domingo, 1 de maio de 2011

ESPORTE

Santa Cruz larga na frente na decisão do Estadual: 1 a 0
Publicação: 01 de Maio de 2011 às 19:40
O Santa Cruz terminou a temporada de 2011 invicto no estádio Iberezão. Ontem a equipe venceu o ABC com um gols nos minutos finais da partida e largou em vantagem na decisão do Campeonato Estadual. Felipe entrou faltando cinco minutos para o fim do jogo e com o gol marcado colocou o tricolor a um empate da conquista mais importante do clube. Já o ABC tem que vencer por qualquer placar para garantir que a taça de campeão não deixe a sua sede em Ponta Negra. Leandro Campos lamentou o resultado e a falta de sorte da sua equipe, porém elogiou o desempenho do grupo e disse que o título ainda não fugiu das mãos abecedista.

Emanuel Amaral
Santa Cruz x Abc no Iberezão em Santa Cruz.Santa Cruz x Abc no Iberezão em Santa Cruz.
Comemoração do único gol da partidaO dia chuvoso fez que os torcedores de Santa Cruz preferissem ficar em casa, o público tricolor era visivelmente menos que o alvinegro no estádio Iberezão. Assim como o clima ameno, foi o transcorrer da partida. ABC e Santa Cruz ficaram se estudante até a metade da etapa inicial, quando começaram a ocorrer os lances de perigo. O primeiro deles foi do time natalense, depois numa bobeira na saída de bola, que sobrou para Cascata tentar duas vezes sem êxito, primeiro ele tentou o passe, a bola espirrou na zaga, voltou e no chute, o atacante mandou para fora.

A partir de então, necessitando fazer um bom resultado para levar a vantagem para o segundo jogo em Natal, o tricolor tomou conta da situação e passou a levar perigo ao gol defendido por Welligton. A primeira tentativa foi numa falta cobrada por Michel, que bateu forte e o goleiro colocou para escanteio. Na cobrança, ele voltou a afastar o perigo, uma vez que a bola chegou fechada na frente do gol.

Mais insinuante, o Santa Cruz quase chegou ao gol aos 40 minutos, quando em duas oportunidades lamentou ver a bola se chocando contra a trave direita de Welligton. Na primeira foi num cruzamento venenoso de Marciano, quando Quirino pegou o rebote, mas bateu prensado para fora. No lance seguinte foi à vez do zagueirão Pantera dar uma de atacante, acertar uma bicicleta na entrada da pequena área e mandar na trave, graças um golpe de vista do goleiro abecedista.

O ABC voltou melhor na segunda etapa e de cara andou dando alguns sustos no goleiro Isaías, que a rigor não foi obrigado a realizar qualquer defesa mais complicada, porém se viu tendo de torcer para que os chutes dos adversários não tivessem o endereço certo. A partida ficou muito resumida ao combate no meio-campo e as oportunidades se tornaram cada vez mais raras.

A partida só foi esquentar mesmo a partir dos 37 minutos, quando Cascata. Em jogada individual pela direita, cruzou, Robson tentou afastar, mas acabou jogando a bola contra seu próprio gol. Isaías, batido, viu a bola explodir em sua trave esquerda e sair. Vendo que o resultado não interessava a sua equipe, o treinador Wassil Mendes reforçou o ataque com as entradas Wlademir, Alvinho e Felipe, mas foi este último, que entrou faltando apenas cinco minutos para o término do tempo regulamentar, que acabou mudando a história desse jogo.

Na sua primeira jogada, numa bola erguida na área, ele pulou com o goleiro abecedista e não conseguiu alcançar, na segunda não teve perdão. Lançado, Felipe ganhou na velocidade da zaga alvinegra e, dentro da área, tocou na saída do arqueiro abecedista, para marcar o gol que deu a vitória e colocou o tricolor do Inharé a um empate da conquista do seu primeiro título estadual.

Ficha

Santa Cruz 1

ABC 0

Santa Cruz: Isaías, Pantera, Michel e André Luís (Wlademir); Rafinha (Felipe), Robson, Lano, Paulinho Mossoró e Marciano; Quirino e Didi (Alvinho). Técnico: Wassil Mendes.

ABC: Wellington; Pio (China), Tiago Garça, Leonardo e Renatinho; Basílio, Bileu, Reinaldo (Gabriel) e Jackson; Éderson (Ray) e Cascata. Técnico: Leandro Campos.

