sábado, 5 de novembro de 2016

Gabarito extraoficial das provas do primeiro dia do ENEM 2016





Inep orienta quem não recebeu aviso sobre adiamento a comparecer aos locais de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirmou que aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 nos dias 5 e 6 de novembro aos mais de 8 milhões de inscritos alocados em escolas que não estejam sofrendo ocupações.
O Inep orienta que os inscritos que não tenham recebido qualquer comunicado oficial do órgão, por e-mail ou SMS, informando a transferência da data da sua prova para 3 e 4 de dezembro, devem se encaminhar, normalmente, para o local de aplicação sinalizado em seu Cartão de Confirmação.
Caso cheguem nesses locais e estes estejam ocupados, não acontecerá a aplicação do Enem 2016, porém, haverá coordenadores do Consórcio Aplicador do Exame para repassar as orientações necessárias. Aqueles que não participarem das provas no próximo final de semana em razão das ocupações poderão fazer o Exame em 3 e 4 de dezembro, com segurança e isonomia. 
Todos os inscritos que fariam as provas em locais ocupados e que já constam na lista divulgada pelo Inep no início da tarde desta sexta-feira (4), e aqueles já avisados por SMS ou e-mail, não precisam se dirigir a esses locais, pois seu exame já está adiado para 3 e 4 de dezembro, em novos endereços de aplicação que serão divulgados oportunamente.

Do Nominuto

IFRN oferta 1.278 vagas para cursos técnicos em 13 campi do estado

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte está ofertando 1.278 vagas para cursos técnicos. Do total, 1.168 são para cursos subsequentes e 116 para o ProEJA, voltadas para estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental. As inscrições acontecem a partir das 14h do dia 7 até 21 deste mês e devem ser realizadas através do site do IFRN (clique AQUI).
Para a validação da inscrição, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 20 que deve ser efetuada até o dia 22 deste mês em qualquer agência bancária ou lotérica. Já para isenção da taxa, os estudantes devem comprovar renda familiar baixa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal do dia 7 a 11 deste mês.

O processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes e ProEJA é composto por uma prova objetiva de português e matemática e uma redação. A avaliação será aplicada no dia 11 de dezembro, de 8h às 12h. O local será informado através do cartão de inscrição, que deve ser acessado a partir do dia 2 de dezembro no portal do candidato (clique AQUI).
(Técnico Subsequente)
Apodi: Agropecuária (matutino), Manutenção e Suporte em Informática (noturno)
Ipanguaçu: Meio Ambiente (matutino)
João Câmara: Administração (noturno), Eletrotécnica (noturno)
Macau: Recursos Pesqueiros (noturno)
Mossoró:  Edificações (matutino), Eletrotécnica (vespertino), Mecânica (noturno), Informática (vespertino)
Natal - Central: Geologia (matutino), Mineração (vespertino), Segurança do Trabalho (vespertino), Edificações (vespertino e noturno), Estradas (noturno), Eletrotécnica (noturno), Mecânica (matutino), Petróleo e Gás (noturno)
Natal - Cidade Alta: Eventos (vespertino), Guia de Turismo (noturno)
Natal - Zona Norte: Manutenção e Suporte em Informática (matutino)
Nova Cruz: Administração (noturno)
Parnamirim: Mecatrônica (noturno), Rede de computadores (noturno)
Santa Cruz: Refrigeração e Climatização (vespertino)
São Gonçalo do Amarante: Edificações (vespertino)
São Paulo do Potengi: Edificações (matutino)

(ProEJA)
Ipanguaçu: Agroecologia (vespertino)
Natal- Zona Norte: Comércio (noturno)

Fonte: IFRN

Chuvas no primeiro trimestre de 2023