encontra mais de 1.000 asteroides capazes de dizimar população da Terra


 Pesquisa feita pela agência espacial catalogou mais de 90% dos objetos próximos ao nosso planeta.
(Fonte da imagem: Divulgação)
A NASA anunciou que encontrou mais de 1.000 asteroides próximos à Terra capazes de acabar com a humanidade. A pesquisa, realizada por determinação do congresso norte-americano, foi feita com o objetivo de catalogar a localização de todos os objetos grandes o suficiente para causar danos catastróficos ao nosso planeta caso caiam por aqui.
Enquanto a determinação do congresso exigia que o órgão encontrasse 90% dos asteroides conhecidos, o catálogo da agência espacial atualmente registra 93% dos objetos desse tipo conhecidos pelo homem.
Além das mais de 1.000 rochas com mais de 1 km de diâmetro, a NASA também encontrou cerca de 20.500 asteroides menores orbitando próximo à Terra. Contudo, de acordo com a companhia, a chance de algum desses objetos atingir o nosso planeta é mínima.

CONTINUAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Artigo XIII.
1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada estado.
2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio,  e a este  regressar.

Artigo XIV.
1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípio das Nações Unidas.

Artigo XV.
1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

ESTUDO DO IBGE APONTA QUEDA NO RITMO DE CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS


O documento mostra que de 2001 a 2010 surgiram apenas 58 municípios, cerca de 1% do total existente nas 27 unidades da Federação.
Por Paulo Virgilio, repórter da Agência Brasil
A última década registrou uma expressiva queda no número de municípios criados no Brasil, em comparação com o período de 1991 a 2000. O dado consta da publicação Evolução da Divisão Territorial do Brasil 1872-2010, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 O documento mostra que de 2001 a 2010 surgiram apenas 58 municípios, cerca de 1% do total existente nas 27 unidades da Federação (5.565). Já na década anterior, foram criados 1.016 municípios, que representaram um acréscimo de 18% no total nacional.

De acordo com a publicação, o significativo aumento do número de municípios entre 1991 e 2000 foi um reflexo da descentralização política proporcionada pela Constituição de 1988.

Nas décadas de 1970 e 1980, a quantidade de municípios manteve-se praticamente estável em todas as unidades da federação, o que, segundo o IBGE, foi um reflexo dos critérios mais rígidos para a emancipação, vigentes durante o regime militar instituído em 1964.

A maior onda expansionista municipal do país ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, fato atribuído pelo estudo do IBGE ao sistema de tributos partilhados gerado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), criado pela Constituição de 1946.

Como as cotas eram iguais para todos os municípios, alguns governos estaduais estimularam a criação de municípios para atrair mais recursos do governo federal.

Até 2000, os estados de São Paulo, Minas Gerais e da Bahia ocupavam a liderança na quantidade de municípios, em relação às demais unidades da Federação. Na última década, porém, o Rio Grande do Sul passou à frente da Bahia, saltando de 467 para 496 municípios. Juntos, São Paulo e Minas Gerais concentram 1.498 municípios, 27% do total nacional.

A publicação do IBGE contextualiza o processo histórico de divisão do território estadual e municipal do Brasil desde a época colonial, mas os mapas e dados cobrem o período que vai do primeiro recenseamento, em 1872, até o censo do ano passado. Em 1872, ainda durante o Império, o país era dividido em províncias e contava com apenas 642 municípios, alguns deles com mais escravos do que pessoas livres, como Santa Maria Madalena, Cantagalo, Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e Bananal, em São Paulo.

Em todas as unidades, os municípios eram enormes, mesmo nas então províncias de São Paulo, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, mas especialmente em Mato Grosso, no Pará e Amazonas. A capital amazonense, Manaus, hoje com 1,8 milhão de habitantes e 11.401 quilômetros quadrados (km²) de área, se estendia, em 1872, do norte de Roraima ao sul do atual estado, um vasto território ocupado por uma população de apenas 20 mil pessoas.
Fonte: nominuto.com

PESQUISA ELEITORAL: Sinduscon contrata pesquisas eleitorais





Presidente da Sinduscon, Arnaldo Gaspar JR., e diretor presidente da Consult, Paulo de Tarso
Em café da manhã com a imprensa, o presidente da Sindicato da Construção Civil no RN (Sinduscon-RN), Arnaldo Gaspar Júnior, prestou contas dos seus seis meses à frente do sindicato, destacou as metas para 2012 e anunciou a criação do Portal da Educação e do contrato com a Consult para a realização de seis pesquisas – após cada em torno de eleição para prefeito de Natal, uma com tema de interesse do Estado.
A primeira pesquisa sairá do forno dia 4 de janeiro de 2012. Os resultados serão revelados perante a imprensa. A ele, Paulo de Tarso entregará envelope lacrado e aberto na ocasião.
- “Eu ficava perdido nos seis meses que antecediam as disputas. Não sabia direito qual era o quadro. As pesquisas feitas nesse período, muitas vezes, não seguem os critérios exigidos pelo TRE. E como não vivemos só de política, sempre após uma pesquisa eleitoral será realizada uma sobre um tema específico. Seja sobre o leilão do Juvenal Lamartine, sobre a Copa. O que realmente queremos é contribuir com o debate”, justifica Arnaldo.
A coleta primeira pesquisa acontece neste dezembro, nas quatros zonas, abrangendo 43 bairros, com mil entrevistados.
Dos nomes  prefeitáveis: Carlos Eduardo (PDT), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM) Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Micarla de Sousa (PV), ROgério Marinho (PSDB) e Wilma de Faria (PSB).
Outros nomes poderão ser incluídos, como também excluídos dessa listagem: – “Basta o partido solicitar a inclusão ou exclusão do nome. Agora, só iremos trabalhar com os candidatos lançados, não é nossa intensão gestar nenhuma candidatura”.
Fonte: Tribuna do Norte

