quarta-feira, 6 de julho de 2011

INFORMÁTICA

7 coisas que você deve saber antes de comprar memória RAM


Antes de sair por aí e gastar com o primeiro pente de memória que encontrar, verifique o que você deve levar em consideração antes da compra.

Todo programa executado é armazenado, temporariamente, na memória RAM do computador. Quando mais programas do que o suportado são abertos, o sistema operacional passa a utilizar a chamada memória virtual, que é armazenada em disco.
Porém, há uma desvantagem nesse processo: a leitura e escrita de dados no HD na máquina são muito mais lentas do que o processo equivalente na memória física. Para evitar que isso cause quedas de desempenho no computador, basta ter muita memória RAM disponível.
Mas antes de sair por aí, comprando qualquer uma das opções disponíveis no mercado, há alguns pontos que devem ser verificados. Para facilitar, listamos abaixo o que achamos importante saber antes da compra.

1. Quantos GB de RAM eu preciso?

A resposta depende do uso que você fará do computador. Para sistemas desktop comuns, usados para tarefas rotineiras, como navegar na internet e fazer pequenas edições em fotografias digitais, é recomendado ter, pelo menos, 2 GB de RAM.
Caso o computador seja usado para tarefas que exijam mais performance, como a compilação de programas e edição de áudio, recomendamos que tenha disponível pelo menos 4 GB. Mas se o assunto for games de última geração, é melhor não economizar e instalar até 6 GB de RAM. Assim, você terá memória de sobra para jogar os últimos lançamentos do mercado.
Note também que sistemas operacionais (SO) de 32 bits reconhecem, no máximo, até 4 GB de RAM. Portanto, para usar mais memória do que isso, o usuário deve instalar um SO de 64 bits. Para maiores informações, consulte o nosso artigo sobre o assunto.

2. Formatos de RAM

DDR, DDR2, DDR3, SDRAM, So-Dimm etc. Essa “sopa de letrinhas” costuma confundir o usuário antes da compra. Consulte sempre o manual da sua placa-mãe para saber qual é o formato compatível com ela. E caso você tenha ficado curioso sobre as diferenças entre esses tipos de RAM, recomendamos a leitura de “Como funciona a memória RAM?”, publicado pelo Tecmundo.

3. Frequência e voltagem

Como regra de ouro, podemos dizer que, quanto mais alta a frequência do pente de memória, maior é o desempenho dele. Porém, antes de comprar aquela memória de 1.600 MHz, é necessário verificar se a placa-mãe do seu computador suporta esse tipo de RAM.
Caso a frequência da memória seja superior à suportada pela placa, a RAM funcionará com uma performance inferior. Dependendo do caso, ela nem mesmo poderá ser utilizada na mesma máquina. Se o pente de memória tiver frequência inferior à suportada pela placa-mãe, o sistema como um todo perderá em desempenho, já que estará trabalhando abaixo do seu limite.
Além disso, algumas memórias podem exigir uma voltagem fora dos padrões para funcionar corretamente. Por isso, é sempre importante consultar o manual da placa-mãe para saber se ela é capaz de trabalhar com os requisitos exigidos pela RAM.

4. Latência

Dessa vez, a regra é inversa: quanto menor o valor, melhor. Afinal, a latência é o tempo que a memória leva para acessar determinado dado. Portanto, quanto menor o tempo de latência (atraso), mais rápido a memória responderá e enviará dados aos demais componentes de hardware.

5. Confira a QVL

A maioria dos fabricantes de placa-mãe costuma disponibilizar uma lista de fornecedores qualificados. Em inglês, essa lista é conhecida como Qualified Vendor List (QVL) e, nela, é possível encontrar os principais modelos e marcas de memória RAM indicadas para a sua placa.
Portanto, antes de comprar um produto totalmente desconhecido, vale a pena conferir o preço das indicações listadas na QVL. Pode ser que, por alguns poucos reais a mais, você possa adquirir uma RAM licenciada pela fabricante da sua placa-mãe, o que significa mais estabilidade e compatibilidade.

6. Garantia

É aconselhável pensar com seriedade na memória a ser adquirida. Quando compramos uma televisão, por exemplo, é comum perguntarmos sobre o tempo de garantia fornecido pelo fabricante. O mesmo acontece com a RAM. Antes de fechar a compra, verifique se o fabricante ou a loja fornece garantia para o produto.

7. Quantidade de pentes instalados

Quanto mais simples, melhor. A máxima também serve para esse caso. Se estiver em dúvida quanto a comprar quatro pentes de 1 GB ou dois de 2 GB, opte pelo menor número de pentes. A razão é simples: é menos “custoso”, para a placa-mãe, gerenciar dois pentes de memória, do que quatro.


INFORMÁTICA

Relatório divulgado pela Microsoft mostra que Windows 7 é mais seguro que XP


Versões 64 bits do Windows Vista e 7 apresentaram as menores taxas de infecção entre os softwares analisados.



