quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

INFORMÁTICA: Nova interface do Windows 8 é melhor nos tablets do que no PC


A Microsoft parece querer que o próximo computador que você for comprar seja um tablet. Isso porque o Windows 8, o novo sistema operacional da companhia, funciona bem melhor em um dispositivo portátil com tela sensível ao toque do que em um PC comum. O G1 assistiu a uma demonstração (veja trecho ao lado) do novo Windows com Christopher Flores, diretor de relações públicas do sistema operacional, durante a feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES) 2012, para ver o que se pode esperar do sistema que, por conta da interface Metro, muda completamente a aparência dos programas. O Windows 8 ainda não tem data de lançamento, mas espera-se que ele saia ainda neste ano. Em evento na última segunda-feira (9), o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse que este será o ano do Windows 8, com a companhia focando todos os seus esforços no lançamento. Essa foi a última participação da Microsoft na CES.
Leia mais
Fonte: G1

FUTEBOL: CBF define amistosos da seleção no primeiro semestre


O primeiro amistoso será no dia 28 de fevereiro, na Suíça, contra a Bósnia


A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, nesta quinta-feira (12), o calendário de partidas da Seleção para o semestre. O primeiro amistoso será no dia 28 de fevereiro, na Suíça, contra a Bósnia. Depois, mais dois jogos em maio: contra a Dinamarca, na Alemanha, e contra os Estados Unidos, na casa deles. Para terminar, mais duas partidas em junho contra México e Argentina, ambas nos Estados Unidos.
Fonte: Nominuto.com

MORRE PAI DO VEREADOR LAGOENSE NEGUINHO DE JEFFERSON



Nesta quinta-feira (12), Faleceu o tio do Blogueiro de Lagoa de Velhos e o pai do vereador Lagoense Neguinho de Jefferson.
Jefferson, que vinha sofrendo a 11 meses, vítima de um câncer ósseo, faleceu no início da noite desta quinta. O corpo está sendo velado no Sítio Arisco, na granja do Vereador Neguinho.

Fonte: Lagoa de Velhos em Foco

RN registra 37 mil novas dívidas




A inadimplência dos consumidores no comércio potiguar avançou 5,34% em 2011. Levando em conta a identificação de uma média anual de 700 mil registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) dentro do Rio Grande do Norte, foram mais de 37 mil novos débitos no ano passado. O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal), Augusto Vaz, ressalta efeitos, mesmo que psicológicos, da crise econômica mundial, e o fato da comparação se dar com um ano muito bom para a economia, como foi 2010. Embora o número de devedores tenha crescido, Augusto Vaz ressalta que a inadimplência teve uma característica de curto prazo. "Mais de 50% quitou os débitos em até 60 dias. Os consumidores entraram e saíram do SPC no mesmo ano", acrescenta. Mesmo assim, fica pendente uma quantidade razoável de dívidas para o ano seguinte. Entretanto, o vice-presidente da CDL Natal acrescenta que a maioria dos débitos é de pequeno porte, com 68% das dívidas igual ou abaixo de R$ 100. Para oinício de 2012 a expectativa é de alta em janeiro e fevereiro, como historicamente ocorre nos dados do SPC. "As compras pré-datadas nas festas de fim de ano vão ter as parcelas vencendo nestes meses", observa Vaz. Além disso, os tradicionais gastos com impostos (IPTU e IPVA), mais as contas de material escolar e matrículas para a volta às aulas, são um fardo extra para o início do ano. A CDL Natal calcula uma média anual de 12% a 14% no período. "O número é gritante, mas está dentro da normalidade. É preciso tomar cuidado para não exagerar", alerta Vaz. Na avaliação do vice-presidente da CDL Natal, o RN vem seguindo tendências nacionais e está dentro de um bom patamar. "O perigoso é quando começa a sair do eixo nacional. Seria muito bom tem taxa zero de inadimplência e um comércio mais saudável, porém estamos bem", conclui. Mulheres com mais dívidas O nome de cada inadimplente é registrado em uma média de três débitos, ou seja, cerca de 233 mil potiguares entram no SPC anualmente dentro de um universo de 700 mil registros anuais. Do total de devedores, 54% são do sexo feminino, enquanto 46% do masculino, segundos dados de janeiro a novembro de 2011.
 Fonte: DN Online

