sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SERRA DA TAPUIA: AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI CANCELADA

A audiência pública que estava marcada para amanhã sábado (26), para tratarmos sobre a falta de água em Serra da Tapuia foi adiada segundo informações, as autoridades que havia confirmado presença na reunião desmarcaram, alegando que não havia necessidade dessa reunião por que já estão resolvendo o problema da falta de água, junto a defesa civil do estado.
Enquanto isso, a população continua sofrendo com a falta d`água. 

RESULTADO DA LOTOFACIL CONCURSO 973

Nesta sexta-feira 25 de outubro, a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da LOTOFACIL concurso 973.
Confira os números sorteados:
01       02       03       05       06                  
08       11       14       15       18                  

20       21       22       24       25

03 Apostadores acertara os 15 acertos, cada um vai receber R$ 506.745,39
576 Apostadores acertaram os 14 acertos, cada um vai receber R$ 1.160,13

Resultado do concurso da Assembleia Legislativa será divulgado dia 30

O resultado do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será divulgado na próxima quarta-feira (30) pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Está prevista a divulgação do resultado preliminar das provas, divulgação das respostas das decisões dos recursos e vista da folha de respostas da prova objetiva, da prova discursiva (redação) e a de estudo de caso.
De acordo com a coordenação de execução de projetos da FCC, a aplicação da prova prática de Taquigrafia está prevista para o dia 8 de dezembro e a publicação do resultado é prevista para o dia 6 de janeiro de 2014.

Com Informações da Tribuna do Norte

NATAL: CARRO DA REPORTAGEM DA INTERTV CABUGI FOI APREDEJADO

Foto Menrenx Eufrásio
Viatura de reportagem da INTERTV foi apedrejada e quase incendiada por integrantes do Movimento Passe Livre na Cientec
Viatura de reportagem da INTERTV, ( UMJ ), foi apedrejada e quase incendiada por integrantes do Movimento Passe Livre na Cientec no CAMPUS UFRN. O incêndio foi contido por seguranças da UFRN.

Fonte: Via Certa Natal
 

INFORMÁTICA: Lista reúne 12 dicas para se proteger de novas ameaças de vírus e malwares

Proteja-se de novas ameaças de vírus na Internet; rede social, vídeo, plugin e mais  (Foto: Pond5)
Proteja-se de novas ameaças de vírus na Internet;
rede social, vídeo, plugin e mais (Foto: Pond5)


Já se foram os tempos em que um e-mail era a maior fonte de preocupação com o ataque de malwares existentes na Internet. Atualmente, criminosos usam táticas mais audaciosas e – graças à popularidade das redes socias – fáceis de se disseminarem, por falta de atenção.
A forma mais eficiente é através de vulnerabilidades novas de um software, antes que seus desenvolvedores tenham tempo de lançar uma proteção contra elas.

A frabricante de antivírus ESET divulgou algumas dicas que podem evitar que seu computador seja infectado por malwares sem que seja preciso prejudicar o desempenho da máquina. Confira:

1) Evite instalar softwares suspeitos

A quantidade de plug-ins maliciosos tem crescido com o tempo. Muitos deles têm sido usados para roubar dados dos usuários e converter suas máquinas em fontes de ataques de negação de serviço.

É recomendável pesquisar as avaliações dos usuários para garantir que o que está sendo baixado não é, na verdade, um malware disfarçado de utilitário para PC.

