terça-feira, 26 de junho de 2012

RELIGIÃO: Papa aceita renúncia de bispo argentino flagrado com mulher em praia do México

O papa Bento 16 aceitou nesta terça-feira a renúncia do bispo da diocese argentina de Merlo Moreno, Fernando María Bargalló, envolvido em um escândalo amoroso após a divulgação de fotos que o mostram ao lado de uma mulher em uma praia do México, informou a secretaria de imprensa do Vaticano.
A renúncia foi aceita segundo o artigo 401, parágrafo 2, do Direito Canônico que dispõe o afastamento do religioso da diocese "por doença ou causa grave", afirma um comunicado.
O papa nomeou como substituto provisório o bispo emérito de San Isidro, monsenhor Alcides Jorge Pedro Casaretto, de 75 anos, com o título de "Administrador Apostólico ad nutum Sanctae Sedis", expressão que indica que ele permanecerá no cargo de Administrador Apostólico até que a Santa Sé designe o novo bispo diocesano.
Bargalló havia apresentado a renúncia na segunda-feira à Nunciatura Apostólica, a representação do Vaticano na capital argentina.
A princípio, Bargalló afirmou que a mulher na foto era uma amiga de infância, mas, na sexta-feira, pressionado, admitiu o vínculo amoroso aos padres de sua diocese e apresentou a renúncia.
O bispo era considerado um dos favoritos para substituir o cardeal Jorge Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires.


SEGURANÇA: Sejuc divulga fotos dos foragidos de Alcaçuz


Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte divulgou na tarde desta terça-feira (26) fotos dos 11 presos que fugiram do presídio durante a madrugada. Ainda na manhã desta terça, um dos fugitivos, Henrique Oliveira de Souza, foi recapturado pela Polícia Militar, em Pium. Agentes Penitenciários e PM continuam realizando buscas na região à procura dos fugitivos.


Segue a lista dos presos foragidos de Alcaçuz, nesta terça-feira (26):


1- Altair Rodrigues da Silva Santos;

2- Fagner de Oliveira da Cruz (Pé de Pano);

3- Francisco de Assis Ananias Santos (Touro Gil);

4- José Marcos do Nascimento Bastos (Buginha);

5- Maibson Alisson da Silva

6- Luiz Carlos Alves da Silva (Pacajus Berberibe)

7- Natércio de Lima;

8- Rosiel Luiz da Silva (Alejado);

9- Valdir Souza do Nascimento (Seridó)

10- Henrique de Oliveira Souza (Borracha); – RECAPTURADO

11- Walter Valério Tenório de Araújo (Bob Esponja).

Fonte: DN Online

NATAL: Asfalto cede e ônibus com 32 passageiros fica preso em buraco

Um ônibus com 32 passageiros, em sua maioria senhoras de idade, ficou preso em um buraco de quase um metro de profundidade quando passava pela Rua dos Pêgas, nas Quintas, Zona Oeste de Natal. O acidente foi as 15h10, cerca de 10 minutos depois de um vazamento estourar a poucos metros de onde o asfalto cedeu, engolindo a roda traseira do veículo. Os passageiros estavam a caminho de um velório e foram levados por outro ônibus da empresa responsável pelo transporte.

De acordo com moradores da região, alguns passageiros tentaram sair pela janela do ônibus no momento do acidente. “Eram praticamente todas senhoras de idade que gritaram muito e tentaram escapar de qualquer jeito, achando que o ônibus ia continuar afundando”, disse o estudante Luiz Rodrigues Neves Jr., que presenciou toda a movimentação.

Fonte: DN Online

RN: SÃO PEDRO COM CHUVA: Emparn prevê mais chuva durante a semana, no RN

Segundo Alexandre Santos, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os maiores índices pluviométricos em todo o estado, no último fim de semana, ficaram concentrados nas regiões Leste e Agreste potiguar. A previsão para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, com chuvas ocasionais na parte leste e agreste do RN. Segundo Alexandre, o fenômeno consiste em um aquecimento diferenciado que ocorre entre o oceano e o continente, sob efeito das brisas marítimas, que são comuns nesse período. As brisas podem avançar até 100km da costa, chegando até a região Agreste.

