quarta-feira, 20 de junho de 2012

BRASIL: Apenas 4% das escolas públicas têm computadores nas salas de aula

A mais recente edição da pesquisa TIC Educação, divulgada nesta terça-feira, 19, pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas salas de aula brasileiras é ainda incipiente. O estudo analisou 650 estabelecimentos educacionais em 2011, sendo 497 escolas públicas e 153 particulares.
Apesar de o número de escolas públicas com computador conectado à internet ter crescido de 92% para 100% entre 2010 e 2011, o número de salas de aula com o equipamento permaneceu em 4%.
O laboratório de informática ainda é o local de uso mais frequente apontado pela maioria: 76%, de acordo com os dados. Ainda assim, a proporção de professores que usa TIC dentro da sala de aula praticamente dobrou nos últimos dois anos, passando de 7% para 13%. O avanço deve-se, provavelmente, ao aumento do número de professores que adquiriram notebook com recursos próprios: em 2010, eles eram 65%, em 2011, 76%. Segundo os dados, 50% dos docentes levam o seu próprio computador portátil para a escola - em 2010, esse índice era de 41%.
Os resultados da pesquisa apontam que as atividades mais comuns em sala de aula são aquelas em que os docentes menos usam recursos tecnológicos. Aulas expositivas e a interpretação de textos, por exemplo, têm baixos porcentuais de uso das TICs: 24% e 16%, respectivamente. O maior índice de usabilidade de TIC nas escolas públicas se dá exatamente no ensino do uso do computador e da Internet - 65% dos docente recorre à ferramenta nestes casos.
Se por um lado os professores ainda não incorporaram plenamente as tecnologias, não se pode dizer o mesmo dos alunos. Os dados apontam que 82% deles fazem suas pesquisas para a escola com uso de computador e Internet. Esse uso, normalmente se dá fora do ambiente escolar. Ainda que 100% das escolas municipais e estaduais possuam pelo menos um computador, o número de equipamentos por aluno revela uma importante limitação para o seu uso efetivo, segundo professores e coordenadores consultados pelo estudo. Outra barreira apontada diz respeito à baixa velocidade de conexão. Ainda que 93% das escolas tenham acesso à Internet, 32% delas têm velocidades entre 1 a 2MB.
Escolas particulares
Entre os professores das escolas particulares observa-se comportamento similar considerando as atividades desenvolvidas com os alunos quando comparado com as escolas públicas. As atividades mais comuns são exercícios para prática, aula expositiva e interpretação de texto. Além disso, quanto maior a frequência de realização da atividade, menor a proporção de professores que usam computador e Internet para desenvolvê-las.
Ainda assim, o uso de computador e Internet é maior entre professores das particulares, possivelmente pela melhor infraestrutura que lhes é proporcionada. Os dados indicam ainda que 21% das escolas particulares possuem computadores instalados em sala de aula, proporção cinco vezes maior que os 4% das escolas públicas. A disposição dos equipamentos, no entanto, é semelhante: a maioria deles está instalado em laboratórios - 78% para as particulares contra 86% das públicas. A diferença revela um possível movimento que acontece nas escolas particulares, onde se busca, com maior intensidade, trazer a infraestrutura para a sala de aula.

 
Fonte: Estadão via www.ivanilson.com/

NATAL/RN: Ônibus realizam um verdadeiro rally na Zona norte

Pela segunda vez estamos aqui mostrando os problemas do bairro Nordelândia na região norte da capital. Com as chuvas o problema fica bastante crítico nas vias do bairro.


A principal via do bairro está totalmente intransitável,   a empresa  de ônibus Viação  Riograndense comprou uma trator para tentar amenizar os probleas da via.


 Fonte: Via certa Natal

FELIZ ANIVERSÁRIO

Nesta quarta-feira 20 de junho de 2012, O Blog Serra Tapuia parabeniza João Martins que reside em Serra da Tapuia. Desejamos muita paz, saúde, felicidade e muitos anos de vida.
São os sinceros votos do Blog Serra Tapuia Notícias.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Nesta quarta-feira 20 de junho de 2012, Administrador deste blog parabeniza Seu Luiz Cardoso que reside em São Paulo do Potengi, mas é natural de Sítio Novo.
Desejamos muita paz, saúde, felicidade e muitos anos de vida.
São os sinceros votos do Blog Serra Tapuia Notícias.

