terça-feira, 7 de agosto de 2012

QUADRO DE MELHADAS DAS OLIMPÍADAS 2012


Fonte: G1

POLÍCIA: Dois homens armados disparam 10 tiros de pistola contra comerciante em Sousa/PB

Foi registrado no final da manhã desta terça-feira (07), uma tentativa de homicídio no bairro Zú Silva, na cidade de Sousa.

Segundo informações, o comerciante João Batista de Figueiredo, conhecido popularmente como “João do Angelim”, foi atingido por sete tiros de pistola. João estaria sentado na calçada quando dois homens chegaram em uma moto e efetuaram cerca de 10 disparos.

João do Angelim foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa em estado grave. Os acusados fugiram do local tomando rumo ignorado.

Fonte: Diário do Sertão
Via Blog Eduardo Dantas

Brasil envia 9 mil homens à fronteira com Paraguai, Uruguai e Argentina para reforçar a segurança

Brasília - O governo brasileiro enviou um contingente de cerca de 9 mil militares – equipados com helicópteros de combate, navios-patrulha, aviões de caça e blindados – para as fronteiras do país com o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. É a chamada Operação Ágata 5, que começou ontem (6). A previsão é que dure até 30 dias.
"É uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade", disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. A Marinha enviou aproximadamente 30 embarcações para os rios da Bacia do Prata, entre elas três navios de guerra e um navio-hospital.
A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da operação com esquadrões de caças F5 e Super Tucano, além de aviões-radar e veículos aéreos não tripulados. O Exército mobilizou infantaria e blindados Urutu e Cascavel de três divisões. As três Forças usam ainda helicópteros Black Hawk e Pantera, para transporte de tropas e missões de ataque.
A operação terá ainda o apoio de 30 agências governamentais, entre elas a Polícia Federal, que elevarão o efetivo total para cerca de 10 mil homens. O general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do Sul, disse que a área crítica de patrulhamento é entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde é maior a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando.
A presidenta Dilma Rousseff ordenou a Amorim a execução da Operação Ágata 5. "A ação visa a reforçar a presença do Estado na fronteira com a Bacia do Prata", disse Goellner. Segundo ele, as fronteiras serão fortemente guarnecidas e como consequência o tráfico de drogas e o contrabando devem ser "sufocados".
 
Para Samuel Alves Soares, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), a decisão de ampliar o número de homens armados na região de fronteira pode ser entendida como uma mensagem da disposição de aumentar a força brasileira.
Leia mais
Fonte: Agência Brasil 
 

POLÍCIA: Presos meliantes que aterrorizava zona rural de São tomé e Lajes Pintadas-RN

No dia de ontem (05) de agosto do corrente ano, por volta das 14h30min, no sítio Chaves Bela, município de Santa Cruz-RN, na residência do senhor conhecido por CHICO TATÚ, foram presos e conduzido a 9ª Regional de Polícia Civil de Santa Cruz-RN, as pessoas de JOSÉ MARCOS CARDOSO DA SILVA E ALEF RAFAEL SANTANA, ambos se encontravam praticando desordem e pequenos furtos, além de ameaçar os moradores das comunidades Salgadinho e Gameleira no município de São Tomé-RN, como também na comunidade Chaves Bela no município de Santa Cruz-RN. onde após denuncia anônima a polícia militar de Lajes Pintadas-RN, comandada pelo sargento Emanoel, se deslocou ao local indicado quando se depararou com o acusado conhecido por BOY RAFAEL portando no bolso, 05 (cinco) munições calibrfe 38, das quais duas estavam intactas e três deflagrada, bem como no local foi encontrada um revolver de brinquedo réplica de um revolver calibre 38. Segundo informações de moradores da localidade denominda Sítio Salgadinho, município de São Tomé-RN, os acusados na noite anterior, teriam furtado uma Galinha da residência da senhora MARINETE PEREIRA LOPES, de 68 anos,  no mesmo município, como também pertubado a pessoa conhecida por BOLINHA na comunidade Gameleira, município de São Tomé-RN, a pessoa de MARQUINHO por ter apenas 17 anos, foi apreendido, ouvido pela autoridade na presença de uma Conselheira Tutelar e liberado pós a lavratura do flagrante de Ato Infracional, já o BOY RAFAEL, foi autuado por porte de munições e recolhido ao CDP/Santa Cruz-RN, ficando a dispocisão da justiça, haja vista o crime comentido não arbitrar fiança. informações prestadas pelo sargento Emanoel, comandante do DPM de Lajes Pintadas-RN.
 

