448579 25208308 300x224 Pessoas tímidas são mais confiáveis, afirma pesquisa
“Níveis moderados de constrangimento são sinais de virtude”, afirma autor do estudo, Matthew Feinberg, da Universidade da Califórnia, nos EUA. De acordo com o autor, estes resultados se aplicam em níveis moderados de constrangimento, não sentimentos de vergonha ou ansiedade social extrema.
Rubor é sinal de generosidade
O estudo envolveu uma série de experimentos. Em um deles, os pesquisadores filmaram 60 estudantes universitários enquanto eles contavam histórias sobre um momento embaraçoso, como confundir uma mulher com excesso de peso com uma grávida. Cada um foi classificado de acordo com a forma como se sentiam envergonhados.
Em seguida, os alunos jogavam um jogo utilizado em pesquisas econômicas para medir níveis de altruísmo – o quanto as pessoas eram desapegadas das próprias vontades. Os pesquisadores descobriram que os participantes que mais se envergonhavam eram mais generosos.
Assinatura emocional
Para o autor, as descobertas podem ser úteis para pessoas que buscam parceiros confiáveis nos negócios e romance. “Constrangimento é uma assinatura emocional de uma pessoa a quem você pode confiar recursos valiosos. É parte de uma habilidade social que promove a confiança e a cooperação na vida cotidiana”, completou o coautor do estudo, Robb Willer.
Os autores ressaltaram que mais pesquisas são necessárias para definir se as pessoas excessivamente confiantes são ou não confiáveis.
-
com informações da University of California
-