quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CAERN SUSPENDE O FORNECIMENTO D'ÁGUA NAS REGIÕES AGRESTE E TRAIRI


Caern realiza manutenção na Adutora Monsenhor Expedito 
Por esse motivo será suspenso o fornecimento de água nesta quinta-feira (8), nos municípios e comunidades rurais das regiões Agreste e Trairi.
Por Gerlane Lima

Em virtude do monitoramento na qualidade da água dos sete poços que atendem a adutora Monsenhor Expedito e dos serviços de manutenção nos equipamentos eletromecânicos do sistema, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), vai suspender o fornecimento de água nesta quinta-feira (8), das 7h às 19h, para aproximadamente 163 mil habitantes dos municípios e comunidades rurais das regiões Agreste e Trairi do Estado. 

O monitoramento será feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que vai avaliar a qualidade e a quantidade de água disponível no lençol freático, das margens da lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, onde estão instalando os poços. A oferta de água será normalizada na manhã desta sexta-feira (9). 

Por esse motivo, terão abastecimento de água interrompido para as cidades de Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, Serra Caiada e Elói de Souza, além de Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, São Bento do Trairi e Lajes Pintada. 

A adutora Monsenhor Expedito tem 330,7 quilômetros de extensão e 450 milímetros de diâmetro, por onde passam 1 milhão e 700 mil litros de água por hora. Os poços produzem 700 mil litros por hora, enquanto a lagoa do Bonfim fornece 1 milhão de litros por hora, que abastecem 163 mil pessoas naquela área do Estado. 

O gestor de Unidade de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo Oliveira Dantas, adianta que o trabalho nos equipamentos da Caern será realizado das 7h às 17h, da quinta-feira, mas o monitoramento feito pela Semarh vai demorar 24 horas. Quando concluir os serviços nos equipamentos, a Companhia religa o sistema de captação da lagoa, enquanto poços serão reativados na manhã desta sexta-feira (9), quando a Semarh concluir o trabalho de monitoramento.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023