sexta-feira, 13 de maio de 2011

TELEVISÃO


20% das TVs vendidas no Brasil se conectam à web



Da Redação

tecnologia@eband.com.br



As televisões que têm conexão com a Internet correspondem a 20% das TVs de tela fina vendidas no Brasil em março, segundo levantamento realizado pela consultoria Gfk. Ou seja, um em cada cinco desses novos aparelhos comprados pelos brasileiros torna possível o acesso à Internet. “Há um ano essas TVs não representavam quase nada no mercado”, diz Gisela Pougy, gerente de negócios.

Os novos modelos chegaram ao Brasil no final de 2009, e passaram às lojas no início de 2010. No ano passado as vendas de TVs com Internet já representaram 7,3% do mercado. 

Mas, se comparado com outros países, TVs conectadas ocupam pequeno espaço no mercado brasileiro. Na Alemanha, por exemplo, os aparelhos com o recurso representavam 19,8% das vendas que chegaram a 7,6 milhões de unidades já em 2010. A tecnologia chegou às lojas da Europa, Ásia e Estados Unidos no começo de 2009, depois da estreia na CES (Consumer Electronics Show), principal feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, Estados Unidos

PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO NORDESTE


Neste sábado, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora do dia no litoral entre Alagoas e o Maranhão. No interior do Nordeste, uma grande massa de ar seco predomina e deixa o céu quase sem nebulosidade. Com isso, o sol brilha forte e não há condições de chuva. Faz bastante calor à tarde no sul do Piauí e do Maranhão e no oeste da Bahia. Na costa leste da Região, o sol também predomina, mas há previsão de chuva rápida no decorrer do dia.
Mapa Nordeste

TECNOLOGIA


Informática

Papel eletrônico: futuro dos computadores flexíveis?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2011
Papel eletrônico mostra futuro dos computadores flexíveis
O que o pesquisador chama de um "iPhone flexível" é mais um protótipo que demonstra um conceito de interface, que poderia ser chamado de "navegação por dobradura".[Imagem: University of Queens]
Computador flexível
A tecnologia é mais comumente chamada de papel eletrônico, mas Vertegall e seus colegas da Universidade Queens, na Grã-Bretanha, utilizaram-no para construir um pequeno computador, com funções semelhantes à de um smartphone.
O pesquisador, que apresentará sua invenção durante a conferência Computer Human Interaction, em Vancouver, no Canadá, no próximo dia 10 de Maio, afirma que o protótipo, o PaperPhone, é melhor descrito como um iPhone flexível.
"Este computador se parece, se comporta e é operado como uma pequena folha de papel interativo. Você interage com ele dobrando-o na forma de um telefone celular, inclinando seus cantos para virar as páginas, ou escrevendo sobre ele com uma caneta," diz o pesquisador.
Telas flexíveis
A tela, de 9,5 centímetros na diagonal - 4 polegadas -, é fruto da chamada eletrônica orgânica, feita com a tecnologia de filme fino.
As primeiras telas flexíveis e de enrolar chegaram ao mercado em 2007.
Papel eletrônico mostra futuro dos computadores flexíveis
Snaplet - Você concorda que este aparelho se parece com um relógio de pulso? [Imagem: University of Queens]
Por outro lado, embora os primeiros circuitos integrados flexíveis já estejam em testes de laboratório, eles ainda não são capazes de sustentar todo o funcionamento de um computador, ou mesmo de um smartphone.
Assim, o que o pesquisador chama de um "iPhone flexível" é mais um protótipo que demonstra um conceito de interface, que poderia ser chamado de "navegação por dobradura", em lugar das muito mais confortáveis e responsivas telas sensíveis do toque - as opções são acionados dobrando-se a tela inteira para baixo ou para cima.
Um conceito interessante, que sofre das dificuldades próprias dos protótipos - o circuito ainda não é tão flexível quanto se poderia esperar. Além disso, o aparelho está mais para um computador rígido com uma tela semi-flexível anexa.
Durante a apresentação, está programada também a demonstração de um "computador semelhante a um relógio de pulso", segundo Vertegaal, chamado Snaplet.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=papel-eletronico-futuro-computadores-flexiveis&id=010150110506

LOCAL

Nesta noite de sexta-feira a temperatura está em 27ºC  muito abafado.

