terça-feira, 26 de abril de 2016

Brasil vive tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti

Com 91 mil casos de Zika, 802 mil de dengue e 39 mil de chikungunya, o Brasil vive desde 2015 uma epidemia das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “O Brasil vive uma tríplice epidemia dos três arbovírus. Ano passado já vivíamos e ela continua”, disse hoje (26) o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
A tendência, no entanto, é que as ações de combate ao mosquito, intensificadas em janeiro, reduzam a incidência das doenças, segundo o diretor.
Dengue
Com relação à dengue, em janeiro e em fevereiro deste ano o número de casos foi 50% maior que no mesmo período de 2015. Porém, no fim de março os números foram 13,8% superiores na comparação com o ano passado, indicando a tendência de queda. Ao todo, foram registrados este ano 802.429 casos prováveis de dengue, com 140 mortes.

Com as informações da Agência Brasil

Serra da Tapuia: PMDB de Sítio Novo se reúne e reafirma pré-candidatura à prefeita de Wanira Brasil

No último sábado (23) o diretório municipal do PMDB de Sítio Novo que integra a oposição na cidade, se reuniram no distrito da Serra da Tapuia para confirmar o apoio a pré-candidatura a prefeita de Wanira Brasil.

Com o Slogan, Sítio Novo tem voz Sítio Novo tem vez, a ex-prefeita Wanira Brasil reuniu em sua residência os pré-candidatos a vereadores e apoiadores de sua candidatura.

O programa “Vem Conversar” do PMDB local, foi lançado ao projeto político do partido na cidade, onde o objetivo principal será ouvir os anseios da população sitionovense.

A reunião contou com a presença dos pré-candidatos a vereadores do PMDB como também de outros partidos que compõem a base aliada.

Via Blog RN Informa

Brasil já registra 230 mortes por H1N1 em 2016

O Brasil registrou este ano, até o 16 de abril, 230 mortes pelo vírus influenza A (H1N1). De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem (25), ao todo, foram registrados 1.365 casos da doença em todo o país neste período.
Com 976 notificações, a região Sudeste concentra o maior número de casos de H1N1 este ano, com 883 apenas no estado de São Paulo. Também houve registro de H1N1 em 2016 em Santa Catarina (102), Goiás (62), Rio de Janeiro (44), Minas Gerais (44), Pará (42), Distrito Federal (36), Rio Grande do Sul (32), Bahia (32), Paraná (30), Mato Grosso do Sul (14), Pernambuco (11), Alagoas (6), Ceará (6), Rio Grande do Norte (6), Espírito Santo (5), Mato Grosso (4), Paraíba (3), Amapá (1) e Sergipe (1).
Embora pelo menos cinco estados tenham começado a imunização, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será aberta oficialmente no próximo sábado (30) em todas as cidades do país e é voltada a públicos com maior risco de complicações pelos vírus, como crianças com menos de seis anos, gestantes, idosos e profissionais da saúde.
Sintomas
Os principais sintomas da chamada gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.
A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.
Fonte: Nominuto

Chuvas no primeiro trimestre de 2023