quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RN: Itep recebe equipamento para detectar falsificação de documentos


 
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) passa a viver uma nova realidade com o funcionamento do VSC6000/HS, um comparador espectral com sistema de imagem digital que proporciona aos peritos facilidades para a detecção de irregularidades em documentos alterados e falsificados. O equipamento custou cerca de R$ 700 mil e foi adquirido em convênio com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).

Até hoje, as perícias em documentos eram feitas com lupas, o que impossibilitava a impressão das irregularidades constatadas pelos peritos, e demoravam para a conclusão, mas o empenho do Governo do Estado, por meio do diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, conseguiu mais essa conquista ao órgão de medicina legal do Rio Grande do Norte.

Os peritos passam por treinamento desde esta quarta-feira (15), para que comecem a utilizar a máquina. Dentro de um prazo de trinta dias, um técnico inglês virá ao Rio Grande do Norte para aprimorar o conhecimento dos servidores estaduais.

Para o diretor Nazareno de Deus Costa, o VSC6000/HS soma-se a diversos outros equipamentos que chegaram ao Itep desde o ano passado, como comparadores balísticos, câmara frigorífica, computadores, impressoras e viaturas.

 “Os investimentos têm chegado. Esse novo equipamento deixa-nos equiparados à Polícia Federal, neste tipo de perícia. É um equipamento de última geração, usado nos órgãos de medicina legal mais modernos do mundo. O Itep nunca viveu um momento de tantas conquistas, graças ao apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha. A sociedade potiguar está vendo isso. Temos, com frequência, mostrado por meio da imprensa, o que temos feito. Além desses equipamentos, já reformamos laboratórios, o necrotério da sede, conseguimos segurança para nossos prédios, contratamos empresa de limpeza, estamos com os projetos concluídos para o laboratório de DNA, além de estarmos bem adiantados nos processos para melhorias nas Coordenadorias de Mossoró e Caicó, além de uma em Pau dos Ferros, que desejamos colocar em funcionamento”, enumera Nazareno de Deus.

Fonte: Nominuto.com
 

POLÍCIA: Polícia recupera armas roubadas de major da PM

Delegado Frank Albuquerque, titular do 4º Distrito Policial
Os policiais civis do 4º Distrito Policial, localizado em Mãe Luiza, conseguiram recuperar as armas roubadas de um major da Polícia Militar, durante assalto registrado há quatro dias, na praia de Areia Preta. O delegado Frank Albuquerque, titular daquela DP, informou que os suspeitos do roubo já foram identificados e estão sendo procurados.
Ele explicou que o major Alessandro Frank Borges Ribeiro é de João Pessoa e trabalha na Corregedoria da Secretaria de Segurança da Paraíba. Ele veio a Natal passear com a esposa e foi até a praia de Areia Preta, no último domingo (11), quando acabou tendo duas armas roubadas, sendo uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38.
“O major foi se banhar na água e deixou as armas em uma bolsa na areia, onde a esposa ficou olhando. Enquanto ele estava no mar, a mulher foi aborda por um homem que estava armado com um objeto que ela não soube identificar. O acusado puxou a bolsa e saiu correndo, chegando a derrubar a vítima”, conta o delegado Frank Albuquerque.
Depois disso, o major procurou a Polícia Civil e relatou o caso. “A partir daí, instauramos um inquérito e conseguimos chegar até o acusado, que foi identificado como Sheltom Nascimento Miranda, de 25 anos”, revela o titular do 4º Distrito Policial.
Os policiais civis foram até a casa do suspeito e conseguiram recuperar a pistola ponto 40, o revólver calibre 38 e os três carregadores com 45 munições. O jovem apontado como autor do roubo, no entanto, ainda não foi localizado. O delegado Frank informou que ele é morador de Mãe Luiza e já esteve preso pelo crime de furto.

