sexta-feira, 27 de abril de 2012

ACIDENTE: VEJAM AS FOTOS DO ACIDENTE QUE VITIMOU O CINEGRAFISTA E O REPÓRTER DA BAND NO RIO GRANDE DO SUL

Um acidente envolvendo um caminhão desgovernado matou dois repórteres do Grupo Bandeirantes nesta sexta-feira, no trecho conhecido como curva da morte, na rodovia ERS-122, em Farroupilha (RS). O veículo de carga perdeu o controle, invadiu a pista contrária e atingiu três carros de veículos de imprensa do Estado: RBS, Record e Band-RS.Os mortos são o repórter Enildo Paulo Pereira, conhecido como Paulão, e o cinegrafista Ezequiel Barbosa. De acordo com relato de colegas, os ocupantes dos carros da Record e RBS tiveram escoriações leves.
Em nota, a Band-RS lamentou o acidente. "A morte dos dois profissionais e as circunstâncias trágicas do acidente deixam a emissora consternada. A Band solidariza-se com as famílias e presta toda a assistência necessária." O documento segue dizendo que Paulão era um dos "mais respeitados repórteres policiais do Estado e tinha Ezequiel como parceiro constante". Eles trabalhavam na empresa desde setembro do ano passado.
Segundo o diretor de jornalismo da Band-RS, Renato Martins, os três carros seguiam para cobrir uma operação policial em Caxias do Sul. Ele chegou a dizer que a ação, que seria comandada pelo delegado Juliano Ferreira, havia sido suspensa por conta do acidente. No entanto, a Polícia Civil confirmou que grande parte do comboio que seguia na frente, conseguiu cumprir parte dos mandados de prisão.

Fonte e Fotos: Portal Terra

TELEVISÃO: O RIO GRANDE DO NORTE FOI DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL NESTA SEXTA-FEIRA (27)

Dessanilizadores ajudam moradores do Rio Grande do Norte em cidades com estiagem
Dos 125 dessalinizadores administrados pelo estado, 100 estão funcionando plenamente. Isso significa que pelo menos 35 mil pessoas já podem contar com água de boa qualidade para o consumo diário.
Fonte: G1

A reportagem foi realizada nas cidade de Lajes e Santa Maria no Rio Grande do Norte sobre a estiagem que está afetando o estado.

BRASIL: Metade dos brasileiros não terminou o ensino fundamental, diz IBGE

Dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, naquele ano, metade da população brasileira com 10 anos ou mais de idade não tinha instrução ou tinha o ensino fundamental incompleto. Segundo o instituto, o número de pessoas nessa condição era de 65,1% em 2000, e caiu para 50,2% dez anos depois.
Por outro lado, no mesmo período o número de brasileiros que terminou o ensino superior cresceu 80%. Em 2010, 7,9% da população tinha esse grau de instrução, contra 4,4% em 2000.
A região Nordeste é a que tem o nível mais baixo de instrução: 59,1% da população com o fundamental incompleto e 4,7% com superior completo. No outro extremo, 44,8% dos habitantes do Sudeste tinham cursado apenas parte do fundamental, quanto 10% tinha nível superior.
O Censo 2010 do IBGE mostrou também que 966 mil crianças e adolescentes de entre 6 a 14 anos não estavam matriculados na escola, o que representa 3,3% da população nessa faixa etária. Já entre os jovens de 15 a 17 anos, o número foi bem maior: 16,7%. Apesar de a porcentagem de exclusão escolar ter caído (em 2000, o índice era 22,6%), o número ainda está longe da meta do governo de ter, até 2022, 98% de todas as crianças e jovens de 6 a 17 anos na escola.
 
Fonte: G1

RN: VEJA AS FOTOS DA JUSTIÇA NA PRAÇA EM SÃO TOMÉ/RN

Nesta sexta-feira (27), foi realizada a Justiça na Praça na cidade de São Tomé/RN.  Com as apresentações culturais e o encerramento.

