domingo, 31 de março de 2013

SÍTIO NOVO/RN: ALUNOS DAS COMUNIDADES RURAIS SÃO CONTEMPLADOS COM PCs PORTÁTEIS

Dezenas de alunos de três unidades de ensino situadas na zona rural do município de Sitio Novo acabaram de serem contemplados pelo PROUCA – Programa Um Computador Por Aluno cujo objetivo é promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Os equipamentos que deverão ser entregues aos alunos das comunidades do Assentamento Pedra de São Pedro, Catolé e Tanque da Vaca já se encontra na Secretária Municipal de Educação e Cultura e em breve estará a disposição das unidades de ensino para garantir a seus alunos o direito de utilizar os equipamentos para auxiliá-los no estudo e na aprendizagem. 
O interesse pela adesão ao programa vem desde administração anterior que buscou atender os critérios exigidos para emissão do Termo de Habilitação que atesta que o interessado possui as condições exigidas para ser beneficiário do programa.
Com informações do Blog Giro/RN

SANTA CRUZ/RN: 32 ANOS DA MAIOR TRAGÉDIA DA CIDADE OCORRIDA NO DIA 1º DE ABRIL DE 1981

A população santacruzense relembra nesta segunda, 1° de abril, os 32 anos da grande enchente que ocorreu em 1981. Enchente essa que deixou mais de 5 mil desabrigados e um rastro de destruição na cidade.
A tragédia só não foi maior porque a telefonista da época e hoje professora Maria de Fátima ao perceber que as fortes chuvas na cidade de Campo Redondo, região do Trairi, levariam a barragem Mãe D’água ao rompimento, Maria de Fátima alertou o prefeito do município vizinho, Santa Cruz, do risco. Três horas depois a cidade foi devastada pelas águas. Tempo em que a telefonista convenceu as autoridades de que a notícia não era uma brincadeira motivada pelo 1º de abril, Dia da Mentira, data da tragédia.
Apesar da dificuldade para ser acreditada, a telefonista conseguiu que os moradores fossem orientados a abandonar suas casas e procurar os lugares mais altos da cidade. Quando a água passou por Santa Cruz, sua força destruiu 1.044 casas, mas apenas um óbito foi registrado. Em seguida, Maria de Fátima contatou o Governo do Estado para pedir socorro e atravessou a noite, sob a luz gerada pela bateria de um carro, dando informações aos parentes desesperados em busca de notícias.  
Saiba mais
Fonte: O Paralelo de JK

FUTEBOL: AMÉRICA-RN É CAMPEÃO DO 1º TURNO DO CAMPEONATO POTIGUAR 2013

O América-RN é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2013. O time rubro confirmou o favoritismo neste domingo, venceu o Corintians-RN por 1 a 0 e levantou a taça no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O gol do atacante Tiago Adan ainda no primeiro tempo sacudiu os mais de 4 mil espectadores presentes.
Como havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 0, em Caicó, o América tinha a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença, já que realizou melhor campanha na primeira fase. Com o apoio da confiante torcida, que lotou o Nazarenão, o América  assegurou presença na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2014, além da vaga na final do Campeonato Potiguar.

Fonte: G1/RN

TRANSMISSÃO: SÃO PAULO X CORINTHIANS ONLINE

SERRA DA TAPUIA: VIRGÍLIA PASCAL NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Nesse noite de sábado(30/03), Os católicos da Serra da Tapuia celebram a Virgília Pascal na Igreja Católica de São Francisco de Assis, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.







MENSAGEM DA PÁSCOA DO BLOG SERRA DA TAPUIA NOTÍCIAS


NATAL: SUPOSTA FILHA DE POLÍTICO DO RN AGRIDE PESSOAS EM BOATE E TERMINA EM DELEGACIA

Fim de semana agitado para dez jovens baladeiros de Natal, onde seria apenas uma festa, terminou a “festa” na delegacia de Plantão da Zona Sul.
Nesta madrugada, uma jovem por nome não identificado, pois apenas esbravejava aos quatros cantos que seria filha de um famoso político do nosso Estado, visivelmente embriagada e sob efeitos de drogas, causou tumulto em boate da “hight society” após ter xingado e agredido jovens, arremessando latinhas de cervejas. A boate não teve nome revelado, nem muito menos o suposto político, pai da desvairada jovem.

Fonte: BG

CURIOSIDADE: A ORIGEM DA PÁSCOA

Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua , os franceses de Pâques, e também em outras línguas que provavelmente não saiu do hebraico: latim Pascha, azerbaijano Pasxa, basco Pazko, catalão é Pasqua, crioulo haitiano Pak, dinarmaquês Påske, Pasko em esperanto, galês Pasg, Pasen em holandês, indonésio Paskah, Páskar em islandês, Paskah em malaio, em norueguês påske, Paști em romeno, Pasaka em suaíle, påsk em sueco e Paskalya em turco.

Páscoa Cristã

Celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia da qual participou Jesus Cristo (segundo o Evangelho de Lucas 22:16) teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

Páscoa no Judaísmo

A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.

Fonte: Wikipédia

FUTEBOL: AMÉRICA/RN X CORINTIANS DE CAÍCO NA DECISÃO DO TÍTULO DA COPA RN

América e Coríntians entram em campo às 17h, no estádio Nazarenão, brigando pelo título da Copa RN em um verdadeiro tira-teima. Esta será a terceira vez que os dois clubes ficam frente a frente na luta por uma taça. Nos outros dois encontros uma vitória para cada agremiação. Em 2001, o Dragão conquistou o 2º turno derrotando o Galo do Seridó. O troco do Alvinegro veio em 2010. Dessa vez, o time de Natal entra em campo com uma ampla vantagem. Os comandados de Roberto Fernandes podem até perder por dois gols de diferença que ainda assim erguem o troféu, além de garantir a vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil do próximo ano. Foram colocados à venda 4.500 ingressos e a direção americana aposta em lotação máxima. A Federação Norte-Riograndense de Futebol – FNF escalou o árbitro Flávio Roberto Sales Lima para o jogo. O juiz é o mesmo que se envolveu na polêmica com o treinador Leandro Campos, ex-ABC, em um jogo do Campeonato Estadual de 2012, no estádio Nazarenão, em Goianinha. O natalense apita jogos profissionais no estado desde 1995.

Fonte: Tribuna do Norte

Chuvas no primeiro trimestre de 2023