quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições de domingo vão empregar meio milhão de urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral disponibilizou para as eleições locais do próximo domingo (7) o contingente de 501.923 de urnas eletrônicas para os 5.568 municípios do país, cujos eleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. A distribuição das máquinas para os locais de votação é de responsabilidade dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas no próximo domingo. Apenas no Distrito Federal, que elege governador e deputados, como os estados; e em Fernando de Noronha (PE), distrito estadual de Pernambuco sem autonomia administrativa, não haverá eleição. Além disso, os brasileiros que vivem no exterior também não participarão do pleito, porque votam apenas para escolher o presidente da República.

Parte dos votos, nesta eleição, será colhida por urnas biométricas. Serão mais de 7,5 milhões de eleitores identificados por meio das impressões digitais no momento da votação. De acordo com o TSE, as urnas biométricas serão usadas em 299 municípios de 24 estados. A intenção da Justiça Eleitoral é que, até as eleições de 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas digitais antes da votação. Testes mostraram que nem todos os eleitores conseguem concluir a identificação biométrica.

Ontem (2), o TSE autorizou o envio de tropas federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) para reforçar a segurança das eleições em municípios do Rio Grande do Norte, de Alagoas e Sergipe. Com isso, subiu para 268, em 10 estados, o número de cidades que receberão auxílio militar para garantir a segurança do pleito.

Também estão recebendo tropas federais municípios dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, da Paraíba e de Tocantins. Na capital fluminense, tropas do Exército já estão em diversos pontos da cidade, apoiando a preparação das eleições. Nas demais cidades, os militares vão trabalhar apenas no dia da eleição.

De acordo com o calendário eleitoral, amanhã é o último dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para realização de comícios e propaganda política mediante reuniões públicas e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8h e as 24 horas. Do mesmo modo, só até amanhã poderá ser realizado debate entres candidatos.

Pelo cronograma das eleições, esta quinta-feira é o último dia para que o juiz eleitoral envie ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação. Os partidos políticos ou coligações terão até amanhã para indicar o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.

Fonte: Nominuto.com

SÍTIO NOVO/RN: CONVITE DA COLIGAÇÃO FORÇA DO POVO PARA O COMÍCIO DE ENCERRAMENTO

A coligação " Força do Povo ", que tem como candidato a prefeito o Major Edilson e o vice Ramiro, realizarão hoje a noite, quarta-feira ( 03 ), o seu último comício.

A hora prevista para início é, às 18:00hs no distrito Serra da Tapuia, município de Sítio Novo, de onde descerão em carreata com destino até o local do evento, que será na sede do município, Sítio Novo. 

O candidato a prefeito Major Edilson e o vice Ramiro, juntamente com os candidatos a vereadores que fazem parte da coligação Força do Povo, convidam toda população sitionovense para participarem  e ouvirem as suas propostas de melhorias para o município.


Fonte: Sítio Novo em Destaque

ELEIÇÕES: TSE aprova envio de força federal para 112 municípios do RN

A cinco dias das Eleições 2012, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (2), o envio de tropas federais para 112 municípios do Rio Grande do Norte. Além do estado, o TSE também autorizou o envio de tropas para quatro cidades de Alagoas e oito de Sergipe, para garantir a ordem pública no dia da eleição no domingo, 7 de outubro.

Após pedir vista do processo na semana passada para requerer informações ao TRE-RN sobre a necessidade do envio de tropas federais para os 112 municípios potiguares, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, acompanhou, na sessão da noite de ontem, o voto da relatora, ministra Laurita Vaz, pelo deferimento do pedido.

“Chegou-me da Presidência do TRE do Rio Grande do Norte a explicitação das condições, alegando-se quadro de insegurança preocupante, flagrante déficit de efetivo policial, para cumprir exatamente as necessidades, e a descrição pormenorizada [da situação]”, disse a ministra Cármen Lúcia ao votar a favor do pedido.

A presidente do TSE comunicou aos ministros que a governadora do Rio Grande do Norte informou ao Tribunal que aprova a remessa de forças federais ao Estado para manter a segurança pública nesses municípios no dia do pleito. Com a decisão, os 112 municípios potiguares receberão forças federais no próximo domingo (07).

O envio de tropas federais tem como finalidade garantir a segurança pública e a normalidade da votação nas eleições. O TSE analisa os pedidos de requisição de força federal com base nas informações encaminhadas pelos TREs sobre a necessidade do auxílio de tropas federais em determinadas localidades para assegurar a ordem pública. Todos os pedidos são submetidos à manifestação prévia do governador do Estado, que deve informar se concorda ou não com o envio das forças federais. Com base nesse conjunto de dados, o Tribunal decide.

Com as autorizações desta quinta-feira, o Plenário do TSE já aprovou o envio de forças federais para 268 municípios, localizados em 10 Estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro).

Fonte: DN Online

NATAL/RN: Ônibus terão tarifa social no feriado e nas eleições

O natalense começa outubro com boas notícias na área de transporte. É que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, anunciou a aplicação da tarifa social nos ônibus e opcionais no feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu nesta quarta-feira, dia 3.

Com a aplicação do benefício, as passagens dos ônibus e opcionais das linhas urbanas terão descontos de 50%, o equivalente a R$ 1,10. A medida também será usada no domingo, dia 7, dia das Eleições.

Fonte: DN Online

SANTA CRUZ/RN: A Consult divulga mais um resultado de Pesquisa Eleitoral

Eis os números
Dra. Fernanda – 50%
Péricles – 31,25%
Dr. Petrônio – 6,67%
Iraquitan – 0,21%
Nenhum – 3,54%
Não sabe dizer – 8,33%
A pesquisa foi registrada no último dia 27 no TRE/RN sob o protocolo de número RN 00175/2012. A margem de erro é de 4%, com confiabilidade de 95%.

Fonte: Blog do Wallace

Chuvas no primeiro trimestre de 2023