quinta-feira, 29 de março de 2012

RN: Deputados aprovam por unanimidade reajuste salarial para professores

Foi aprovado nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do governo que reajusta os vencimentos do magistério. O PL teve voto favorável de todos os participantes da sessão. O deputado Fernando Mineiro (PT) mesmo votando a favor, questionou dois pontos da mensagem: a data de implementação do reajuste – implantado a partir de março, mas que na sua opinião deveria vigorar desde janeiro passado.

O outro ponto diz respeito ao pessoal inativo. Mineiro sugeriu que o parcelamento em quatro meses fosse reduzido. O deputado George Soares (PR) também questionou a data de implantação e lembrou  da questão das promoções no magistério, que também precisam ser implantadas com agilidade.

O líder governista, deputado Getúlio Rego, frisou o esforço da governadora Rosalba Ciarlini para tornar concreta essa reivindicação: “É uma satisfação para nossa Casa ver essa valorização do professor, mesmo num momento em que o Estado ainda enfrenta dificuldades financeiras”, disse.

Projeto

O projeto que acabou de ser votado pela Assembleia Legislativa estabelece um aumento de 22,22% para os professores e especialistas em Educação da rede estadual de Ensino. Garante também o pagamento do Piso Nacional do Magistério, passa a vigorar com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2012.

O reajuste beneficia os professores e especialistas em Educação, com jornada de trabalho de 30 horas semanais, que estejam em pleno desempenho de suas funções no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, das Escolas Estaduais, e das Diretorias Regionais de Ensino (DIREDs). Os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação com jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais terão seus reajustes calculados de forma proporcional com base no valor da hora aula.

O Projeto de Lei Complementar define também que os titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, que não satisfaçam a condição prescrita em seu artigo 1º, parágrafo 1º, continuarão recebendo seus respectivos vencimentos básicos sem a aplicação deste novo reajuste salarial.

Os professores e especialistas de Educação inativos receberão o aumento salarial de 22,22%, de acordo com o estabelecido no Projeto de Lei Complementar, em quatro parcelas. A 1ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de abril de 2012. A 2ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de maio. A 3ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de junho e a 4ª parcela com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2012. As despesas decorrentes da implementação do reajuste salarial proposto pelo Projeto de Lei Complementar ficarão por conta de dotações da Lei Orçamentária Anual consignadas em favor da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

Fonte: DN Online

PAULISTÃO 2012: O SÃO PAULO VENCE O CATANDUVENSE POR 2 A 0

Novamente econômico no futebol, o São Paulo recuperou a liderança do Campeonato Paulista na noite desta quinta-feira. Em jornada pouco inspirada de suas principais peças, coube ao 12º titular do técnico Emerson Leão garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Catanduvense. Fernandinho, em sua "segunda casa", marcou um gol, fez a jogada do segundo e saiu de campo ovacionado pela torcida. Foi na Arena Barueri que o atacante foi revelado para o futebol e onde, em sua primeira partida pelo São Paulo, em 2010, marcou quatro gols de uma só vez.
Foi a oitava vitória consecutiva do Tricolor. Na tabela do estadual, o time foi aos mesmos 37 pontos do Corinthians, mas com vantagem no saldo de gols (18 a 12). Já o Catanduvense, que sofreu sua sétima derrota em 15 jogos, segue na luta para escapar do rebaixamento. O time de Roberval Davino tem 13 pontos, dois a mais que o XV de Piracicaba, equipe que abre a zona da degola.
Os dois times voltarão a campo no fim de semana. No domingo, o Tricolor vai até Itu para enfrentar o Ituano, no estádio Novelli Júnior, a partir das 18h30m. Já o Catanduvense buscará a reabilitação diante do Guarani, no Sílvio Salles, diante de seu torcedor.

