quinta-feira, 26 de junho de 2014

Confira os Resultados dos Jogos e a Classificação do Grupos G e H da Copa do Mundo



Ovo Gigante é Encontrado na Cidade de Apodi/RN

Um ovo com 14 centímetros de comprimento e pesando 800 gramas virou uma atração curiosa em Apodi, município do Oeste do Rio Grande do Norte. Nem tanto pelo tamanho, mas porque os moradores garantem que na região não há aves capazes de por um ovo tão grande. Ele foi encontrado na região do Lajedo de Soledade, importante sítio arqueológico localizado a 12 quilômetros do centro da cidade.
“Aqui não tem avestruz, ema e eu não conheço nenhum pássaro ou outro bicho que coloque um ovo desse tamanho”, disse o radialista Josenias Freitas, de 38 anos. O homem mora no distrito de Soledade, onde a família possui um pequeno restaurante. Ele contou aoG1 que encontrou o ovo quando foi a um terreno que fica ao lado da casa dele para colher algumas pimentas, no sítio arqueológico do Lajedo de Soledade. “Encontramos o ovo em um terreno baldio entre duas casas aqui da comunidade.Fiquei surpreso. Peguei o ovo e levei pra casa. Agora o povo vem aqui só pra ver o ovo. Virou atração no nosso restaurante. Estamos achando é bom, porque acabou aumentando o movimento”, acrescentou.
Lajedo de Soledade
O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na comunidade de mesmo nome, no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. O povoado fica a 12 km do centro da cidade.

Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos e dos próprios moradores do distrito do Lajedo no início da década de 1990, acabou salvando este sítio.
No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encontraram fósseis de animais pré-históricos, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial.
Também são encontrados vários painéis de pinturas rupestres ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico.
Fonte: G1/RN

Suposta twittada do atacante brasileiro Fred causa revolta no Chile

Fred se tornou inimigo público número 1 no Chile. Tudo por causa de uma publicação que teria sido em sua conta no Twitter na última segunda-feira. A 33 minutos do início da partida contra Camarões, o atacante teria escrito a seguinte frase: “Já estamos na quarta de final. Chile não é rival!!!”
Em alguns minutos, a declaração foi repercutida em diversos sites chilenos e causou revolta geral. Curiosamente, quem entrou no Twitter de Fred na própria segunda-feira não viu qualquer menção ao Chile.
E há muitas coisas que jogam a favor de Fred na polêmica. Por exemplo, como ele poderia ter twittado sobre o Chile antes mesmo da vitória sobre Camarões? Às 16h27, horário da publicação, o brasileiro estava no meio do aquecimento no Mané Garrincha.
Na tarde desta quinta-feira, em sua entrevista coletiva, Fred garantiu que não publicou absolutamente nada. “Nem sei do que você está falando”, respondeu o camisa 9 a um jornalista do Chile. A assessoria de imprensa da CBF até brincou com o assunto, atribuindo o post a algum twitter paraguaio.
De qualquer maneira, a julgar pelos comentários dos leitores chilenos que viram a reprodução da twittada, Fred não será muito bem recebido caso queira passar uns dias de férias em Santiago e cidades vizinhas.
Fonte: IG

Governo do Estado do RN Paga 97% da Folha Até a Próxima Segunda (30).

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de junho será efetuado da seguinte forma:
Nesta sexta-feira (27) será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), independente do valor do salário, que representam um total de 58.987 servidores;
Na segunda-feira (30) recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 5 mil líquidos – que somam 39.499 servidores;
No dia 10 de julho, quinta-feira, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 5 mil líquidos – 3.129 servidores no total.
99.514 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 97% da folha do Estado.
Os outros 3% (3.129 servidores) receberão no dia 10 de julho.

Fonte: BG

Serra da Tapuia: Tarde e Noite Chuvosa Desta Quinta(26), no Distrito

Na tarde desta quinta-feira 26 de junho, o pluviômetro registrou 22 milímetros de chuva no distrito Serra da Tapuia.  Neste mês de junho acumulado de chuvas chegou a 63 mm e durante o ano de 2014 acumulado chegou a 348 mm.

Confira as chuvas ocorridas em junho:
Dia (06), choveu 01 mm
Dia (07), choveu 02 mm
Dia (13), choveu 16 mm
Dia (14), choveu 06 mm
Dia (15), choveu 08 mm
Dia (18), choveu 01 mm
Dia (23), choveu 03 mm
Dia (24), choveu 04 mm
Dia (26), choveu 22 mm
Total: 63 mm

Atualizado às 09:55 h desta sexta-feira, 27 de junho.

Serra da Tapuia: Fotos do Terço dos Homens na Residência da Família de Zé Mario

Na última terça-feira 24 de junho, o Grupo do Terço dos Homens da Serra da Tapuia celebrou o terço da família na Comunidade Serra de Baixo na casa da família de Zé Mario que é membro do terço dos homens.
O terço dos homens é realizado uma vez por mês  na casa dos participantes que frequenta o terço na Igreja de São Francisco de Assis, em Serra da Tapuia.

