terça-feira, 23 de agosto de 2011

ECONOMIA DO RN

Exportação do pescado no Rio Grande do Norte pode dobrar em 2011
A partir de um contrato de arrendamento, a Atlântico Tuna acertou a utilização de barcos e da tecnologia japoneses.
Por Annapaula Freire

Projeto Atum Brasil Japão gera resultados positivos
A exportação de pescado do Rio Grande do Norte pode dobrar este ano. Essa é a expectativa do Governo do Estado com relação ao ano passado. Tal consequência se baseia na alta direta do projeto Atum Brasil/Japão, parceria do governo japonês com a empresa Atlântico Tuna para captação e comercialização de uma nova espécie de atum em costa potiguar.
Em visita ao Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (23), o cônsul japonês Akira Suzuki reafirmou o acordo em passagens pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e na Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
A governadora Rosalba Ciarlini vai acompanhar o representante do Japão na quarta-feira (24) em visita ao terminal pesqueiro de Natal, às 8h. O cônsul irá conhecer também o futuro Centro de Formação de Tripulantes em Pesca Oceânica, no município de Santa Cruz, a 111 km de Natal.
A partir de um contrato de arrendamento, a Atlântico Tuna acertou a utilização de barcos e da tecnologia japoneses. Em troca, se compromete em vender o produto para o Japão, um dos maiores consumidores mundiais do produto.
Segundo o secretário estadual de pesca, Betinho Rosado, a partir da tecnologia fornecida pelos japoneses foi possível descobrir uma nova espécie de atum na costa potiguar: o Atum Branco. “Com essa tecnologia, os japoneses descobriram um novo filão de pesca no Brasil", afirmou ele se referindo aos barcos de maior porte trazidos pelos japoneses que acessam um extrato alcançando outra população marinha ainda não explorada em território brasileiro.
Por se tratar de uma novidade no mercado nacional, ainda não há uma legislação especifica que regulamente e estabeleça cotas para captação da espécie. Isso favorece a maior pesca do produto em relação a outras espécies, que já possuem normas para restringir. Entretanto, o titular da Sape ressalta que os barcos precisam ser credenciados pelo Ministério da Pesca e Governo do Estado.
Foto: Annapaula Freire
Segundo o secretário estadual de pesca, Betinho Rosado, a partir da tecnologia fornecida pelos japoneses foi possível descobrir uma nova espécie de atum na costa potiguar: o Atum Branco.
O atum já consta como principal responsável pelas exportações do mercado de pesca potiguar com 95%. Com essas novas formas de captação e novos acordos comerciais, o atum se consolida ainda mais como principal produto de interesse internacional no RN.
 Ano passado foram exportadas 3,8 mil toneladas de pescado. Esse ano, a Secretaria espera que a exportação dê um salto para 8 mil toneladas. Outra expectativa da pasta é que o atum passe de terceiro lugar na pauta de exportação do Rio Grande do Norte para o segundo lugar - ultrapassando o melão - até o final do ano.

NOTICIAS DE NATAL

Adolescente cai de sacada de escola em NatalDireção da escola particular não descarta a suspeita de bullying. Acidente aconteceu durante a manhã desta terça-feira (23).
Por Tiago Medeiros


Foto: Elpídio Júnior
Direção do colégio lamentou o acidente, mas garantiu que foram adotadas todas as providências.
Saiba mais
Colégio divulga nota de esclarecimento acerca de acidente
Colégio emite nota sobre acidente com aluno
Um acidente envolvendo um dos alunos do 8º ano de uma escola tradicional de Natal, que fica no Centro da cidade, no final da manhã desta terça-feira (23), causou um grande alvoroço e angústia nos pais dos alunos.
Ainda sem saber o que teria motivado o acidente com o aluno que caiu do 1º andar do colégio, a assessoria de imprensa confirmou o acidente e disse que a criança foi socorrida ao hospital Walfredo Gurgel acompanhada do seu pai e de uma das coordenadoras do colégio.
O assessor ainda informou que o menino sofreu um corte no queixo e uma fratura exposta no braço, mas que foi socorrido consciente e que provavelmente será transferido, à tarde, para o hospital PAPI.
O pai de uma menina que estuda com a vítima denunciou ao portal Nominuto.com que, o menino estava sendo recriminado por um grupo de alunos, que o acusava de está com o celular de outra aluna. O menino teria saído da sala de aula sob justificativa de beber água e logo após todos foram surpreendidos com a queda dele no pátio interno.
A direção não confirmou o bullying, mas não descartou a possibilidade. De acordo com alguns alunos que estudam com o menino ele não apresenta sintomas de depressão, nem de transtornos emocionais, ao contrário, era uma criança extrovertida e não tinha qualquer envolvimento com drogas. A motivação ainda é um mistério.
No período em que a equipe de reportagem do Nominuto.com esteve no colégio, muitos pais ligaram angustiados buscando saber o que teria acontecido e qual aluno teria se acidentado. Abalados psicologicamente com as cenas do acidente, alguns alunos que estudam com o menino deixavam o colégio chorando copiosamente.
A direção do colégio lamentou o acidente, mas garantiu que foram adotadas todas as providências no sentido de socorrer a criança. E informou que mesmo após o acidente as aulas do período vespertino ocorrerão normalmente.

TEMPO NA SERRA DA TAPUIA

Nesta terça-feira o pluviômetro registrou 7 milímetros de chuvas aqui na Serra da Tapuia. Temperatura no momento 24,5 graus. Totalizando neste mês de agosto 15 mm e no ano de 2011 registrou  810,5 milímetros de chuvas. Sendo o terceiro mais chuvosa dos últimos 6 anos.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023