domingo, 23 de outubro de 2011

ENEM 2011


Gabarito oficial do Enem deve ser divulgado na terça-feira

Mesmo depois da maratona de dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o nervosismo ainda domina muitos dos candidatos que aguardam ansiosos pela divulgação dos resultados, no dia 4 de janeiro do ano que vem. Entretanto, o gabarito que permite ao candidato ter uma noção do seu desempenho deve ser divulgado na terça-feira (25), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

"Fica uma ansiedade de saber quanto foi que você tirou", ressaltou Edney Antonio, 24 anos, promotor de vendas que fez a prova na expectativa de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de moda.

Antes mesmo do gabarito oficial, estudantes como Fernanda Carriel pretendem conferir suas respostas com as divulgadas por cursinhos preparatórios. "Acertei 68 questões", comemora a estudante de 17 anos que está concluindo o ensino médio sobre a pontuação da prova de ontem - que tinha 90 questões. Ela diz que vai esperar o resultado final com ansiedade, mas está confiante. "Hoje foi mais fácil, me dei melhor com matemática e português".
Leia mais aqui
Fonte: Tribuna do Norte

SÍTIO NOVO: POLÍTICA


Sítio Novo/RN: PT entra em consenso com o PTdoB



Em uma reunião entre os partidos PT, PTdoB e PSDC realizada na manhã deste domingo ( 23 ) na sede provisória do PT , apenas o PSDC não fechou de início com o projeto do PT, mas ficou de apresentar uma resposta assim que tiver uma posição dos demais membros do partido, foi assim que afirmou o seu presidente (Valderi).

Já o PTdoB apoia com toda força a parceria acordada nesta reunião, e segundo o Presidente do PTdoB(Chico Marceneiro), o partido tem a obrigação de apresentar uma alternativa real ao povo de Sítio Novo.

O anfitrião e Presidente (Paulo), falou da sua alegria em ver um novo grupo florescer, e na esperança de gerar bons frutos desta aliança formada por PT e PTdoB, ele espera contar com a ajuda do PSDC.


Com informações do blog PT de Sítio Novo-RN
Fonte:Sítio Novo em Destaque

CIÊNCIA: COMPORTAMENTO


As revelações sobre o cérebro adolescente


Novas pesquisas decifram as transformações cerebrais que acontecem na adolescência, explicam comportamentos típicos e sugerem como lidar com eles

Mônica Tarantino, Monique Oliveira e Luciani Gomesimg1.jpg
O que faz uma garota de 14 anos passar o dia inteiro emudecida, trancada no quarto? Ou ir do riso à fúria em menos de um segundo? Pode ser realmente difícil entender a cabeça de um adolescente. Para ajudar nesta tarefa, a ciência está empreendendo um esforço fantástico. Nos Estados Unidos, ele está sendo capitaneado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH). O órgão – um dos mais respeitados do mundo – está patrocinando uma linha de estudos focada na busca de informações para compreender o que está por trás das oscilações de humor e comportamentos de risco que marcam a adolescência. E as informações trazidas pelos estudos realizados até agora estão construindo uma nova visão da metamorfose sofrida pelos jovens. “O cérebro do adolescente não é um rascunho de um cérebro adulto. Ele foi primorosamente forjado por nossa história evolutiva para ter características diferenciadas do cérebro de crianças e de adultos”, disse à ISTOÉ o neurocientista americano Jay Giedd, pesquisador do NIMH e um pioneiro na investigação do cérebro adolescente. 
Leia mais aqui
Fonte: Isto é

BRASIL: SAÚDE


Ministério da Saúde lança campanha para prevenção à osteoporose

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço.






Campanha para prevenção à osteoporose.
O Ministério da Saúde lançou ontem (22) no Parque da Cidade, em Brasília, uma campanha nacional de mobilização para a prevenção à osteoporose. A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço. 