Apresentação cultural
Veja mais
Fotos: Blog São Tomé Notícias

RN: Capitão Moura estaria insatisfeito e prestes a deixar Santa Cruz

O Capitão Moura, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), estaria insatisfeito e prestes a entregar o comando da companhia por falta de apoio de alguns políticos da cidade.
Segundo informações apuradas pelo Blog, o capitão, que vem fazendo um bom trabalho na cidade, teria feito algumas ações que teriam contrariado políticos da cidade. Com isto, ele estaria sendo boicotado e com vontade de deixar o comando do policiamento de Santa Cruz.
Após estes trabalhos que deixaram ele sem apoio, o policiamento tem ficado mais inconstante na cidade, prejudicando a população. Mais uma vez a política atrapalhando a população de bons atos que a defendem.

Fonte: Blog do Édipo Natan

ELEIÇÕES 2012: Tribuna do Norte deve divulgar amanhã resultados de pesquisa eleitoral em Santa Cruz

O final de semana promete iniciar quente na política santa-cruzense. Segundo fonte segura que entrou em contato com o Blog, amanhã será publicada mais uma pesquisa sobre a sucessão eleitoral de Santa Cruz.
A pesquisa promete ser uma das principais atrações do caderno de política da Tribuna do Norte. Ainda segundo a fonte, o próprio jornal teria encomendado a pesquisa e os números mostraram a real situação do quadro local, com os diversos nomes postos neste período de pré-candidaturas.
Agora é aguardar para saber os números e como está a corrida eleitoral de Santa Cruz.

Com Informações do Blog Édipo Natan

RN: Maior escola de idiomas do mundo abre franquia em Santa Cruz

A maior escola de idiomas do mundo, a Wizard, abriu suas portas em Santa Cruz. Com a mesma estrutura de cursos existente em todas as unidades da escola, a expectativa é que dezenas de alunos se matriculem para as primeiras turmas. A inauguração oficial da escola aconteceu na noite desta quinta-feira (26). Foi promovido um coquetel para autoridades e a imprensa local, quando foi mostrada toda a estrutura da escola e como serão desenvolvidos os cursos ministrados pela instituição.
O período de inscrições na Wizard foi aberto nesta sexta-feira (27). Os interessados devem procurar a unidade, que funcionará na Rua Cosme Ferreira Marques, Nº 335, no Centro de Santa Cruz.
De acordo com o sócio-gerente da Wizard Santa Cruz, Paulo Melo a inauguração da Wizard dá um salto de qualidade no ensino de Santa Cruz. “Todos nós temos que nos capacitarmos cada vez mais para interagir com a sociedade e nos prepararmos para o mercado de trabalho. Com a Wizard, as pessoas aprenderão inglês com qualidade e temos a condição de desenvolver ações que estejam ao alcance da população”, explicou Paulo Melo.
A Wizard oferece cursos em oito idiomas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Português para estrangeiros, Japonês e Chinês), e é pioneira no ensino de inglês em Braile. É a primeira também a utilizar a certificação internacional TOEIC como modelo pedagógico.
A instituição hoje é considerada a maior escola de idiomas do país. Ao todo, são mais de 500 mil alunos espalhados em 1.200 unidades em vários outros países como Estados Unidos, Japão, México, Irlanda, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, China e Panamá.
A escola de idiomas Wizard abre em Santa Cruz com uma promoção de lançamento. Os primeiros 100 inscritos receberão a WIZPEN, a maior novidade da Wizard que é a caneta que fala inglês e ajuda no auxílio do ensino aos estudantes.
A expectativa da gerência da escola é que sejam formadas turmas em todos os horários. A capacidade da escola é para mais de mil alunos, funcionando de domingo a domingo, com auxílio pedagógico constante aos estudantes.

Fonte: Site da Rádio Santa Cruz AM 

RN: CARRO PEGA FOGO NA BR-304 PRÓXIMO A MACAÍBA

Um veículo em chamas na rodovia BR-304 na saída de Macaíba. Ainda não temos informações sobre vítimas, mas o trânsito está bastante congestionado nos seus dois sentidos.