Confira as cidades que tiveram os maiores volumes do estado:


Região Leste

 Vila Flor – 55,3 mm Parnamirim – 44,9 mm Natal – 43,6 mm Extremoz – 37 mm Baia Formosa – 35,7 mm Canguaretama – 32,6 mm Arez – 30,5 mm

Região Agreste Monte Alegre – 25 mm Santo Antonio – 17,1 mm Santa Maria – 15 mm Lagoa de Pedras – 13,6 mm Serrinha – 12,7 mm


Fonte: Diário de Natal Via V&C

Coca-Cola vendida no Brasil tem maior concentração de substância potencialmente cancerígena

A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV, classificado como possivelmente cancerígena. A análise foi realizada no Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington D.C. Eles testaram a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola também vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. As informações sobre o estudo foram divulgadas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
A pesquisa que apontou os riscos do Caramelo IV à saúde das pessoas foi feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do Governo dos Estados Unidos e fez com que a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), incluísse o 4-MI na lista de substâncias possivelmente cancerígenas.
Concentrações
De acordo com o Centro de Pesquisa CSPI, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 mcg (microgramas) do corante cancerígeno em 350 ml, cerca de 267mcg/355ml. Essa concentração é muito maior em comparação com a Coca-Cola vendida no Quênia, que ficou na segunda posição, com 170 cmg/355ml.

Quantidade de 4-metil-imidazol (4-MI) na Coca-Cola em nove países

País 4-MI em microgramas (mcg) em cada 355 ml
Brasil 267
Canadá 160
China 56
Japão 72
Quênia 177
México 147
Emirados Árabes Unidos 155
Reino Unido 145
Estados Unidos (Washington DC) 144
Estados Unidos (Califórnia) 4

Fonte: Uol

POLÍCIA: Ex vereador foi morto na cidade de Parazinho/RN e teve corpo carbonizado

A cidade de Parazinho no Rio Grande do Norte está em clima tenso neste início de noite. O ex vereador Geraldo Torres foi assassinado dentro de casa e a principal acusada do crime é a sua companheira. 
 
 O corpo de Geraldo Torres foi encontrado totalmente carbonizado no banheiro da casa, onde a acusada do crime, Sandra, ainda se encontrava quando a Policia Militar chegou e a levou presa para a Delegacia.

Sandra é viciada em drogas e já tinha ameaçado Geraldo de morte várias vezes. Uma multidão está concentrada em frente a casa de Geraldo onde a policia aguarda a chegada do ITEP.

Fonte: Blog de PereirosVia Blog do Eduardo Dantas

Policia divulga foto de suposto sequestrador de Brenda

A Polícia Civil divulgou na tarde desta terça-feira (26) uma foto do homem suspeito de sequestrar a menina Brenda, de quatro anos. A instituição está à procura deste suspeito que aparece nas imagens do circuito de segurança de uma doceria, na rua Vergueiro, zona sul de São Paulo, carregando no colo a menina Brenda, de quatro anos. A criança, que sumiu durante um culto evangélico do qual sua mãe participava, foi encontrada na segunda-feira (25).

Um 
carroceiro que viu o suspeito de sequestrar a menina prestava depoimento na tarde desta terça-feira (26). Ele teria acompanhado a rotina do suspeito e de Brenda, que ficou desaparecida por duas semanas.

Um vizinho da família, Alex Gomes de Carvalho, de 18 anos, reconheceu a garota na rua e chamou a polícia.
O suspeito, no entanto, conseguiu fugir, deixando Brenda para trás. Um jovem, de 27 anos, que ajudou a pegar sequestrador, disse que o suspeito é baixo, de cor claro, estava limpo e usava uma touca na cabeça.

Fonte: R7

FAMA: Com sutiã à mostra, Miley Cyrus abusa da transparência

Miley Cyrus gosta de mostrar as curvas. A cantora já deixou o derrière à mostra, ao usar um shortinho bem curto, e desta vez ela não aposentou o shortinho, mas acrescentou ao look uma blusa transparente que deixava o seu sutiã à mostra, como você vê na montagem acima.
A intérprete de Can´t Be Tamed foi clicada enquanto deixava uma cafeteria de Los Angeles, na Califórnia. Você sabia que a cantora deixou o noivo trabalhando e foi se divertir em uma balada com as amigas.

Fonte: www.estrelando.com.br/

FAMA: A gata do Paulistão foi convidada para posar nua.

A gata do Paulistão Lorena Bueri foi convidada para posar nua e dividir a cena com outra mulher.Convite aceito,cachê negociado e lá estava a morena grudadinha com a colega de concurso Sabrina Tores na frente das câmaras. A modelo levou tão a sério, que chegou a ser demitida pela Federação Paulista de Futebol por posar pelada em frente ao Pacaembu.
Mas com toda essa sensualidade, a morena não demorou a encontrar outro caminho.Lorena deve ser a nova atração do programa "Pânico na TV", onde vai aparecer como ajudante de palco.
 
Fonte: VNT Online

FUTEBOL: VEJAM OS PRÓXIMOS JOGOS DO BRASILEIRO SÉRIE B

Fonte: Superesporte

SANTA CRUZ/RN: Sexta é ponto facultativo para os funcionários municipais de Santa Cruz

A prefeitura de Santa Cruz resolveu dá ponto facultativo para todos os funcionários da administração municipal na próxima sexta-feira.
O motivo do ponto facultativo é porque sexta é dia de São Pedro e, tradicionalmente, festas acontecem nesta noite. Com isto, os funcionários municipais podem se divertir a vontade que na sexta nenhum órgão ligado a administração municipal terá funcionamento.

