sexta-feira, 4 de abril de 2014

OAB divulga locais de prova do Exame da Ordem

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibilizou nesta quinta-feira (3) a relação com os locais da prova objetiva (1ª fase) do XIII Exame de Ordem Unificado, que acontece no próximo dia 13 de abril de 2014, a partir das 13h, conforme o horário oficial de Brasília.

Os candidatos podem consultar seus locais de prova em http://oab.fgv.br/. No site foi disponibilizado o Cartão de Informação dos examinados, onde cada inscrito pode consultar individualmente seu local de prova, com a especificação do nome do estabelecimento, sala e endereço a que devem se dirigir na data do Exame. É de responsabilidade exclusiva do examinando a identificação correta de seu local de prova.

A prova objetiva é composta por 80 questões do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta, de acordo com o comando da questão. A prova desta etapa do Exame abrangerá as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional. A etapa subjetiva ou prova prático-profissional será aplicada no dia 1º de junho de 2014, também com cinco horas de 
duração.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Fonte: Nominuto

CARRO FICA SUBMERSO DURANTE A CHUVA EM CAICÓ

A foto é de um leitor, enviada ao Blog do Marcos Dantas. Chuva forte no centro da cidade, ao ponto de um veículo Corolla ter ficado quase submerso. O endereço é próximo ao edifício Santa Costa.

Fonte: Blog do Marcos Dantas

CONFIRA A PROMOÇÃO DA OFFICE INFORMÁTICA EM SANTA CRUZ


BRASIL FICA NA CLASSIFICAÇÃO 46º NA QUALIDADE DE VIDA NO MUNDO

O Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países em um ranking que mediu o Índice de Progresso Social (IPS) – um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos.
A Nova Zelândia aparece em primeiro lugar, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.
Segundo esse novo índice, o Brasil ficou mais bem colocado que outras nações com Produto Interno Bruto (PIB) semelhante. O país foi também o primeiro entre os Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia (80° lugar), Índia (102°), China (90°) e África do Sul (69°).
O país se saiu melhor especialmente nos itens "liberdade e escolha pessoal" (foi o 27° no mundo), "tolerância e respeito" (33°) e "acesso ao conhecimento básico" (38°). Já no parâmetro "segurança pessoal", o Brasil ficou na 122ª colocação e, em "acesso à educação", na 76ª – desempenho baixo em comparação a países com PIB per capita (por pessoa) parecido.
Fonte: G1

Astrônomo monta observatório em Natal para ver 'Oposição de Marte

Planeta Marte poderá ser visto em todo mundo nesta terça, dia 8 (Foto: Nasa)
O planeta Marte poderá ser visto a olho nu na noite desta terça-feira (8) em todo o mundo. Em Natal, a Associação Norte-riograndense de Astronomia (Anra) vai possibilitar que pessoas interessadas possam ter uma melhor visualização do planeta vermelho. Segundo o professor Antônio Araújo, presidente da Anra, um observatório será montado no campo de futebol do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) a partir das 18h. 
O astrônomo explica que esta aproximação é chamada de 'Oposição de Marte' - fenômeno que acontece quando o planeta fica do lado oposto ao Sol, alinhado a Terra. "A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol e este alinhamento é chamado de oposição", acrescenta. O fenômeno deve durar até o fim da madrugada da quarta-feira (9).
Ainda de acordo com Araújo, o fenômeno poderá ser visto durante toda a noite. "Em qualquer lugar do planeta é possível ver. Contudo, nas regiões onde for noite, será possível ver Marte com mais detalhes, sobretudo a olho nu. Marte ficará com um brilho vermelho alaranjado. O planeta estará do lado oposto ao Sol e ficará mais próximo da Terra", ressaltou.
O astrônomo disse também que será possível visualizar as calotas polares do planeta vermelho, mas só com um equipamento adequado. "Só é possível ver detalhes com lentes de pelo menos 15 centímetros de abertura (diâmetro da objetiva). Será possível ver até mesmo tempestades de areia. As lentes que vamos instalar no campo do IFRN vão possibilitar isso para quem quiser ver", garantiu Araújo.
O IFRN fica na avenida Senador Salgado Filho, 1559, no bairro do Tirol. O observatório ficará aberto até as 20h.
Fonte: G1/RN

SARGENTO RAMIRO COMEMORA ANIVERSÁRIO EM SÍTIO NOVO

Uma brincadeira divertida, que contou com presentes, músicas ao vivo, e sem contar com a presença de pessoas maravilhosas e gente amiga, como o nosso amigo vereador Hélio Fitas, que por final é genro do sargento Ramiro, e o nosso amigo, o Major da PM, Edilson Fernandes, que compareceu para parabenizar o aniversariante.

É isso aí, desejamos muitas felicidades e sucesso para o nosso amigo Sgt. Ramiro. Que Deus o ilumine e o abençoe sempre, e muito sucesso em sua carreira profissional.
Fonte: Sítio em Destaque

Robinson retorna dos EUA com “surpresa” na bagagem

O vice-governador Robinson Faria, líder do PSD no Estado, é aguardado hoje (4) em Natal após duas semanas de viagem entre Brasília e a Flórida (EUA). Na bagagem o anseio mais forte de disputar o Governo do Rio Grande do Norte, podem apostar!
Fonte: Robson Pires

Registros de chuvas no Seridó na noite de quinta(03) de abril

As chuvas voltaram a banhar o Seridó nesta quinta-feira (03). Foram registradas precipitações de 90 milímetros. Confira:
90 mm: Colônia de Pescadores (Cruzeta)
65 mm: Sítio Fechado (Jardim de Piranhas)
58 mm: Barra de Santana (Jucurutu)
55 mm: Sítio Riacho de Santana (Jucurutu)
54 mm: Jardim de Piranhas (zona urbana)
50 mm: Sítio Braz Félix
48 mm: São José do Seridó (zona urbana)
46 mm: Sítio Santa Cruz
43 mm: Sítio Estreito (Jucurutu)
40 mm: Sítio Lagoa (Jucurutu)
35 mm: Cruzeta (zona urbana)
29 mm: Sítio Terceira Morada (Jardim de Piranhas)
28 mm: Passagem das Traíras e sítio Riacho Olho D’Água
23 mm: Fazenda São José (Caicó) e Fazenda Nova Iorque (São Fernando)
10 mm: Sítio Mossoró (São João do Sabugi), sítio Veneza (São Fernando), sítio Cordeiro (São João do Sabugi) e sítio Buriti (Caicó)
Fonte: Robson Pires

Chuvas no primeiro trimestre de 2023