2) Bloquear pop-ups
Alguns pop-ups são usados para distribuir malware ou iniciar golpes de phishing. É recomendável configurar o navegador para bloqueá-los por padrão, tornando possível inspecionar qualquer janela que tentar se abrir, e evitar pausar a navegação por isso.
3) Evite ser amigável demais nas redes social
A nova busca social do Facebook torna mais fácil encontrar pessoas e rastrear seus dados. Este risco pode ser minimizado evitando adicionar desconhecidos. Outra dica é rever as configurações de privacidade, garantindo que somente as pessoas que você deseja tenham acesso a certos dados. Isso evita que o usuário se torne uma vítima de golpes de phishing.
4) Cuidado com links do Twitter
O Twitter é uma forma rápida de disseminar histórias e essa velocidade faz com que seja fácil para cibercriminosos espalharem link falsos que, na verdade, levam para sites que tentam infectá-lo. A dica é, caso ache que o link seja suspeito, procurar a história, notícia, vídeo ou foto em um sistema de busca como o Google.com e encontrar links seguros a partir daí.
5) Suspeite de pedidos de atualização de players de vídeo   
Uma tática comum para espalhar malwares é enviar links de vídeo falsos, que fingem não poder ser abertos e pedem que os usuários façam a instalação de uma falsa atualização. Para se proteger, garanta que softwares como Flash e Java estejam sempre atualizados e faça estas atualizações a partir do painel de controle do computador ou quando for requisitado.
6) Suspeite de presentes online
Entregas grátis de produtos caros – como tablets e smartphones – na Internet, especialmente em sites que pedem que sejam preenchidos dados pessoais, costumam ser golpes para que os desavisados entreguem informações que podem ser usadas em roubo de identidade.
7) Cuidado com redes de Wi-Fi públicas
O acesso à Internet em redes públicas pode ser uma forma de acessar dados confidenciais – seja de trabalho ou bancos. Quando for acessar este tipo de informação é recomendável utilizar conexões privadas como a 3G, através do celular, com tráfego de dados fechado.
8) Mantenha seu software atualizado
Manter seu sistema operacional atualizado dificulta a disseminação de malware (foto: Reprodução/João Kurtz)Manter seu sistema operacional atualizado dificulta a disseminação de malware (Foto: Reprodução/João Kurtz)
Garantir que seu sistema operacional, seja Windows, OS X ou Linux, esteja sempre atualizado é uma forma excelente de combater a disseminação de malwares. Isso permite que sua máquina elimine brechas de segurança, melhorando sua proteção online. 
9) Redobre o cuidado com sites de bancos
Quando for acessar a página de um banco, mantenha a atenção redobrada para garantir que está acessando o site correto. Os softwares de proteção atuais ajudam a conferir os links e fornecem avisos sobre a segurança de onde você está navegando. Fique atento.
10) Evite ver vídeos em sites desconhecidos
Sites que oferecem vídeos gratuitos podem aproveitar brechas para também espalhar malware. Isto é ainda mais comum nos que oferecem filmes que ainda passam no cinema.
11) Alertas de navegadores não são infalíveis
Alguns navegadores alertam quando um site que o usuário está tentando acessar é perigoso, mas este sistema não é completo. Para se proteger contra a disseminação de malware, procure contar também com a proteção adicional de um bom antivírus na sua máquina.
12) Não armazene senhas no seu navegador
Tome cuidado para não deixar suas senhas armazenadas em um navegador – isso é ainda mais perigoso caso se trate de uma máquina pública ou compartilhada. Também evite deixar sua conta logada em redes sociais ou contas de e-mail. É recomendável limpar o histórico do navegador e usar um gerenciador de senhas sempre que terminar uma navegação.
Fonte: Techtudo

INCÊNDIO ATINGE A ARENA PANTANAL EM CUIABÁ

Incêndio atingiu parte da Arena Pantanal na tarde desta sexta (Foto: Inaián Souza/Arquivo pessoal)
Um incêndio atingiu a Arena Pantanal na tarde desta sexta-feira (25), em Cuiabá. Uma fumaça preta pôde ser vista de longe do estádio, que ainda está em fase construção. Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), placas com isopor armanezadas no subsolo pegaram fogo.
O incêndio atingiu a área interna da arena e ninguém ficou ferido. No entanto, não há informações se o fogo pode provocar atrasos nas obras no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 14h30 (de Mato Grosso), mas já foi controlado. Três caminhões do Corpo de Bombeiros foram utilizados para combater as chamas.
As obras da Arena Pantanal tiveram início em abril de 2010 com a demolição do antigo estádio Governador José Fragelli. O novo estádio que está sendo erguido em Cuiabá deve receber quatros jogos da Copa, todos na primeira fase da competição. A Arena Pantanal terá capacidade para 43 mil pessoas e tem prazo de entrega previsto pela Secopa para dezembro deste ano.
Fonte: G1

