quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RIO GRANDE DO NORTE: Boletos do IPVA começam a ser entregues em fevereiro

A entrega dos boletos bancários para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Norte devem começar no dia 11 de fevereiro, segundo a Secretaria de Tributação do Estado. Os primeiros a receberem os boletos são os proprietários de veículos com placas que terminam com o número 1. Eles são os primeiros a pagar o licenciamento, no dia 21 de fevereiro.
Segundo o subdiretor interino da Subcoordenadoria de Controle de IPVA do Estado, Gilmar Marques, os boletos vão chegar às residências dos proprietários dos automóveis cerca de 10 dias antes do vencimento do licenciamento, que deve ser pago um mês antes do vencimento da primeira parcela do IPVA.

De acordo com os dados da Secretaria de Tributação, o Imposto terá uma redução de 10,5% em 2013 em comparação com este ano no RN. Apesar da queda, a arrecadação deve crescer 11,5%. O o titular da SET, José Airton da Silva, disse que a redução no IPVA se deu pela depreciação dos veículos automotivos.

O valor pode ser pago em cota única, a ser paga até o dia do vencimento com o benefício da redução de 5% da taxa. O imposto também pode ser pago em três cotas (parcelas), mas desta forma não há descontos.

Fonte: G1/RN

COMUNICAÇÃO: Anatel autoriza TIM a voltar comercializar plano promocional

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou hoje (17) a comercialização da promoção Infinity Day, da operadora de telefonia TIM. A proibição foi estabelecida em novembro, segundo a agência, porque a promoção poderia causar instabilidade na rede de serviço móvel pessoal e prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários da TIM.

O despacho da Anatel, publicado no Diário Oficial da União de hoje, revoga a proibição, mas estabelece que a Anatel poderá suspender novamente a comercialização da promoção caso as metas previstas para o próximo período avaliativo do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal não se mostrem suficientes e compatíveis com a vigência da promoção Infinity Day.

A promoção permite fazer chamadas locais ilimitadas pagando R$ 0,50 por dia. O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, argumenta na decisão que a rede da operadora TIM ainda precisa de melhorias, mas que isso não representa um risco na prestação regular do serviço celular que justificaria a atuação da agência nos aspectos relacionados ao tráfego e capacidade da rede.

Agência Brasil Via TN Online

PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO NORDESTE NESTA SEXTA(18/01)

NORDESTE
Pancadas de chuva atingem a maior parte da região Nordeste na sexta. Na Bahia, a precipitação ocorre de forma mais significativa. Com o aumento da nebulosidade em toda a região, as temperaturas têm uma ligeira queda, mas o calor segue predominando. Apesar de fraca e isolada, a chuva que atinge o sertão ajuda a elevar um pouco os índices de umidade do ar.

Fonte: Canal Rural

NATAL: Dois ônibus são assaltados na grande Natal

Por volta das 20h da noite dessa última Quarta Feira (16/01), um busão que fazia a linha 08 foi assaltado no Km 06 quando estava fazendo o seu itinerário sentido terminal, onde o mesmo foi surpreendido por Três elementos ainda não identificados, mas armados com arma e faca assaltou o busão fazendo o arrastão. 
Quando se pensa que acabou, infelizmente outro assalto foi registrado. Por volta das 22h um outro busão da mesma empresa também foi assaltado sendo assim a segunda vitima da noite. Dessa vez foi um busão da linha 01, o assalto aconteceu próximo ao cartório do Igapó onde o ladrão embarcou no ônibus anunciando o assalto.

Em ambos os casos, a policia foi acionada fazendo buscas dos autores, mas até o momento não se sabe se os meliantes foram detidos.  

Fonte: busãodenatal

SÍTIO NOVO/RN: APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL INFANTIL " A BELA E A FERA"

Ontem à noite (16/01), logo após a missa, foi apresentado o espetáculo teatral infantil "A Bela e a Fera" dezenas de crianças e adultos prestigiaram a peça, que também é uma das novidades para os sitionovenses compartilharem nesta festa do santo padroeiro São Sebastião. 