Fonte: Blog do Édipo Natan

BRASIL: Dois ônibus são incendiados em SP

Dois ônibus foram incendiados durante a noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira em São Paulo. Um dos casos aconteceu na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, em Sapobemba, na zona leste, por volta das 22h de ontem.

Segundo a polícia, cerca de cinco jovens estavam no ponto de ônibus e deram sinal para parar. Assim que o veículo parou, eles mandaram os passageiros e motorista descerem e atearam fogo. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas. 

O segundo caso aconteceu na Rua Professor Arnaldo João Semeraro, no Sacomã, zona sul da capital. O crime aconteceu por volta de 1h30 de hoje. 

De acordo com informações da polícia, quatro homens armados ordenaram que o ônibus parasse. Eles retiraram os dois únicos ocupantes e incendiaram o veículo. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas.

Nos dois casos os criminosos fugiram e ninguém ficou ferido. Pelo menos seis ônibus foram incendiados em São Paulo desde o último dia 13.

Fonte: Band

FUTEBOL: CBF desmente Valencia e Chelsea

Mal entendido desfeito. Por meio de uma nota oficial em seu site, a CBF desmentiu os comunicados de Chelsea e Valencia sobre a inclusão de, respectivamente, David Luiz e Diego Alves na lista final dos jogadores que representarão o Brasil nas Olimpíadas.

Mais cedo, os dois clubes europeus colocaram eu seus sites que os jogadores haviam sido convocados. No entanto, a entidade nacional explicou que foi mandado aos clubes a lista dos 35 pré-convocados e não a convocação final como foi entendido pelos espanhóis e ingleses.

Diego Alves que não sabia de nenhuma convocação final para os Jogos Olímpicos de Londres. Wellington Nem declarou ter recebido um fax extra-oficial com a confirmação de sua convocação, mas a assessoria da CBF confirmou que foi o mesmo documento mandado a todos os outros 34 jogadores da pré-lista.

A lista oficial só sairá no dia 6 de julho, como previsto pela CBF anteriormente.

Fonte: Band 

POLÍTICA: Novo Crispim é confirmado vice de Chiquinho Camilo em Sítio Novo

Desde a semana passada já estava batido o martelo, mas a Prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil, preferiu esperar por mais conversas com sua base política.
Após confirmação dos aliados, Wanira anunciou ontem (25) o lançamento oficial do vice-prefeito, que irá compor a chapa majoritária da coligação “Sítio Novo Melhor”, que será Novo Crispim.
A chapa é encabeçada por Chiquinho Camilo, ex-prefeito e atual pré-candidato apoiado por Wanira e diversas lideranças políticas do município.
Os nomes serão homologados na próxima quinta-feira (28), às 15 horas, no Centro Social de Sítio Novo.

Com informações do Blog do Wallace

NATAL: Colisão entre veículos na av. Manoel Villar na altura da Fiat Ponta Negra complica o trânsito

Nesta terça-feira 26 de junho, ocorreu uma colisão entre veículos na Avenida Manoel Villar em Natal


Com as informações do Via Certa Natal

NATAL: Rodovia BR-101 parada a partir do viaduto UFRN no sentido aeroporto

Mesmo após mega operação da Polícia Federal  na Roberto Freire  trânsito continua complicado na rodovia BR-101 sentido sul

Fonte: Via  Certa Natal

POLÍTICA: Câmara dos Deputados vai reajustar verba de gabinete a partir de julho

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), confirmou hoje (26) que a Casa vai reajustar o valor da verba de gabinete que hoje alcança a R$ 60 mil a partir de 1º de julho. O recurso é usado pelos parlamentares para o pagamento de funcionários que trabalham nos gabinetes ou nos escritórios políticos nos estados.
Perguntado sobre o reajuste, Maia foi irônico. “Deem a manchete com letras garrafais: a Câmara vai conceder reajuste para os servidores do gabinete. Já disse isso lá atrás”. Ele não informou o percentual que será concedido.
O presidente acrescentou que o Palácio do Planalto concedeu crédito suplementar para o reajuste no final do ano passado. “A presidenta Dilma, atendendo a um pedido feito por nós, lá no final do ano passado, concedeu crédito suplementar para a folha de pagamento no valor de R$ 150 milhões para a concessão desse reajuste”.
O aumento da verba de gabinete é uma reivindicação antiga dos deputados que alegam que seus funcionários não concursados que prestam serviços aos gabinetes estão há quase cinco anos sem reajuste. A aprovação do aumento é um ato da Mesa Diretora da Casa.
Pelo regimento, com a verba, cada deputado pode contratar de cinco a 25 secretários parlamentares. Atualmente, os salários desses funcionários variam de R$ 622 a R$ 8.040 mensais.