Árbitro: Célio Amorim (SC)

Gols: Felipe (41’/2ºT)

Renda: R$ 25.035,00

Público: 1.222 pagantes.

Codesp divuga calendário com datas dos Jerns


A Coordenadoria de Desporto da Secretaria de Educação divulga calendário de eventos para 2011 e a data dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (XLI JERNS). Os JERNS serão iniciados, em sua etapa regional, com as competições entre as escolas da área da 7ª Dired sediada no município de Santa Cruz. Os jogos prosseguem, entre os dias 02 a 09 de julho, na regional de Umarizal (14ª Dired).

adriano abreu
Nos últimos anos, as aberturas dos JERNS têm sido realizadas com pouco público devido à violênciaNos últimos anos, as aberturas dos JERNS têm sido realizadas com pouco público devido à violência
As competições dos JERNS na regional de Apodi (13ª Dired) ocorrem de 09 a 18 de julho. No mesmo período (09 a 18 de julho) acontecem os jogos na regional de João Câmara (16ª Dired).

Ainda no mesmo mês, de 23 ao dia 30, serão realizadas as competições dos JERNS na regional de Pau dos Ferros (15ª Dired). No mesmo período (23 a 30 de julho) ocorrem os jogos escolares na regional de Macau (6ª Dired).

No mês de agosto, as competições dos JERNS acontecem na regional de Currais Novos (9ª Dired), do dia 06 ao 16. Nesse mesmo período (06 a 16) serão também realizados os jogos da regional de Parnamirim (2ª Dired).

Os jogos escolares da regional de Assu (11ª Dired) ocorrem no período de 11 a 22 de agosto. Na regional de Caicó (10ª Dired), as competições dos JERNS irão de 12 a 22 do mesmo mês.

Também em agosto, acontecem os jogos escolares da regional de Mossoró (12ª Dired), do dia 18 a 29. Já as competições da regional de Nova Cruz (3ª Dired) ocorrem do dia 19 a 30 de agosto.

A fase final dos JERNS, que será realizada em Natal, tem abertura prevista para o dia 22 de outubro. O evento, em sua fase final, acontecerá de 22 a 31 outubro. A premiação do Atleta Ouro do JERNS acontecerá em novembro.

Antecede a fase final dos JERNS a realização de congressos técnicos no mês de setembro. O calendário dos congressos técnicos, que serão realizados na sede da Coordenadoria de Desporto na Secretaria Estadual de Educação, é o seguinte:


programação



Ô Dia 20/09 pela manhã


Natação, Nado Sincronizado, Pólo Aquático, Basquete e Pesca. Dia 20/09 à tarde – Futebol de Areia e Futebol Society.


ÔDia 21/09 pela manhã 


Judô, Badminton, Karatê, Capoeira, Taekwondo e Xadrez. 


ÔDia 21/09 à tarde


Voleibol e Voleibol de Duplas.


Ô Dias 22/09 pela manhã


Ginástica Olímpica, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica e Ginástica Aeróbica. 


Ô Dia 22/09 à tarde


Handebol e Beach Handebol.


Ô Dia 23/09 pela manhã 


Ciclismo, Mountain Bike, Atletismo, Surf e Bordy Boarding. 


ÔDia 23/09 à tarde 


Futebol e Futsal.


Competição festeja 41 anos de vida


Os JERNS chegam agora a 2011 aos seus 41 anos de existência. A competição escolar foi idealizada pelo professor Sebastião Cunha, na década de 70, e já revelou para o cenário esportivo nacional vários atletas de ponta.

Entre as revelações que saíram dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte despontam nomes como: Juliana (voleibol de dupla de praia), Matusalém (jogador de futebol que atua hoje na Lázio da Itália), Virna Dias (atleta de voleibol que chegou a seleção brasileira), Vicente Lenilson (curraisnovense do atletismo que chegou a seleção brasileira), e Magnólia Figueiredo (atleta recordista nacional no atletismo).

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte são considerados o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Na última edição chegou a ter 14 mil atletas inscritos, 28 modalidades esportivas, e 410 escolas (estaduais, federais, municipais e privadas).

As inscrições para escolas participarem dos JERNS 2011 podem ser feitas pela Internet através do site www.educacao.rn@gov.br.


Outros eventos


A Coordenadoria de Desporto também anunciou o calendário para os XVII Jerninhos, Eliminatória de Futsal e XXI Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais (CEEMS).

