terça-feira, 7 de maio de 2013

BRASIL: Deputados aprovam urgência para votação de projeto que trata da criação de municípios

A Câmara dos Deputados aprovou há pouco o requerimento para votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar do Senado (PLC) 416/08), que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios. Foram 399 votos favoráveis, 19 contrários e 1 abstenção. A votação do mérito do projeto foi marcada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para terça-feira (14) da próxima semana.
O projeto regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal. A proposta estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais e dependerão de estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia por meio de plebiscito nos municípios envolvidos.
O texto a ser votado pelos deputados na próxima semana, também, estabelece que é vedada a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios quando implicar em inviabilidade dos municípios pré-existentes.
O passo inicial para a criação de um município será a apresentação de requerimento subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, dirigido à Assembleia Legislativa Estadual.
O texto, que está na Câmara desde 2008, não chegou a ser aprovado por nenhuma comissão técnica da Casa onde deveria tramitar. Mas, com a aprovação do requerimento de urgência, ele será votado diretamente pelo plenário da Câmara. Se for aprovado sem alterações, seguirá para sanção presidencial, uma vez que foi aprovado pelo Senado.

Fonte: Agência Brasil

MUNDO: Brasileiro vence mexicano e é eleito diretor-geral da OMC

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. Ele assume o cargo em 31 de agosto, no lugar do francês Pascal Lamy. Desde 2008, Azevêdo é representante permanente do Brasil na Organização Mundial do Comércio
Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC. Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos.
O embaixador brasileiro, que é diplomata de carreira, foi chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, de 2005 a 2006, e chefiou a delegação brasileira nas negociações da Rodada Doha da OMC, sobre liberalização de mercados.
Ontem (6) a União Europeia e a Croácia, que têm 28 votos, fecharam o apoio ao mexicano. Mas os negociadores brasileiros mantiveram o otimismo, pois o processo eleitoral na OMC não envolve apenas o voto. É necessário negociar um acordo que agrade à maioria, eliminando ao máximo o índice de rejeição.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. Para vencer, é preciso ter um mínimo de 80 votos. A escolha é feita em três etapas.
O processo de eleição para a OMC começou no final de março, com nove candidatos. Na segunda fase, encerrada no dia 25, ficaram cinco. No final de abril, a OMC comunicou que tinham passado à fase final apenas os candidatos brasileiro e mexicano. Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do México, Enrique Peña Nieto, participaram diretamente das negociações, dando telefonemas e conversando com os líderes mundiais.


Fonte: Agência Brasil

BRASIL: Aprovada ampliação do Bolsa Família

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o relatório sobre a Medida Provisória 590/12, que assegura renda mínima mensal de R$ 70 por pessoa a todas as famílias incluídas no programa Bolsa Família. A MP perde a vigência na quinta-feira (9) e ainda precisa ser votada pelo Senado.
O texto original da MP 590 autoriza as famílias com crianças e adolescentes de idades entre 7 e 15 anos a receber o benefício para superação da extrema pobreza, previsto na Lei do Bolsa Família (Lei 10.836/04). A MP foi editada pelo governo para ampliar o programa Brasil Carinhoso, que beneficia crianças de até 6 anos pertencentes a famílias com renda mensal de até R$ 70 per capita.
Fonte: Robson Pires

RN: Polícia divulga vídeo do resgate a náufragos no litoral Norte do RN


A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) divulgou imagens do resgate ocorrido na manhã desta segunda-feira (6) aos quatro tripulantes do barco pesqueiro Santa Clara, naufragado na noite desse domingo (5) no litoral Norte potiguar. As gravações mostram a equipe comandada pelo tenente-coronel PM Edwin Brito se aproximando e apoiando a Marinha do Brasil no salvamento dos náufragos, nas proximidades da Praia de Maracajaú.
O salvamento ocorreu por volta das 10h desta segunda, depois que a Capitania dos Portos acionou o apoio do helicóptero Potiguar 1, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Segundo Edwin Brito, que comanda a equipe da aeronave, o resgate durou cerca de uma hora e meia. “Eles tiveram sorte de chegarmos, pois já estavam cansados e pensando em desistir”, comenta o tenente-coronel.

Além da Marinha do Brasil e da PM/RN, um Bombeiro Militar participou do resgate. Os quatro náufragos foram levados à unidade de saúde de Rio do Fogo após o salvamento, onde foram medicados e liberados em seguida.