Fonte: Agência Brasil

EDUCAÇÃO: FNDE estabelece critérios de uso de veículos do Caminho da Escola


ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou resolução, na última sexta-feira, 22, que estabelece os critérios de utilização dos veículos escolares adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola. Um dos pontos mais importantes da norma determina que embarcações, ônibus e bicicletas são destinados, exclusivamente, ao transporte de estudantes das redes públicas de ensino.
“Essa resolução veio para deixar claro qual é a finalidade dos veículos do programa e coibir a utilização indevida”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE.
Outro ponto importante estabelece que o transporte escolar serve para garantir o acesso às escolas públicas e a permanência dos estudantes durante o dia letivo, além de permitir o acesso a atividades pedagógicas realizadas fora da unidade de ensino. “O uso em outras situações será considerado irregular e os gestores poderão sofrer sanções na forma da legislação vigente”, completa o coordenador.
O novo normativo também condiciona a utilização das bicicletas a uma série de fatores, como a anuência dos pais, a avaliação prévia das condições físicas dos alunos e a realização de palestras e cursos de conscientização sobre trânsito, segurança, saúde, entre outros temas.

COPA 2014: Secretário-geral da Fifa chega ao Brasil para visitar Recife, Natal e Brasília


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inicia nesta terça-feira mais uma viagem de inspeção a obras para a Copa do Mundo de 2014. Desta vez, o francês passará por Recife, Natal e Brasília. Em janeiro, ele havia visitado Salvador e Fortaleza.
A viagem de Valcke faz parte do plano do secretário-geral da Fifa de visitar todas as 12 cidades-sede do Mundial até o final deste ano. Devido a uma crise entre Fifa e governo brasileiro causada por críticas do próprio Valcke à preparação do país para a Copa, suas visitas ao Brasil acabaram adiadas. Nesta terça, porém, ele retoma sua agenda.
As inspeções de Valcke começam nesta manhã por Recife. Lá, o secretário-geral da Fifa visitará a obra da Arena Pernambuco, que também deve receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. De acordo o Ministério do Esporte, 43% da construção do estádio foi concluída.
De Recife, Valcke segue para Natal. Lá, na quarta-feira, ele inspecionará a obra da Arena das Dunas, uma das mais atrasadas da Copa do Mundo. Só 23% do estádio estava pronto até maio.
Já na quinta-feira, Valcke estará em Brasília. Na capital federal, ele conhecerá as obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, que já está 60% pronto. Ainda em Brasília, Valcke participa de uma reunião do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também estará presente nesse encontro.
Durante toda sua visita ao Brasil, Valcke estará acompanhado de Ronaldo, Bebeto e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Todos são membros do COL. Além deles, o artista plástico brasileiro Romero Britto também fará parte da comitiva.
Fonte: Uol

MUNDO: NY conclui 1º prédio do novo WTC quase 11 anos após o 11 de Setembro


Nova York testemunhou nesta segunda-feira (25) o término da construção do primeiro arranha-céu do novo World Trade Center (WTC), a Torre 4, quase 11 anos depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, que destruíram as Torres Gêmeas e tiraram a vida de quase 3 mil pessoas.
"Sempre achei que o novo World Trade Center seria um sucesso, e sempre acreditei no sul de Manhattan. Em pouco mais de um ano, a Torre 4 do WTC será a última novidade de nosso bairro", disse o corretor imobiliário Larry Silverstein, que obteve um contrato para alugar o complexo por 99 anos antes do 11 de Setembro.
Acompanhado de políticos como o republicano Peter King e quase uma centena de trabalhadores que participaram da construção do edifício, Silverstein e os demais presentes inscreveram seus nomes sobre a última viga da torre, que também foi assinada pelo presidente americano, Barack Obama, em sua última visita ao local antes conhecido como Marco Zero de Nova York.
Totalmente coberta por esses nomes e com uma grande bandeira americana pendurada, a viga foi alçada a quase 300 metros por um grupo de trabalhadores até ser instalada no ponto mais alto da Torre 4, enquanto o cantor de gospel BeBe Winans entoava "God bless America" (Deus abençoe a América).
Assim, o arranha-céu desenhado pelo arquiteto Fumihiko Maki, que contará com 72 andares quando for inaugurado oficialmente no final de 2013, se transforma no primeiro prédio a ser construído do novo World Trade Center, um complexo que será composto por quatro torres.
Silverstein - encarregado da construção das torres 2, 3 e 4, enquanto a 1 está por conta da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey - afirmou que, quando o edifício abrir suas portas, "não o fará somente para seus inquilinos, mas para todos os nova-iorquinos".
Fonte: G1

Chuvas no primeiro trimestre de 2023