quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Serra da Tapuia: Equipe da Caern fará vistoria na Adutora nesta quinta-feira (12).


O Presidente da Câmara de Vereadores de Sitio Novo/RN, Adegilson Gonçalo, consciente do problema da população do Distrito da Serra da Tapuia com a falta de água ocasionada pela adutora que leva água a localidade; esteve reunido na tarde desta quarta feira (11), com o Presidente Diretor da CAERN, o SrMarcelo Toscano, afim de saber o andamento da concessão do gerenciamento da Adutora da Serra da Tapuia a CAERN (Órgão responsável pelo abastecimento de água no Estado).


O Vereador Gi saiu muito satisfeito da referida reunião, com a noticia que ali recebeu, o presidente da CAERN, Marcelo Toscano afirmou ao Vereador Gi, que uma comitiva da CAERN estará nesta Quinta-Feira (12) na serra da Tapuia, para averiguar a situação da adutora, para saber se há condições da CAERN assumir a concessão da adutora.



Regularizado a situação da concessão da adutora, é questão tempo para a água voltar regularmente aos lares da população do Distrito da Serra da Tapuia, um local maravilhoso, porém havia o empecilho da falta de água que perturba a população local, que mensalmente destinam parte de seu dinheiro na compra de água para consumo e higienização.




Do Blog Sitio Novo em Foco

Clima: Atlântico contra o Nordeste


As variações de temperatura dos oceanos são um dos principais determinantes e reguladores do clima numa região. No Brasil, a temperatura do oceano Atlântico Sul tem forte influência no clima. Dependendo de como está a temperatura das águas que banham a costa do Sul e do Sudeste, as frentes frias conseguem ter maior ou maior deslocamento alcançando o Espírito Santo ou sendo bloqueadas entre o Paraná e São Paulo, por exemplo.
No caso do Nordeste, o clima é dependente da temperatura do Atlântico Sul, que banha a costa leste da Região, entre o leste do Rio Grande do Norte e sul da Bahia, mas também de como se comporta a temperatura do Atlântico Norte, que banha a região entre o litoral norte do Rio Grande do Norte e o Maranhão.
Um dos principais sistemas meteorológicos de atuação global que traz chuva para o Nordeste é a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – região de grande concentração de nuvens de chuva convectiva que se organiza na faixa equatorial, na convergência dos ventos Alísios.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023