terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil

O Rio Grande do Norte se consolidou em outubro como o maior produtor de energia eólica do país, com a produção de 1.580 MW médios neste mês, e com um aumento de 49,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 
Segundo o relatório do CCEE, entre janeiro e outubro de 2016, a geração de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional cresceu 52,7%. As usinas da fonte produziram 3.577 MW médios frente aos 2.343 MW médios gerados ao longo dos dez primeiros meses do ano passado.
A geração total das usinas do Sistema, por sua vez, alcançou 61.517 MW médios entre janeiro e outubro de 2016, montante 0,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 61.258 MW médios.

A fonte hidráulica, que engloba usinas hidrelétricas de pequeno e grande porte, também teve incremento na produção e registrou 45.535 MW médios, volume de energia 7% superior ao registro em 2015 quando as usinas da fonte geraram 42.559 MW médios. Já a geração térmica (12.404 MW médios) teve um desempenho 24,1% inferior ao alcançado no ano passado, quando as usinas da fonte geraram 16.334 MW médios.
Eólica por Estado
Na geração eólica por estado, os dados consolidados da CCEE indicam que o Rio Grande do Norte permanece como maior produtor do país com a produção de 1.580 MW médios em outubro, aumento de 49,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida, aparece o estado do Ceará com 922 MW médios (+23,2%) produzidos, a Bahia com 824 MW médios (+52,9%) e o Rio Grande do Sul, que alcançou 760 MW médios (+33,1%) no mês de outubro.
Nominuto

Município de Sítio Novo fará parte do calendário turístico do RN

O prefeito eleito de Sítio Novo, Edilson Júnior (PSD), se reuniu na manhã desta terça-feira ( 13 ) com Haroldo Azevedo Filho, vice presidente da Emprotur, Empresa Potiguar de Promoção Turística responsável pela promoção e divulgação turística das potencialidades do Estado do Rio Grande do Norte.
Na oportunidade, o jovem Prefeito pôde conhecer as ações da equipe desenvolvidas no Estado e falar um pouco sobre o turismo de Sítio Novo, destacando as cavernas com pinturas rupestres, trilhas e mirantes naturais.
“Em Sítio Novo tem o castelo Zé dos Montes, um dos mais bonitos do Brasil. Conversamos sobre expansão do Turismo no município e a possibilidade do mesmo ser incluído no calendário turístico do RN, tenho certeza que faremos uma excelente parceria a partir de 2017”, ressaltou Haroldo Azevedo.
SECRETARIA DA MULHER
Ainda em agenda na capital do Estado, o prefeito eleito de Sítio Novo, Edilson Júnior (PSD) esteve reunido com a secretária Flávia Lisboa, responsável pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-RN).
Flávia apresentou as ações do Governo direcionadas a mulher e se comprometeu em instalar a Secretaria da Mulher no Município de Sítio Novo em parceria com o prefeito eleito.

“A criação da SPMRN é o reconhecimento das desigualdades entre os sexos e a garantia de compromisso em instituir e fortalecer as políticas públicas voltada para as mulheres potiguares. Parabens Edilson Júnior pela preocupação e atenção a causa”, frisa Flávia Lisboa.
Fonte:  RN em Pauta

Chuvas no primeiro trimestre de 2023