Fonte: Blog RN Informa
 

REGIÃO TRAIRI: AUTO DE SÃO SEBASTIÃO TEM APRESENTAÇÕES EM TRÊS CIDADES: SÍTIO NOVO, SÃO BENTO DO TRAIRI E JAPI

Três cidades da região do Trairi: Sítio Novo, São Bento do Trairi e Japi que tem como padroeiro São Sebastião irão receber nesse período de festejos, uma peça que conta a história do santo. O espetáculo Auto de São Sebastião estreou na última sexta-feira em Sítio Novo, tem a direção de Edmilson Rocha, o mesmo diretor do Auto de Santa Rita de Cássia de 2012. A peça tem agradado a todos os públicos.
As apresentações são uma parceria da Casa de Cultura de Santa Cruz, Palácio do Inharé, da prefeitura de Sítio Novo e dos artistas santa-cruzenses que contracenaram no auto de Santa Rita.

O elenco participou de uma preparação com oficinas de teatro durante três dias e dentro de trinta dias aconteceram os ensaios.

“A importância do espetáculo é que a partir dele a população começa a conhecer a história do seu padroeiro. A gente vê que muita gente não conhece, isso para cultura não é legal, porque trata-se da um identidade de um povo que precisa conhecer suas raízes, então as pessoas e o elenco adquiriram esses conhecimentos a partir desse estímulo”, afirmou o diretor, Edmilson Rocha.

Na programação de apresentações nessa terça-feira, dia 15 aconteceu em São Bento do Trairi, dia 17 será em Japi e dia 20, a peça será reapresentada em Sítio Novo. 

Via Radio Web Serra da Tapuia

SÍTIO NOVO/RN: FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2013

O empresário musical Francinilson Show é quem realizará a Festa de São Sebastião de Sítio Novo, tradicionalmente realizada pela Prefeitura Municipal da cidade com o caráter filantrópico de arrecadação de alimentos para famílias de baixar renda.
Em contato com o Blog, Francinilson explicou que efetuou a compra da festa diretamente com a Paróquia de São Sebastião, que tem como pároco o Padre João Batista. Segundo o mesmo, a Festa Social não tem nenhuma ligação com a Prefeitura de Sítio Novo, quando o mesmo é responsável pela Festa.
Ainda de acordo com Francinilson, o valor da senha é de R$ 15,00, e as atrações são Boca a Boca, Mulekeiros e Arrapazziada. A Festa será realizada no dia 19 de janeiro.

Com informações do Blog do Wallace

SÍTIO NOVO/RN: Mesmo com iniciativa privada assumindo a Festa, Prefeitura de Sítio Novo é omissa quanto a tradição

Mesmo com toda a iniciativa do empresário responsável pela Festa Social, que irá animar a população sitionovense e da região, a gestão de Nenem Xavier mostra sua omissão diante de uma tradição recente e de sucesso.
A Festa Social de São Sebastião de Sítio Novo ficou conhecida regionalmente pela qualidade das atrações e pelo caráter filantrópico de doação de alimentos, chegando a arrecadar dezenas de toneladas de alimentos para famílias carentes do município. A inovação foi feita na gestão anterior, resgatando a Festa e tornando a mesma uma referência.


Fonte: Blog do Wallace

BRASIL: PROUNI 358.939 INSCRITOS ATÉ ÀS 19:00 HORAS DESTA QUINTA (17).

Brasília – O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) registrou 358.939 inscritos até as 19 horas de hoje (17), segundo dados divulgados no site do MEC. As inscrições começaram na madrugada desta quinta-feira e vão até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo horário de Brasília (DF). Neste primeiro semestre, a oferta é  162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. No total, são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por  Minas Gerais (17 mil bolsas) e o Paraná (12 mil).
Os candidatos podem se inscrever no ProUni exclusivamente pela internet. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. No ano passado, a exigência mínima era 400 pontos.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Com informações  da Agência Brasil

SÍTIO NOVO/RN: EX-PREFEITA WANIRA DE HOLANDA ENTREGA A DOCUMENTAÇÃO DA PREFEITURA.

Cumprindo o seu dever de gestora municipal, cargo que ocupou até 31 de dezembro de 2012, a ex-prefeita Wanira Brasil entregou toda a documentação do ano 2012 à nova gestão municipal de Sítio Novo.
A entrega foi realizada hoje (16) à tarde pela sua assessoria, que protocolou toda a entrega de documentos e aguarda agora o envio de informações da Gestão Nenem Xavier para concluir os últimos relatórios.
O prazo exigido para entrega das documentações aos tribunais é até 31 de janeiro, mas a ex-prefeita Wanira fará isto já na próxima semana.
Os auxiliares Rafaela e Paulo Victor, respectivamente filha e genro do prefeito Nenem, que ocupam espaços na gestão municipal, foram responsáveis pelo recebimento dos documentos.
 