TV por assinatura chega a mais de 14 milhões de casas

O setor de TV por assinatura registrou neste ano mais de 1,5 milhão de novas adesões. No mês de maio, o país chegou a 14,3 milhões de domicílios com TV por Assinatura, o que representa 24,1% dos domicílios no país, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

O crescimento do setor foi de 2,41% em relação a abril de 2012 e de 31,47% em relação a maio de 2011. Segundo a Anatel, nos últimos 12 meses foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas. Considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a TV por assinatura chega atualmente para cerca de 47,1 milhões de brasileiros.

Em maio, a participação dos serviços prestados via satélite atingiu 57,7% da base e a dos serviços a cabo alcançou 40,9% dos assinantes.

Fonte: Nominuto.com

RORA DO COMUM: Mãe mata dois filhos e passa a noite na cama com eles

A britânica Lianne Smith confessou, na segunda-feira (18), ter asfixiado seus filhos de 11 meses e 5 anos na Espanha em 2010, por medo de que eles fossem levados pela assistência tutelar, segundo o "The Mirror". Uma das filhas de Lianne havia acusado o companheiro da mãe de abuso sexual e foi recolhida pela assistência.
Ela enfrenta o segundo dia de julgamento na Espanha nesta terça-feira (19).
    A polícia relatou que a mãe matou os dois filhos com o mesmo saco plástico em hotel de Costa Brava em maio de 2010, dormiu na cama com eles e chamou uma ambulância no dia seguinte. "Eu deitei na cama com eles e dei um abraço e falei com eles", disse ela à polícia quando foi encontrada no quarto do hotel.
     Durante o julgamento, ela disse que matou as crianças porque tinha medo de que elas fossem levadas pela assistência tutelar após seu companheiro, Martin Smith, com quem não era casada mas teve dois filhos, ser preso por abusar de menores de idade ainda em maio de 2010. A acusação partiu de uma filha de um casamento anterior de Lianne, que foi acolhida pela assistência tutelar, de acordo com a publicação.
     Lianne contou que foi para a Espanha logo depois com os dois filhos do relacionamento com Smith e que disse a eles que estavam de férias por três dias. Eles foram para o hotel onde, após os três dias, ela os matou. Ela disse também que tentou se matar durante a noite, mas não conseguiu.
      "Eu dei a eles uma viagem de três dias, uma viagem perfeita, porque eu sabia que era o fim", disse ela, que, segundo o juíz, deve receber uma pena de 38 anos de prisão, relata o Mirror.
      Martin Smith pegou 16 anos de prisão em 2011 e se enforcou em janeiro deste ano e não está claro se ele abusou dos filhos que teve com Lianne. A filha de Lianne que foi abusada agora é uma enfermeira e vive em anonimato, conforme a publicação.
Fonte: G1.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Feliz Aniversário Ronilson
Nesta quarta-feira 20 de junho de 2012, O Blog Serra Tapuia Notícias parabeniza o sitionovense Ronilson Lourenço.
Sao os sinceros votos do Administrador deste blog.

Assistir Coritiba x São Paulo pela Copa do Brasil ao vivo, 20/06



Assistir Coritiba x São Paulo pela Copa do Brasil ao vivo,  20/06   
 
 
 
 
Fonte: Sobral Noticias

RN: Tremor de terra de 2.7 graus atinge Pedra Preta

Um tremor de terra de 2.7° na escala Ritcher atingiu a cidade de Pedra Preta, distante 149 quilômetros de natal, na manhã desta quarta-feira (20).

O evento foi registrado pela estação de Riachuelo (RCBR) às 10h52 e foi sentido na região, segundo informações de Rodrigo Melo, funcinário da prefeitura de Pedra Preta.

A atividade sísmica em Pedra Preta teve início em dezembro de 2010 e vem se mantendo constante, com períodos de maior e menor atividade, mostrando que a denominada  Falha de Cabeço Preto continua ativa.
 Com informações do Sismos do Nordeste.

POLÍTICA: CONVENÇÃO PARTIDÁRIA EM TANGARÁ/RN

Os líderes políticos da oposição de Tangará, o ex-prefeito Gija e o vice-prefeito Erociano, convidam a população de Tangará e região do Trairi para prestigiarem a Convenção da União por Tangará.
Os partidos PMN, PSD, PSC, DEM e PP estarão unidos na próxima sexta-feira (22), às 15:00 horas para homologar o nome de Gija (PMN) e o presidente da Câmara Municipal, Tiago de Erociano (PMN).
A chapa puro sangue reúne um grande número de pré-candidatos a vereador, quando será formalizada duas coligações para a
proporcional.
Gija será candidato a prefeitura de Tangará pela quarta vez, depois de governar por dois mandatos, entre os anos de 1996-2004.
O local da convenção será a Câmara Municipal de Tangará, a sede dos Instituto Filhos da Esperança e prédios anexos.
Fonte: Bloig do Wallace

POLÍTICA: Garota de programa abre o jogo e confirma caso com político do RN em Brasília

O alto poder aquisitivo e a proximidade com o poder fazem de Brasília um movimentado mercado de prostituição de luxo. Políticos, empresários e lobistas que passam pela capital federal e se interessam pelo serviço seguem um ritual discreto para viabilizar os encontros com as profissionais do sexo.

