quinta-feira, 21 de novembro de 2013

POLÍTICA: PREFEITO DE LAJES PINTADAS VOLTA AO COMANDO DO MUNICÍPIO

População comemora volta Nivaldo Alves ao comando da prefeitura de Lajes Pintadas em grande carreata.

A política como ela é, já estava marcada a eleição para o dia 1º de dezembro.  O prefeito volta ao poder novamente.

Foto: Diário LajesPintadense

SANTA CRUZ/RN: Grupamento de Trânsito realiza blitz na cidade

O Grupamento de Trânsito da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (21), blitz’s nas ruas de Santa Cruz para coibir algumas irregularidades que vem sendo praticadas frequentemente por condutores de veículos do município. 
De acordo com informações repassadas ao blog, não será mais permitido que pessoas menores de idade conduzam motocicletas sob o argumento de que o veiculo é de baixa cilindrada, como por exemplo as chamadas “cinquentinhas”. Para conduzir esse tipo de veiculo será também cobrado o uso do capacete, bem como a devida autorização para guiar tal veiculo, a CNH.

SERRA DA TAPUIA: A Volta da Água nas Torneiras das Residências do Distrito

Após divulgados a falta d'água no Distrito  em vários dos blogs do municípios  e de outros municípios e nas redes sociais a água encanada volta a chegar nas residências da Rua José Machado de Souza em Serra da Tapuia através da adutora nesta tarde desta quinta-feira 21 de novembro.
Esta foto registrada no último sábado 16 por este blog. Com lema: A População da Serra da Tapuia Pede Socorro em favor da Água.
Pelo menos aliviou mais a falta de água nas residências do distrito que já fazia quatro meses sem chegar água nesta rua.
Esperamos que venha água com mais frequência para o nosso distrito. que é bom para todos.

EDUCAÇÃO: Escolas estaduais registram 22 mil solicitações de matrículas no RN

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte recebeu mais de 22 mil solicitações de matrículas nos três primeiros dias de abertura dos pedidos para 2014. Desde segunda-feira (18) foram cinco mil inscrições de alunos que buscam ingressar nas escolas e 17 mil pedidos de renovação.

A solicitação de matrícula está sendo feita pela internet por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) no site www.sigeduc.rn.gov.br. Até o dia 22 de dezembro os interessados podem acessar o sistema e fazer duas opções de escolas. O resultado será divulgado no dia 30 de dezembro.

ELEIÇÕES: Minirreforma eleitoral segue para sanção e deve valer já para 2014


O Plenário do Senado aprovou em votação simbólica a minirreforma eleitoral, com medidas que, de acordo com seu autor, senador Romero Jucá (PMDB-RR), têm por objetivo diminuir os custos das campanhas e garantir mais condições de igualdade na disputa eleitoral entre os candidatos. A matéria segue para sanção presidencial. Segundo afirmou Jucá, as mudanças serão válidas já para as eleições de 2014.
"A minirreforma eleitoral vale para 2014, porque não muda regras de eleição, mudamos apenas regras administrativas e procedimentais, que criam procedimentos de fiscalização, de transparência, de gasto. Não há nenhuma mudança que impacte o direito de cada um de disputar eleição", afirmou Jucá.
O PLS 441/12 foi aprovado no Senado em setembro, mas voltou à análise da Casa porque a Câmara fez alterações ao texto do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Principais mudanças da minirreforma


POTENGI: 120 DIAS PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO E 30 PARA DISPENSAR TODOS OS CONTRATADOS DA PREFEITURA DE SÃO PEDRO

O Promotor de Justiça de São Paulo do Potengi recomendou à Prefeita de São Pedro, Maria Robenice, que realize no prazo de 120 dias, a contar de 11 de novembro, o Concurso Público para provimento de cargos efetivos no município. Além disso, o promotor estipulou o prazo de 30 dias, a contar da mesma data, para que todos os funcionários contratados de acordo com a Lei Municipal nº 529/2013, sejam exonerados de seus cargos.
A terceira recomendação é de que a prefeita compareça amanhã, 22 de novembro, às 11 horas da manhã, na promotoria de São Paulo do Potengi, para celebrar o Termo de Ajustamento de Conduta. Confira abaixo o conteúdo completo da Recomendação Administrativa n° 010/2013:

MUNDO: Erupção vulcânica forma pequena ilha em arquipélago no Japão

Uma erupção vulcânica formou uma nova ilhota na costa de Nishinoshima, uma pequena ilha desabitada no arquipélago de Ogasawara, ao sul de Tóquio, segundo afirmaram nesta quinta-feira (21) a Guarda Costeira japonesa e especialistas em terremotos ouvidos pela AP.
Segundo a Gurada Costeira e a Agência Meteorológica do Japão, a ilhota tem cerca de 200 metros de diâmetro e fica em um arquipélago de 30 ilhas, 1 mil quilômetros ao sul de Tóquio.

O conjunto de ilhas, junto com o restante do Japão, faz parte do chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área sismicamente ativa, onde ocorre um grande número de terremotos.

A Guarda Costeira chegou a emitir um alerta na quarta-feira (20) devido à fumaça expelida durante a erupção.
O especialista em formações vulcânicas Hiroshi Ito disse ao canal ‘FNN’ que a ilha pode desaparecer por causa da erosão. “Mas também é possível que seja permanente”, afirmou.

A última vez que o país registrou uma erupção na região foi na década de 1970. Grande parte da atividade vulcânica ocorre sob o mar.

NATAL: Comércio tem horário diferenciado no dia da padroeira

Nesta quinta-feira (21) o comércio de Natal vai funcionar em horário diferenciado por causa do feriado municipal que comemora o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), os bancos fecham e as grandes rede de supermercados funcionam normalmente.
Veja abaixo os horários de funcionamento de shoppings e comércio de rua:
Comércio de rua

Alecrim: A abertura é facultativa, porém, a maioria das lojas abrem das 8h às 13h.
Centro da Cidade: A abertura também é facultativa, mas grandes magazines abrem em horários diferentes, como a C&A (9h às 15h), Riachuelo (8h às 16h) e Lojas Americanas (9h às16h).
Zona Norte: Abertura facultativa até 12h, mas a maioria das lojas fecham.

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h.
Lojas:12h às 21h.

Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h à 21h.

Norte Shopping
Praça de Alimentação: 11h30 às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h.

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.


Com Informações do G1/RN

POLÍCIA PRENDE BANDO QUE ATERRORIZAVA TANGARÁ/RN

Foto: Blog Tangaraense
Operação coordenada Pelo Capitão Roure, nesta quarta-feira (20) na cidade de campestre/RN prenderam uma quadrilha formada por seis elementos que estavam aterrorizando a cidade de Tangará nos últimos dias praticando assaltos e roubos e também na cidade de campestre.
O capitão Roure informou ao BLOG que os elementos foram reconhecidos como sendo os que invadiram o hospital Santa Terezinha na semana passada na tentativa de retirar um elemento que eles tinham baleado.
Foram apreendidos dois revolver calibre 32, uma espingarda calibre 38, drogas e várias munições.
O elementos são residentes da cidade de Tangará, sendo 04 maiores de idade e 02 menores, que se encontram detidos na Delegacia de Polícia da cidade, ficarão a disposição da justiça.

21 de Novembro ´Dia de Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal

A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem apenas um registro oral e de fé, não há documentos que registrem a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi.
Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. A sua festividade se celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória.

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023