Fonte: Blog do Wallace

RIO GRANDE DO NORTE: Caern inicia recuperação de reservatórios no Estado, Sítio Novo e Lajes Pintadas serão beneficiadas

Recuperação dos reservatórios de água em diversas cidades do Estado foram iniciadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As primeiras cidades a serem beneficiadas são Mossoró, Sítio Novo e Lajes Pintadas. Serão investidos R$ 1,4 milhões nas obras de recuperação em andamento e na licitação que será realizada no final de janeiro.
A empresa PS Construções é a responsável pelas obras do reservatório de Mossoró que possui capacidade para 500 mil litros e fica no bairro Abolição IV. Esta empresa também é responsável pela recuperação do reservatório de abastecimento de água das Rocas, Santos Reis, Petrópolis e Praias de Natal que ocorrerá em breve.
A empresa Nortec é responsável pela recuperação dos reservatórios de Ielmo Marinho, Pedra Grande, Parazinho, João Câmara, Jardim de Angicos, Caiçara/São Bento do Norte, Sítio Novo e Lajes Pintadas.
A Caern vai realizar licitação dia 22 de janeiro para recuperar outros dez reservatórios. A vencedora da licitação terá prazo de 180 dias para concluir o trabalho, a contar da data do recebimento da ordem de serviço, expedita pela Caern. Esta licitação será no valor de R$ 746 mil, com recursos próprios. Entre os reservatórios previstos nesta licitação está o de Cidade Satélite, em Natal, que tem capacidade para receber 3,3 milhões de litros de água e abastece também bairro Planalto.
Além de recuperar o reservatório de Cidade Satélite, a Caern vai investir também nas unidades de Serrinha dos Pintos, que armazena 200 mil litros de água, Pau dos Ferros (700 mil), Rafael Godeiro (100 mil), Tibau (300 mil), Upanema (150 mil), Baraúna (300mil). Também vão ser recuperados os reservatórios de Pedro Avelino (300 mil) e dois no Assú, Mendubim I e II, com capacidade para armazenar 30 mil litros de água cada um deles.
 
Via Um olhar sobre a Serra da Tapuia

JUSTIÇA: PIRÂMIDE: COM PROMESSAS DE LUCRO FÁCIL, JUSTIÇA APERTA O CERCO CONTRA A TELEXFREE

Conforme já divulgado no Florestanet no último dia 12 de janeiro, o PROCON do estado do ACRE havia ofertado denúncia sobre o funcionamento do TELEXFREE naquele estado. Com base nas informações prestadas, o Ministério Público do Estado do ACRE, por sua promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Garcia Marques, decidiu abrir investigação sobre o caso. A representação também deve ser enviada ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC da Secretaria Nacional do Consumidor - SENACON, Ministério da Fazenda e Polícia Federal.

A promotora considerou que a Lei Federal n.º 1.521/51, ao tratar das infrações penais contra a economia popular, estabelece, em seu art. 2º, inciso IX, que: Art. 2º. São crimes desta natureza:
IX - obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes), além disso, a promtora Alessandra Garcia Marques justificou no  INQUÉRITO CIVIL N.º 01/2013, Nº DO MP: 06.2013.00000003-9, que é sabido que as pirâmides financeiras consistem em uma manobra não sustentável que paga valores a pessoas pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema, fazendo uso, em alguns casos, de oferta secundária e irrelevante de produto ou serviço para falsear a atividade de captação de recursos financeiros.


A representante da Justiça de Defesa do Consumidor, ainda relata que a empresa TELEXFREE encontra-se atuando fortemente no mercado consumidor de modo a atrair consumidores/investidores que, por meio de investimento financeiro, sob a promessa de lucro fácil e garantido, mediante contrato, deverão, em seguida, postar anúncios da empresa na rede mundial de computadores, formando equipes para tanto, em troca de bonificação.

Ela relata que que os anúncios a serem feitos pelo consumidor/investidor dizem respeito ao VOIP, um produto destinado à transmissão de voz, que faz uso de tecnologia IP, ou um serviço telefônico independente do VOIP. Analisando as informações contidas no sítio da TELEXFREE na internet, o Ministério Público do ACRE, observa que inexiste qualquer ênfase no serviço VOIP, posto que a atividade realmente predominante consiste na captação de recursos financeiros por meio de evidente formação de pirâmide, o que descaracteriza o marketing multinível.

