terça-feira, 21 de agosto de 2012

Parcela do 13º injetará mais de R$ 512 milhões na economia do RN, diz INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento da primeira parcela do 13º salário a partir da segunda-feira (27). Este valor, acrescido dos benefícios pagos no mês de agosto, vão injetar R$ 512.748.985,25 na economia do Rio Grande do Norte. Segundo o INSS, nem todos os beneficiários têm direito ao décimo terceiro. Por isso, serão pagos 425.459 abonos de um total de 505.771 benefícios repassados anualmente no estado.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado nos meses de novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.
O calendário de pagamentos do INSS começa com os depósitos dos segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final um, desconsiderando o dígito. Para quem recebe mais, o crédito começa a ser liberado a partir do dia três de setembro. Nesta data, o INSS libera o pagamento para quem tem o cartão com final um e seis, também desconsiderando o dígito. O pagamento segue até o dia dez de setembro, salvo no feriado de sete de setembro.
Esta é a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente a primeira parcela desta gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O acordo estabelecia que a antecipação ocorresse até 2010. O governo, atendendo a reivindicação dos aposentados, manteve a antecipação este ano, colaborando, também, para o aquecimento da economia.

Fonte: G1/RN 

FAMA: DENISE ROCHA SERÁ A CAPA DA REVISTA PLAYBOY DE SETEMBRO

A advogada Denise Leitão Rocha, exonerada do cargo de assessora parlamentar no Senado após a divulgação de um vídeo em que aparece em cenas de sexo, será capa da edição de setembro da revista "Playboy", segundo informou a assessoria de imprensa da publicação.
Com isso, de acordo com a assessoria, ficará para outubro o ensaio da atriz Leona Cavalli, de "Gabriela", previsto inicialmente para setembro.
No início deste mês, logo após ter sido exonerada, Denise Rocha disse que havia recusado convite para posar nua.
Segundo a advogada, o ensaio fotográfico foi feito em São Paulo. Ela não quis comentar o valor que recebeu pelas fotos, mas disse que estava precisando do dinheiro.
"“Eu fiz por necessidade. Tenho de pagar advogados, peritos, pagar minhas contas", afirmou”.
O vídeo em que a ex-assessora aparece em cenas de sexo vazou na internet e chegou a aparecer nas telas de notebooks de parlamentares durante uma das sessões da CPI do Cachoeira – Denise Rocha era assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), membro da comissão.

Fonte: G1 

CONCURSO: Concurso nacional para seleção de professores terá primeira edição em 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou hoje (21) que a primeira edição da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será em 2013, provavelmente em setembro. A intenção do governo é aplicar uma prova única para selecionar professores para as redes de ensino de todo o país.

A partir dos resultados, os municípios e estados que aderirem ao exame poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados que será criado com os resultados, sem a necessidade de organizar seus próprios concursos.

A ideia surgiu ainda em 2010. A primeira edição será voltada à seleção de professores para atuar nos primeiros anos do ensino fundamental. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o pré-teste do exame já foi feito e o banco de itens que comporão a prova está pronto.

“Uma governadora de um estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como física e matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional, com a prova de ingresso na carreira”, disse o ministro.

O Ministério da Educação estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, que têm dificuldades técnicas e financeiras de realizar concursos públicos.

A matriz dos conteúdos que serão cobrados na avaliação foi publicada em março de 2011. De acordo com o documento, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.
 
Agência Brasil via DN Online
 

RN: Obra do Aeroporto de São Gonçalo deverá ser concluída antes da Copa

A governadora Rosalba Ciarlini e os diretores do Consórcio Inframérica apresentaram nesta terça-feira (21) o atual cronograma das obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, primeiro do país a ser administrado pela iniciativa privada por concessão do Governo Federal.

Rosalba Ciarlini afirmou que “este é o aeroporto do Brasil”. Os diretores informaram que o processo da obra estava previsto para 36 meses e conclusão em dezembro de 2014. Contudo, com Natal sendo uma das cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, houve uma antecipação em quase nove meses.

Agora, de acordo com os diretores do Consórcio, a obra estará concluída e operando em março de 2014. “Temos a missão de entregar este aeroporto no prazo e estamos ‘pisando fundo no acelerador’ (se referindo ao andamento das obras)”, comentou o superintendente do Aeroporto, Ibernon Martins. “A Copa do Mundo dará uma grande visibilidade do Rio Grande do Norte para o mundo”, completou a Governadora.

Durante o evento, a chefe do Executivo lembrou que o projeto do aeroporto é uma luta de 14 anos e que enfrentou uma série de problemas. “Amanhã (quarta-feira - 22) completamos um ano do leilão do aeroporto, algo que mostrou que realmente ia acontecer a obra”, lembrou.

Ibernon disse que todo um cronograma da obra foi montando e tem sido seguido corretamente. “Inclusive, mandamos uma cópia para a ANAC e o BNDES. Assim eles também podem ter ciência do andamento da obra”, comentou. Ele lembrou que das 700 estacas para o terminal de passageiros, 250 já foram batidas. “O ritmo (das obras) é frenético”, analisou. A celeridade da obra é tamanha que o superintendente ressaltou que “a preferência para contratar é de empresas que montem sua estrutura dentro da obra para não perder tempo”.

Fonte: Nominuto.com

ANIVERSARIANTE DO DIA 21 DE AGOSTO

PQAAAHnB7P3hi15Q8u3uwO35R0eWkc6d2PGoV9cqfrUFxCQPzd8iLH0R-FXhjt5AzYt4qiHU0eWUKoaho65-TIqWFRcAm1T1UNH_zOi_IL037VByQXv6h3aiWd18
Feliz Aniversário Maria Helena

Chuvas no primeiro trimestre de 2023