domingo, 15 de novembro de 2015

Jornalistas de todo país visitam Santa Cruz ontem, sábado (14).

O município de Santa Cruz está em pauta neste sábado (14), onde a estátua de Santa Cruz recebe a visita um grupo de 40 jornalistas de todo o país que conhecerão o destino turístico local.
Estes profissionais estão em Natal participando de um evento durante todo o final de semana e a organização resolveu trazê-los para cá, para que também conheçam um pouco do turismo religioso oferecido no Rio Grande do Norte.

15 de novembro, Dia da Proclamação da República do Brasil

Mas vamos lá: A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.
A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Além disso, havia insatisfação também entre os militares, que almejavam, em grande parte, imbuídos de ideais positivistas e republicanos, uma república autoritária e modernizadora.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023