RN: Centrais do Cidadão ficam superlotadas e prejudicam atendimento a população


Apesar do Governo do Estado estar prometendo a revitalização e estruturação das 20 Centrais do Cidadão, reabrindo as que estão fechadas e ampliando algumas em funcionamento, o que a população constata diariamente ainda é o descaso com este programa de grande alcance social. Com o fechamento da Central do Cidadão do Praia Shopping, a demanda da unidade localizada no shopping Via Direta mais que dobrou. Todos os dias pela manhã, são distribuídas 200 fixas para o atendimento ao público na Central do Cidadão do Shopping Via Direta. Mesmo assim, as filas não dão conta da grande procura pelo órgão, principalmente na época de férias. Após perder a carteira de motorista no reveillon, a estudante de publicidade Natália Bandeira não conseguiu tirar a segunda via do documento até esta quinta-feira, 12, mesmo já tendo enfrentado a fila por cinco vezes. “É preciso pedir férias do trabalho para conseguir resolver alguma coisa no Detran”, afirma Natália. Segundo o gerente da Central do Via Direta, Aurélio Marques, o atendimento diário da agência do Detran no Via Direta pulou de 1.500 para 3.500 pessoas após o fechamento da unidade do Praia Shopping, "ou seja, é um atendimento correspondentea três centrais", disse ele, aconselhando os usuários a procurarem outras centrais que também têm atendimento do Detran como Parnamirim, Alecrim, Centro, Zona Norte e no próprio órgão. O coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, que visitou ontem todas as centrais da capital para ver o movimento e possibilidades de reformas, confirmou que o Governo pretende também ampliar a agência do Via Direta e reabrir as que estão fechadas no interior, mas não estabeleceu prazos. Ele reconheceu as dificuldades e um déficit de pelo menos 200 servidores. Também disse que algumas unidades enfrentam problemas nos links e sistemas de acessos, principalmente no interior, negando, entretanto que o problema esteja acontecendo também na capital.
Fonte: DN Online

GOVERNO DO RN: Débitos atrasados com IPVA devem ser pagos nas Unidades da Tributação


Proprietários de veículos e motocicleta têm uma grande oportunidade para ficar quite com o Governo do Estado, através da lei 9.597/11 que permite o parcelamento dos débitos do IPVA vencidos até 31 de dezembro de 2010, inscritos ou não em dívida ativa e a lei 9.596/11 que concede remissão do IPVA e da Taxa de Licenciamento de motocicletas de até cento e cinqüenta cilindradas, desde que paguem o IPVA e o licenciamento de 2011, o seguro obrigatório de 2010 e não tenham pendências junto ao RENAVAM.

Quem estiver nesta situação deve procurar as Unidades da Secretaria de Estado da Tributação e não do Departamento de Trânsito, DETRAN/RN, que ficam nas cidades de Pau dos Ferros, Mossoró, Caicó, Macau, Currais Novos, Nova Cruz e em Natal, que fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro de Cidade da Esperança, ao lado da DEGEPOL,. Para obter mais informações, o contribuinte também pode acessar o site da Secretaria de Estado da Tributação que é o www.set.rn.gov.br.

Os benefícios que dispõe as duas leis vão até o dia 30 de março, por isso é importante que não deixe para a última hora e pedir o benefício. Atualmente quinze atendimentos estão sendo feitos nas Unidades de Tributação.

Vale lembrar que 50% do valor do IPVA é transferido para o município onde o veículo é licenciado, o que beneficia diretamente o proprietário com melhorias nas vias urbanas e investimentos na cidade.

Para os proprietários de veículos, são muitas as vantagens que dão a oportunidade para quitar os débitos, que são:

a) em parcela única, com redução de noventa por cento das multas e dos juros de mora;
b) em até cinco parcelas mensais e sucessivas, com redução de oitenta por cento das multas e dos juros de mora;
c) em até quinze parcelas mensais e sucessivas, com redução de sessenta por cento das multas e dos juros de mora; ou
d) em até vinte e quatro parcelas mensais e sucessivas, com redução de trinta por cento das multas e dos juros de mora.
O valor mínimo de cada parcela deve ser de cem reais.

