quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

REGIÃO POTENGI: Prefeito eleito Naldinho foi a Natal para fazer cirurgia de emergência

O prefeito eleito de São Paulo do Potengi, Naldinho, depois de sofrer uma crise de vesícula ontem à noite (25), está internado no Hospital do Coração, em Natal, onde será cirurgiado hoje pela manhã.

Está tudo bem com Naldinho. A cirurgia será feita pelo método de videolaparoscopia, no qual são feitos pequenos furos no abdômen, para a introdução de uma câmera de vídeo em miniatura, possibilitando a visão da vesícula por meio de imagem de TV.

Como as incisões são menores que a do método mais antigo, a recuperação também é mais rápida.   O prefeito eleito já receberá alta amanhã (27).
Silverio Alves Via Fabrícia Santos

RN: NOVO TREMOR DE TERRA NO MUNICÍPIO DE PARAZINHO

Mais um tremor de terra aconteceu no interior do RN, dessa vez, na cidade de Parazinho, por volta das 7h30 desta quarta-feira (26). Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, o sismo teve magnitude 2.2. Segundo a nota do laboratório, a atividade sísmica na região da cidade já se mostra intensa, tendo ocorrido vários tremores de magnitude preliminar estimada acima do limite de percepção: (1.5).
O boletim emitido pelo laboratório afirma ainda que o sismo de maior magnitude ocorreu em 1973, com uma magnitude de 4.3, tendo sido sentido em Natal, a mais de 95 km do epicentro. O efeito máximo então observado na área epcentral foi a destruição total ou parcial de casas e imóveis.

Via Blog Tangaraense

CLIMA: Sêca tem muita chance de se repetir em 2013

O meteorologista Gilmar Bistrot foi pouquíssimo otimista, indagado durante recente reunião com técnicos do IBGE em Natal, na qual se abordava as reais possibilidades de termos um período de chuvas considerado normal no ano de 2013, no nosso Rio Grande do Norte. 

Bistrot foi taxativo:temos chances ampliadas de repetir o fenômeno de seca verificado neste 2012, de triste memória. 
 
Via O Comunicador do Povo

ACIDENTE COM O ÔNIBUS DA JARDINENSE NAS PROXIMIDADES DE SENADOR ELÓI DE SOUZA

Foto: Facebook
Um ônibus da empresa Viação Jardinense, que estava na rota Natal-Paus dos Ferros, saiu da pista e desceu um pequeno barranco.
Não houve vítimas fatais, mas o susto foi grande por parte dos passageiros.
O acidente aconteceu próximo a cidade de Senador Elói de Souza.

Com informações do Blog do Wallace

BRASIL: Inscrições para o Sisu começam em 7 de janeiro

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 7 de janeiro de 2013. Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior.
O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2013. No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30 mil vagas.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado hoje (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu.
Uma vez inscrito no Sisu, o candidato concorre a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita nesta sexta-feira (28).
Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno.  Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência – em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.
As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda.
Fonte: Agência Brasil

REGIÃO TRAIRI: ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO É INSUFICIENTE PARA A POPULAÇÃO

O total desrespeito e abandono do Governo Rosalba com a região do Trairi chegou ao limite. Essa realidade está decretada com a falência do sistema adutor Monsenhor Expedito. Falta de infraestrutura e dificuldades geradas pela estiagem, estão deixando as cidades do interior sem abastecimento regular.
De acordo com reportagem do Jornal Tribuna do Norte, a situação é considerada crítica. “Inaugurada em 1998, a adutora foi planejada para atender 22 cidades e cinco comunidades rurais. Com o passar do tempo, a responsabilidade da adutora, que capta água da Lagoa do Bonfim em Nísia Floresta e atende todo o Agreste, saltou para 30 municípios e 250 comunidades rurais. A vazão da água, de acordo com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, nunca mudou, ficando sempre em 1,7 milhão de litros de água por hora. Ou seja, a adutora trabalha acima da sua capacidade. Isso levou a Lagoa do Bonfim ao limite da capacidade de fornecer água

A situação é crítica em São Tomé, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Sítio Novo, Coronel Ezequiel e Santa Cruz.

Em Lajes Pintadas, os dois chafarizes da comunidade Barro Preto são abertos apenas durante uma parte do dia. Passar por aquelas ruas é um cruzar constante com carroças repletas de tambores de água e animais de carga transportando baldes e bacias. Segundo o prefeito Nivaldo Alves, a Caern quis fechar os registros por conta da seca. “Nós fizemos um pedido pra continuar com o chafariz. A comunidade precisa”, diz Nivaldo. A Caern nega. Segundo Ricardo Varela, os chafarizes que foram fechados pela companhia tiveram como motivo a falta de pagamento.

Em Campo Redondo, a água da adutora precisa ser misturada à água de um açude da região. Com a seca, a qualidade da água do açude diminuiu. “Além da coloração barrenta, tem um odor que incomoda. Não dá pra beber uma água dessa forma. A cidade inteira tem que comprar mineral”, explica, José Severino da Silva, conhecido como Zé Leão, e que é o responsável pela defesa civil de Campo Redondo.

O sistema adutor Agreste/Trairi, abastecido pela adutora Monsenhor Expedito, tem um projeto de expansão. A ideia é cavar poços e diminuir, ou extinguir, a captação de água a partir da Lagoa do Bonfim. Serão 12 poços, dos quais quatro estão prontos. De acordo com Gilberto Jales, secretário de Recursos Hídricos, a obra deve ficar pronta até fevereiro do próximo ano.

Via Blog do Wallace

Chuvas no primeiro trimestre de 2023