sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CIÊNCIAS


Satélite desativado cai na Terra entre esta sexta e sábado, prevê Nasa

Agência espacial dos EUA ainda não sabe onde equipamento irá cair.
Satélite pesa 5.675 quilos e tem o tamanho de um ônibus.

Do G1, com agências internacionais*

A Nasa prevê entre sexta-feira (23) e sábado (24) a queda na Terra de um satélite retirado de funcionamento em 2005 que tem o tamanho de um ônibus. A agência espacial americana informa que o risco para as pessoas é “pequeno”.
Embora ainda não possa precisar o lugar do impacto, a Nasa descartou que o satélite artificial vá cair sobre a América do Norte. “O reingresso deverá acontecer durante a tarde no leste dos Estados Unidos”, indicou um comunicado da agência. “O satélite não estará em trajetória sobre a América do Norte nesse período”, acrescentou.
Satélite UARS, levado ao céu em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa. (Foto: Nasa / via AP Photo)Satélite UARS, levado ao céu em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa. (Foto: Nasa / via AP Photo)
Segundo a Nasa, “ainda é muito cedo para prever a hora e o local de reingresso”.
A probabilidade de algum dos restos do Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) atingir alguém é de uma em 3.200, segundo a Nasa.
O aparelho pesa 5.675 quilos e tem o tamanho de um ônibus.
A previsão inicial era que o satélite cairia no final de setembro ou no início de outubro, mas sua queda foi antecipada pelo forte aumento da atividade solar na semana passada.
Os cientistas da Nasa calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes peças sobreviverão às altas temperaturas do reingresso e cairão sobre a superfície da Terra.
* Com agências internacionais

VESTIBULAR 2012

Comperve divulga concorrência do vestibular 2012 da UFRN


A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou, nesta sexta-feira (23), as concorrências dos cursos no Vestibular UFRN 2012. Os dados são baseados na demanda parcial - também divulgada hoje - que confirma a validação da inscrição de 27.056 candidatos, enquanto informa que outros 3.134 candidatos estão pendentes.
Júnior SantosVestibular da UFRN ocorre nos dias 27, 28 e 29 de novembroVestibular da UFRN ocorre nos dias 27, 28 e 29 de novembro

A demanda não foi surpresa. O curso com maior concorrência continua sendo medicina, que neste ano chegou a média de 33,71 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido foi Psicologia com média de 15,38, seguido por Engenharia Civil com 11,03.

Clique aqui para conferir a concorrência de todos os cursos
Fonte: Tribuna do Norte

POLÍTICA

Nilson Lima explica que não partiu dele denuncia que resultou na prisão de João Onório


O ex-vereador de Tangará, Nilson Lima, entrou em contato com o Blog do Édipo Natan, para informar que não foi o responsável pela denuncia que resultou na prisão de João Fernandes de Lima, o João Onório, um dos homens de confiança da administração Gija em Tangará.
De acordo com Nilson, ele apenas era vereador da oposição e integrou comissão que tentou cassar João Onório na época por Decoro Parlamentar também por causa das mesmas denúncias, " mas as situação são totalmente diferentes", explicou ele.
Nilson Lima explica que partiu do Ministério público a denuncia que resultou na prisão feita pela Polícia Federal. João Onório é acusado de desvio de diversos cartões do Bolsa Família na cidade durante a administração de Gija.

com informações do blog do Édipo Natan

Chuvas no primeiro trimestre de 2023