terça-feira, 18 de outubro de 2011

BRASIL: SENADO


Senado aprova Pronatec; projeto

O texto do projeto de lei foi aprovado sem alteração pelos senadores e seguirá para sanção presidencial


O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que oferecerá bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional, teve sua criação aprovada nesta terça-feira no Senado.


O texto do projeto de lei, que tramitou primeiro na Câmara dos Deputados, foi aprovado sem alteração pelos senadores e seguirá para a sanção presidencial.

Para ser implementado, o Pronatec usará recursos do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior). A verba será direcionada prioritariamente para quem não tem condições de pagar pelo ensino técnico e profissionalizante, como estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares de ensino médio. Também devem ser atendidos trabalhadores beneficiados por programas de transferência de renda.

A divisão dos recursos do programa também deverá ser feita de acordo com os estados que têm mais necessidade. As regiões Norte e Nordeste devem ser priorizadas. As bolsas serão de formação técnica para estudantes ou de qualificação profissional para trabalhadores que já estão fora do sistema de ensino. Instituições sem fins lucrativos ou filantrópicas e as que compõem o Sistema S estarão aptas a receber os bolsistas do programa.

FUTEBOL


ABC fez um bom primeiro tempo e venceu o Boa


18/10/2011 às 20:20 por Marcos Lopes

O ABC foi muito bem no primeiro tempo, um dos melhores no Frasqueirão. Marcação funcionou – vejam como é importante – e especialmente pelo lado esquerdo com Renatinho Potiguar – jogada do gol começou com ele – sendo a peça mais aguda do alvinegro.
A proposta do Boa ficou muito clara desde o primeiro minuto, jogar fechado e sair nos contra-golpes, explorando os erros do ABC.
Time de Leandro Campos foi equilibrado entre os setores.
Fonte: Tribuna do Norte

BRASIL: TECNOLOGIA


Em 20 estados e no DF, há mais telefones celulares do que habitantes

Brasília - Dos 27 estados brasileiros, 21 já têm mais de uma linha de telefone celular habilitada por habitante, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, o Brasil tem 116,5 linhas habilitadas para cada grupo de 100 pessoas.


Em setembro, Paraíba e Roraima registraram mais de um acesso em serviço móvel por habitante e se juntaram a 19 unidades da federação que já ultrapassaram a marca de mais de um celular por habitante. O Distrito Federal é a que registra a maior relação: 198,77 linhas para cada 100 habitantes, quase duas linhas por morador da capital. A maior teledensidade por área de registro está na área 71, cuja principal cidade é Salvador, com 180,51 acessos por grupo de 100 habitantes.



Também estão no grupo São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais, Amazonas e Acre.



O número de linhas de celulares habilitadas no país chegou a 227,4 milhões em setembro. Nos primeiros nove meses do ano, o serviço de telefonia móvel registrou 24,4 milhões de novas habilitações, o que representa um crescimento de 12,03% no ano. Em setembro, foram mais de 3,3 milhões de novas habilitações, com crescimento de 1,49% em relação a agosto.



Do total de acessos em operação no país, a maioria (81,64%) é de telefones pré-pagos, enquanto os pós-pagos representam 18,36%. Os terminais de terceira geração (3G) totalizaram em setembro 34,5 milhões de acessos, crescimento de 67,19% no ano.



A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro com 29,49% de participação, seguida por TIM (26,04%), Claro (25,3%), Oi (18,84%), CTBC (0,3%) e Sercomtel, com 0,03%.



* Fonte: Agência Brasil


ENERGIA


Cosern doará geladeiras

O Projeto Nova Geladeira da Cosern/Grupo Neoenergia contemplará famílias de baixa renda de Caicó, na região Seridó e beneficiários de empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida de municípios da grande Natal, com a troca de aproximadamente 3 mil geladeiras e a doação de 15 mil lâmpadas fluorescentes eficientes. As ações serão realizadas na segunda quinzena deste mês e concluídas em dezembro (veja detalhes no quadro).


Para ser beneficiário, o consumidor da Cosern precisa atender alguns critérios tais como: estar com todas as contas de energia pagas, possuir uma geladeira velha em uso para trocar e ter um consumo mensal superior a 80 kWh/mês. Também é necessário estar cadastrado na Tarifa Social de Energia ou inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e, caso não seja o responsável pela conta de energia, deve mudar a titularidade para o beneficiário do cartão.  



