quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TECNOLOGIA


Pentágono lança avião mais rápido do mundo, mas perde contato

DA EFE, EM WASHINGTON
O Pentágono lançou nesta quinta-feira ao espaço em um voo experimental um protótipo do Falcon HTV-2, o avião mais rápido já construído, mas perdeu contato com a aeronave poucos minutos depois de começar a sobrevoar o oceano Pacífico.
A Darpa (Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos) retransmitiu nesta quinta-feira pelo Twitter o segundo e último teste do Falcon HTV-2, que transcorreu como estava previsto até que se perdeu contato com o avião na fase de voo.
A aeronave, que pode alcançar velocidades 20 vezes maiores à do som, foi submetida a outro teste em abril do ano passado, mas a missão teve de ser abortada nove minutos depois da decolagem, ao se detectar uma anomalia técnica durante o lançamento.
Após esta tentativa frustrada, os engenheiros modificaram o desenho e os padrões de voo do HTV-2. O Pentágono voltou a lançá-lo nesta quinta-feira ao espaço, com a aeronave impulsionada por um foguete da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.
O Falcon HTV-2 também foi testado em simulações informáticas e túneis de vento, mas só os testes reais podem garantir que ele suporte as altas velocidades e temperaturas para as quais está programado.
O avião foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono para criar uma aeronave que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora e suportar temperaturas de quase 2.000 0C.
A Darpa afirmou que a aeronave tem capacidade para concluir o voo de maneira autônoma, embora se tenha perdido o contato com ela. Os dois testes do Falcon HTV-2 têm custo total de US$ 308 milhões, segundo dados da agência.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/958213-pentagono-lanca-aviao-mais-rapido-do-mundo-mas-perde-contato.shtml 

COPA DO MUNDO 2014


Governo está cumprindo cronograma para a Copa de 2014, ressalta Dilma

Presidenta também disse que o governo vem trabalhando para ampliar os aeroportos mais congestionados do país de olho não só na Copa,

Por Luciana Lima, Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff negou hoje (11) que haja atraso nas obras destinadas à Copa do Mundo de 2014. Em entrevista coletiva a rádios de Fortaleza, Dilma disse que o governo está cumprindo o cronograma de obras nos estádios e aeroportos e que tem certeza que o Brasil fará "a melhor Copa do Mundo".

“Nós, junto com os governadores e prefeitos das cidades, estamos tomando todas as providências. Nos estádios, temos um esforço imenso, como o caso aqui de Fortaleza, que já em processo de construção. Mas eles têm que ficar prontos até dezembro de 2013, para se ter uma questão tranquila e confortável. Temos outros que estão um pouquinho mais demorados, mas segundo a última avaliação e monitoramento, todos ficarão prontos”, disse Dilma.

A presidenta também disse que o governo vem trabalhando para ampliar os aeroportos mais congestionados do país de olho não só na Copa, mas também no próximo período de férias escolares, para o qual se espera um aumento muito grande de viagens.

“Vamos também fazer um processo de concessão, em que a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] vai ficar com 49% e a iniciativa privada com o restante”, disse a presidenta que explicou o acordo feito com os governadores e prefeitos das cidades que receberão os jogos.

O Planalto entrou em acordo com os representantes estaduais e municipais para que entrem no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo somente as obras que forem licitadas até o final desse ano. “O que não for licitado, ficará na prioridade, mas terá que ficar pronto a dezembro de 2013”. Esse acordo foi fechado em junho.

De acordo com Dilma, a Telebras já está realizando investimentos para melhorar o serviço de banda larga nas cidade que sediarão os jogos. “Temos que ter uma estrutura de transmissão de banda larga para dar acesso às televisões do mundo que vêm cobrir o evento. Todas as empresas de telefonia que desejarem vão participar do processo. Queremos ter em torno dessas cidades uma estrutura muito importante de transmissão de imagem, de dados, de voz”, destacou a presidenta.

CONCURSO


Concursados da saúde podem ser convocados para reabertura de UTIs

Saída para problema crônica da saúde estadual foi apontada nesta quinta-feira (11) em reunião entre secretários do executivo e procurador do TCE.

Por Rayane Guedes, com informações do MPJTCE


A falta de leitos nos hospitais públicos do estado, em especial, o Walfredo Gurgel, foi tema de uma reunião, nesta quinta-feira (11), entre o procurador do Ministério Público Junto ao TCE (MPJTCE), Luciano Ramos, e os secretários de Saúde e Administração do Estado. Entre as soluções emergenciais apontadas, está a convocação de enfermeiros e técnicos em enfermagem aprovados no concurso de 2010.

De acordo com o relatório divulgado pelo MPJTCE, com a contratação de 188 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, 38 novos leitos de UTI serão ativados em hospitais de todo o estado.

As nomeações foram suspensas devido o governo do estado ter ultrapassado o limite legal da lei de responsabilidade fiscal. Segundo o secretário de Administração, Anselmo Carvalho, em um ano a folha de pagamento da saúde dobrou de valor devido à implantação do plano de cargos e salários. Além disso, a Secretaria de Saúde afirmou que gasta hoje 50 milhões de reais por ano só com contratos temporários.

Durante a reunião foi definido que a Secretaria de Administração do Estado deverá encaminhar ainda essa semana uma consulta ao TCE sobre o caso em questão. A partir daí, será possível formular um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, determinando prazos, e quantitativos de nomeações na área da saúde.

O diretor do Hospital Walfredo Gurgel, Mozart Dias de Almeida, participou da reunião destacando que a unidade funciona acima da capacidade ideal. “Atendemos pelo menos 50% a mais de pacientes”, disse.

O Walfredo Gurgel, Hospital de urgência e emergência, funciona com 35 leitos de UTI, entre geral, cardiológica e pediátrica. Atualmente 22 pacientes aguardam vaga em unidades de terapia intensiva. “Isso é uma constância em nosso hospital, e ficamos felizes com o interesse do procurador do MPJTCE, Luciano Ramos, que visitou nossas instalações e pode promover rapidamente essa reunião para solucionarmos o problema”, ressaltou.

Para o procurador Luciano Ramos, “o Walfredo Gurgel é apenas a ponta do iceberg. O TCE pode colaborar de forma emergencial analisando uma forma legal e viável de nomear os servidores da saúde, mas também pode verificar a economicidade do sistema de gastos na saúde pública do estado”.
http://www.nominuto.com/noticias/cidades/concursados-da-saude-podem-ser-convocados-para-reabertura-de-utis/74995/

SITIO NOVO

Pagamento da Prefeitura de Sítio Novo já está creditado na conta dos funcionários, mas o PASEP não foi creditado na conta. Segundo o Secretário de Finanças da prefeitura, o Banco do Brasil  não repassou o recurso  do PASEP para a prefeitura. 

Chuvas no primeiro trimestre de 2023