quarta-feira, 23 de novembro de 2011

POLÍTICA


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, confirmou que virá ao Rio Grande do Norte participar da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal. O convite foi feito pelo presidente da Casa, vereador Edivan Martins.
Marco Maia recebeu hoje os vereadores Edivan Martins, Fernando Lucena e Assis Oliveira para uma audiência, que foi intermediada pela deputada federal Fátima Bezerra.
Fonte: Tribuna do Norte

INFORMÁTICA: MONTAGEM DOS TABLETS


Você sabe como são produzidos os tablets que você mais gosta? O Tecmundo foi até a fábrica da Positivo Informática para capturar algumas imagens que mostram exatamente como é o processo de fabricação do tablet Ypy, portátil lançado recentemente pela empresa brasileira. No vídeo que ilustra essa matéria, você pode conferir como é o processo da montagem do aparelho.
Montagem dos aparelhos


No Ypy e também em outros tablets, até mesmo as placas são produzidas na própria fábrica. Para evitar qualquer problema que possa danificar os eletrônicos, todos os funcionários da área utilizam jalecos eletroestáticos, além de passarem por equipamentos específicos para descarregarem a eletricidade estática.

O funcionamento da fábrica é baseado em produção seriada. Ou seja, cada funcionário é responsável pela colocação de uma das peças nos aparelhos. Isso vale para processadores, memória, bateria e todos os outros componentes de hardware.

Segundo Paolo Passeri, coordenador de produto da Positivo Informática, a maior parte das pessoas que trabalham nessa área são mulheres. O motivo para isso é a delicadeza necessária para a aplicação dos componentes.
Instalação e verificação


Já com o tablet completamente montado, a fabricante precisa instalar o sistema operacional neles. Para isso, os aparelhos são conectados a computadores e então recebem os arquivos necessários para o funcionamento. No caso do Ypy, a instalação realizada é do sistema Android.
Leia mais aqui
Fonte:http://www.tecmundo.com.br/

TECNOLOGIA DO FUTURO



Um ponto de ônibus em SP mostra como será o futuro do transporte coletivo 

Passageiros têm acesso a internet Wi-Fi e computadores para consulta de informações. Ponto é abastecido a energia sola

O primeiro ponto de ônibus sustentável do Brasil está em teste no coração de São Paulo. Inaugurado há pouco mais de uma semana, o e-Ponto é todo tecnológico e com equipamentos que prometem melhorar a vida dos passageiros e cuidar do meio ambiente.
 Para diminuir a ansiedade da espera, ou a pressa do dia-a-dia, o passageiro tem acesso wi-fi gratuito e pode usá-lo para navegar na internet ou acessar seu e-mail através de um smartphone, tablet ou notebook. A parada tem também 2 computadores à disposição dos usuários. Neles, o cidadão se informa sobre as inovações do e-Ponto e também sobre as condições do transporte coletivo em toda a cidade. 




Segundo Maurício Lima, diretor de tecnologia da SPTrans, os passageiros podem "olhar, por exemplo, a velocidade média e o deslocamento nos corredores de ônibus ou nas principais vias da cidade, visitar a página da SPTrans, montar seu itinerário e consegue ver quais são os ônibus para chegar de um ponto a outro da cidade".
 Na tela de LCD – o painel de mensagem variável – o usuário tem informações do tempo aproximado que o seu ônibus deve chegar na parada. Mas, parece que, com o trânsito da maior metrópole do país, o tempo é bem "aproximado" mesmo. José Antônio Silva, motorista particular, deu uma olhada para o monitor, desconfiado, e disse: "O meu estava para chegar as 15:53. Até agora, nada".

Além de internet e informação, a qualidade do ar sob esta parada é melhor do que a respirada do outro lado da rua. Maurício explica que o dispositivo "coleta, filtra, umidifica e devolve o ar em uma ventilação positiva para dentro da parada".

Naqueles dias secos, quando a umidade do ar fica abaixo dos 60%, um sensor é responsável por ativar um mecanismo que umidifica o ar da plataforma. Apesar de o cenário ser pra lá de urbano, a sustentabilidade do e-Ponto foi inspirada em uma árvore, principalmente no que diz respeito às suas fontes energéticas. 

Toda energia necessária para manter a parada é gerada ali mesmo. Assim como a árvore, o e-Ponto recebe energia da luz solar através de fotocélulas instaladas no topo da cobertura e também do solo: "Nós temos outro dispositivo, que é uma grande inovação. Ele aproveita a passagem do ônibus na via, ou seja, a energia cinética produz energia, que vai para algumas baterias e alimenta a parada durante o período noturno", explica Maurício.
 A idéia parece muito legal, mas vale lembrar: trata-se apenas de um teste, em um único ponto da maior cidade do Brasil, onde circulam mais de 15 mil ônibus diariamente. Quem sabe um dia outros pontos também recebam um pouco mais de  15 mil ônibus diariamente. Quem sabe um dia outros
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

SITIO NOVO: INÍCIO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI - RÁBICA

Começou na manhã desta quarta-feira ( 23 ) em Sítio Novo, a campanha de vacinação anti-rábica. 