Fonte: globoesporte.globo.com/

TECNOLOGIA: Google convida homem cego para "dirigir" novo carro automático

O Google usou um motorista cego para testar o funcionamento do novo carro automático em uma rota de mais de 300 Km. A experiência rendeu um vídeo divulgado no YouTube da viagem completa. O carro, na verdade, "se dirige" sozinho, sem a ajuda do homem.
A gravação, intitulada Self-Driving Car Teste: Steve Mahan, mostra a viagem de Steve Mahan, um homem com incapacidade visual de 95%, em um percurso por sua cidade a bordo de um Toyota Prius equipado com a tecnologia do Google para autocondução.
Para o homem, um carro como este poderia representar uma drástica mudança no cotidiado. "Isto me daria a independência e a flexibilidade para ir a lugares onde tenho que ir e quero ir quando eu necessitar fazer coisas", avaliou Mahan.
A viagem teve duas paradas, "sem mãos, sem pés", comenta o cego com os braços para o alto enquanto o veículo avança. O automóvel é equipado com um sistema de radares e lasers para conhecer sua localização, e durante o teste o copiloto de Mahan usava um computador portátil que estava conectado ao veículo. O vídeo completo pode ser visto pelo atalho http://bit.ly/H1p7tF.
O Google explicou no YouTube que a condução com Steve Mahan foi realizada em "uma rota cuidadosamente programada" e que a experiência foi "um experimento técnico". O projeto foi anunciado em 2010, com o desenvolvimento de um protótipo guiado com o uso de mapas da companhia.
*Com informações de agências de notícias.

Fonte: Portal Terra 

PARCEIROS DO BLOG SERRA TAPUIA NOTÍCIAS

Quando visitar o Castelo Zé dos Montes passe no Bar & Restaurante Caminho do Castelo - Serra da Tapuia.
Organização: Aroldo
 
 Quando for construir ou reforma passe no Material de Construção Sonho de Um Lar - Serra da Tapuia
Organização: Aderi & Ozineide
Quando for fazer a manutenção da sua moto passe na Loja & Oficina Gilberto Moto Peças - Serra da Tapuia
Organização: Gilberto 

Todos estes parceiros do Blog são da Serra da Tapuia

EDUCAÇÃO: MEC divulga lista dos livros que serão distribuídos às escolas em 2013

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (29) a lista das 125 obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2013. Os livros vão compor o Guia do Livro Didático, que será apresentado às escolas para que elas escolham quais títulos irão receber no próximo ano letivo. Este guia contém resenhas das coleções para ajudar na escolha.
Em 2013, o programa irá distribuir novos livros de ciências, matemática, alfabetização e letramento, língua portuguesa, história e geografia. O processo de seleção das obras que farão parte do PNLD obriga as editoras a inscrevem os títulos que são submetidos a uma avaliação pedagógica feita por universidades públicas, observando as diretrizes e critérios do MEC. Os avaliadores emitem um parecer e caso o livro seja aprovado é incluído no guia.
As escolas selecionam as obras com que desejam trabalhar no próximo ano, o governo faz a compra dos livros e os exemplares são enviados para as escolas. O processo de escolha deve levar em consideração quais são os títulos, dentre os disponíveis para 2013, que mais se adaptam ao projeto pedagógico da instituição de ensino.
A lista completa das obras está disponível no Diário Oficial da União.

Com informações da Agência Brasil

BRASIL: Governo prorroga redução do IPI da linha branca e diminui imposto para outros setores

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou segunda-feira (26) a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca. A desoneração estava em vigor desde janeiro e acabaria no final deste mês. O benefício foi prorrogado por três meses, até o final de junho.
O ministro também retirou o IPI para a linha de móveis por três meses, até então o imposto era 5%. As desonerações atingem também os revestimentos laminados, que tiveram a alíquota do imposto zerada, luminárias e lustres que passou de 15% para 5%, e os papéis de parede, de 20% para 10%.
O Ministério da Fazenda prevê que o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões com as desonerações. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores. Segundo Mantega, as medidas são para reativar a economia que já apresenta sinais de recuperação.
Depois do anúncio, o ministro foi para uma reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias de Estado de São Paulo (Fiesp).

Fonte: Site da Rádio Santa Cruz AM 

RN: Secretário de Turismo pediu exoneração porque foi desprestigiado pelo Governo

Oficialmente o empresário Ramzi Elali justificou o pedido de exoneração do Governo afirmando “incompatibilidade de tempo”. Mas, na prática, a saída do auxiliar de primeiro escalão foi motivada por um “desprestígio” a que foi submetido pela própria governadora Rosalba Ciarlini.
Há quinze dias os secretários de Planejamento, Obery Rodrigues, e de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, embarcaram para os Estados Unidos em uma viagem que teria como “missão” fomentar investimentos e divulgação do turismo potiguar. No entanto, embora a “missão” fosse afim da pasta de Ramzi o titular do Turismo foi deixado de fora. Ele não foi convidado nem mesmo para audiência com a governadora onde os secretários apresentaram os “resultados” da viagem
 