As principais formas de osteoporose são a pós-menopausa, a senil e a secundária, que atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam medicamentos como corticóides. O excesso de fumo, álcool e café também são fatores que podem levar à osteoporose.
Leia mais
Fonte: nominuto.com

VEJAM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA TRIBUNA DO NORTE

VEJAM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DOS JORNAIS NESTE DOMINGO




Folha de S.Paulo
Líbia promete realizar eleições em até oito meses
Agora S.Paulo
Veja as novas profissões que dão aposentadoria especial
O Estado de S.Paulo
PCdoB monta 'esporteduto' para controlar verba federal
O Globo
Corrupção deixa escapar R$ 67 bilhões em 8 anos
Correio Braziliense
A vida é um recomeço
Estado de Minas
Todos estão errados
Zero Hora
Sem prévia da Copa, RS perde US$ 225 milhões
REVISTAS

Veja
Dez motivos para se indignar com a corrupção
Época
PCdoBolso
IstoÉ
A nova ciência da mente adolescente
Carta Capital
Convite à dança

CIÊNCIA


Buraco na camada de ozônio chega a nível máximo nesta temporada

O buraco na camada de ozônio no hemisfério sul chegou a seu nível máximo anual em 12 setembro, ao alcançar 16 milhões de quilômetros quadrados, o 9º maior dos últimos 20 anos. As informações são da Nasa (agência espacial americana) e da Noaa (Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA).
A camada de ozônio protege a vida terrestre ao bloquear os raios solares ultravioleta e sua redução adquire especial importância nesta época do ano, quando o hemisfério sul começa a ficar mais quente.
A Nasa e a Noaa utilizam instrumentos terrestres e de medição atmosférica aérea a bordo de globos e satélites para monitorar o buraco de ozônio no polo Sul, os níveis globais da camada de ozônio na estratosfera e as substâncias químicas artificiais que contribuem para a diminuição do ozônio.
"As temperaturas mais frias na estratosfera causaram neste ano um buraco de ozônio maior que a média", disse Paul Newman, cientista-chefe do Centro Goddard de Voos Espaciais da Nasa.
"Embora fosse relativamente grande, a área do buraco de ozônio neste ano estava dentro da categoria que esperávamos, dado que os níveis químicos de origem humana persistem na atmosfera", lamentou.
O diretor da divisão de Observação Mundial da Noaa, James Butler, afirmou que o consumo dessas substâncias que destroem o ozônio diminui pouco a pouco devido à ação internacional, mas ainda há grandes quantidades desses produtos químicos causando danos.
No entanto, a maioria dos produtos químicos permanece na atmosfera durante décadas.
A Noaa esteve monitorando o esgotamento do ozônio no mundo todo, incluindo o polo Sul, de várias perspectivas, utilizando globos atmosféricos durante 24 anos para recolher os perfis detalhados dos níveis de ozônio, assim como com instrumentos terrestres e do espaço. 
Fonte: Folha de São Paulo

BRASIL: POLÍTICA


Ex-cara-pintada Lindbergh volta a liderar passeata contra governo

DE SÃO PAULO

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) está prestes a repetir um feito que, há 20 anos, o catapultou à política: liderar uma passeata de protesto que tem o governo federal como alvo.
Em 1992, ele era o presidente da UNE que liderava os caras-pintadas no movimento "fora, Collor". No próximo dia 10, pedirá que a presidente Dilma Rousseff tenha "sensibilidade" de apoiar o Rio de Janeiro na luta contra a perda de receita de royalties de petróleo.
Ele pode ser aliado de Dilma, mas deixa nas entrelinhas a mensagem de que pode radicalizar, informa reportagem de Vera Magalhães,
"Tenho de mostrar firmeza. Esta é a postura que as pessoas querem de mim. Não sou aquele cara do PT em quem alguém dá uma ordem e fica de cabeça baixa", afirma o paraibano radicado no Rio, que fez da briga dos royalties a bandeira para se projetar na disputa pelo governo do Estado em 2014. 
Fonte: Folha de São Paulo

Chuvas no primeiro trimestre de 2023