(Fonte da imagem: Microsoft)
A edição mais recente do Security Intelligence Report, disponibilizado pela Microsoft no último sábado (14 de maio), mostra que o Windows 7 apresenta uma taxa de infecções por malwares muito menor que a do Windows XP. O relatório usa como base informações coletadas durante o ano de 2010, e inclui dados sobre o Windows, aplicativos e atividades na internet.
Segundo o documento, o Windows XP SP 3 possui uma taxa de infecção de 15,9 computadores a cada 1000 máquinas analisadas. Com o Windows Vista, o número cai para quase metade, com 7,5 infecções a cada 1000 – número ainda menor na versão 7, que possui uma taxa de infecção de somente 3,8 máquinas a cada 1000 análises.
Já os usuários das edições 64 bits do Windows Vista e 7 têm ainda mais motivos para comemorar, já que as taxas de infecção dos sistemas são as menores entre os produtos analisados na pesquisa. Segundo a Microsoft, isso é motivado pelo fato de os usuários de versões 64 bits em geral serem mais experientes que os demais.
Outro motivo é o recurso Kernel Patch Protection, que protege o kernel do sistema operacional contra modificações não autorizadas. Já a grande taxa de infecções do Windows XP pode ser explicada pela falta de atualizações feitas para o sistema operacional, além do fato de se tratar de um produto cujo código já é bem conhecido entre hackers.


INTERNET

Hotmail completa 15 anos


Primeiro serviço de webmail do mundo celebra aniversário anunciando novidades.

O Hotmail, primeiro serviço de webmail do mundo, completou 15 anos de funcionamento nesta semana. O serviço, lançado em 4 de julho de 1996, foi criado por dois ex-estudantes da Universidade de Stanford, Sabeer Bhatia e Jack Smith, e era chamado inicialmente de HoTMail (com as letras maiúsculas formando o acrônimo HTML).
No blog Inside Windows Live, publicação corporativa do Windows Live, Dirk Craddock, gerente de grupos de programas, fez um resumo falando sobre todas as novidades apresentadas para o serviço no último ano. Entre os destaques, filtros padrão, agrupamentos de mensagens, proteção via SmartScreen, integração com o Office Web Apps  e mais velocidade são as inovações que mais chamam a atenção.
Além disso, Craddock anunciou outras duas novidades mais simples, para não deixar a data comemorativa em branco. O calendário passa agora a figurar na barra lateral para todos os usuários e o link “Ir Para” estará disponível na barra de navegação inferior das pastas, facilitando a busca por emails.


BRASIL

Câmara aprova MP que reduz tributação Microempreendedor

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (6) a Medida Provisória (MP) 528, que reduz a alíquota de contribuição do microempreendedor individual para a Previdência Social, com o objetivo de incentivar a ampliação do trabalho formal. Pelo texto aprovado, a contribuição, que hoje é de 11 %, passará a ser de 5 % sobre o valor do salário mínimo. A MP segue agora à apreciação do Senado.
A MP foi aprovada na forma de projeto de lei de conversão, uma vez que o relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), propôs algumas mudanças no texto original. Entre elas, está a que inclui as mulheres donas de casa de baixa renda entre os beneficiados com a redução da alíquota de contribuição para a Previdência Social.
Em outra votação, os deputados rejeitaram simbolicamente moção de repúdio apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) ao governo da Bolívia pela decisão de legalizar veículos sem documentação regular naquele país. Boa parte dos carros e caminhões furtados no Brasil são levados para o território boliviano.
Edição: João Carlos Rodrigues
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ESPORTE


Ministério do Esporte volta atrás e diz que aeroporto de São Gonçalo ficará pronto para Copa

O Ministério do Esporte voltou atrás na informação de que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014. Em nota, o órgão afirma que “trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014″.
O comunicado desmente, com isso, o assessor especial do ministério Ricardo Gomyde que havia afirmado exatamente o contrário sobre a conclusão do terminal potiguar.
Veja a nota do Ministério dos Esportes na íntegra:
“O assessor especial do Ministério do Esporte Ricardo Gomyde usou dado desatualizado durante apresentação, nesta terça-feira (05.07), no II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa 2014, o que o levou a cometer uma avaliação equivocada acerca do término das obras do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal. O Governo Federal trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014, antes da realização do Mundial.”

SAÚDE

Sesap divulga três novos casos de dengue sorotipo 4 em Santa Cruz

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou a ocorrência de mais três casos de dengue causado pelo sorotipo 4 no município de Santa Cruz. Esses casos foram identificados no último dia 28, pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), totalizando oito confirmações até o momento.

Todos os pacientes diagnosticados encontram-se bem, não tendo necessitado de internação hospitalar. Trata-se de moradores do bairro Centro, sem relato de viagens a outros estados ou países.Após o conhecimento desses casos, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue vem implementando medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz, reunindo-se sistematicamente com a Secretaria Municipal de Saúde da localidade, além de gestores de hospitais e profissionais da área. "O objetivo é prestar apoio técnico, bem como acompanhar e monitorar as ações do município" explicou a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho.  Entre as ações de controle realizadas, a coordenadora destacou o tratamento espacial com os carros-fumacê, com a finalização de cinco ciclos de Ultra Baixo Volume - UBV pesado. Essa medida, juntamente com as ações de informação em saúde e de controle vetorial desenvolvidas pelo município, vem impactando na redução do número de casos da dengue em seus vários tipos.Com informações da Sesap

Chuvas no primeiro trimestre de 2023