Por Anna Ruth

SERRA DA TAPUIA: PODERIA SER UM PRODUTOR DE ACEROLA

Nesta quinta (29), O Blog Serra Tapuia Notícias registrou fotos de um pé de acerola daqui da Serra da Tapuia, que poderia ser um grande produtor de acerolas. Mesmo com baixo índice de precipitação de chuvas, ainda assim consegue produzir acerolas. Seria uma fonte de renda para os produtores da nossa região.
Pé de acerola em Serra da Tapuia

BRASIL: Edital de projeto que dá acesso grátis à internet em cidades sai amanhã

As prefeituras interessadas em participar do projeto Cidades Digitais terão até 13 de maio para inscrever sua proposta ao Ministério das Comunicações.
O governo publica nesta quinta-feira (29) o edital do projeto, que tem o objetivo de conectar os órgãos municipais, melhorar a gestão pública e instalar postos de acesso gratuito à internet.
Cerca de 80 cidades serão escolhidas, o processo de seleção termina em 19 de julho. O edital vai dar preferência àquelas com até 50 mil habitantes, nas regiões Norte e Nordeste e com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.
A distância da cidade ao backbone (infraestrutura de rede) da Telebras ou de outras operadoras deve ser de até 50 quilômetros. O governo espera que os custos do programa sejam de R$ 40 milhões.
No ato da inscrição, as prefeituras devem demonstrar que vão se comprometer com a implantação do projeto, descrever como esperam ter sua gestão aperfeiçoada com o projeto, que resultados esperam e que pontos querem conectar. 

Fonte: Folha.com

BRASIL: Governo trabalhará para mudar a Lei Seca, diz ministro da Justiça

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta quinta-feira que o governo deverá buscar "rapidamente" uma mudança da Lei Seca para que seja possível a punição de motoristas que bebem e dirigem, mesmo quando houver a recusa de fazer teste o bafômetro. 

"Precisamos dialogar com o Poder Legislativo para mudar a Lei Seca sem mudar o seu espírito. Nós já havíamos nos adiantado e já havíamos conversado com as principais lideranças partidárias. Existem projetos de lei que já estão em curso", afirmou Cardozo. O mais avançado deles, que prevê provas para a embriaguez como o depoimento de testemunhas, deve ser votado nos próximos dias pela Câmara dos Deputados.
Ontem (28), o STJ decidiu que somente o bafômetro e o exame de sangue podem atestar a embriaguez do motorista e excluiu provas testemunhais ou exame médico.
Com isso, a Lei Seca fica esvaziada, uma vez que o motorista não é obrigado a produzir provas contra si e pode recusar os exames aceitos pelo STJ, e a comprovação de embriaguez pode ficar inviabilizada. 
MUDANÇA NA LEI
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira que a Casa caminha para votar "nos próximos dias" um projeto de lei que endurece a Lei Seca e considera crime dirigir depois de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica.
Aprovado no Senado no final do ano passado, o projeto também acaba com a obrigatoriedade do teste do bafômetro para comprovar a embriaguez do motorista. Na prática, o texto institui a política do "álcool zero" para os motoristas brasileiros e aumenta as penas para quem for flagrado dirigindo alcoolizado.
O projeto estabelece que, além do bafômetro, valem como prova de embriaguez do motorista depoimentos de testemunhas, imagens, vídeos ou a "produção de quaisquer outras provas em direito admitidas".
"É um processo que já está em debate na Câmara, há acordo tabulado entre todos os envolvidos, o que nos permite dizer que a votação deve acontecer em breve na Câmara. A decisão do STJ só nos demonstra a necessidade de votar com mais agilidade e rapidez a lei porque vai orientar as próximas e futuras decisões que vão ser tomadas com os tribunais em relação a esta matéria", disse Marco Maia.
Segundo Maia, a ideia é aprovar o projeto que já passou no Senado por reunir várias matérias que tramitam na Câmara sobre o tema.
O deputado disse não ser contraditório para a Câmara querer endurecer a Lei Seca e, ao mesmo tempo, liberar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na Copa do Mundo de 2014. 