Fonte: V&C 

SÍTIO NOVO/RN: Projeto Escotismo nas Escolas é apresentado à população

Hoje pela manhã o município de Sitio Novo, recebeu a visita de dois representantes da Equipe Regional de Projetos que coordenam as implantações de novos Grupos de Escoteiro no estado do Rio Grande do Norte através do Projeto Escotismo Nas Escolas – PEE, que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

Objetivo da visita feita pelo Coordenador Talisson Maia e o Gerente Executivo Herbert Emmanuel ao município, foi o de levar ao conhecimento de todos os presentes a proposta do projeto, visando à criação de um Grupo de Escoteiros que será possível com a ajuda de alguns voluntários da cidade que posteriormente serão capacitados e estarão aptos a coordenar o grupo no município. 
 
Fonte: Giro/RN

CONCURSO: CONFIRA OS GABARITOS PARA ALFABETIZADOR E COORDENADOR DA 10ª ETAPA DO RN ALFABETIZADO/ BRASIL ALFABETIZADO


Atenção,
Abaixo segue os GABARITOS das provas de Alfabetizador e Coordenador realizadas em 05/05/2013.

OBS: em caso de RECURSO, baixe o modelo que deverá ser preenchido e enviado para o email:recurso@ifesp.edu.br   

Segue documentos:
Fonte: IFESP

METEOROLOGIA: Emparn prevê chuvas mais fortes a partir da 2ª quinzena

O céu nublado e as temperaturas mais amenas registradas no fim de semana passado devem se repetir durante esse mês. Apesar de as precipitações registradas terem sido inferiores à expectativa, a previsão é de chuvas a partir da segunda quinzena de maio. Quem afirma é o meteorologista Gilmar Bristot. “Estamos prevendo uma condição mais favorável de chuva no segunda quinzena do mês de maio no litoral e interior do estado. A previsão para o mês de maio é próxima da normalidade”, diz. 

O meteorologista afirmou que não tem como prever o volume de chuvas, mas é alta a probabilidade de que a segunda quinzena seja melhor do que a primeira. “Devido a atuação de vários sistemas favorecendo a ocorrência de chuva”, frisou. A ocorrência de chuvas também vai contribuir na redução da temperatura, que estava registrando cerca de um grau acima da média normal. “Com a chegada das chuvas as temperaturas voltam para seu patamar normal. Com máxima em torno de 30º e mínima de 22º. São condições normais”, avaliou. 

Apesar das chuvas o interior do estado ainda está muito seco devido às poucas chuvas registradas no início do ano. “Choveu em algumas cidades, mas não recuperou a condição de seca”, disse. O meteorologista explica que a condição de seca não se desfez. “Em alguns municípios aliviou, mas quando analisamos os índices pluviométricos, vemos que ainda estão muito baixo”, avaliou.

De acordo com o meteorologista da Emparn, o litoral e agreste potiguar estão passando por um novo momento climático e a previsão é que o período compreendido entre os meses de maio a julho registrem chuvas perto da normalidade. “As chuvas devem ficar perto de 600mm e 650mm em maio, junho e julho”, ponderou Gilmar Bristot. 

Entre às 7h de sexta-feira e às 7h desta segunda-feira, a Emparn registrou precipitação em 29 postos de monitoramento, sendo a maior chuva registrada no município de São José do Seridó, de apenas 10mm. Os demais municípios registraram precipitações entre 1,2 e 7,1 milímetros. No final de semana anterior, a Emparn havia registrado chuvas maiores, entre 92 mm, no município de Venha Ver e 53,4 mm em Major Sales.

Fonte: Tribuna do Norte

CONCURSO: Funcern divulga gabarito e emite nota a respeito do concurso público da Caern


A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) informa aos candidatos do concurso da Caern 2013, que aconteceu neste domingo (5), em todo o estado, que foram anuladas as provas para os cargos de Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto, Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio e Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado, visto que houve distribuição equivocada de provas.

O erro repercutiu no gabarito daqueles que receberam provas trocadas, influenciando, assim, no resultado de cada um dos envolvidos. Os candidatos farão novas provas no dia 26 de maio, assegurando a lisura, transparência e segurança do concurso. A Funcern ressalta que a anulação e a aplicação de novas provas acarretarão em modificações no Cronograma do Concurso, que serão divulgadas em breve.

O gabarito oficial das demais provas em todos os cargos foi divulgado nesta tarde e já pode ser acessado. Dúvidas e informações devem ser tratadas pelo e-mailatendimentoconcursocaern@funcern.br.


Fonte: Funcern

Chuvas no primeiro trimestre de 2023