Foto: Roni


Os vacinadores começaram a vacinação pelas zonas rurais do município, passando de casa-a-casa. A cidade e o distrito, Serra da Tapuia, ficarão por último. 

O coordenador de endemias, Aluízio Corrêa, pede a população que recebam os vacinadores em suas residencias, já que a  campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todo o município, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.

Este ano, a estimativa é que, 1.840 animais sejam vacinados. Sendo, 1.112 cães e 728 gatos.
Fonte: http://sitionovoemdestaque.blogspot.com/

INFORMÁTICA: INTERNET


Brasil cria projeto para reduzir spam no país 


O CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) anunciou nesta quarta-feira (23) a implantação de um sistema para redução de spams no Brasil, chamado de Gerência de Porta 25. 

 A iniciativa, que teve início em 2005, é uma parceria entre a comissão de trabalho antispam do CGI.br, da Anatel, de associações e provedores de serviço de correio eletrônico, de prestadoras de serviços de telecomunicações e de entidades de defesa do consumidor. 

 Além de estabelecer um "código de ética" para propaganda via e-mail, que diferencia empresas que fazem propaganda legítima de empresas que fazem spam, o Comitê sugere o bloqueio da porta 25 (portas são conexões virtuais entre computadores, que podem ser usadas para transmissão de dados), o que acaba com o envio direto de e-mails de máquinas de usuários domésticos. 

 Segundo Henrique Faulhaber. coordenador do projeto Gerência de Porta 25, o Brasil é o terceiro país que mais envia spam no mundo e o quarto país em número de computadores infectados (atrás somente da Índia, Vietnã e Paquistão). Boa parte dos e-mails enviados são de spammers internacionais, que utilizam a rede brasileira. 

 "A orientação sobre a mudança da porta já está sendo feita pelos provedores e pelas operadoras de banda larga. Depois de todos os serviços mudarem, a porta poderá ser bloqueada, o que melhora inclusive a qualidade da internet brasileira, que deixa de ser sobrecarregada por milhões de spams", diz Faulhaber. 

 É estimado um prazo de 12 meses para a migração de 90% dos usuários para serviços que não utilizem a porta 25. Com o bloqueio, os e-mails originados em computadores domésticos obrigatoriamente passarão por computadores de provedores e operadoras de internet. Os usuários devem ser devidamente orientados pelos provedores --quem usa webmail não precisa fazer nada. 

DADOS BANCÁRIOS 

 O objetivo maior da distribuição de spam no Brasil é o roubo de informações bancárias: são 80% dos casos, segundo uma medição divulgada pela empresa de segurança Trend Micro no primeiro semestre deste ano. Em outros países da América Latina, esse índice é de 40%, diz a companhia.
Fonte: Folha de São Paulo

CAMPEONATO BRASILEIRO


CBF adia definição de clássicos de SP e RJ na última rodada 

A CBF resolveu "ganhar tempo" para evitar conflitos desnecessários na definição dos palcos das partidas da última rodada do Brasileiro. 

 A entidade divulgou nesta quarta-feira os locais de seis dos dez jogos da 38ª rodada. Mas, deixou em aberto os confrontos que, em tese, lhe causariam problemas. 

 Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos, ambos inicialmente previstos para a capital paulista, e Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo, que normalmente seriam no Rio, continuam sem definição.

A entidade espera que as partidas deste domingo possam resolver algumas disputas ainda abertas (como título e briga por vaga na Libertadores), o que facilitaria a confecção da tabela dos últimos confrontos da competição.

 Caso o São Paulo vá para a rodada derradeira sem chances de se classificar para a Libertadores, sua partida poderia ser antecipada para sábado e ser disputado normalmente no Morumbi -a polícia paulistana não quer dois clássicos acontecendo simultaneamente na cidade.

 No Rio, o Vasco deseja enfrentar o Flamengo no Engenhão, casa do Botafogo. Mas se o Corinthians for campeão já neste fim de semana, e o Fla ficar sem chances de vaga na competição sul-americana, o jogo pode ser transferido para outra cidade.

 Segundo fonte ligada à CBF, a entidade deve utilizar o tamanho do objetivo dos clubes como critério para a definição das sedes. Ou seja, postulantes ao título terão preferência e poderão jogar onde quiserem.