MUNDO: FORTE TERREMOTO DE 7,3 ATINGIU O JAPÃO

Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa da ilha japonesa de Honshu na madrugada deste sábado (26), pelo horário local, segundo o serviço geológico dos EUA.
A agência japonesa de meteorologia emitiu um alerta "amarelo" de tsunami, com ondas de um metro, para a região de Fukushima, e que deve atingir a costa em 13 minutos.
O tremor ocorreu às 3h10 de sábado pelo horário local, 15h10 desta sexta pelo horário brasileiro de verão, a uma profundidade de 10 quilômetros e a 475 quilômetros a leste-nordeste de Tóquio.
Ainda não há informações sobre vítimas e danos.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, também dos EUA, afirmou que não há risco de um tsunami de larga escala.
Fonte: G1

51% DA POPULAÇÃO DO RN UTILIZA TRANSPORTE PRIVADO, SEGUNDO A PESQUISA DO IPEA

No Rio Grande do Norte, 51,1% da população usa transporte privado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O índice é o 15º menor entre os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Os dados são referentes a 2012; em 2008 a porcentagem era de 29,8%.

Nos últimos quatro anos, segundo o Ipea, o número de veículos particulares cresceu principalmente entre as motocicletas. “Houve um padrão de aumento das taxas de motorização nos estados com menor renda per capita média, já que nessas localidades havia forte demanda reprimida da população para aquisição de bens duráveis. Com o aumento de renda dos mais pobres nos últimos anos e políticas de aumento de crédito, era de se esperar uma maior na taxa de vendas dos veículos privados”, registra o estudo
Segundo o estudo, entre os potiguares que utilizam transporte privado, 28,6% possuem carros e outros 29,8% têm motocicletas.
No Brasil, mais da metade dos domicílios (54%) dispõe de automóveis ou motocicletas para os deslocamentos dos moradores. Para o Ipea, o dado “retrata a mudança do perfil de mobilidade da população brasileira, cada vez mais estruturado no uso dos veículos privados”. De 2008 para 2012, por exemplo, o percentual de domicílios que possuía automóvel ou motocicleta subiu nove pontos percentuais (de 45% em 2008 para 54% de posse em 2012), sendo que as motocicletas tiveram o maior incremento no período.
Com informações do G1/RN

MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO DISPONIBILIZA UM ÔNIBUS PARA OS ALUNOS PARTICIPAREM DA PROVA DO ENEM 2013

A Prefeitura Municipal de Sítio Novo/RN, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, disponibilizará um ônibus para os alunos do Ensino Médio, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2013) na cidade de Santa Cruz-RN, o ônibus será disponibilizado nos dias 26 e 27 de outubro do corrente ano. Lembramos que a realização da prova seguirá o horário de Brasília, ou seja, horário brasileiro de verão.



> Horário de Saída do Distrito Serra da Tapuia: 9h.



> Local: Escola Municipal José Machado de Souza



> Horário de Saída de Sítio Novo/RN: 9h30min.



> Local: Escola Estadual José Nunes de Carvalho



Desde já, desejamos boa sorte a todos os participantes.