Leia mais 
Fonte: Folha.uol.com.br/

RN: APRESENTAÇÃO DO PROJETO DOS PARQUES EÓLICOS REUNIU A POPULAÇÃO DA SERRA DE SANTANA EM LAGOA NOVA

A cidade de Lagoa Nova-RN, recebeu quarta-feira (28), pessoas dos municípios de Bodo, Cerro Corá e Santana do Matos no ginásio poliesportivo João Balão, representantes das empresas responsáveis pela construção dos Parques Eólicos "Calangos" 1, 2, 3, 4 e 5, apresentaram todo o projeto, tirando as dúvidas da população serrana.
Os participantes puderam fazer perguntas e uma das mais questionadas foi com relação a distribuição de empregos para os três municípios.Segundo os representantes serão gerados 500 empregos no processo de construção dos Parques e na sequencia apenas 30 pessoas darão continuidade a manutenção dos mesmos.
O município de Bodó receberá a maior parte da arrecadação dos impostos, Santana do Matos uma outra parte e o município de Lagoa Nova será o mais beneficiado, tendo em vista que é a cidade pólo, Lagoa Nova irá receber todos os equipamentos, a estrada que liga o município a Currais a empresa confirmou reformas para melhorias no acesso aos Parques, prometeram firmar parcerias com a Educação e o Social dos municípios, vai haver uma concentração econômica nas três cidades, o desenvolvimento aumentará principalmente no turismo de uma vez que os Parques serão abertos a visitação.
Quanto a distribuição de empregos muito em breve a empresa disponibilizará o seu pessoal para cada município com o objetivo de levantar um diagnóstico de cada um deles. Segundo os representantes da Iberdrola dentro de três meses iniciarão os trabalhos de construção e em 2013 será concluído todo o projeto que tem a durabilidade de 20 anos.
Na reunião estavam presentes os Prefeitos de Bodó Avamar Alves, Lagoa Nova Erivan Costa e de Santana do Matos Assis Silva, os Secretários, Vereadores, Presidentes de Câmaras Municipais, Lideranças Políticas e representantes de Associações, além de um grande público todos ansiosos por desenvolvimento na região serrana, a imprensa do Seridó e do RN, marcou presença e cobriu todo o evento.
Dôra Silva
 
Fonte: Blog DJ Aildo

SERRA DA TAPUIA: BLOG TAPUIA EXPRESSO VOLTA ATACAR POLÍTICOS DO MUNICÍPIO

O Blog Tapuia Expresso volta atacar políticos da Serra da Tapuia e do Município de Sítio Novo. Que tem como um administrador anônimo. A última publicação foi publicada no último dia 13 de março de 2012.

Sempre fazendo crítica a uma  vereadora daqui do Distrito Serra Tapuia e demais políticos do município.


Quem estiver interessado ver a úlitma postagem deste Blog Tapuia Expresso acesse este link

RELIGIÃO: Tocha do 54° Gemellaggio ficará em Santa Cruz até o dia 18 de Maio

Agora a 54° Gemellaggio Cascia-Santa Cruz espera apenas pelo dia 18 de maio. Nesta data a Tocha que foi acessa no último domingo, dia 25 de março, será levada para a Itália, quando durante a Festa de Santa Rita, em Cascia, será carregada pela delegação brasileira.
A visita dos santacruzenses em Cascia, na Itália, irá fechar a programação da 54º Gemellaggio, que torna as paróquias de Santa Cruz e de Cascia irmãs e parceiras em suas ações de evangelização, bem como divulgação.
O padre Vicente e outras pessoas integrarão a comitiva que estará em Cascia entre os dias 18 e 22 de maio, na Basília de Santa Rita (na foto).

Fonte: Blog do Wallace

TANGARÁ-RN: Aniversário de Gija conta com parceria de Erociano

A festa de aniversário do ex-prefeito Gija ganhou mais uma atração dentro da sua programação.
Além de Waldonys e Cavalo de Aço, a banda Boneca de Pano foi confirmada como uma das atrações.
Também estão em parceria para realização da superfesta o empresário e vice-prefeito, Erociano, e seu filho e presidente da Câmara Municipal, Ewerton Tiago.
A festa acontecerá amanhã (30), na Casa Verde, residência do ex-prefeito Gija.

Fonte: Blog do Wallace

ESPORTE: Cruzador vence torneio da emancipação de Lagoa de Velhos - 2012

O Cruzador de Bom Descanso foi o grande vencedor do torneio de Emancipação Política de Lagoa de Velhos - 2012, que se realizou no último Sábado(24) no Estádio Jânio Humberto Pereira.
O Cruzador foi campeão após uma calorosa disputa nos pênaltis contra o São Paulo da Agrovila São Paulo onde saiu vitorioso com uma excelente atuação do goleiro Ubertan. 

Fonte: Blog Lagoa de Velhos em Foco

Chuvas no primeiro trimestre de 2023