Para motocicletas e motonetas até 150 cc:

Art. 2º  A remissão de que trata esta Lei somente pode ser concedida a contribuintes pessoas naturais que:
I - tenham quitado, integralmente, o IPVA e a Taxa de Licenciamento Anual de Veículo, relativos ao exercício de 2011;
II - tenham quitado, integralmente, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), relativo ao exercício de 2010; e
III - não possuam impedimento no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
Parágrafo único.  Cada contribuinte somente pode se beneficiar com a remissão de que trata esta Lei em relação a um veículo.
Art. 3º O proprietário do veículo deve requerer a remissão aos Órgãos e Entidades Públicos enumerados a seguir:
I - Secretaria de Estado da Tributação (SET), no tocante aos créditos tributários provenientes de IPVA não inscritos na Dívida Ativa do Estado;
II - Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no tocante aos créditos tributários provenientes de IPVA inscritos na Dívida Ativa do Estado;
III - ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), quanto aos créditos tributários decorrentes de Taxa de Licenciamento Anual de Veículo.
Parágrafo único.  O requerimento aludido no caput deste artigo deve ser instruído com documentos a serem definidos em regulamento.
Art. 4º A remissão de que trata esta Lei também se aplica ao saldo remanescente de parcelamento em curso e não confere ao contribuinte beneficiado qualquer direito à restituição ou compensação das importâncias já pagas.

Se o débito já estiver inscrito em dívida, o parcelamento será feito na Procuradoria Geral do Estado. 
Caso o contribuinte deixe de pagar o parcelamento, este será rescindido.
Fonte:www.rn.gov.br

MUNDO: Empresa chinesa constrói arranha-céu de 30 andares em 15 dias

Uma construtora chinesa conseguiu erigir em apenas 360 horas (15 dias) um hotel pré-fabricado de 30 andares, dobrando com isso seu recorde anterior, quando construiu um edifício de 15 andares em seis dias, conta a empresa em seu site.

Leia também: Vídeo mostra construção de prédio em 6 dias na China

O edifício foi terminado em 31 de dezembro e sua construção foi apresentada em um vídeo que mostra a câmera rápida do processo do primeiro ao último dia, imagens que em tiveram mais de 1 milhão de visitas em cinco dias no YouTube.

O hotel foi construído junto ao Lago Dongting, um dos maiores da China, na província de Hunan, e a firma o apresenta como um avanço ambiental, já que sua construção emprega menos materiais nocivos para a natureza (como cimento e concreto) e gera menos resíduos.

Alguns especialistas asseguraram que o novo hotel representa um marco que pode mudar o setor mundial da construção a longo prazo.

Embora um edifício construído em tão pouco tempo possa gerar dúvidas sobre sua estabilidade, seus autores asseguram que ele é capaz de suportar terremotos de até 9 graus de magnitude.

Fonte: Portal iG

INFORMÁTICA: Vendas mundiais de computadores têm queda de 1,4% no 4º tri

As vendas mundiais de computadores apresentaram queda no quarto trimestre de 2011, após dois trimestres de resultados positivos, informou a consultoria Gartner em relatório divulgado hoje.

As vendas de PCs somaram 92,2 milhões de unidades no período, 1,4% menos do que o verificado no mesmo período do ano anterior. O desempenho ficou em linha com a estimativa da consultoria, que previa queda de 1% para o período.

O menor interesse dos consumidores por PCs em detrimento de outros produtos, como os tablets, e as incertezas sobre a economia europeia e americana provocaram uma redução da demanda nessas regiões.

O aumento da demanda por PCs no mercado empresarial dos países emergentes cresceu, mas não o suficiente para compensar a queda de vendas na Europa e nos Estados Unidos, apontou o Gartner.

De acordo com o relatório da Gartner, a Hewlett-Packard (HP) liderou as vendas de computadores no quarto trimestre, com 14,7 milhões de unidades embarcadas. O volume, no entanto, ficou 16,2% abaixo do verificado no mesmo intervalo do ano anterior.

A Lenovo ocupou a segunda posição, com incremento de 23% nas vendas globais, totalizando 12,9 milhões de PCs. O forte avanço nas vendas da companhia foram associados a uma política agressiva de preços adotada em 2011 para ganhar mercado.

A Dell ocupou a terceira posição, com vendas de 11,6 milhões de computadores, volume 7,8% superior ao do terceiro trimestre de 2010, favorecida pelo aumento da demanda no segmento empresarial em países da região Ásia-Pacífico.

A quarta maior exportadora foi a Acer, com 9,8 milhões de unidades vendidas (queda de 18,4% no período), seguida pela Asus, com 6,2 milhões de unidades (alta de 20,5%).

Fonte: Folha de São Paulo

RN: SAPE realiza pagamento do programa Garantia Safra

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), realizou na ultima terça-feira (10), o pagamento da parcela de competência do Estado referente ao Programa Garantia Safra do ano de 2011. O investimento é de R$ 1.198.425,00.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que busca garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistemáticos, sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da SUDENE.