Andriê Alex da Silva

Secretário Municipal de Educação e Cultura

Sítio Novo/RN
Fonte: Via Blog RN Informa

VIATURA DA POLÍCIA DE JUCURUTU FOI INCENDIADA NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA 25/10

Na madrugada desta sexta-feira uma Viatura, tipo Gol, da Polícia Militar de Jucurutu-RN foi incendiada.
O crime ocorreu por volta das 03h30mim desta sexta-feira, dia 25 de outubro. Os Policiais do GTO faziam rondas pela cidade quando foram informados pela central que a viatura tipo GOL, de prefixo 314 estaria pegando fogo em frente ao quartel. Ao chegar na sede da 3ª CPM, os policiais constataram que o incêndio na viatura teria sido criminoso, visto que perto do veículo incendiado havia duas garrafas de refrigerante contendo resto de gasolina, que indica terem sido usadas para atear fogo na Viatura.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros de Caicó-RN, esteve no local e fez o resfriamento da viatura e assim controlar de vez o incêndio.
Fonte: Blog PM Jucurutu

SERRA DA TAPUIA: CONHEÇA UM DOS MOTIVOS PORQUE NÃO TEMOS ÁGUA ENCANADA REGULARIZADA

Esta matéria foi veiculada nos grandes sites e jornais do Rio Grande do Norte em Novembro de 2009.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, solidariamente, Francisco Hudson Xavier Cunha, ex-prefeito de Sítio Novo (RN), e a empresa Juacema Construções Ltda., a devolverem o valor atualizado de R$ 2.534.378,81 aos cofres do Tesouro Nacional.
Relatório do TCU aponta que a destinação dos recursos públicos federais repassados ao município, para a implantação da Adutora Serra da Tapuia, não cumpriu o plano de trabalho definido no convênio assinado com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas do Ministério da Integração Nacional.
Além da contratação, por dispensa de licitação, de empresa "laranja", o ex-prefeito utilizou tubos de durabilidade e resistência à pressão inúmeras vezes inferior ― PVC no lugar de ferro dúctil ― e em menor quantidade e, ainda, realizou pagamento de itens não localizados na obra.
Cunha e a empresa terão que pagar, cada um, multa de R$ 50 mil aos cofres do Tesouro Nacional. O TCU autorizou a cobrança judicial da dívida e remeteu cópia do posicionamento à Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Norte, para as devidas providências. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.
Serviço:
Dispomos de cópias do relatório, voto e decisão.
Acórdão nº 6023/2009 - 1ª Câmara

TC - 018.502/2005-3 

Fonte: Portal do TCU

BRASIL: Servidor tem o melhor salário do país, e doméstico recebe o pior

Graças ao recuo da inflação, o salário médio real dos trabalhadores cresceu pelo segundo mês seguido e atingiu, em setembro, R$ 1.908, o maior patamar da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2002. A remuneração avançou 1% sobre agosto e 2,2% sobre o mesmo mês do ano passado. As disparidades entre os ganhos na iniciativa privada e na carreira pública, contudo, são muito grandes. A renda média dos servidores, de R$ 3,2 mil, é 84,5% maior do que a de profissionais com carteira assinada no setor privado, de R$ 1,7 mil.
Apesar de registrar a maior alta (5,1%) entre os trabalhadores em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2012, a remuneração dos empregados domésticos, de apenas R$ 800,50, ainda equivale a menos da metade da média de todas as outras categorias. Não à toa, é a profissão que mais perde contingente de trabalhadores desde 2010.
Via Robson Pires

SÍTIO NOVO/RN: Secretaria Municipal de Assistência Social Realiza Eventos com os Jovens dos Programas Sociais

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Sítio Novo realizou nesta quarta-feira(23), um encontro entre os jovens que participam dos programas Sociais do município. O encontro aconteceu na quadra coberta Joaquim Batista Mafra, onde teve a participação dos jovens do distrito Serra da Tapuia, Assentamento Pedra de São Pedro e de Sítio Novo.
Durante o evento foram realizado diversas apresentações entre os jovens e monitores dos programas sociais.
Fonte: Blog RN Informa

Chuvas no primeiro trimestre de 2023