Fonte: Via certa Natal

SITIO NOVO/RN: CONVITE

Arquidiocese de Natal
Paróquia de Santa Teresinha
Igreja de São Sebastião

A igreja de São Sebastião de Sítio Novo, convida você motorista, você motociclista para participar da carreata de abertura do mês de maio dedicado a Maria mãe do nosso Salvador, que acontecerá nesta terça-feira dia 01/ 05/ 2012, saindo da quadra coberta até a igreja matriz a partir das 16:30hs.
 Veja mais
Fonte: Blog Sítio Novo em Destaque

TECNOLOGIA: Olho biônico que corrige visão pode sair em 2013


Cirurgias que façam com que pacientes cegos ou com graus elevados de problemas oftalmológicos enxerguem normalmente é um sonho antigo da medicina – e a robótica pode ser a parceira perfeita para que ele finalmente seja realizado, mesmo que lentamente. A novidade da vez é um protótipo de olho biônico que pode começar a ser usado já no ano que vem.
Trata-se de um implante que, por enquanto, deve servir principalmente para quem sofre de retinite pigmentosa, uma anomalia genética que causa a perda gradual da visão e problemas na percepção das cores.
O funcionamento é um pouco complexo e começa fora do implante: uma câmera captura as imagens e as transmite para uma unidade de processamento externo, como um smartphone. A partir daí, um receptor transmite as imagens para a retina biônica, que se comunica com o cérebro para, enfim, formar a projeção em seu olho.
Projetado há dez anos pela Bionic Vision Australia, o chip neuroestimulante que controla todo o sistema é um dos mais complexos já desenvolvidos. Dentro da estrutura de menos de 4 mm, estão 98 eletrodos que estimulam a retina do paciente para que sua visão seja melhorada.
Fonte: Techworld

Com informações do Tecmundo

INFORMÁTICA: 90% dos sites populares com SSL possuem vulnerabilidades a ataques, indica estudo

Somente cerca de 10% dos sites populares da internet que oferecem a proteção SSL (Secure Socket Layer) estão protegidos contra ataques que permitem a realização de atividades hackers. É isso o que afirma um estudo realizado pelo SSL Pulse, um serviço que monitora a segurança de 200 mil páginas populares que usam a tecnologia para evitar que dados em tráfego sejam vistos por agentes indesejados.
De todos os sites analisados, somente 19.024 estavam configurados para suportar um tipo de ataque descoberto em 2009, que permitia que hackers injetassem informações próprias em dados criptografados. Poucas semanas após o problema ser descoberto, um estudante da Turquia mostrou que a exploração da falha permitiu que ele roubasse diversas credenciais do Twitter.

Ameaça à internet em geral

Além disso, somente 25% dos endereços são capazes de suportar um ataque experimental revelado em 2011, que permite quebrar a criptografia dos dados que passam entre servidores e um navegador da internet. A ameaça, conhecida como BEAST, não pode ser erradicada facilmente, já que as atualizações necessárias fazem com que um site se torne indisponível para milhões de pessoas que usam versões antigas de seus navegadores.
“Muitas pessoas acreditam que o ataque BEAST não é prático”, afirmou ao Ars Technica Ivan Ristic, Diretor de Engenharia da Qualys. “Eu discordo disso porque os ataques sempre melhoram em eficiência e nunca o contrário. Se alguém está motivado o bastante, essa pessoa vai fazer com que o ataque melhore”, complementa.
Como na rede mundial de computadores pacotes de dados costumam passar por redes abertas cujas atividades podem ser monitoradas facilmente, muitas vezes o SSL é a única ferramenta existente para proteger senhas e impedir que dados pessoais sejam obtidos por criminosos.

Com informações do Tecmundo

FORA DO COMUM: Vídeo do Prefeito de Feira de Santana na Bahia dança coreografia de É o Tchan e causa polêmica


Alguns vídeos publicados na web com o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, dançando pagode durante a Micareta da cidade realizada há cerca de uma semana, têm causado muita polêmica no interior da Bahia. Na filmagem o prefeito aparece dançando a canção "Pau que nasce torto" do grupo 'É o Tchan' que se apresentou na festa na quinta-feira (22).  Nas imagens o chefe do executivo municipal é convidado pelos vocalistas da banda a requebrar com as dançarinas. Incentivado por mais dois políticos, Tarcizio se envolve com a brincadeira e arrisca alguns passos no pagode. O fato virou polêmica e dividiu opiniões nas rodas de conversa. Na terça terça-feira (24) durante entrevista, o prefeito pediu desculpas ao público declarando que se de alguma, forma causou algum constrangimento à cidade, que fosse remido, pois seu coração falou mais alto. "Quando o meu coração fala ninguém pode se conter", disse o prefeito em coletiva.  O cantor Beto Jamaica declarou ao SRZD-Bahia que na sua opinião não há motivos para crucificarem o prefeito. "Já fizemos isso em tantas cidades e a população aceita tranquilamente. Para mim, isso é uma prova de que as pessoas escolheram o político certo. Uma pessoa que não tem besteira", disse o cantor. Nas ruas o fato divide opiniões, bem como na câmara de vereadores.