CONCURSO


Projeto de lei fixa pena para fraude em concurso ou vestibular

Publicação: 13 de Maio de 2011 às 16:39
A Câmara analisa o Projeto de Lei 327/11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que estabelece pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa, para o crime de fraude em concurso público ou exame vestibular.
A proposta acrescenta artigo ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). O deputado explica que o projeto busca preencher uma lacuna, já que ainda não existe legislação específica para o ato de fraudar concursos públicos, e esse crime precisa ser enquadrado em outros artigos do código.
Para o autor, esse tipo de fraude tem semelhanças com o crime de falsificação e, por isso, deve ser enquadrado na mesma parte do código. “Esse tipo de fraude é grave, pois agride a fé pública, que é baseada exatamente na confiança dos cidadãos nas instituições, sendo que essa confiança é essencial para a vida em sociedade”, explica.

Hugo Leal afirma que os órgãos públicos têm buscado cada vez mais atuar com seriedade na elaboração de processos seletivos, mas, apesar dos esforços adotados pelas bancas examinadoras, as fraudes continuam ocorrendo. “Pessoas envolvidas utilizam-se de técnicas cada vez mais sofisticadas, tentando sempre burlar o sigilo e a segurança para que candidatos ligados ao esquema ilícito consigam ser aprovados”, diz.
Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 1086/99, que trata de assunto semelhante. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/projeto-de-lei-fixa-pena-para-fraude-em-concurso-ou-vestibular/181270
Com informações da Agência Câmara

SAÚDE


Doenças não transmissíveis respondem por dois terços das mortes no mundo

Pelo menos dois terços da população mundial morrem todo ano por causa de doenças não transmissíveis, como problemas cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes e câncer, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
No caso dos países em desenvolvimento, a situação se agrava por causa das chamadas doenças contagiosas, como diarreia, pneumonia e malária, que têm maior probabilidade de matar crianças menores de 5 anos de idade.
A conclusão está no estudo denominado Estatísticas de Saúde Mundiais 2011, divulgado nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça. No entando, especialistas advertem que além das doenças crônicas e contagiosas, há também fatores de risco que contribuem para aumentar o número de mortes no mundo.
No estudo, os fatores de risco citados são: tabagismo, sedentarismo, má alimentação e uso de abusivo de álcool. De acordo com os dados, quatro em cada dez homens e uma no grupo de 11 mulheres fumam, e pelo menos um adulto em cada oito é obeso.
Os especialistas também se preocupam com as mortes das mães durante a gravidez ou em decorrência do parto. Os últimos dados mostram que houve uma redução significativa. A mortalidade materna diminuiu em 3,3% por ano, desde 2000. O número de mulheres que morrem em consequência de complicações durante a gravidez e do parto diminuiu de 546 mil em 1990 para 358 mil em 2008.
"[O estudo por meio dos dados] mostra que não há país do mundo que possa tratar a saúde sobre qualquer perspectiva apenas sob o prisma de uma doença infecciosa ou de uma doença não transmissível. Cada país deve desenvolver um sistema de saúde que atenda a toda gama de ameaças", disse o diretor do Departamento de Estatísticas de Saúde e Informática da OMS, Ties Boerma.
O estudo Estatísticas de Saúde Mundiais é um relatório anual, elaborado com base em mais de cem indicadores de saúde, transmitidos à OMS pelos representantes dos 193 países que integram o órgão. O objetivo é preparar uma análise global a partir de situações específicas e buscar, com o apoio das agência vinculadas às Nações Unidas e os demais parceiros, a melhoria dos sistemas de saúde.