Fotos: Blog Um Olhar Sobre a Serra da Tapuia

A Primeira Parcela do13º Salário dos Servidores do Estado do RN, Ainda Não Tem Data Definida

O Governo do Estado ainda não definiu se fará antecipação do décimo terceiro salário no mês de julho. Durante todo dia de ontem foram muitos os boatos apontando que não haveria antecipação. No entanto, a assessoria do Governo, afirmou que até amanhã trará um posicionamento sobre o pagamento. “A Secretaria de Planejamento informa que está trabalhando no calendário de pagamento do décimo terceiro e até sexta-feira terá mais informações concretas para repassar”, afirmou a assessoria de imprensa.
A antecipação de parte do décimo terceiro salário em junho, embora não seja obrigatória por lei, já vem sendo feita há quase 20 anos, desde que foi aprovado o projeto de lei de provisionamento de recursos, ao longo do ano, para pagamento do benefício. No ano passado, a governadora Rosalba Ciarlini pagou 40% do décimo terceiro junto com a folha do mês de junho. Na época, ao divulgar o fato, a Assessoria do Governo enalteceu que “ao definir pelo adiantamento do décimo terceiro, a governadora Rosalba Ciarlini mantém um formato já adotado pela sua própria administração e pelas gestões passadas”. Em 2012, a antecipação ocorreu nos dias 18 e 19 de junho, e em 2011, no dia 19 de junho, cumprindo a tradição de antecipar os recursos. Por lei, empresas e órgãos públicos são obrigados a pagar o 13º em duas parcelas, sendo a primeira no final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. 

A incerteza sobre a antecipação do13º este ano  é mais uma sinalização da crise nas finanças estaduais. Desde setembro do ano passado, o Executivo paga a 97% do funcionalismo no último dia útil do mês e deixa 3%,  o equivalente a mais de 3 mil pessoas, para o dia 10 do mês seguinte, quando o tesouro repassa a primeira das três parcelas mensais do FPE.

Fonte: Tribuna do Norte

Humorista Renato Aragão volta a ser internado no Rio de Janeiro

Renato Aragão, 78 anos, voltou a ser internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal Extra, ele deu entrada nessa quarta-feira (25), mas passa bem e está realizando exames de rotina. Funcionários do hospital contaram ao periódico que o humorista chegou ao local por volta de 23h, em carro particular e estaria acompanhado da mulher, Lilian. Segundo o irmão e empresário, Paulo Aragão, Renato voltou de uma viagem aos Estados Unidos nessa quarta.
Em março deste ano, Renato Aragão ficou internado no Hospital Barra D’Or após sofrer um infarto agudo no miocárdio. A internação ocorreu um dia depois da festa de 15 anos de sua filha, Lívia Aragão. Ele passou quatro dias sob cuidados médicos. Uma semana depois, voltou a ser hospitalizado no Hospital Samaritano por uma infecção urinária, passando oito dias internado.
Fonte: Terra

Confira o Resultado da Pesquisa Realizado Pelo Instituto GPP Para Governo do RN

A rádio Cidade acaba de divulgar o resultado da pesquisa GPP, a pesquisa foi registrada no TRE no dia 20 de junho com o número RN-00003/2014, foi realizada de 20 a 23 de junho. Foram realizadas 600 entrevistas e a margem de erro é de 4%.
Na pergunta estimulada para o Governo, o resultado foi o seguinte:
Henrique Alves (PMDB) – 28%
Robinson Faria (PSD) – 26,9%
Simone Dutra (PSTU) – 1,3%
Robério Paulino (PSOL) – 2,1%
Araken Farias (PSL) – 0,3%
Branco/Nulo – 26%
Não Sabe – 15,4%
No quesito rejeição, o resultado foi o seguinte:
Rejeição
Henrique Alves (PMDB) – 11,6%
Robinson Faria (PSD) – 6,8%
Simone Dutra (PSTU) – 6,6%
Robério Paulino (PSOL) – 5,4%
Araken Farias (PSL) – 5,2%
Nada contra nenhum – 52,6%
Rejeita todos – 15,6%
Não Sabe – 5,9%

Via DJ Aildo

Segunda etapa do Pronatec oferecerá 12 milhões de vagas em todo o Brasil

Até o fim deste ano, serão oito milhões de jovens e de trabalhadores matriculados no Pronatec, um desempenho que nos incentiva a lançar a segunda etapa do programa”, afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Conforme Dilma, a segunda fase é a sequência lógica e o desdobramento natural do programa, que manterá a gratuidade e deverá atingir mais de quatro mil cidades no país. 
Uma novidade é a regulamentação do chamado itinerário formativo, que permitirá o aproveitamento do conhecimento adquirido em um curso de formação profissional, para efeito de carga curricular, em um curso de nível superior. Assim, um estudante que fizer um curso de qualificação profissional de eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, poderá aproveitar os créditos quando fizer o curso de técnico em eletrotécnica.
 O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que nesta etapa do Pronatec serão oferecidas mais opções de cursos direcionados à formação empreendedora. “Nós precisamos dar continuidade a esse processo, com novos desafios pela frente: expansão das matrículas e valorização da trajetória de formação profissional.”

Fonte: Tribuna do Norte

Chuvas no primeiro trimestre de 2023