segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NATAL: Hemonorte precisa de doação para repor estoque de sangue

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em Natal, está precisando, de sangue de todos os tipos, principalmente os de fator RH Negativo (A, B, AB e O). Segundo o órgão, que emitiu nota nesta segunda-feira (21), existe urgência em repor o estoque, atender as urgências e emergências, cirurgias eletivas e para transfusão de hemofílicos e de pacientes leucêmicos.
Em nota, o Hemonorte afirma que a unidade dispõe de pouco mais de 400 bolsas, sendo que deste total as de fator negativo estão quase acabando. Para que o estoque se mantenha equilibrado, a direção afirma que são necessárias 800 bolsas/dia.
Segundo o Hemonorte, para doar sangue é preciso: estar bem de saúde; ter entre 16 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais; pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
Informações pelos telefones (84) 3232-6701 / 6724.
Locais para doação:
Sede do Hemonorte - Av. Alexandrino de Alencar (próximo ao Parque das Dunas), das 07h às 18h;
Posto de Coleta da Zona Norte - Complexo Cultural, Av. João Medeiros Filho, Potengi, das 08h às 17h;
Unidade Móvel – Av. Marechal Deodoro da Fonseca (em frente à Catedral), Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: G1/RN

ENTRETENIMENTO: RESULTADO DA ENQUETE DO UOL PARCIAL DO BBB 13

Fonte: Uol

RIO GRANDE DO NORTE: 85% dos municípios do RN estão em estado de calamidade por causa da seca

A situação volumétrica dos reservatórios do RN é preocupante. A escassez de água nos açudes, barragens e lagoas tem afetado as zonas rurais do estado e 142 munícipios, dos 167, estão em estado de calamidade por causa da estiagem, que é considerada a pior dos últimos 30 anos. A seca prejudica não só a produção agrícola e pecuária, como também o consumo humano e animal.

Na Bacia Piranhas/Assu, a barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalvez, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tem armazenado em seu reservatório 1,2 bilhões de metros cúbicos (52,23%), de acordo com sua última medição deste ano, em 14 de janeiro. O reservatório Pau dos Ferros está com 21% da capacidade, Boqueirão de Parelhas com 37% e Sabugi com 22%.

Reservatórios como Bonito II, Flechas, Pilões e Lucrécia estão em situação crítica, com o nível de água abaixo de 20%. A barragem Itans, que tem capacidade de 81,5 milhões de metros cúbicos está funcionando com apenas 26,2 milhões (32%). O reservatório Santa Cruz do Apodi está com 58,8% do nível de água que comporta (tem capacidade de 599 milhões de m³ e está com 353 milhões de m³).

De acordo com o deputado Fernando Mineiro (PT) é preciso implementar um plano de gestão de águas e ações a médio e longo prazo com obras estruturantes, principalmente na questão da estiagem. “Grande parte dos municípios já estão em colapso e se não tiver uma ação neste sentido, com o tempo, a situação vai se agravar ainda mais”, disse.

Fonte: Assessoria do Mandato Fernando Mineiro Via Blog do Johan Adonis

SÍTIO NOVO: CRICIUMA DO DISTRITO SERRA DA TAPUIA SE CONSAGRA CAMPEÃO DA COPA SÃO SEBASTÃO DE FUTSAL 2013

A final do campeonato municipal de futsal que este ano devido à mudança de prefeito leva o nome do padroeiro da cidade São Sebastião, foi decidida na noite deste sábado na sede do município. O clima de rivalidade entre o Distrito e a Sede tomou conta não só dos atletas como também das centenas de pessoas que lotaram as arquibancadas da Quadra Municipal para prestigiar a decisão. Uma das tradições da competição são as apostas entre torcedores da Serra e de da Cidade que apostam nas equipes locais. Na final não poderia ser diferente, um torcedor chegou apostar até mil reais.

Saiba mais

Fonte: Giro/RN

SÍTIO NOVO/RN: A FESTA RELIGIOSA DE SÃO SEBASTIÃO TERMINA COM A MISSA E A PROCISSÃO PELAS RUAS PRINCIPAIS DA CIDADE

Centenas de fiéis participaram da missa de encerramento da Festa de São Sebastião na tarde deste domingo ( 20 ) em Sítio Novo.
Em seguida os fiéis saíram em cortejo carregando a imagem do santo padroeiro pelas as principais ruas da cidade.
Logo a pós  a procissão, a bandeira de São Sebastião foi arreada pelo o prefeito Nénem e o vice Missinho, onde a mesma foi entregue ao casal sorteado, Josué ferreira e Ozanita.
 
E para fechar com chave de ouro, o publico pode assistir mais uma vez, a encenação do Alto de São Sebastião, uma peça teatral que conta a história do santo guerreiro, padroeiro de Sítio Novo. 


E confira mais imagens. 
 
Fonte: Sítio Novo em Destaque

FUTEBOL: CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO POTIGUAR


Resultados dos jogos Campeonato Potiguar
Nazarenão – Palmeira 2 x 1 Corintians
Nogueirão – Potiguar 1 x 2 ASSU
 
Iberezão – Santa Cruz 1 x 0 Alecrim
José Bezerra – Potyguar 1 x 2 Baraúnas

Chuvas no primeiro trimestre de 2023