quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TRANSMISSÃO: ASSISTA SÃO PAULO X BOLIVAR

Assista ao vivo aqui

SERRA DA TAPUIA: NOTA DE FALECIMENTO

Nesta quarta-feira(23/01), faleceu o Sr. José Gabriel da Silva 85 anos mais conhecido como  Zé Gabriel por volta da 10:00 horas. Ele residia  no Distrito Serra da Tapuia e a missa de corpo presente  será celebrada às 8:00 horas desta quinta-feira(24) na igreja católica de São Francisco  e o sepultamento será no Cemitério Público da Serra da Tapuia.

REGIÃO SERIDÓ: AÇUDE GARGALHEIRAS DEIXARÁ DE DESPERDIÇAR 18 MILHÕES DE LITROS D'ÁGUA POR MÊS

Açude Gargalheiras, no município de Acari, no RN (Foto: Canindé Soares)
Aproximadamente 18 milhões de litros de água, volume utilizado mensalmente para a lavagem dos filtros da Estação de Tratamento da Barragem Marechal Dutra, mais conhecida como Açude Gargalheiras, no município de Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte, deixarão de ser desperdiçados. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), uma equipe de engenheiros irá ao local para dar início ao processo de reuso da água. Nesta sexta-feira (25), será feito o primeiro treinamento. A previsão é de que, até o final deste mês, toda a água perdida na lavagem seja reaproveitada dentro da própria estação.
De acordo com o engenheiro Eudes Medeiros, após a lavagem dos filtros a água será armazenada em tanques coletores de concreto armado, onde o lodo será separado e a água será novamente utilizada. 
A Caern também anunciou que a adutora do Seridó, recém-concluída pelo Governo do Estado, garantirá o abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari pelos próximos 20 anos. “Os serviços executados incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água do Açude Gargalheiras, manancial de abastecimento da adutora. Com o aumento da vazão de água e o rebaixamento do reservatório, houve a necessidade de implantação de sistema de válvulas para disciplinar o fluxo no tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade da água atendida a população”, informou a Companhia.

Fonte: G1/RN

BRASIL: JACARÉ DE QUASE DOIS METROS É CAPTURADO EM AÇUDE DO SERTÃO DA PARAÍBA

A população da comunidade do sítio Riacho do Meio, município de Cajazeiras capturou na noite  da ultima segunda-feira (22), um jacaré com mais de dois metros de comprimento. Segundo o agricultor Janduir de Oliveira, o jacaré estava nas proximidades do açude grande da comunidade rural. Ele disse que o réptil há muito tempo era morador no manancial e na noite dessa segunda, a comunidade resolveu capturá-lo e entregá-lo ao Corpo de Bombeiro.
Fonte:Portal Diario do Sertão

Segundo o Tenente Rômulo, o animal será entregue ao escritório do IBAMA na cidade de Sousa aonde serão tomadas as medidas cabíveis. "Esse não é um animal típico da nossa região, mas as vezes é encontrado por aqui. Talvez o jacaré possa ter vindo pelas águas dos rios e chegado até aqui".

Segundo informações, o réptil era de propriedade do Padre Levi e teria fugido da fazenda Santa Rosa, município de São José de Piranhas, depois migrou para o açude grande na comunidade do sítio Riacho do Meio.
 
Fonte: Portal Diário do Sertão via Notícias da Serra


Chuvas no primeiro trimestre de 2023