Toda a negociação é conduzida por assessores, que encontram as garotas em sites especializados na internet, semelhantes àquele em que Elize Matsunaga, a ex-prostituta que confessou ter matado e esquartejado o marido, anunciava ser uma “loirinha carinhosa”.
São os próprios assessores que buscam as garotas de programa em casa e ficam responsáveis pelo pagamento. Para os encontros, o local preferido dos que moram ou passam parte da semana em Brasília são os flats ou apartamentos pessoais, muitas vezes funcionais. No caso dos flats, as meninas costumam deixar as bolsas na recepção, já que os clientes temem ser filmados por câmeras ou celularesLuna Minitop, de 32 anos, cobra R$ 250 por uma hora e meia, se atender em casa, e R$ 400 se o programa for em hotéis. Com a faculdade de psicologia trancada, trabalha como prostituta desde 2009 e atende políticos e assessores.


Ela diz que geralmente eles não se identificam quando marcam o encontro. Elas só ficam sabendo quem é o cliente quando chegam à suíte do hotel ou flat.

— Às vezes quando dizem o endereço, o número da quadra, a gente já sabe que é político.

Ela se refere às quadras onde ficam os apartamentos funcionais dos políticos que moram em Brasília. Luna, porém, prefere receber os clientes em casa, um apartamento em um prédio sem porteiro na Asa Norte, bairro nobre de Brasília.

A garota de programa já teve um caso de quatro meses com um político do Rio Grande do Norte, mas disse que nunca recebeu o pedido para tirar o seu perfil nos sites da internet.

— Nunca apareceu ninguém querendo pagar R$ 27 mil para tirar minhas fotos do ar.

Fonte: Robson Pires

POLÍTICA: NOTA DE REPÚDIO

Repudiamos a manchete postada pelo o Blog Giro/RN sobre a convenção dos partidos políticos de Sítio Novo/RN (PR, PSB, PP, PSDB): Politicagem Sitionovense Cap. 34: Oposição realiza convenção e oficializa chapa para concorrer sucessão municipal, o responsável pelo Blog, exagerou ao tratar como “politicagem” um ato democrático, como é uma convenção partidária, seja ela, situação ou oposição. Portanto, a manchete citada acima ofende a moral de todos os participantes. Tendo em vista, que o significado da palavra politicagem segundo o dicionário Aurélio é: s.f. Política reles e mesquinha de interesses pessoais. Atos de politiqueiros. O que não se aplica a uma convenção partidária. 

Sem mais para o momento. Agradece.
Francisco Rodrigues Lima
Fonte: Blog Sítio Novo é Foco 

VIOLÊNCIA: MAIS INFORMAÇÕES DA MORTE DO AGRICULTOR EM SÃO TOMÉ/RN

Aconteceu ontem no nosso município, a vítima foi o agricultor aposentado Sr. Expedito Quinto Leandro 79 anos,  deixando 1 filha e 8 netos. 

O mesmo residia no sitio Riacho Fechado zona rural, ele morava com seus dois irmão Jonas e o outro conhecido como Zé Grosso. O Blog São Tomé Informes esteve no local e colheu algumas informações no crime narrado pelo irmão da vítima. Os mesmos foram abordados em sua residencia por um casal, ou (dois) indivíduos encapuzados e armados. 

Quando anunciaram o assalto, seu irmão Zé Grosso foi amarrado e um homem adentrou a residencia chegando a deferir três tiros a queima roupa no peito do Sr. Expedito que veio a falecer ainda no local. Conta o mesmo que, o interessante é que não chegaram a levar nada, haja visto que o Sr. Expedito guardava uma quantia equivalente a R$17.000 dentro de casa.

Por se tratar de dois idosos, os mesmos ficaram dentro de sua casa com medo de pedir por socorro e serem abordados pelos assassinos, só vindo a acionar a vizinhança hoje pela manhã, e logo acionaram a policia local que no momento encontram-se em diligencia procurando pistas dos culpados. O corpo do Sr. Expedito encontra-se no local aguardando o ITEP para remoção do cadáver.

Os familiares irão aguardar, a volta do ITEP, e em seguida irão anunciar a hora do seu sepultamento. Aguardem mais noticias.

