domingo, 14 de abril de 2013

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR 2013


RN: MARÇO DE 2013: O MAIS SECO DO SÉCULO

As previsões de chuvas para 2013, são desanimadoras. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março no Rio Grande do Norte. Foram, em média, 29,6 milímetros no mês. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período. A consequência disso: hoje 136 cidades, incluindo o litoral, são consideradas áreas muito secas.
De terços em mãos e velas acesas, o sertanejo implora misericórdia a São José. Ah, se eles pudessem subir aos céus e derramar, das nuvens, a tão esperada chuva. Entretanto, a religiosidade não tem o poder de mudar as características climáticas, a força - nem sempre compreendida - da natureza e, mais uma vez, o homem do campo terá que colocar sua fé à prova e enfrentar mais um ano sem chuvas. As previsões são desanimadoras. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março, com precipitações cuja média estadual não superaram os 29,6 milímetros. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período. À espera de um milagre, os sertanejos contemplam o céu, ansioso para que “as lágrimas de Deus” caiam e ressuscitem as terras assoladas pelo flagelo da seca.
o mesmo modo, ansioso pelas mudanças climáticas, está o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Ele explica que os meses de março e abril são decisivos para se delinear o comportamento das precipitações para o resto do ano. Como choveu tão pouco em março e a mesma tendência está em curso neste mês de abril, é possível que a situação se agrave nos próximos meses. “Tivemos o março mais seco da história, desde quando começamos a realizar os monitoramentos”, afirma Bristot. Prova disso é quantidade de cidades potiguares sem incidência de chuvas significativas, tornando o solo muito seco. Em abril de 2012 eram 111 municípios; nesta sexta-feira, 12, o total era de 136 cidades, incluindo o litoral, na mesma situação.

Quando comparado o acumulado de chuvas entre os meses de janeiro e março deste ano, o índice de defasagem de chuvas é ainda maior. Esperava-se, segundo a Emparn, que chovesse,  pelo menos, uma média de 323,6 milímetros. Entretanto, o quantitativo registrado no período foi de 75,2 milímetros, resultando numa incidência negativa de 248,4 milímetros. “Tivemos um desvio acentuado quando em relação ao acumulado. Não tinha como piorar, pois já vinha de uma situação muito seca”, atesta Gilmar Bristot.
Fonte: Tribuna do Norte
 

TRANSMISSÃO: ASSISTA FLAMENGO X FLUMINENSE ONLINE ÀS 18:30

ACIDENTE: Jovem fura barreira, atropela pessoas e morre ao levar tiros da PM no RN

Veículo em que o jovem estava teve os pneus e a traseira atingidos pelos tiros da PM (Foto: Gilli Maia/G1)
Um jovem universitário natural de Tauá, cidade do Ceará, identificado como José Fernandes Castelo, de 19 anos, morreu na noite deste sábado (13) após levar um tiro da Polícia Militar no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações do capitão Rabelo, do 12º Batalhão da PM, o rapaz conduzia um Honda Civic, com placas de Fortaleza, quando furou uma barreira policial e, ao ser perseguido, atropelou três pessoas, deixando duas delas (uma idosa e um motociclista) em estado grave no hospital Tarcísio Maia.
“Ele furou o bloqueio e jogou o carro em cima de um dos nossos policiais. Por pouco não o atropelou também. Ele foi perseguido por mais de oito quilômetros e não atendeu às ordens para parar o carro. Atropelou três pessoas”, afirmou o capitão Rabelo.
Ainda de acordo com informações da PM, familiares do rapaz teriam confirmado que ele havia bebido. “Disseram também que o rapaz cursava Engenharia Civil no campus da Universidade Potiguar (UnP) em Mossoró", acrescentou. Segundo perícia do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi encontrado um copo com bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o rapaz, inclusive, perfurou a lanterna traseira do lado direito, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de Castelo.

Fonte: G1/RN

NATAL: FOTOS DO CAPOTAMENTO NA ROTA DO SOL

Capotamento na Rota do Sol sentido Centro
Acidente na Rota do Sol, próximo a entrada doo Piazalle. Condutor ferido.
Fonte: Via Certa Natal

ESPORTE: 1º CICLO TRILHA REGIONAL TAPUIOS DO TRAIRI EM SÍTIO NOVO/RN


BRASIL: Campanha de vacinação contra gripe pelo país começa nesta segunda (15/04).

Meta do governo é vacinar 32 milhões de pessoas
(Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação/PMPA)
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa amanhã, segunda-feira (15), com a meta de atingir 32 milhões de pessoas até o dia 26 de abril. Nesse prazo termina o período de vacinação contra a gripe no país, diz o Ministério da Saúde.
A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
Serão distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a pasta. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo. O índice superou a meta prevista, de 80% do público, e foi celebrado pelo ministério.
O objetivo deste ano é de atingir cerca de 80% do público-alvo da ação, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também devem receber  a vacina.

Fonte: G1

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Blog Serra da Tapuia Notícias parabeniza todos aniversarinates da semana, desejando sucesso, felicidade e muitos anos de vida.

