sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES: A dois dias da eleição, Lei da Ficha Limpa ameaça 2,1 mil candidaturas

A dois dias da votação da eleição municipal, 2.152  dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão do tribunal sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos.
Até a noite desta quinta-feira (4), segundo o TSE, foram protocolados 5.491 recursos referentes a registro de candidatura para as eleições deste ano, dos quais 52% se referem a candidatos considerados "ficha-suja" pelo Ministério Público Eleitoral ou por adversários – são 2.830 casos, dos quais apenas 678 (23% do total) tiveram decisão por parte da corte eleitoral.

Do total de 5.491 recursos que chegaram ao tribunal, os ministros analisaram até a sessão de quinta 2.909, mais da metade dos processos. Fora os 2.152 "fichas-sujas" ainda não julgados, outros 430 candidatos também questionados, mas por outros motivos, também disputam sob risco de depois serem barrados. Conforme o TSE, os ministros do tribunal ainda poderão julgar registros de candidatura até este sábado (6), véspera da votação.
As regras
Será a primeira eleição com a vigência da Lei da Ficha Limpa. Pela norma, fica proibido de disputar cargo público quem tenha sido condenado em decisão colegiada da Justiça, mesmo que o processo não tenha transitado em julgado (sem possibilidade de recursos).

Tanto os candidatos liberados pelos TREs, mas que tiveram o registro questionado no TSE, quanto os barrados pelos tribunais regionais, e que recorreram da decisão, concorrerão "sub judice".

No caso de um candidato que esteja com a situação indeferida no dia da eleição, os votos não são inicialmente computados. Caso posteriormente obtenha decisão favorável do TSE, os votos passam a ser contados e podem alterar o resultado da disputa eleitoral. Caso o registro não seja julgado até a diplomação, que ocorre em dezembro, o segundo colocado pode assumir o cargo até que o registro seja julgado.

Um candidato deferido no dia da votação, mas cujo registro venha a ser cassado pelo TSE depois, pode ter os votos anulados posteriormente.

Caso pendente
Um dos casos pendentes se refere a uma questão polêmica na corte: quando um vice-prefeito tem o mandato cassado em razão da cassação do prefeito, o vice deve sofrer a inelegibilidade imposta ao titular? A situação ocorreu com Valkir Nunes de Oliveira, que disputa a Prefeitura de Francisco Ayres, no Piauí.

Oliveira foi candidato a vice em 2004, mas, depois de eleito, foi cassado junto com o prefeito por  corrupção eleitoral. Neste ano, concorre novamente, mas a prefeito. Ao analisar o caso neste ano, o TRE do Piauí autorizou o registro.
No julgamento do recurso, o relator, ministro Arnaldo Versiani, concordou com o TRE, mas o ministro Dias Toffoli discordou. A ministra Nancy Andrighi, então, pediu vista (mais tempo para analisar o processo), e a análise do caso não chegou a ser concluída. Valkir Oliveira disputa, mas se tiver o registro cassado, não poderá ser prefeito.

Fonte: G1

POLÍCIA: Prefeito de cidade no RN é vítima de atentado; motorista é baleado


O prefeito  Ivan de Sousa Padilha, da cidade de Pendências, situado a 203 km de distância de Natal, foi vítima de uma tentativa de homicídio por volta de 1h40 da madrugada deste sábado (06), na comunidade rural de Amargoso. Segundo familiares, o carro do gestor dirigido por um homem conhecido comom "Manoel Vaqueiro” foi interceptado por quatro homens encapuzados, em um carro tipo Fiat Siena de cor branca, e atiraram e em direção ao carro. Na ocasião, o prefeito saiu ileso, mas o motorista foi atingido por quatro disparos e foi socorrido pra o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
 
Segundo o coronel Francisco Canindé Araújo, comandante Geral da Policia Militar no RN, informações dão conta que a emboscada teria acontecido no instante em que o prefeito saía de sua residência. "Os familiares dizem que Ivan conseguiu escapar depois de correr para sua residência", comentou.
 
Ivan de Sousa Padilha prestou depoimento na delegacia de polícia de Pendências. Já o seu motorista, não corre risco de morte. DIligências foram realizadas pela área, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado.
 
Fonte: DN Online

AMÉRICA FICA NO EMPATE NO NAZARENÃO

  3             X             3
Em um jogo com seis gols, o América saiu na frente mas levou a virada e no fim conseguiu o empate em 3 a 3 com o CRB-AL na noite desta sexta-feira, no Nazarenão pela 28ª rodada da Série B. Os gols do time potiguar foram marcados por Isac duas vezes e Lúcio, enquanto Denílson marcou os três do CRB-AL.

Com este resultado o alvirrubro está na 10ª colocação com 41 pontos, praticamente dando adeus a briga pela G-4 com 11 pontos atrás do quarto colocado São Caetano-SP.

Na próxima rodada o América enfrenta o Ceará no estádio presidente Vargas no sábado, 13, às 16h.

O JOGO

A partida começou equilibrada, mas sem chances de perigo. Na primeira chance o América abriu o placar aos 23 minutos com Isac de cabeça completando o cruzamento. O gol deixou o jogo mais vibrante e o alvirrubro quase ampliou novamente com Isac. O CRB-AL mostrava desorganização e não levou perigo.

No segundo tempo o CRB foi mais eficiente e logo empatou a partida aos 11 minutos com Denílson de cabeça. Na segunda chance, Denílson virou a partida aos 18 minutos novamente de cabeça. Cinco minutos depois, mostrando oportunismo Denílson marcou o terceiro.

Após a virada, o América novamente acordou na partida e Isac descontou aos 28 minutos após receber passe de Lúcio. O alvirrubro partiu para a pressão e aos 37 minutos Isac foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Lúcio foi para a cobrança e bateu forte no meio sem chance para o goleiro, empatando o jogo.

Nos minutos, o jogo ficou eletrizante e aos 41 minutos quase Lúcio fez o gol da virada alvirrubra, mas o jogo acabou em 3 a 3.

Ficha Técnica

América: Thiago Schimidt, Thiaguinho (Alan Bahia) (Tiago Galhardo), Zé Antonio, Rodrigão e Phillip; Márcio Passos, Fabinho, Ewerton (Pingo) e Netinho; Isac e Lúcio.

CRB: Anderson; Ednei, Filipe, Rogélio e Gleidson; Marcinho Guerreiro, Jucemar Gaúcho (Ângelo), Geovani (Gilberto) e Ronaldo (Luciano) ; Denilson e Ricardinho

Fonte: DN Online

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Elizete Barros: 06 de Outubro
Eulália Raquel: 05 de Outubro
Francisco Ferreira: 05 de Outubro
Camargo Bezerra: 04 de outubro
Aurilane Justino: 02 de Outubro
Tallys Ricardo: 02 de outubro
Parabéns para os aniversariantes da Semana.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023