terça-feira, 17 de março de 2015

Força Nacional envia mais 51 homens ao Rio Grande do Norte

Desembarcaram na Base Aérea de Natal na tarde desta terça-feira (17) mais 51 militares da Força Nacional enviados para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte após a onda de rebeliões no sistema prisional potiguar. Com os 79 homens que chegaram pela manhã, são 130 os militares da Força Nacional no estado. As informações foram repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

A expectativa da Sesed é que mais 60 militares cheguem em 25 carros até a noite desta terça, somando um efetivo de 190 homens da Força Nacional. Nesta quarta-feira (18) são aguardados 36 policiais rodoviários federais de estados nordestinos para reforçar a segurança nas rodovias federais da Grande Natal e de Mossoró, na região Oeste potiguar.

A atuação dos militares será definida em reunião entre a Força Nacional e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Os profissionais devem atuar nos presídios do Rio Grande do Norte. O estado possui atualmente 33 unidades prisionais, das quais 11 já foram alvos de motins desde a semana passada.

Governo inicia recuperação de presídios no RN

O Governo do Estado iniciou, na manhã de hoje (17), reformas nas principais unidades prisionais atingidas pela onda de motins na última semana. As penitenciárias de Alcaçuz e João Chaves estão passando por reparos no sistema e iluminação e ventilação. Esta era uma das principais pautas requeridas pelos apenados desde o início das rebeliões. Entretanto, mudanças no sistema administrativo das unidades -- também exigidas pelos presos -- não estão sendo negociadas, segundo o Executivo.
Em coletiva de imprensa nesta manhã, o governo apresentou as primeiras medidas para conter a onda de violência dentro dos presídios estaduais. Uma delas é a chegada de 200 agentes da Força Nacional ainda hoje. Há ainda, segundo o governador Robinson Faria, a previsão para que o ministro da justiça nacional, José Eduardo Cardozo, venha à Natal.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023