O edil Roberto Tourinho criticou com veemência o prefeito. Para ele, as imagens depõem contra o município de Feira de Santana. Em defesa do chefe do executivo, o vereador da bancada governista, Ronny Miranda rebateu as críticas do colega. "Como uma pessoa pública, não vejo problemas em o prefeito estar em um momento de alegria. Chamaram ele. Isso é normal e ele não estava bebendo", garantiu o vereador.


Fonte: V&C Artigos e Notícias 

ACIDENTE: Garoto morreu eletrocutado quando tentava roubar loja em Caruaru/PE

Um menor não identificado de aproximadamente 10 a 12 anos, morreu eletrocutado na noite desta quarta-feira (25), Por volta das 21:h, na rua Vigário Freire no Centro de Caruaru. De acordo com a Polícia Militar, a vítima era usuário de drogas e vivia na rua, provavelmente ele estava tentando arrombar a loja Gabriel CD´s e após escalar o poste de iluminação e chegar a marquise do Center Plaza Hotel, foi tentar passar pela rede elétrica e foi atingidopor uma descarga elétrica e morreu no local, ficando pendurado pela rede elétrica.
O tenente França do Corpo de Bombeiros, não confirmou que a intensão do menor fosse praticar o arrombamento, ele disse que o adolescente pode ter subido a marquise para se refugiar durante a noite.
O corpo da vítima identificada apenas por Willamis, foi encaminhado para o IML de Caruaru.

 Com informações dos Blogs Edmilson Souza e o É Sertão

POLÍCIA: OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE POLÍCIA CIVIL E MILITAR TIRA DE CIRCULAÇÃO UM DOS MAIORES TRAFICANTES DE DROGAS DE SÃO RAFAEL

Toda equipe policial que não dão tréguas aos bandidos
Uma operação conjunta entre as Polícias Militares e Civil, deflagrada ao amanhecer do dia de hoje 27 de abril, conseguiu tirar de circulação mais um traficante de drogas em São Rafael.
Políciais Militares do GTO e Força Tática ambos de Assu, além da RP de São Rafael, sob o comando do Major Marinho, Tenente Jean Lima e Policiais Civis sob o comando do Dr Marcelo(Delegado de Assu), prenderam o pescador Francisco Canindé Matias de Moura, residente no Bairro Soledade II.
Após meses de investigação por parte do setor de inteligência da Polícia Militar.O Dr Marcelo conseguiu um mandado de busca e apreensão para a residência de Canindé. Na manhã de hoje,27/04, em cumprimento a este mandado conseguiram lograr êxito na prisão do acusado. A droga foi encontrada enterrada ao lado de um pé de limão nos fundos do quintal, onde foi encontrado16 papelotes de maconha, além de uma pequena barra. e 09 pedras de Crack e mais uma pedra maior. Além de uma quantia em dinheiro fracionado.O acusado assumiu que a droga seria de sua propriedade e que comercializava há algum tempo.O acusado foi autuado por tráfico de drogas e sua esposa foi ouvida pelo Dr.Marcelo e liberada. Apesar de várias viaturas sucateadas, esta de parabéns o comandante do 10º BPM o Major Marinho e o Ten.Jean Lima como também ao competente Dr.Marcelo, Delegado de Assu que responde também pelo destacamento de São Rafael, que não vem medindo esforços em combater a criminalidade na região.
Parabéns aos Policiais do GTO de Assu e Policiais Militares de São Rafael/RN.
 