MP do RN terá Ficha Limpa




Onofre Neto - Foto: Aladir Danta/TN
Hoje (9) é o Dia Internacional Contra a Corrupção.
Durante as comemorações, no auditório da UFRN, o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, apresentou o projeto de lei da Ficha Limpa potiguar.
Trata-se de proposta para prevenção e combate à corrupção, organizado pela Controladoria-Geral da União, pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) e a  (UFRN).
Para dar o exemplo, Onofre Neto irá, por ato normativo, através de Resolução,  instituir o projeto de Ficha Limpa no âmbito do Ministério Público Estadual, impedindo nomeações para cargos comissionados de pessoas que tenham sido condenadas, de acordo com as situações previstas no projeto de lei.
À governadora Rosalba Ciarlini, o procurador-geral apresentará a proposta de minuta do projeto, em audiência marcada para a próxima segunda (12), às 11h, na Governadoria.
Aproveita a oportunidade para mostrar a importância de reabertura da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público (DEDEPP) e da reestruturação da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT).
Após a extinção da DEDEPP, as investigações de crimes contra o patrimônio público são distribuídos para as demais delegacias especializadas e delegacias distritais, assim, “fragiliza à unidade de planejamento e ação necessária em razão das características de requinte e sofisticação com que tais crimes são praticados, dificultando a realização de eventuais parcerias entre o Ministério Público e outras instituições”, alerta ON.
Depois, encaminhará a propostas a todas as Comarcas do Estado para que os promotores de Justiça incentivem a adoção em cada município.

Leia mais
Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br/

JF acaba com segredo de justiça e nega indisponibilidade de bens em processo contra ex-gestores público


Fim do segredo de justiça no processo que tramita no Judiciário Federal do Rio Grande do Norte contra ex-gestores públicos denunciados por improbidade administrativa em contratos realizados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, titular da 5ª Vara, negou o pedido do Ministério Público de tornar indisponíveis os bens dos réus no processo, mas pôs fim a reserva de informações do processo.

São réus: Lauro Gonçalves Bezerra, José Antonio de Abreu, Thiago Oliveira Ferreira de Sousa, Edmilson Bezerra de Assis e José Sanderilson Pereira de Assis. Além deles, também são réus no processo as empresas RH Service Terceirização em Recursos Humanos e Representação Comercial Ltda, SS Construções Empreendimentos e Serviços e Interforte Segurança de Valores.


Ao acabar com o segredo de justiça, o magistrado ressaltou: "Não havendo expresso pedido para a guarda de sigilo de justiça, é de prevalecer o princípio da publicidade dos atos processuais".
A acusação do Ministério Público Federal é que teria ocorrido improbidade administrativa com um dano aos cofres públicos no valor de R$ 1.058.195,88. "A petição inicial não descreve qualquer circunstância excepcional anômala indicativa de que os demandados estão praticando ou prestes a praticar atos de esvaziamento patrimonial, razão pela qual entendo que o pleito para a decretação da indisponibilidade de bens não merece ser acolhida", escreveu o Juiz Federal Ivan Lira ao negar o pedido de indisponibilidade de bens dos réus. 



*Fonte: JF/RN

AQUECIMENTO REDUZ GLACIARES NA PATAGÔNIA


Glaciar Jorge Montt, localizado no Campo do Gelo Sul da Patagônia chilena, apresenta redução mais veloz
Glaciar Jorge Montt foi o que apresentou maior redução na Patagônia  / Centro de Estudios Cientificos/ AFPGlaciar Jorge Montt foi o que apresentou maior redução na PatagôniaCentro de Estudios Cientificos/ AFP

O glaciar Jorge Montt, localizado no Campo do Gelo Sul da Patagônia chilena, retrocedeu um quilômetro em um ano devido ao aquecimento global e às condições oceanográficas, afirmou nesta quarta-feira uma investigação realizada pelo CECs (Centro de Estudos Científicos) do Chile.


"O glaciar Jorge Montt é o que tem o recorde de retrocesso", disse o cientista do CECs, Andrés Rivera, durante a apresentação da pesquisa.


O estudo evidenciou que a estrutura do glaciar de 454 km2 "é uma das que apresentaram um maior afinamento e mais acentuada regressão no Hemisfério Sul", afirmou o especialista.


Mesmo assim, a redução do glaciar Montt significou mudanças na geografia dos mais de 13.000 km2 do Campo do Gelo Sul, a terceira maior superfície congelada do planeta atrás da Antártida e da Groenlândia.
Durante a década de 1990, o glaciar Montt sofreu um retrocesso de cerca de 7 km, mas nessa ocasião, o retrocesso "acelerou-se", o que produziu uma grande quantidade de blocos, completou Rivera.


A pesquisa foi realizada entre fevereiro de 2010 e janeiro deste ano, tempo no qual foram tiradas 1.445 fotos com duas câmeras instaladas perto do glaciar e programadas para disparar diariamente em quatro ocasiões.

Fonte: http://www.band.com.br

Chuvas no primeiro trimestre de 2023