Em cada localidade que receberá o Projeto, será montado um estande no centro da cidade ou no empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, que atenderá à população das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, onde será realizado o cadastramento dos consumidores. Para se cadastrar é preciso levar documento com foto e conta de energia cujo titular seja o cadastrado. "O consumidor já saberá se poderá ser contemplado", informou a Cosern.



Os refrigeradores distribuídos têm 252 litros, possuem o selo de eficiência energética "Procel - A" e utilizam o gás isobutano, considerado ecológico por não agredir a natureza e não aquecer o planeta.  O equipamento pode proporcionar uma diminuição média no consumo de energia entre 30% e 40% ao mês, o equivalente a redução de R$ 10,00 em uma conta de energia que antes custava R$ 30,00.
Fonte: Tribuna do Norte



NOTÍCIAS DO RN

Queda de braço atrapalha atendimento à população






EDUCAÇÃO: ENEM


Estudantes do Ensino Médio estão em contagem regressiva para o Enem

Atualmente, 44 Universidades irão adotar o Enem como exame único de entrada para cursos de graduação.

A poucos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que serão realizadas entre os dias 22 e 23 de outubro, estudantes de todo o Estado fazem as últimas revisões. 

Atualmente, 44 Universidades irão adotar o Enem como exame único de entrada para cursos de graduação. No Rio Grande do Norte, apenas a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa - irá utilizar exclusivamente este sistema. Este ano o número de inscritos foi o maior de todas as edições do Exame.

Cada vez mais concorrido, o Enem se destaca em relação a outras provas por não se basear em fórmulas ou questões decorativas. As questões abordadas nas provas têm caráter interdisciplinar e interpretativo. 

De acordo com Orestes Filho, professor do Complexo Educacional Contemporâneo, os alunos aprendem muito mais quando são estimulados a entender os conteúdos de forma mais contextualizada, assim como é proposto pelo Enem. “Para os alunos do Rio Grande do Norte especificamente, o Enem tem um peso ainda maior, já que a prova da UFRN apresenta questões com abordagens similares, ambos voltados para aspectos do cotidiano”, afirma Orestes.

Desde a 1ª série do Ensino Médio os alunos do Complexo Educacional Contemporâneo são preparados para enfrentar provas contextualizadas, que exigem habilidade de raciocínio e lógica, como exigidos na prova do ENEM.
Fonte: nominuto.com

SÍTIO NOVO: ECONOMIA

O pagamento para o pessoal da educação do município de Sitio Novo  referente ao mês de setembro. Os funcionários ainda  não receberam  o pagamento.  Portanto está previsto para hoje. Sempre estava sendo creditado na conta dos  funcionários  entre os dias 10 e 11 de cada mês. Infelizmente até o momento nada.

SAÚDE NO RN


Técnico da Saúde inspeciona HWG

O sanitarista e consultor do Ministério da Saúde (MS), Lúcio Moreira, visitará novamente o Hospital Walfredo Gurgel nesta quarta-feira (19). O consultor, que já esteve em contato com a direção da maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (14), recebeu do diretor geral, Mozar Dias, um mapa estratégico, com um levantamento de ações de curto, médio e longo prazo a serem desenvolvidas pela atual gestão, a fim de melhorar a assistência no hospital. A visita do técnico do Ministério da Saúde tem por objetivo analisar os problemas enfrentados por pacientes e servidores no hospital. Ele vai elaborar um documento em que serão pontuadas solicitações de melhoria ao Governo Federal. O primeiro encontro entre a direção do Walfredo Gurgel e o MS serviu, segundo Lúcio Moreira, para informá-lo sobre a atual situação do hospital. Na ocasião, Mozar Dias discorreu sobre a grande quantidade de pacientes crônicos que diariamente dão entrada na unidade hospitalar e a dificuldade de regular pacientes clínicos que, apesar de não fazerem parte do perfil assistencial do Walfredo Gurgel, são atendidos e, muita vezes, internados. Diante disso, o consultor afirmou que será realizado um trabalho de parceria em busca de melhorias. No próximo encontro, o diretor geral entregará um relatório mais detalhado sobre as necessidades mais urgentes do hospital.


Além do HWG, outros 16 hospitais de urgência e emergência localizados em outras capitais, responsáveis pelo atendimento de pacientes de vários municípios, também passarão por uma vistoria de técnicos de técnicos do Ministério da Saúde. Diariamente, o HWG  realiza 400 atendimentos nas diversas especialidades. Para atender essa demandas, existe 1.830 funcionários concursados e terceirizados. Ao todo, são 250 leitos, sendo 31 de UTI. 
Fonte: Tribuna do Norte

Chuvas no primeiro trimestre de 2023