Fonte: PM São Rafael e Focoelho

BRASIL: Cantor Pedro permanece em estado grave e com cérebro inchado, diz TV

O cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, passou por um exame, nesta sexta-feira (27), que avalia o fluxo sanguíneo no cérebro, informou a médica Ludmilla Hajjar, coordenadora da UTI do Sírio-Libanês, à reportagem da Rede Globo. De acordo com a médica, o cérebro ainda está inchado e é preciso mais fluxo de sangue para que o órgão volte ao tamanho normal.
O estado do cantor, filho de Leonardo, ainda é muito grave, mas estável. Pedro permanece em coma induzido e ainda não dá para saber se a pancada que sofreu no acidente de carro deixará sequelas neurológicas ou motoras. Ainda de acordo com Ludmilla, o músico passou a noite bem e não houve intercorrências na transferência de Goiânia para São Paulo. A assessoria do hospital não quis confirmar nenhuma das informações.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (27), a equipe médica do Sírio diz que o estado de saúde de Pedro é grave, porém estável. Ele também apresentou melhora no quadro clínico e neurológico e nos resultados dos exames. Ao UOL, a assessora do músico, Ede Cury, disse que a intenção dos médicos é que Pedro passe um dia tranquilo por conta da transferência. Ede ainda afirmou que o músico deve receber visita dos familiares nesta sexta-feira. Segundo ela, o cantor Leonardo deve retomar a agenda de shows na próxima semana, "porque está precisando ocupar a cabeça com trabalho", afirmou ela.
 
Saiba mais

Fonte: Uol

BRASIL: Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba lideram ranking nacional de população deficiente

O Nordeste é a região com maior percentual da população que apresenta pelo menos um tipo de deficiência, segundo novos dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará lideram o ranking.
Quase 970 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola em 2010, mostra Censo Mortalidade infantil cai 47% em dez anos; no Nordeste, queda superou 50% Taxa de empregados com carteira sobe de 55% para 64% em 10 anos Número de imigrantes no Brasil quase dobra na década; SP e PR são os principais destinos Renda mensal das mulheres sobe o triplo da dos homens em 10 anos Cresce número de divórcios no Brasil e de casais que optam por apenas "morar junto" De acordo com a pesquisa, 21,2% da população da região declarou ter deficiência visual; 5,8%, deficiência auditiva; 7,8%, deficiência motora e 1,6%, deficiência mental ou intelectual. Entre os Estados, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará apresentavam em 2010 os maiores percentuais de pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas (visual, motora e auditiva), sendo os dois primeiros com 27,8% cada e o último com 27,7%. 

As menores incidências de pessoas com pelo menos uma das deficiências se encontravam em Roraima (21,2%), na região Norte, Santa Catarina (21,3%), no Sul do país, e Mato Grosso do Sul (21,5%), no Centro-Oeste. Em 2011, parte dos dados revelados pelo Censo sobre a população deficiente mostrou que 17,7 milhões de brasileiros, ou 6,7% da população, declararam possuir pelo menos uma deficiência "severa" em 2010 --de acordo com o IBGE, severa se refere à população que não enxerga nada no caso da deficiência visual, por exemplo. Em 2000, o índice foi de 4,2%. Quanto aos números gerais, em 2010, 23,9% brasileiros declararam possuir ao menos uma deficiência, ante 14,3% em 2000.

 
Com informações do G1 e Uol

RN: Colisão deixou motociclista ferido nesta sexta-feira na cidade de Currais Novos

Por Sd PM J Júnior -Fotos: J. Júnior
Agora a pouco (27/04) por volta das 11:50h foi registrado um acidente na Avenida Capitão Mor Galvão mais precisamente ao lado do mercado público envolvendo um Fiat Uno de placas JEE-2346 / Cruzeta conduzido por ADRIANO DANTAS DE MEDEIROS DE 35 ANOS residente em Cruzeta e uma moto Yamaha YBR de placa NNK-5006 /Currais Novos, conduzido por ISAAC FERNANDES DE LIMA DE 29 ANOS residente na Rua Luiz Gonzaga Bairro Gilberto Pinheiro, Currais Novos.
O motociclista vinha sentido centro quando bateu no Fiat uno que saía da feira livre, ao lado do mercado. No impacto o motociclista foi jogado por cima do carro e caiu de cara no asfalto. Ele foi socorrido pela Polícia Militar e reclamava de fortes dores na cabeça. 