Fonte: Portal BO Via Blog do Edmilson Souza
 

TANGARÁ/RN: Juiz cassa mandato do Prefeito Jorginho

Publicado hoje (16) no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral a sentença final do processo de Pedido de Registro de Candidatura com Impugnação dos candidatos JORGE EDUARDO DE CARVALHO BEZERRA e EROCIANO FELICIANO DA SILVA.
O processo agora transita em julgado, não cabendo mais recursos.
“Mediante decisão de fls. 124/134, foi julgada procedente a impugnação ofertada tendo sido indeferido o registro da chapa majoritária pela Coligação “Avança Tangará”. Interposto recurso desta decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, reformando a decisão de 1º grau, deferiu o pedido de registro da chapa majoritária “Avança Tangará” (fls. 149). Contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral houve a interposição de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral tendo sido determinado, por essa Corte, o retorno dos autos ao Juízo Eleitoral, a fim de que o pré-candidato, em cartório, redigisse declaração de próprio punho (fls. 211/215). O acórdão do TSE transitou em julgado em 16/04/2012 (fls. 394), com recebimento dos autos no cartório eleitoral desta zona em 25/06/2012 (fls. 398). Cumprido determinação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral foi designada audiência para o dia 11/07/2012, tendo comparecido o impugnado Erociano Feliciano da Silva, consoante termo de fls. 404. O Ministério Público Eleitoral apresentou manifestação às fls. 408/410, opinando pela nulidade dos diplomas expedidos em favor dos candidatos, em decorrência da inelegibilidade do Sr. Erociano Feliciano da Silva”, aponta o relatório da publicação.
Dessa forma, está confirmada a cassação do mandato de Jorginho Bezerra.
Via Serra da Tapuia Alerta 

CONCURSO: Prazo para inscrição no concurso da OAB termina hoje

As inscrições para o VIII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encerram-se às 13h59 desta quinta-feira (16). A taxa de inscrição é de R$ 200 e pode ser feita no site da OAB ( www.oab.org.br ) ou no site da FGV Concursos ( http://oab.fgv.br/ ), responsável pelas provas. As incrições podem ser pagas até esta sexta (17), consolidando a homologação de sua inscrição com a efetivação do pagamento.

Quando o candidato for realizar sua inscrição deverá optar pela cidade a qual fará sua prova, assim como a área jurídica da prova. As opções são: direito administrativo, civil,constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário. A primeira fase, de provas objetivas,s erá realizado no dia 9 de setembro. O edital informa que o local de prova dos candidatos será publicado no dia 3 de setembro.

Ao total, a primeira fase conta com 80 questões das quais são encessárias 40 corretas para passar para a segunda fase do concurso. O resultado das provas objetivas será divulgado dez dias após a prova, no dia 19 de setembro. A segunda etapa acontecerá no dia 21 de outubro e o candidato deve redigir uma peça processual com valor máximo de cinco pontos, além de responder quatro questões no formato de situações-problema. Cada questão valerá, no máximo, 1,25 ponto.

O local das provas da segunda fase sai no dia 15 de outubro e o resultado final das provas será divulgado no dia 8 de novembro, data de início dos pedidos de recurso dos candidatos.

Fonte: Tribuna do Norte 

BRASIL: Anatel abre consulta pública nova regra para celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coloca nesta quinta-feira em consulta pública, a partir das 14h, a proposta que altera o regulamento do Serviço Móvel Pessoal, impedindo a operadora de cobrar nova chamada, quando a ligação cair. O usuário terá 120 segundos para refazer a chamada que havia caído e todo esse processo será considerado como uma só ligação.
A nova regra valerá para todos os planos de serviços oferecidos pelas prestadoras móveis e não apenas aos planos básicos e de referências.
De acordo com o aviso de consulta pública, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, o texto completo da proposta estará disponível, a partir das 14h, na biblioteca da Anatel e na página da agência na internet (www.anatel.gov.br).
As contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 23 de agosto, por carta, fax ou correio eletrônico ou até o dia 25 de agosto, pela internet, via formulário eletrônico próprio.
Fonte: Isto é


Chuvas no primeiro trimestre de 2023