OLIMPÍADAS: BRASIL VENCE A COREIA DO SUL, E VAI A FINAL TENTAR GANHAR A INÉDITA MEDALHA DE OURO

Prevaleceu o talento brasileiro diante da disciplina tática da Coreia do Sul. Com jornada inspirada de Leandro Damião, o Brasil venceu por 3 a 0 nesta terça-feira (8), no estádio Old Trafford, em Manchester (ING) e se aproximou da cobiçada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
O rival que tentará impedir o feito inédito do futebol brasileiro já está decidido: será o México, que mais cedo mostrou força ao virar para cima do Japão e vencer por 3 a 1. A decisão ocorre no sábado (11), às 11h, no lendário estádio de Wembley, em Londres.
Será a terceira final olímpica da história da seleção brasileira. Antes, nos Jogos de Los Angeles 1984 e Seul 1988, o Brasil ficou com a medalha de prata, sendo derrotado por França e União Soviética, respectivamente.
Depois, nas edições de Atlanta 1996 e Pequim 2008, duas Olimpíadas em que o País entrou como favorito, veio o amargo gosto do bronze. Agora, o trauma das semifinais foi exorcizado.

Fonte: R7 

POLÍTICA: Demitida, Furacão da CPI diz estar à base de remédio tarja preta

A advogada que ficou conhecida como Furacão da CPI, Denise Rocha, esteve na manhã desta terça-feira (7) no Senado Federal para falar com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) sobre sua exoneração do cargo de assessora parlamentar, que foi publicada na última segunda (6).

Denise falou com o
R7 sobre o "tormento" que está vivendo e classificou como "injusta" a demissão. Ela teve um vídeo íntimo divulgado entre parlamentares e jornalistas que cobrem a CPI do Cachoeira no Congresso e viu suas imagens serem publicadas na internet.

– Isso tudo é muito desgastante, uma grande injustiça que estou vivendo. A demissão antes de terminarem as investigações da polícia é precipitada, desumana e machista. Eu fui vítima de um canalha com quem estive há seis anos atrás e não poderia ser julgada assim.


A Furacão da CPI explicou que nunca teve o vídeo íntimo que vazou e só soube dele em um depoimento da comissão, antes do recesso parlamentar.


– Eu cheguei para o depoimento do prefeito de Palmas [Raul Filho] junto com ele e de repente vi as câmeras dos fotógrafos viradas para mim e não para ele. Estranhei, levei um susto, até que um assessor me puxou, saímos da sala e ele me explicou o que estava acontecendo. 

Fonte: R7 
 

RIO GRANDE DO NORTE COMPLETA HOJE 511 ANOS

A Lei Nº 7.831, de 30 de maio de 2000, assinada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, criou o Dia do Rio Grande do Norte em 7 de agosto, baseada no fato histórico da chantadura do Marco de Touros (07/08/1501), na posse colonial do Brasil, na praia de Touros. O projeto de lei foi criado pelo então deputado Valério Mesquita, por sugestão do historiador e publicitário Marcus César Cavalcanti de Morais, sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Hino do RN