Fonte: Blog do Eduardo Dantas


ELEIÇÕES 2012: PRE/RN alerta: incentivos fiscais não podem ser concedidosem em ano eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral enviou nesta sexta, 27 de abril, à Promotoria Eleitoral em 1ª instância, documentos relativos à derrubada do veto ao Projeto de Lei feita por unanimidade pelo Plenário da Câmara de Vereadores de Natal em 25 de abril. Tal projeto modifica a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, autorizando o aumento do percentual de incentivo à cultura e ampliando a renúncia fiscal.
De acordo com o procurador regional eleitoral Paulo Sérgio Rocha, a concessão de benefícios fiscais no ano das eleições é conduta vedada pela legislação eleitoral. No ofício que encaminhou à Promotoria Eleitoral, o procurador explica que, durante o ano eleitoral, o
parágrafo 10 do artigo 73 da Lei 9.504/1997 só permite a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios em casos de calamidade pública. "O Tribunal Superior Eleitoral, ao julgar a Consulta nº 153169-Brasília/DF, afirmou expressamente que no ano eleitoral é proibida a concessão de qualquer tipo de benefício fiscal, seja sob que argumento for", alerta o procurador regional eleitoral Paulo Sérgio Rocha.

O Ministério Público Eleitoral destaca não ser contrário à concessão de incentivos, de apoio à cultura ou aos artistas. No entanto, tem a obrigação de exigir o cumprimento da legislação eleitoral.

O caso será examinado por um dos promotores que atuam junto às zonas eleitorais em Natal, que adotará as medidas cabíveis, podendo buscar desde a suspensão do benefício fiscal até à cassação do registro ou do diploma.
 
Fonte: DN Online

RN: Ex-governador é diagnosticado com um novo tumor no cérebro

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB), recebeu nesta sexta-feira, 27, o diagnóstico de um novo tumor maligno, mais uma vez alojado em seu cérebro. O tumor foi descoberto num dos exames de rotina que Iberê faz periodicamente no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A anomalia tem menos de um centímetro de diâmetro.

Submetido a exames médicos desde a terça-feira, dia 24, quando viajou a São Paulo, Iberê foi internado no Sírio-Libanês. A equipe que acompanha o ex-governador, coordenada pelo Dr. Paulo Hoff, um dos mais respeitados oncologistas do país, vai realizar uma radiocirurgia na segunda-feira, 30, com a expectativa de eliminar a neoplasia.

Iberê luta contra o câncer desde 2010. Antes das eleições daquele ano, ele havia descoberto um tumor no pulmão. O tratamento foi realizado com sucesso mesmo durante a campanha eleitoral. Depois da eleição, já durante a gestão de sua sucessora Rosalba Ciarlini (DEM), o ex-governador descobriu o primeiro tumor no cérebro, maior do que o detectado hoje.

Preocupado com as condições de sua saúde, o ex-governador declarou: "É uma nova batalha que está por vir, mas com fé em Deus eu superarei mais essa". Iberê está em São Paulo acompanhado do filho, João Olímpio, atual vice-prefeito de Santa Cruz, interior do Estado. 

Fonte: DN Online

RN: Penitenciária Estadual de Alcaçuz está prestes a "explodir"

Mesmo tendo saído satisfeita da inspeção realizada ontem pela manhã no Centro Educacional (Ceduc) Pitimbu, a juíza Ilná Rosado Motta, da Vara da Infância e Juventude de Parnamirim, não descarta totalmente a possibilidade de fechamento da unidade socioeducativa. O motivo é uma nova demanda que lhe foi repassada durante a vistoria: a falta de policiais suficientes para a guarda do Ceduc. Apenas cinco deles trabalham no local por dia. Por causa disso, os 33 adolescentes internos da unidade estão sendo mantidos confinados 24h por dia, sem direito sequer a aulas ou mesmo banho de sol. O comandante da Companhia de Policiamento de Guarda (CIPGD), o capitão PM João Fonseca, acredita que bastam quatro policiais para se evitar fugas no local e afirma que não tem perspectivas de aumento de efetivo para o Ceduc a curto prazo.

Durante a visita que fez ontem ao Ceduc Pitimbu, Ilná Rosado recebeu a informação do diretor da unidade, José Alberto Ferreira, de que os adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa ali estavam confinados permanentemente há cerca de 15 dias por falta de segurança. Os cinco PMs que trabalham no local não seriam suficientes para garantir a segurança para a retirada dos internos das celas. Dessa forma, os jovens estavam sem ter aulas ou qualquer outra atividade. "Eles sequer estão podendo ir ao refeitório para fazer a alimentação, que agora é levada até eles", comenta a magistrada.

