domingo, 2 de dezembro de 2012

TECNOLOGIA: Congresso de informática mostra em Belém novidades da tecnologia móvel

A mobilidade digital é o tema do 5° Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi ), que começa amanhã (3) e vai até sexta-feira (7), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A crescente interação das tecnologias móveis com as pessoas é um dos motivos das frequentes discussões do tema. Entre as novidades da Consegi estão os robôs criados para auxiliar no regaste de vítimas de desastres naturais.
Segundo Oscar Marques, um dos criadores do quadicóptero e hexacóptero - nomes dados aos robôs equipados com quatro e com seis hélices, respectivamente - que também ajudam com imagens panorâmicas no momento dos resgates, o equipamento é uma opção para não expor tanto ao perigo os agentes de segurança pública que atuam nesses resgates.
Outra novidade é a cadeira de rodas que pode ser movimentada apenas com a força do pensamento. Essa ideia surgiu de um trabalho de conclusão de curso de dois alunos de ciência da computação, Felipe Nascimento e Felipe Cintra. Segundo Nascimento, a movimentação da cadeira se dá por um leitor de impulsos naturais. Um software (programa de computador) capaz de reconhecer os movimentos pré-definidos pelo usuário, permite que aqueles que são desejados sejam feitos, como, por exemplo, os comandos de direção.
Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o congresso já apresentou em suas edições anteriores temas como dados abertos, computação em nuvem, software livre e governo eletrônico.
Os interessados em participar dos estandes de tecnologia e inovação podem se inscrever no site www.consegi.gov.br ou diretamente no local durante todos os dias do evento.

Agência Brasil

BRASIL: CONFIRA OS BRASILEIROS DO ANO 2012

Vitórias – sejam elas no campo esportivo, político, financeiro ou pessoal – precisam ser construídas, conquistadas. A seleção dos Brasileiros do Ano de 2012 é formada por pessoas obstinadas, que souberam superar os desafios e vencer. Em um mundo abalado pela crise econômica europeia, o ministro Guido Mantega, insistentemente desenvolvimentista, conduz o Brasil sem sobressaltos. Com uma sucessão de medidas a favor da produção, contraria os catastrofistas de plantão e permite ao País seguir vencendo. No Rio de Janeiro, o prefeito reeleito, Eduardo Paes, teima em fugir do figurino político tradicional e dualista. Apostando na convergência, reuniu em torno de si nada menos do que 20 partidos e com essa ampla maioria vem mudando a cara da cidade e a preparando para os grandes eventos dos próximos anos. No campo da saúde, o cardiologista Roberto Kalil Filho, reconhecido como o médico de personalidades como Lula, Dilma Rousseff, José Sarney e Roberto Carlos, tem o hábito de ajudar o próximo a vencer seus males do corpo. Obstinado à frente do Incor, ele multiplica as horas do dia para que brasileiros não famosos possam contar com as mesmas armas à disposição dos poderosos para ganhar suas batalhas. Na Olimpíada de Londres, as meninas do nosso vôlei e o paralímpico Daniel Dias provaram, em 2012, que superação é marca registrada do brasileiro. Nas quadras, as atletas capitaneadas por Fabiana Claudino estiveram para ser eliminadas na primeira fase da competição. Elas se uniram, superaram as dificuldades e chegaram ao lugar mais alto do pódio. Na piscinas, Daniel Dias disputou sete medalhas e saiu com seis de ouro no peito. Um feito que dispensa maiores comentários. E, para finalizar o ano olímpico, a cantora Marisa Monte venceu o maior desafio de sua carreira ao encantar o mundo com sua voz afinadíssima no encerramento dos Jogos, feito que chamou a atenção de 750 milhões de pessoas em todo o planeta.
Confira os brasileiros do ano:

Fonte: Isto É

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2012


Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo vão participar da Copa Libertadores da América 2013
Os quatro times rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileito foram:
Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense

RESULTADO DOS JOGOS DA 38ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2012


ACIDENTE: Alpinista morre durante escalada no Morro do Pão de Açúcar

Helicóptero do Corpo de Bombeiros resgata alpinista no Pão de Açúcar (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Um alpinista morreu, na tarde deste domingo (2), durante uma escalada no Morro do Pão de Açúcar, na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação é do Grupamento de Operações Aérea (GOA), do Corpo de Bombeiros. Um helicóptero da corporação foi acionado, por volta das 15h30, para resgatar o rapaz e outra jovem alpinista que o acompanhava. O Corpo de Bombeiros não informou os nomes dos alpinistas.
Segundo os bombeiros, o homem foi levado para o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, na Zona Sul, e morreu no local. Já a mulher que o acompanhava foi resgatada com vida. Ainda não há informações sobre o estado de sáude dela.
Cerca de 10 bombeiros atuaram no resgate, que levou cerca de uma hora, já que o local era de difícil acesso. Por volta das 16h30, o alpinista foi levado para o campo do Exército, na Urca, e em seguida para o hospital.
Acidentes em via
Segundo o alpinista Dino Camargo, que tem 20 anos de experiência em escalada, o mais provável é que os alpinistas tenham utilizado a Via Ferrata, uma das 30 vias do Morro do Pão de Açúcar. "Eu já vi muitos acidentes nessa via. Tem muita gente sem experiência que se aventura. Nao sei se foi esse o caso", disse Dino que já escalou 30 vezes o Pão de Açúcar.

Fonte: G1

ACIDENTE: PRF e Deav apreendem carro que atropelou homem na BR 101, em Natal

Carro envolvido em acidente na BR 101, em Natal, foi apreendido pela PRF (Foto: PRF/Divulgação)
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos de Natal (Deav) localizaram e apreenderam um veículo Vectra que atropelou e matou um homem na madrugada deste sábado (1º) na BR 101, em Natal. O carro foi localizado após denúncia anônima à PRF. O carro está com o farol direito e o para-brisa quebrados e o capô amassado. Há restos de massa encefálica e um dedo da vítima dentro do carro, o que comprova o envolvimento com o acidente.
O condutor do veículo é um estudante de Direito, que está foragido. Os policiais apreenderam o carro na manhã deste domingo (2). Ao chegar à casa do estudante, em um condomínio no conjunto San Vale, na zona Sul de Natal, os agentes encontraram o veículo coberto por uma lona. "O condutor do carro não estava em casa. Nós conversamos com a mulher dele e pedimos para tirar a lona. Pela forma como o carro está danificado, dá para comprovar que se envolveu em um acidente", disse o inspetor Roberto Cabral, do setor de inteligência da PRF.
O delegado de Acidentes de Veículos, Sérgio Leocádio, também foi à casa do condutor. "Como ele não estava no local, nós conversamos com a mulher dele e o intimamos a comparecer à delegacia nesta segunda-feira (3). Como ele não prestou socorro à vítima e ocultou o crime, se por acaso não for à delegacia vai apenas complicar a situação", ressaltou o delegado.
Ainda segundo Sérgio Leocádio, peritos do Itep apreenderam dentro do Vectra copos com bebida alcoólica, preservativos e comprimidos vasodilatadores para impotência sexual. O carro, segundo a PRF, está no nome do irmão do condutor.
A vítima
O corpo da vítima do atropelamento, Maurício José de Medeiros, de 49 anos, já foi liberado para sepultamento.

Fonte: G1/RN

Chuvas no primeiro trimestre de 2023