Como anunciado pela empresa a ser investigada, há plena ênfase à formação de pirâmide, em detrimento do relevo do produto a ser anunciado pelos consumidores/investidores/divulgadores, o que, por si só, já constitui risco enorme de lesão aos interesses econômicos dos investidores.
Um trecho do inquérito diz o seguinte: “CONSIDERANDO que não há relação entre o que se ganha e o que se produz, e que fica evidente que a pirâmide, a qual hoje pode dar lucros a alguns, poderá desmoronar na medida em que os investidores pequenos deixem de investir”.
 
Saiba mais

Via Notícias da Serra

SANTA CRUZ/RN: CAMINHÃO BAÚ CAI EM GALERIA NO CENTRO

O transito na cidade de Santa Cruz realmente não e facil , ontem um caminhão Baú caiu em uma 
 galeria do centro da cidade, as galerias  continua sendo motivo de preocupação para os comerciantes e motoristas, já que as mesmas ficam em uma avenida e outra na rua da feira , sendo muito estreita a rotação de retorno fazendo com que o risco de acidentes aconteça, quando os veiculo de porte maior vão fazer uma curva ou o retorno, muitos acabam caindo na mesma armadilha, por não ter estrutura nem placas de sinalização indicando que ali não tem segurança. 

Fonte: Blog Lente do Trairi

FUTEBOL: Resultados da 2ª rodada do campeonato Potiguar 2013

A segunda rodada do Estadual teve os seguintes resultados:

Potiguar 1 x 2 Santa Cruz
Corintians 0 x 1 Baraúnas
ASSU 2  x 0 Alecrim
Palmeira 0 x 0 Potyguar

Liderança do Baraúnas com 6 pontos; Palmeira tem 4; ASSU, Santa Cruz, Potiguar  e Alecrim vem em seguida com 3 pontos cada; Potyguar é o sétimo com 1 ponto e o Corintians, o lanterna. Ainda não pontuou.
 
Via O Cumunicador do Povo

CONCURSO: Cadastramento para aprovados na UFRN começa nesta sexta (18)

Os alunos aprovados no Vestibular 2013 e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) poderão fazer seu cadastramento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. No ato do cadastramento, os alunos também farão matrícula nas disciplinas curriculares de seus cursos.

Para os estudantes que fizeram as provas do processo seletivo em Natal ou Macaíba, o cadastramento e a matrícula serão efetuados no Ginásio de Esporte do Campus Universitário, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram fazer as provas em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula devem ser feitos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos respectivos municípios.

O pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, explicou que no ato do cadastramento também será feita a matrícula dos aprovados. “O sistema vai matricular o candidato em todas as disciplinas do semestre no seu curso automaticamente e depois o aluno poderá escolher quais disciplinas irá cursar, como os estudantes veteranos”, disse.

Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

De acordo com o Calendário Universitário 2013, o início das aulas do primeiro semestre da UFRN será no dia 4 de fevereiro. “Para o segundo semestre, as vagas serão preenchidas em junho, com a segunda edição do SiSU”, explicou Adelardo Dantas de Medeiros.

As informações detalhadas sobre os dias de cadastramento de cada curso podem ser obtidas nos editais dos processos seletivos. O edital do Vestibular 2013 está disponível na página do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE): www.comperve.ufrn.br, na seção “editais e manuais”. O certame do SiSU está, em “editais abertos”, no site da PROGRAD: www.prograd.ufrn.br.

Fonte: DN Online

LOTERIA: RESULTADO DA LOTOFÁCIL CONCURSO 856

Ontem, quarta-feira (16/01), A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil Concurso 856 na cidade de Ariquemes/RO.
Confira as dezenas sorteadas:
02-03-07-08-09-11-12-13-15-16-19-20-22-23-25

Faixa de premiação Nº de Ganhadores Valor de prêmio(R$) 
15 acertos 5 276.059,48 
14 acertos 726 835,70 
13 acertos 23.511 12,50 
12 acertos 267.485 5,00 
11 acertos 1.363.911 2,50 


UF Nº de Ganhadores
ES 1
SERRA 1
MG 1
CONSELHEIRO LAFAIETE 1
RJ 1
SÃO GONÇALO 1
SP 2
BAURU 1
MAUÁ 1

Fonte: Caixa Econômica Federal

Chuvas no primeiro trimestre de 2023