terça-feira, 23 de outubro de 2012

VESTIBULAR: Mudanças no edital do vestibular da UFRN serão definidas em reunião

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN se reúne nesta quarta-feira (24) para definir as mudanças no edital do Vestibular 2013, de acordo com as exigências da Lei das Cotas. O conselho é formado por representantes dos centros de ensino da universidade.

Segundo a lei, publicada no dia 15 de outubro no Diário Oficial da União, 12,5% das vagas nas instituições federais de ensino devem ser destinadas aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. Essas vagas serão divididas entre estudantes com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo e estudantes de cor negra, parda ou indígena.

Já as definições sobre as provas de seleção para a Escola Agrícola de Jundiaí e para a Escola de Enfermagem de Natal serão divulgadas na quinta-feira (25). De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), a professora Magda Pinheiro, esse assunto está sendo analisado pela própria Comperve. Por causa da Lei das Cotas, as provas para essas escolas, que deveriam ter acontecido no último dia 21 de outubro, foram adiadas.

Enem

Neste ano, os candidatos a uma vaga na UFRN ainda enfrentam outra mudança: metade das vagas da universidade serão destinadas aos aprovados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prática, em todos os cursos com entradas no segundo semestre, a seleção acontecerá através do resultado do Enem. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro.

Fonte: Tribuna do Norte

AMÉRICA/RN VENCE O JOINVILLE/SC

Diante do Joinville-SC na noite desta terça-feira, o América fez prevalecer o excelente retrospecto no Nazarenão e derrotou o time catarinense por 3 a 1. A vitória foi a 11ª em 16 jogos no estádio de Goianinha.

Os gols da vitória alvirrubra foram marcados por Wanderson, Norberto e Isac, enquanto Jailton anotou para o Joinville, que ainda teve o goleiro Jhonatan expulso. Com a vitória, o América chegou aos 47 pontos e se mantém na parte intermediária da tabela, com poucas pretensões de ainda chegar ao G-4.

Na próxima rodada, o América vai enfrentar o lanterna Grêmio Barueri-SP fora de casa no sábado às 20h, horário de Natal. 
 
Fonte: DN Online

BRASIL: Ministros do STF concordam com pena de ao menos 11 anos e 8 meses de prisão para Marcos Valério

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta terça-feira (23) condenar o publicitário Marcos Valério, operador do esquema do mensalão, a pelo menos 11 anos e 8 meses de prisão, considerando os crimes de quadrilha, corrupção ativa e peculato. Ainda faltam ser analisadas outras imputações a alguns desses crimes, além dos delitos de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Valério também poderá ter que pagar multa de ao menos R$ 978 mil, em valores vigentes à época dos crimes. Vale lembrar que penas superiores a oito anos devem ser cumpridas em regime fechado.
O ministro-relator Joaquim Barbosa chegou a apresentar a sua sugestão para o crime de corrupção ativa nos contratos do Banco do Brasil e Visanet, mas houve divergência em relação à proposta do ministro-revisor Ricardo Lewandowski e a sessão foi suspensa para que os demais ministros possam analisar a questão com mais calma antes de votar. Na quarta-feira (24), há outra sessão.

Leia mais

Fonte: Uol

Chuvas no primeiro trimestre de 2023