quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Governo do RN suspende concurso para professores temporariamente realizado em 2015

Cristiano Feitosa explicou que suspensão do
concurso atende a uma determinação do TCE
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
O Governo do Estado suspendeu o concurso para professores realizado em 2015. A portaria foi publicada no Diário Oficial do estado desta terça-feira (25) e suspende novas nomeações de candidatos aprovados no concurso para a Secretaria de Educação do Estado. Segundo o secretário de administração do governo, Cristiano Feitosa, a medida segue uma determinação do Tribunal de Contas do Estado.
No concurso realizado em 2015, 1400 candidatos foram aprovados entre professores e especialistas em educação. Esses profissionais iriam ocupar vagas decorrentes de aposentadorias, morte e afastamentos. De acordo com o governo, 800 candidatos já foram convocados. O secretário explica que quem ainda não foi chamado terá que aguardar uma nova decisão do TCE.
"O TCE entendeu que foram nomeadas mais de uma pessoa para uma mesma vaga, mas o que aconteceu é que foi nomeada uma pessoa que não tomou posse e então a secretaria nomeou outra pessoa para essa vaga. Essa portaria suspende a nomeação de novos candidatos ", disse Feitosa.

A Secretaria Estadual de Educação deve apresentar defesa ao Tribunal de Contas até a próxima semana.
Do G1/RN

Serra da Tapuia: Equipe do CRAS e PSF realizam palestra sobre o Câncer de Mama e o Câncer do Colo do Útero


Na última terça-feira (25), a Equipe do CRAS e PSF do distrito Serra da Tapuia Realizaram Palestra sobre o Câncer de Mama e o Câncer do Colo do Útero no CRAS da Serra da Tapuia. uma ação do Outubro Rosa.

Fotos: Blg Um Olhar Sobre a Serra da Tapuia

Instituto do Cérebro promove ação sobre AVC em Natal

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove oficinas em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), neste sábado (29), nas zonas sul e norte de Natal. A ação é gratuita e voltada para toda população.
As atividades serão desenvolvidas das 10h às 22h, no Praia Shopping, localizado no bairro de Ponta Negra, e no Partage Norte Shopping, no bairro de Potegi, com o objetivo de oferecer orientações ao público sobre sinais e sintomas do AVC, além de alertar sobre os fatores de risco e as formas de prevenção. De acordo com o coordenador da campanha, André Pantoja, será realizada ainda aferição de pressão e feito o cálculo do índice de massa corpórea.
O AVC pode acontecer com pessoas de qualquer idade. Porém, a identificação precoce dos sintomas e o tratamento médico de emergência em unidade de AVC intensifica consideravelmente a recuperação. “Segundo o Sistema Único de Saúde, de 2011 a 2014, foram 5.500 óbitos registrados em decorrência do AVC no Rio Grande do Norte, ou seja, são quase 1.440 mortes por ano e 90% delas poderiam ser evitadas com informação”, explica Pantoja.
Do Blog Robson Pires

Câmara aprova a PEC 241 dos Gastos Públicos e proposta segue para o Senado

Câmara dos Deputados concluiu na madrugada de hoje (26) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à inflação do ano anterior, ao rejeitar os seis destaques da oposição que pretendiam alterar o texto-base. Agora a proposta será encaminhada ao Senado, para ser votada também em dois turnos.
O texto-base foi aprovado em segundo turno por 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções.
No Senado, para a PEC ser aprovada, são necessários um mínimo de 49 votos em cada votação. Se aprovada sem modificações em relação ao texto da Câmara, a PEC será promulgada pelas mesas-diretoras do Senado e da Câmara e passará a integrar a Constituição Federal.

A intenção da base aliada do governo no Senado é acelerar a tramitação da proposta para que ela seja aprovada em segundo turno ainda no mês de novembro.

Com as informações da Agência Brasil

Chuvas no primeiro trimestre de 2023