VEJAM VÍDEO E FOTOS DO LOCAL:


Fonte: Blog São Tome Informes via São Tomé Notícias

POLÍCIA: AGRICULTOR ASSASSINADO NO SÍTIO FECHADO-SÃO TOMÉ/RN


O ocorreu hoje manhã mais uma crime na nossa querida cidade. Um agricultor do Sítio Fechado município de São Tomé/RN reagiu a um assalto e acabou sendo morto pelos bandidos.

Segundo informações populares, o corpo ainda está no local aguardando o ITEP.

Em breve mais detalhes.





Com informações do Blog São Tomé Notícias

ACIDENTE: Capotamento registrado na PB-400 no município de Monte Horebe na Paraíba


O jovem conhecido por Damião ficou ferido em um acidente na localidade do Sítio Poço Cavalo, município de Monte Horebe. O motorista seguia pela Rodovia PB-400 quando o carro, um fiat vermelho de placas MNO3676, capotou por causa de um animal na pista.

O rapaz, que teve apenas escoriações pelo corpo, passou a noite dentro do veículo e só foi retirado na manhã desta segunda-feira (18). A vítima que reside na Rua presidente Médice, na mesma cidade, não sofreu ferimentos graves e já está em casa se recuperando do susto. 

Fonte: Radar Sertanejo via Blog Eduardo Dantas

RESULTADOS DOS JOGOS DO BRASILEIRO SÉRIE B 2012 NESTA TERÇA-FEIRA 19 DE JUNHO


DataHoraResultadoLocal
19/06/2012 (Ter)21h00América-RN2x0ASANazarenão - Goianinha
19/06/2012 (Ter)21h00CRB2x2São CaetanoRei Pelé - Maceió
19/06/2012 (Ter)21h00América-MG3x2BragantinoIndependência - Belo Horizonte
Fonte: espn.estadao.com.br/

BRASIL: Mulher dopa marido e o queima vivo dentro do carro


A Polícia Civil de Videira, no Meio-Oeste catarinense, desvendou o assassinato de um homem de 35 anos encontrado carbonizado no último dia 13, dentro do carro do pai. Valdair dos Santos teria sido morto pela companheira, Josiane Torcuatto.
A polícia chegou até a suspeita, que tem 27 anos, depois que câmeras de segurança de um posto de combustíveis da cidade a flagraram comprando gasolina, armazenada numa garrafa plástica. Ela também adquiriu um isqueiro.
Além disso, testemunhas que conviviam com o casal afirmaram que as brigas e agressões entre ambos eram constantes. Segundo a polícia, havia vários boletins de ocorrência registrados por ela contra o companheiro.
Diante dos indícios, a mulher confessou a autoria do homicídio, alegando que o praticou sob violenta emoção e por medo de ser morta pelo marido.
Ela contou que colocou remédio para dormir em uma bebida de Valdair, o que lhe provocou sono profundo.  Em seguida, colocou ele no veículo, deslocou-se ao posto de combustível, comprou um isqueiro e se dirigiu a um local isolado, onde incendiou o carro com o companheiro dentro, ainda desacordado.
Fonte: Diário Catarinense por Jair Sampaio

ENTRETENIMENTO: Nicole, Blau Blau e Folgosi na terceira Roça


Felipe Folgosi, Nicole Bahls e Sylvinho Blau Blau estão na terceira roça do reality “A Fazenda 5”. 

Diego Pombo, fazendeiro da semana, não titubeou ao indicar Folgosi para enfrentar a possibilidade de ser eliminado. Ele justificou a decisão dizendo que o peão sempre protege as mulheres em suas indicações, atitude com a qual não concorda.

Já Nicole foi a mais votada entre os outros participantes. Robertha Portella, Léo Áquilla, Rodrigo Capella, Simone Sampaio e Viviane Araújo não perdoaram a ex-panicat e o motivo foi sempre o mesmo: o caráter difícil da morena.

Em seguida foi a vez de Felipe Folgosi, que tinha o poder da chave. Ao abrir a arca e ler o bilhete que estava dentro dela, o ator teve a chance de cancelar a eliminação da semana ou mandar um dos quatro peões do celeiro (Blau Blau, Léo ,Vavá e Rodrigo) para a Roça.

Seguro, Folgosi escolheu a segunda opção e indicou Sylvinho Blau Blau.

Antes de encerrar o programa, o apresentador Britto Jr. revelou  que nesta quarta-feira, dia 20, um dos participantes programa que estão na Roça poderá ser salvo, já que será realizada uma nova prova do fazendeiro.

Fonte: Band

Chuvas no primeiro trimestre de 2023