Diante da situação, a juíza pretende oficializar o Comando Geral da PM para que seja enviado um reforço policial para a unidade. Segundo José Alberto, o mínimo necessário é de 12 policiais. "Quando havia esse número, trabalhávamos tranquilamente. Porém eles foram sendo remanejados e não mais foram repostos". Para Ilná Rosado, o confinamento e a consequente falta de atividades é bastante prejudicial aos adolescentes. "Cria-se um clima grave de animosidade entre eles, pois ficam ociosos e confinados. Essa situação é perigosa, pois temos históricos de homicídios aqui no Ceduc".

Fonte: DN Online

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE TEM METADE DOS MUNICÍPIOS RECONHECIDOS EM EMERGÊNCIA PELA DEFESA NACIONAL

A rapidez nas providencias tomadas pelo governo do Estado para dar assistência aos municípios que passam pelo flagelo da seca, levou o Rio Grande do Norte a ter uma posição diferenciada na reunião da SUDENE, em Recife, nesta sexta-feira, 27. Dos 293 municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Social, 139 são do RN.
A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recomendando celeridade aos Estados nordestinos castigados pela estiagem. O desempenho do Estado informado pelo ministro não surpreendeu a governadora Rosalba Ciarlini. Pouco antes do início da reunião, Rosalba havia sido procurada pelo secretario Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. “Governadora, todos os municípios do RN foram reconhecidos em estado de emergência, como o Governo do Estado havia decretado”, adiantou o secretario, que disse ser importante os Estados agilizarem a decretação da emergência, obedecendo aos critérios determinados pelo Governo Federal.

Fonte: Blog do Robson Pires

BRASIL: Acidente mata repórter e cinegrafista da Band no Rio Grande do Sul

Dois integrantes da equipe de jornalismo da Band morreram, na manhã desta sexta-feira, em um acidente ocorrido na região serrana do Rio Grande do Sul. O repórter Enildo Paulo Pereira, o Paulão, de 29 anos e o repórter cinematográfico Ezequiel Barbosa, de 27 anos, foram vítimas de uma colisão envolvendo um caminhão e vários carros.

O acidente ocorreu por volta de 6h na RS-122, em Farroupilha, no local conhecido como “curva da morte”. De acordo com o Comando Rodoviário da PM, um caminhão desgovernado atingiu os carros da reportagem da Band, RBS e Record, além de três veículos da Polícia Civil, que seguiam para uma operação policial.


Um carro do SBT, que também acompanhava os policiais, conseguiu escapar. Ao menos sete pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.  O condutor do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro, mas não foi constatado uso de bebidas alcoólicas. A polícia encontrou com o caminhoneiro dois comprimidos, que foram levados para análise. A suspeita é que sejam remédios conhecidos como “rebites”, usados para conter o sono.


Os dois profissionais estavam na Band desde setembro do ano passado. Paulão era repórter da edição gaúcha do Brasil Urgente e contava com décadas de experiência no jornalismo policial. Ezequiel era um de seus principais parceiros de cobertura. 

Fonte: Blog Eduardo Dantas 

FORA DO COMUM: MULHER DIZ ESTAR GRÁVIDA DE NOVE BEBÊS; PARTO SERÁ DIA 20


Uma mexicana vem ganhando destaque depois que afirmou estar grávida de nove bebês. Karla Vanessa Perez disse em entrevista a meios de comunicação de seu país que espera seis meninas e três meninos e deve dar à luz no dia 20 de maio. Ela já tem outros quatro filhos, três deles trigêmeos.
Karla, que não teve a idade divulgada, está sendo tratada em um hospital do Estado de Saltillo. Ela teria engravidado novamente logo após dar à luz os trigêmeos. Em entrevistas, ela afirmou que considera sua gravidez um verdadeiro milagre. Ao site de notícias mexicano El Tiempo, Karla disse que tornou seu caso público em busca de ajuda das autoridades para sustentar as crianças. Ela está desempregada e seu marido trabalha em uma vulcanizadora.
A mexicana disse também que ainda não escolheu os nomes que dará aos bebês. "Primeiro, eu espero que corra tudo bem", afirmou. O caso de Karla seria um dos mais raros já registrados. Em 2009, uma americana da Califórnia deu à luz óctuplos, despertando a atenção mundial.

Fonte: http://www.alessandru.com/

Chuvas no primeiro trimestre de 2023