As entregas (on line) e devolução a Coordenadoria de Desporto das fichas cadastrais das escolas para estes eventos e o JERNS ocorrerão de 02 de maio a 20 de julho.

As inscrições on line, específicas para as eliminatórias de Futsal, serão encerradas no dia 30 de maio. O Congresso Técnico de Eliminatória de Futsal 2011 será realizado no dia 20 de junho na sede da Coordenadoria de Desporto. As competições da Eliminatória de Futsal serão realizadas de 01 a 31 de agosto em Natal.

O Congresso Técnico do XXI CEEMS acontece nos dias 03 e 04 de agosto, na sede da Coordenadoria de Desporto, para todas as modalidades esportivas.

Inmet estima chuva acima da média no Norte e Nordeste em maio


Governadora do RN visita as áreas inundadas no Vale do Açu


A governadora Rosalba Ciarlini visita neste domingo as áreas inundadas pelo Rio Piranhas/Açu. Acompanhada de diversos secretários de Estado, Rosalba vai ver primeiro a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Depois, visitará as áreas que sofrem com as cheias do Rio Pataxó, no município de Ipanguaçu, onde já existem mais de 100 famílias desabrigadas. Muitas estão em escolas, outros prédios públicos e casas de parentes e amigos.

O corpo de bombeiros e a Defesa Civil do Estado já estão no Vale do Açu. Em contato com o prefeito Leonardo Oliveira, a governadora autorizou a contratação de duas máquinas retroescavadeiras para fazer a limpeza do leito do rio Pataxó, onde existem matas nativas, que estão impedindo o fluxo das águas e outras ações para as famílias atingidas pelas enchentes. 

"Disse ao prefeito que toda a operação de assistência às famílias será coordenada pela defesa civil municipal, com apoio da nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias estaduais", observou a governadora.

Treze comunidades já estão ilhadas. O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, que acompanha pessoalmente as ações, faz um apelo para que as famílias que estão nesses pontos inundados saiam para abrigos seguros. Segundo ele, muitas pessoas insistem em permanecer nas casas invadidas pelas águas. "Essa cheia é diferente da de 2008/2009 que chegou de forma abrupta. 

Agora, as águas entram nestas áreas gradativamente, o que facilita as ações de respostas", frisa Acioli, informando que homens do Corpo de Bombeiros de Natal e Mossoró foram deslocados para participar da operação de assistência às vítimas das cheias no Vale do Açu.

BRASIL: Censo dos Servidores Aposentados começa nesta segunda

Na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, começa o censo dos servidores aposentados do Estado do Rio Grande do Norte, visando à atualização dos dados cadastrais junto ao instituto de previdência do Estado. 

Os servidores aposentados deverão procurar uma das unidades do IPERN, no mês em que fizer aniversário, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Os que não puderem comparecer devido a problemas de saúde, idade ou locomoção, deverão nomear um representante, através de procuração pública, ou entrar em contato com o IPERN e agendar a visita de um fiscal previdenciário. 

Os servidores aposentados que fizeram aniversário no período de janeiro a abril, farão a atualização dos dados cadastrais em 2012.

O atendimento ao Censo Previdenciário será feito nas sedes do IPERN, os servidores aposentados deverão ir até uma das unidades do Ipern em Natal (rua Jundiaí, nº 410, Cidade Alta), Mossoró (Rua Quintino Bocaiúva, 325, Centro.), Caicó (rua Professor José Gurgel de Araújo, 322, Penedo) ou Currais Novos (rua Gov. Dix-Ssept Rosado, 122, Centro), portando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Os aposentados que morem em outras cidades também poderão se dirigir a um dos postos de atendimento do Ipern que ficam nas Centrais do Cidadão nos municípios de: Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assu, Santa Cruz, Macau, Nova Cruz, João Câmara, São José do Mipibu, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim e Macaíba.

As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones: 3232-2902, 3232-2915 e 3232-2930. Ou ainda através do e-mail: ipernouvidoria@rn.gov.br e do site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br 

DADOS DE CHUVAS ATUALIZADO 01 DE MAIO 2011

INDICE PLUVIOMÉTRICO EM SERRA DA TAPUIA
Janeiro: 271 mm
Fevereiro: 50 mm
Março: 68 mm
Abril: 117,5
Total Ano 2011:  506,5 mm

Chuvas no primeiro trimestre de 2023