ANIVERSARIANTE DO DIA 14 DE ABRIL


O Administrador do Blog Serra da Tapuia Notícias parabeniza Wandson Batista desejando sucesso, felicidade e muitos anos de vida.

BRASIL: Ítalo Moreira: ‘Historicamente só se investiga pessoas de baixa renda’

A Proposta de Emenda Constitucional 37, a PEC-37, tem concentrado o debate nos últimos dias e chamado a atenção da sociedade para as mudanças que a proposta trará caso aprovada no Congresso Nacional.
A principal delas é a que tira do Ministério Público a prerrogativa de investigação, limitando esse poder às polícias Civil e Federal. De autoria do deputado federal maranhense Lourival Mendes (PT do B), a proposta é vista pelo Ministério Público como incentivo à criminalidade, corrupção e impunidade. Para o defensor da PEC, ela apenas reestabelecerá o que está previsto na Constituição Federal.
O promotor Ítalo Moreira Martins, coordenador das Promotorias Criminais da Comarca de Mossoró, discorda do autor da proposta. Segundo ele, o direito do MP investigar está previsto na Constituição Federal e é reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o promotor, o MP não está contra as polícias, mas, sim, defendendo a ação ampla na cruzada contra a corrupção. E isso só é possível com as instituições bem aparelhadas e independentes, segundo ele. No “Cafezinho com César Santos”, na redação do defato.com de Mossoró, Ítalo Moreira fala abertamente sobre o assunto; defende o direito de investigação do Ministério Público, reconhece a importância da polícia investigativa e afirma que o crime de corrupção só será combatido pelas instituições independentes e bem aparelhadas.
Leia a entrevista AQUI

Fonte: Robson Pires

INTERNET: PORTAL NOMINUTO.COM VOLTARÁ AO AR NESTA SEGUNDA-FEIRA 15/04/13

O portal de notícias Nominuto.com, comandado pelo jornalista Diógenes Dantas, retoma suas atividades nesta segunda-feira (15). Considerado uma das grandes apostas do mercado editorial, a página é considerada uma das referências no noticiário potiguar.
O Blog Serra da Tapuia Notícias deseja muito sucesso e vida longa.
Na minha simples opinião,  O Portal Nominuto.com fica entre os melhores meios de comunicação do Estado do Rio Grande do Norte.

FUTEBOL: CBF divulga datas das dez primeiras rodadas do Brasileiro

A CBF divulgou ontem as datas e os horários das dez primeiras rodadas do Brasileiro da Série A. Das 100 partidas, 34, ou um terço, não têm locais definidos.

Os principais motivos são os estádios estarem cedidos para a Fifa, a partir de 25 de maio, para a disputa da Copa das Confederações e a interdição do Engenhão. O Atlético-PR, que tem o seu campo reformado para o Mundial, não definiu onde mandará seus jogos.

O horário das 21h de sábado está mantido. O Corinthians, por exemplo, estreará no dia 25 de maio, um sábado, às 21h contra o Botafogo, no Pacaembu.

Os times do Rio, Salvador e Belo Horizonte não estão com os locais definidos porque os estádios estarão à disposição da Fifa, não só para os jogos da Copa das Confederações, como para treinamentos das seleções -caso, por exemplo, do Barradão, casa do Vitória na Bahia. Mesmo caso do Vasco, que não poderá usar São Januário. Assim como o Mineirão e Independência, na capital mineira.

O Brasileiro vai parar no dia 13 de junho e só volta no dia 6 de julho justamente por conta da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho.

A última rodada do campeonato será dia 8 de dezembro.

Fonte: NovoJornal

POLÍTICA: CRISE DA PETROBRAS NO RN SERÁ DISCUTIDA COM GRAÇA FOSTER

A crise da Petrobras no Rio Grande do Norte, especialmente em Mossoró, vai ser discutida com a presidente da estatal, Graça Foster, na próxima semana.

Durante audiência pública para discutir a redução de investimentos da Petrobras no RN, realizada nesta sexta-feira, 12, na Câmara Municipal de Mossoró, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB/RN), prometeu agendar audiência com Foster para a próxima quinta-feira, 18. “Vou solicitar o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para levar toda a bancada federal do estado para um encontro com a presidente na sede da Petrobras”, assegurou.

Henrique disse que já tinha conhecimento de que o pré-sal estava priorizando os investimentos da Petrobras. “Como relator do pré-sal, eu já sabia que isso estava acontecendo. Mas não pode ser assim, tudo para o pré-sal e nada para o restante”, criticou.

O deputado federal ressaltou que a Petrobras tem um compromisso social com o RN. “Aprendi com o ex-presidente Lula que a economia e o social devem caminhar juntos”, salientou.

A audiência pública, iniciativa do vereador Genivan Vale (PR), contou ainda com a participação de deputados federais e estaduais, vereadores, prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, e prefeitos da região, governadora Rosalba Ciarlini, ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, representantes sindicais e da Petrobras, trabalhadores do setor de petróleo e gás e várias outras autoridades.

Fonte:Tribuna do Norte

Chuvas no primeiro trimestre de 2023