Dos 107 municípios do Rio Grande do Norte cadastrados no programa, 51 encaminharam para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o comunicado de ocorrência de perda da safra e estão aguardando a analise dos laudos. Se for confirmada a perda superior de 50% da safra, eles receberão os recursos do programa.

A atual gestão do Governo do Estado regularizou o Programa Garantia Safra que estava atrasado, referente às safras de 2009 e 2010, de 87 municípios, realizando o pagamento na ordem de mais de R$ 910 mil, beneficiando cerca de 28.995 produtores. Ao todo, em um ano de gestão, o Governo do RN já investiu R$ 2.109.153,00 nesse programa.

O secretário da SAPE, Betinho Rosado, comemorou o pagamento: "É um investimento importante que o Governo faz para ajudar os produtores do RN. A governadora Rosalba Ciarlini tem mostrado comprometimento com a agricultura do Rio Grande do Norte", comentou.

A estimativa é que até o final do mês de janeiro, o MDA divulgue a lista dos municípios que serão beneficiados pelo Garantia Safra

Fonte: www.rn.gov.br/


TELEVISÃO: BBB12 Jakeline desiste e Kelly ganha imunidade; prova bate recorde


RIO DE JANEIRO - O programa é o "Big Brother Brasil", mas poderia ser chamado também de "No Limite", antiga atração da Globo. Pois Kelly e Jakeline extrapolaram todos os limites físicos e psicológicos possíveis e ficaram quase 30 horas dentro de um carro.
Sem água, comida ou possibilidade de urinar. Foi o recorde de duração de Prova de Resistência da história do "BBB".
Reprodução/ TV Globo
Reprodução/ TV Globo
Melhor para Kelly, que viu a baiana Jakeline desistir com 29h56 de prova. Ela não conseguiu segurar a vontade de ir ao banheiro e desistiu da disputa pelo carro e pela imunidade na formação do primeiro Paredão.
"Eu estou tão anestesiada. Não estou sentindo nada", declarou a vencedora ao deixar o veículo.
Nesta quinta-feira a primeira Prova do Líder vai ocorrer. Acredita-se que não será de resistência, afinal seria muita maldade com os brothers e sisters, né?
Fonte: entretenimento.br.msn.com/bbb/

O IFRN DIVULGOU O RESULTADO FINAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO


A Pró-reitoria de Ensino divulgou nesta quarta-feira (11) o resultado final do processo seletivo do técnico de nível médio na forma integrada 2012.1. Os candidatos podem acessar o resultado dos recursos e as classificações no extrato de desempenho acesse neste link http://processoseletivo.ifrn.edu.br/. As médias dos candidatos e do desvio padrão por edital/curso, para que seja possível realizar o cálculo do argumento de classificação utilizando a fórmula prevista no edital, podem ser acessadas abaixo.
Confira:
O candidato classificado deverá se matricular na diretoria acadêmica responsável pelo curso, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2012 nos horários estabelecidos no Anexo I de cada Edital (Edital 21/2011 e Edital 22/2011).
Fonte: IFRN

RELIGIÃO: INICIOU ONTEM À NOITE (11) A FESTA RELIGIOSA DE SÃO SEBASTIÃO EM SÍTIO NOVO

Começou nesta quarta-feira ( 11 ) em Sítio Novo, mais um festejo religioso do Padroeiro São Sebastião, que neste ano, trouxe como tema: São Sebastião, o Homem Novo que Confirmou sua Fé em Meio as Provações.

A festa teve início na casa do seu Aprígio Peixoto da Silva ( Titico Peixoto ) como é mais conhecido, a imagem do santo estava em sua residência no sítio, Sítio Novo de Baixo, de onde saiu conduzida por um veículo em carreata pelas principais ruas da cidade até a igreja do padroeiro.

Já é de praxe a imagem ficar em uma residência para que no dia da abertura da festa ela ser conduzida em rítimo de procissão até a igreja.  

Em seguida a primeira noite foi encerrada com uma missa celebrada pelo o padre da cidade o pároco, João Batista.

Os festejos de São Sebastião vão até o dia 20, dia em que é comemorado o seu dia.




Agora Click Aqui e veja algumas imagens registradas pelo o blog Sítio em Destaque.

Fonte: Sítio Novo em Destaque

Chuvas no primeiro trimestre de 2023