Todos os jogos que valem vaga na Libertadores, Sul-Americana ou contra o rebaixamento na última rodada precisam ser disputados na mesma data e horário
Fonte: Folha de São Paulo

COMÉRCIO


Procon multa operadora de cartão de crédito em R$ 2 milhões



A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RN) multou a operadora de cartão de crédito Hipercard em R$ 2,068 milhões por se ausentar a 17 audiências de reclamação feitas por clientes. "A operadora não mandou ninguém, nem um preposto", disse o coordenador geral do Procon, advogado Araken Barbosa de Farias Filho.


Para Araken de Farias Filho a conduta do Hipercar "é um desrespeito ao consumidor e também uma desconsideração com o órgão".  Segundo ele, os recursos provenientes da multa, que foi assinada ontem à tarde, serão encaminhados para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor , que hoje já tem cerca de R$ 5,6 milhões em depósito. 



Araken Filho explicou que dentro de cinco dias a operadora Hipercard será notificada da multa, que deverá ser paga dentro de dez dias, embora a empresa possa recorrer.



De acordo com o Procon-RN, geralmente o valor da multa é aplicado de acordo com o faturamento da empresa dos três meses anteriores a aplicação da multa. Quando isso não ocorre, a instituição pode arbitrar o valor.



O Procon-RN também informou que de janeiro até ontem, a instituição recebeu 12.839 reclamações de consumidores. No caso do cartão de crédito Hipercar, até agora foram registradas 181 reclamações, o que coloca a operadora em 12º lugar entre as empresas que mais sofrem reclamação dos consumidores.



Já a recordista de reclamações é a fabricante de produtos eletrônicos LG Eletronics São Paulo Ltda, com 327 reclamações, vindo em segundo lugar o Atacadão dos Eletrodomésticos do  Nordeste Ldta, com 288 reclamações e em seguida as Lojas Insinuantes, com 277 queixas por parte dos consumidores.
Fonte: Tribuna do Norte

SEGURANÇA PÚBLICA NO RN


RN é segundo estado que mais cortou gastos com segurança pública


A quinta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentada hoje em Brasília, aponta que o Rio Grande do Norte foi o segundo estado com a maior variação negativa de gastos com a segurança pública no ano passado. Os números são comparados com 2009 e revelam  que, naquele ano, o RN gastou R$ 566.275.098,61. Em 2010, o custo foi de R$ 521.111.782,56. 


O documento foi apresentado pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública, durante a "2ª Conferência do Desenvolvimento (Code)" do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).



O estado que mais cortou verbas de segurança foi São Paulo. Em 2009, foram mais de R$ 10 bilhões. Em 2010, o número caiu para pouco mais de R$ 7 bilhões.



No Nordeste, Sergipe teve o maior aumento global (48,36%) nos gastos com segurança pública em 2010 ante 2009, atingindo R$ 705,34 milhões. Já os demais entes federativos da região apresentaram os seguintes resultados: Pernambuco (16,65%, chegando a R$ 1,59 bilhão), Maranhão (15,63%, atingindo R$ 784,93 milhões), Piauí (10,20%, totalizando R$ 292 milhões), Ceará (7,88%, chegando a R$ 957,91 milhões), Alagoas (3,56%,batendo em R$ 744,11 milhões), Paraíba (2,51%, atingindo R$ 576,64 milhões) e Bahia (0,48%, chegando a R$ 1,96 bilhão).
Para efeito de comparação, a União aumentou em 4,39% o investimento em segurança pública, enquanto o total gasto pelo País no ano passado chegou a R$ 47,5 bilhões, uma alta de 4,4%.
Fonte: Tribuna do Norte

PREVISÃO CLIMÁTICA PARA OS PRÓXIMOS 3 MESES PARA O BRASIL


VERÃO COM CHUVAS ACIMA DA NORMAL NO NORTE DO BRASIL


A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em dezembro de 2011 e termina em fevereiro de 2012 (DJF/2012) indica maior probabilidade (45%) das chuvas ocorrerem na categoria acima da normal climatológica nos setores central e norte da Região Norte e no norte do Maranhão. No norte do Nordeste, a previsão de consenso indica probabilidade de 40% das chuvas ocorrerem na categoria normal e probabilidade de 35% de ocorrerem na categoria acima da faixa normal. Para o sul da Região Sul, persiste a maior probabilidade (75%) das chuvas situarem-se entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Na grande área central do Brasil, que inclui as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e parte da Região Nordeste, a previsão aponta para o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Nestas regiões, podem ocorrer condições de excesso de chuva em áreas isoladas, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade durante o próximo trimestre em todo o País. 

Chuvas no primeiro trimestre de 2023