Rio Grande do Norte esplendente
Indomado guerreiro e gentil,
Nem tua alma domina o insolente,
Nem o alarde o teu peito viril!
Na vanguarda , na fúria da guerra
Já domaste o astuto holandês!
E nos pampas distantes quem erra,
Ninguém ousa afrontar - te outra vez!
Da tua alma nasceu Miguelinho,
Nós, como ele, nascemos também,
Do civismo no rude caminho,
Sua glória nos leva e sustém!
A tua alma transborda de glória!
No teu peito transborda o valor!
Nos arcanos revoltos da história
Potiguares é o povo senhor!
Foi de ti que o caminho encantado
Da Amazônia Caldeira encontrou,
Foi contigo o mistério escalado,
Foi por ti que o Brasil acordou!
Da conquista formaste a vanguarda,
Tua glória flutua em Belém!
Teu esforço o mistério inda guarda
Mas não pode negá-lo a ninguém!
É por ti que teus filhos descantam,
Nem te esquecem, distante, jamais!
Nem os bravos seus feitos suplantam
Nem teus filhos respeitam rivais!
A tua alma transborda de glória!
No teu peito transborda o valor!
Nos arcanos revoltos da história
Potiguares é o povo senhor!
Terra filha de sol deslumbrante,
És o peito da Pátria e de um mundo
A teus pés derramar trepidante,
Vem atlante o seu canto profundo!
Linda aurora que incende o teu seio,
Se recama florida e sem par,
Lembra uma harpa, é um salmo, um gorjeio,
Uma orquestra de luz sobre o mar!
Tuas noites profundas, tão belas,
Enchem a alma de funda emoção,
Quanto sonho na luz das estrelas,
Quanto adejo no teu coração
A tua alma transborda de glória!
No teu peito transborda o valor!
Nos arcanos revoltos da história
Potiguares é o povo senhor!


Letra: José Augusto Meira Dantas
Melodia: José Domingos Brandão

* Hino oficializado pela lei estadual nº 2.161, de 3 de dezembro de 1957

Fonte: DN Online 
 

CONCURSO: MP divulga resultado final de concurso público para servidores

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (07/08/2012), no Diário Oficial do Estado, o Edital n° 06/2012, com o resultado final do concurso para Analista e Técnico do MPE.
 
A listagem final é tornada pública após recursos interpostos por candidatos, analisados conforme o estabelecido no Edital n° 01/2012, da Abertura de inscrições do certame, alterando pontos obtidos por candidatos indicados no Edital n° 06/2012 e cujas decisões podem ser conhecidas no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) pelo prazo de sete dias.
 
Confira aqui o resultado final do concurso público do MPE, com os habilitados por ordem de classificação.
Via V&C  

BRASIL: Lei Maria da Penha completa seis anos e denúncias crescem

A lei Maria da Penha, que prevê punição penal aos acusados de violência doméstica, completa seis anos de existência nesta terça-feira (7). O número de casos ainda é grande - este ano, foram 78 mil só no estado de São Paulo - mas as autoridades atribuem essa quantidade ao aumento das denúncias, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
As recentes alterações na lei ainda concederam ao Ministério Público o direito de denunciar um homem que agredir uma mulher, ainda que a vítima não faça queixa formal ou desista da acusação.
Uma mulher que não quis se identificar conseguiu, após cerca de 20 boletins de ocorrência e uma tentativa de homicídio por parte do ex-companheiro, se ver livre do agressor. Devido à lei Maria da Penha, o homem foi preso há quatro meses e aguarda julgamento no Centro de Detenção Provisória de Jundiaí (SP).
Criada em 7 de agosto de 2006 para prevenir e reduzir os casos de violência doméstica contra as mulheres por meio de punições mais severas, a lei recebeu o nome de uma mulher que ficou paraplégica depois de ser baleada pelo ex-marido durante uma discussão.
Para o presidente da OAB de Jundiaí, Márcio Cozatti, o pioneirismo da lei é motivo de comemoração, mas ainda é necessária a criação de uma vara especializada em julgamentos desse tipo. "Muitas vezes, o caso é julgado como agressão simples", diz.
Além da punição contra o agressor, a lei também prevê medidas de proteção para as mulheres. Em um centro que serve de abrigo para vítimas de violência doméstica em Jundiaí, 17 mulheres e 22 crianças já encontraram refúgio desde o começo do ano. Elas ficam no local por até 120 dias e recebem vários tipos de auxílio.

Fonte: G1 
 

Chuvas no primeiro trimestre de 2023