NOTÍCIAS DO RN


Rosalba fala sobre Copa do Mundo a jornalistas na BNTM

Por Assecom-RN
Elisa Elsie
"Tem de haver investimento, e muito investimento, em relação à saúde nas cidades que vão sediar a Copa", disse Rosalba
A Copa 2014 foi o tema central das perguntas feitas por jornalistas de todo o Brasil aos representantes dos estados nordestinos, entre eles a governadora Rosalba Ciarlini, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (13) na BNTM - Brazil National Tourism Mart. Ao lado do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, Rosalba falou sobre os preparativos do Rio Grande do Norte para o evento esportivo, o que tem motivado os debates para alavancar o turismo na região.

Perguntada sobre os preparativos em relação à infraestrutura, Rosalba disse que para as obras de mobilidade de responsabilidade do Governo do Estado, já existem recursos assegurados. Além disso, as obras da Arena das Dunas já estão prestes a começar. "O estádio é o ponto principal e essa é a nossa força maior. A obra deve começar agora em junho, a ordem de serviço já foi dada", disse a governadora.

Rosalba também falou sobre a ampliação do Aeroporto de Parnamirim e a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cujo edital foi lançado na quinta-feira (12), além das obras de acesso a este aeroporto, que serão iniciadas ainda em 2011. Segundo ela, isso mostra que o Rio Grande do Norte está se preparando para conquistar os turistas, despertar neles o interesse de permanecer mais tempo no estado e até voltar em outras ocasiões. "A nossa preocupação com a Copa não é só com quem vai chegar para acompanhar os jogos, mas com o que esses turistas vão fazer em outros momentos. Por isso, estamos trabalhando para criar os parques ambientais, por exemplo. Vamos criar condições em vários núcleos perto de Natal para que o turista se sinta bem recebido", observou.

A governadora citou, ainda, projetos ligados às áreas da qualificação de mão de obra, duplicação das rodovias BR-101 e BR-304, segurança e saúde. "Tem que haver investimento, e muito investimento, em relação à saúde nas cidades que vão sediar a Copa", disse Rosalba.

Ao fim da coletiva de imprensa, a governadora Rosalba Ciarlini visitou os estandes no Pavilhão Morton Mariz de Faria, do Centro de Convenções, onde recebeu presentes dos artesãos potiguares e conversou com os operadores de turismo e representantes dos demais estados participantes do evento.


APOIO AO TURISMO NO NORDESTE

Após comemorar a eleição da secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, como presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), a governadora Rosalba Ciarlini fez um pedido para que a instituição dê apoio aos estados nordestinos para conseguir recursos no Ministério do Turismo e lançar uma campanha, nacional e internacional, para atrair mais turistas à região. "Esse vai ser um dos nossos pleitos, das nossas medidas, governadora", disse Danielle.

Para elas, o grande desafio é mostrar ao turista que vem ao Brasil assistir aos jogos da Copa 2014 que o Nordeste é um grande destino turístico e que o visitante deve permanecer no país, especialmente nos estados do Nordeste, e aproveitar o que o destino tem de bom. 

Veja mais fotos do evento aqui

PREVISÃO DE CHUVAS PARA O RN


Emparn prevê chuvas fortes para a faixa litorânea leste do estado durante o final de semana.
Por Assessoria EMPARN
Segundo as condições meteorológicas presentes, durante o final de semana poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte ao longo da faixa litorânea leste do estado devido a atuação de instabilidades de origem oceânicas (ondas de leste) e da zona de convergência intertropical. As chuvas deverão se concentrar entre o sábado e domingo.

PREVISÃO DO TEMPO PARA SERRA DA TAPUIA

http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/SerradaTapuia-RN/

Previsão do tempo 8 dias

Serra da Tapuia - RN

Hora da atualização: 13/05/2011 06:36:13
Sábado, 14/05Domingo, 15/05Segunda, 16/05Terça, 17/05
chuvaschuvaspancadaspancadas
24°C
29°C
24°C
27°C
23°C
29°C
24°C
30°C
2mm
8mm
2mm
8mm
Quarta, 18/05Quinta, 19/05Sexta, 20/05Sábado, 21/05
pancadaspancadaspancadasnublado
23°C
29°C
23°C
30°C
21°C
32°C
21°C
33°C
4mm
4mm
4mm
0mm
uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/SerradaTapuia-RN/

Chuvas no primeiro trimestre de 2023