terça-feira, 20 de novembro de 2012

MUNDO: Tecnologias verdes Gases que aquecem o planeta batem recorde de presença na atmosfera

Genebra, 20 nov (EFE).- A concentração de gases do efeito estufa - principal acelerador da mudança climática - na atmosfera atingiu novo recorde histórico em 2011, revelou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A presença de dióxido de carbono e de outros gases de longa duração com a propriedade de reter o calor são a causa do aumento de 30% do efeito de "reforço radiativo", a partir do qual se explica o aquecimento do planeta.
A principal fonte de carbono em sua forma de dióxido é a queima de combustível fóssil, como petróleo e gás, e o uso da terra (desmatamento de florestas tropicais).
Segundo o último boletim anual da OMM sobre esses gases, apresentado hoje em Genebra, desde a era pré-industrial (1750) foram emitidos para a atmosfera cerca de 375 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, dos quais a metade permanece na atmosfera, enquanto o resto foi absorvido pelos oceanos e pela biosfera (os seres vivos da Terra).
Os milhões de toneladas de carbono na atmosfera "permanecerão nela durante séculos, o que provocará um maior aquecimento de nosso planeta e incidirá em todos os aspectos da vida na Terra", advertiu ao apresentar o boletim o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
"Mesmo que parássemos as emissões amanhã, o que sabemos que não é possível, teríamos estes gases na atmosfera por milhares de anos", acrescentou, para em seguida assinalar que não só sua concentração aumenta, mas o ritmo com que acontece se acelera cada vez mais, de maneira exponencial.

Fonte: Info

INFORMÁTICA: Windows 8 não ajuda a vender mais PCs, diz análise

São Paulo - A primeira análise sobre o impacto do Windows 8 sobre a venda de PCs indica que o sistema operacional da Microsoft já não gera mais o mesmo impacto sobre o varejo de computadores.
De acordo com a Topeka Capital Markets, a estreia do Windows 8 fez o mercado de PCs no mundo registrar alta de 2% no mês de outubro. Quando o Windows XP estreou, por exemplo, esse impacto foi superior a 10%. De acordo com a Topeka, são poucos os consumidores que aproveitam a estreia do novo Windows para trocar de computador.
O principal motivo para isso é que muitos usuários estão direcionando seus recursos para comprar outros eletrônicos, notadamente tablets.  A expansão de 2% nas vendas de PCs é mais baixa, inclusive, que a expansão média na venda de PCs que ocorre em todo final de ano, de 5 pontos percentuais.
A Topeka previa um aumento de 5% nas vendas de PCs em outubro, o que não ocorreu, desapontando os analistas. Além do efeito tablet, prejudica a venda de PCs a crise econômica que afeta vários mercados medidos pela Topeka, como Estados Unidos e países da Europa.
Os números negativos são rebatidos pela Microsoft. Segundo a fabricante do Windows 8, a adesão a seu novo sistema operacional ocorre de forma acelerada, superior, por exemplo, à velocidade de adoção do Windows 7. O volume de vendas do Windows 8, no entanto, está mais ligado ao update de usuários de máquinas antigas com Windows 7, Vista ou XP que à venda de novos PCs.

Fonte: Info

SÍTIO NOVO/RN: CONHEÇA A NOVA PRESIDENTE E O NOVO VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR

Foi definhada no último dia 14 de novembro em reunião realizada na sede do conselho tutelar a nova composição da presidência da nova gestão para o período de um ano.

  
Os nomes definido pelos novos cinco membros eleitos em eleição realizada no dia 28 de outubro foram os dos Silvia Glauciana de Oliveira como presidente e Rafael Luan de Oliveira como Vice-Presidente.
Fonte: Giro/RN

Chuvas no primeiro trimestre de 2023