domingo, 15 de abril de 2012

FORA DO COMUM: Bruna de Oliveira, uma das envolvidas no crime macabro que chocou o país exige carne humana na prisão

Bruna de Oliveira, 22, uma das envolvidas no crime macabro que chocou Garanhuns e o país, está isolada numa cela da Colônia Penal Feminina de Buíque.
Ontem, ela disse de forma taxativa que não comeria a carne oferecida na hora do almoço, pois estava acostumada a se alimentar apenas de carne humana. A afirmação assustou as outras detentas, que ficaram temerosas em ser as próximas vítimas.
Exigiram à direção da unidade que a suspeita fosse separada do convívio comum. Isabel Pires, 51, permanece na Colônia. Já Jorge Beltrão, 51, foi transferido para um presídio do Recife por correr alto risco de morte.
Ontem, a polícia descobriu uma segunda vala aberta. Além da mulher de 18 anos, que seria esquartejada no último dia 10, outra vítima seria feita até dezembro. Pelo menos oito mulheres, sendo uma na Paraíba e outra no Rio Grande do Norte, teriam sido assassinadas pelo trio. Nas redes sociais, o crime praticado em Garanhuns, no Agreste do estado, foi um dos assuntos mais comentadosl.
Desde piadas de gosto duvidoso até reações de choque pela crueldade dos três indivíduos, que fariam parte de uma seita de combate à procriação. O que mais chamou a atenção das pessoas é que as carnes humanas eram fervidas, temperadas e congeladas.
Depois de desfiadas, serviam de recheio para salgados que eram vendidos nas ruas e centros médicos. De acordo com a Vigilância Sanitária da cidade, a ingestão desse tipo de alimento pode transmitir doenças, caso as vítimas apresentem patologias. Mas, as pessoas que teriam comido os salgados só devem procurar uma unidade de saúde se sentirem sintomas como vômito ou dores abdominais.
As carnes também eram comidas pelos suspeitos e pela criança de 5 anos, que teria comido os restos mortais da própria mãe, em 2008. A polícia começou a desvendar o crime na última quarta, quando foi à residência dos suspeitos, em Jardim Liberdade, e a criança apontou onde os restos mortais de duas mulheres estavam enterrados. Os três suspeitos foram presos.

Fonte: Diário de Pernambuco

RN: Morreu aos 113 anos em Currais Novos a mulher mais velha do RN

Jean Souza informa em seu Blog que prestes a completar 113 anos de idade, a mulher mais velha do RN perdeu a briga com o tempo e faleceu na manhã deste domingo (15) na comunidade Cachoeira, a três quilômetros de Currais Novos. Maria Alexandrina era considerada a mulher mais velha do Rio Grande do Norte e uma das mais velhas do Brasil.


Nascida no dia 15 de Maio 1899, a idosa era mãe de 22 filhos, aos quais conhecia e chamava a todos pelo nome. O filho mais velho de Dona Alexandrina, José Alexandrino, é vivo, mora em Rio Verde, interior de Goiás, e está com 96 anos. Já sua filha mais nova tem 68 anos de idade.

Não se tem a quantidade exata de netos, mas, calcula-se que tenha em torno dos 180, já bisnetos podem ser 50 e 20 tataranetos. A família acredita que Dona Alexandrina seja ainda mais velha, visto que segundo uma das filhas, sua mãe foi registrada quando já tinha 5 anos. Caso essa informação seja concretizada, Dona Alexandrina poderia ter sido a mulher mais velha do Brasil. Tendo sido lavadeira de roupas de famílias importantes do município, onde trabalhou por vários anos na casa do Desembargador Tomaz Salustino, ela contava que foi o saudoso senador potiguar Agenor Nunes de Maria quem a recompensou com uma pequena aposentaria. Dona Alexandrina confirmou que conheceu o cangaceiro Lampião na época em que morou no brejo paraibano. Ainda no município de Currais Novos, reside outra senhora de quase 113. Francisca Tereza da Conceição (Dona Chiquinha), completará 113 anos no próximo dia 16 de julho. Já em Parelhas recentemente faleceu uma senhora com 110 anos de idade.

Com informações do Blog Marcos Dantas

POTIGUAR 2012: BARAÚNAS VENCE O SANTA CRUZ E ESTÁ NA FINAL DO 2º TURNO

O Baraúnas venceu o Santa Cruz por 1 a o aos 44 minutos do segundo tempo, gol de Adalgiso Pitbull e é o adversário do América na final do segundo turno.
Os jogos:
22 de 04 – América  x  Baraúnas.
25 de 04 – Baraúnas  x  América.

Com informações do http://blog.tribunadonorte.com.br/

FUTEBOL: PAULISTÃO 2012 - São Paulo perde o jogo, a liderança e recorde isolado contra o Linense

O São Paulo tinha tudo para terminar a primeira fase do Paulistão com o sentimento de missão cumprida. No entanto, foi necessário um tropeço na última rodada, neste domingo, no Gilbertão, para colocar a perder boa parte do esforço do time ao longo das outras 18 rodadas. Mesmo jogando melhor e pressionando o adversário, o Tricolor saiu derrotado contra o Linense, por 2 a 1, e acabou ultrapassado pelo Corinthians na classificação. Assim, na vice-liderança, pega o Bragantino nas quartas de final.
Para piorar, o time do técnico Emerson Leão perdeu boa chance de entrar parar a história do clube. Com 11 vitórias seguidas, igualou a sequência recorde tricolor (conquistada em 1943 e 1982), mas perdeu justamente no 12º jogo e terá se contentar em “dividir” a marca. Mais uma vez, o zagueiro-artilheiro Rhodolfo marcou de cabeça com assistência de Jadson, mas Paulo Miranda (contra) e Andrade marcaram para o Elefante.
Apesar da vitória, garantida com muito sofrimento, o time de Lins não conseguiu a vaga na Série D do Brasileirão e terminou na 11ª posição. Além de vencer, a equipe do treinador Pintado – que admitiu despedir-se do comando do time neste domingo – precisava que o Mirassol perdesse da Portuguesa e que o Paulista não vencesse o Bragantino. Nenhum dos dois resultados se concretizou, e o Mirassol levou a última vaga.
O São Paulo enfrenta o Bragantino, com mando a favor, em jogo único nas quartas. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Data, horário e local de todos os jogos da próxima fase serão definidos em Conselho Técnico, nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol. O Linense deve disputar a Copa Paulista no segundo semestre.

FUTEBOL: FLAMENGO VENCE O AMERICANO POR 3X1

Com jogadores poupados, sem suas estrelas principais (Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love) e uma atuação sem empolgar, o Flamengo venceu por 3 a 1 o Americano, neste domingo, no Engenhão, garantiu a primeira colocação do Grupo A da Taça Rio, com 21 pontos, e rebaixou o adversário para a Segunda Divisão do estado pela primeira vez na história do clube de Campos. O time terminou o Campeonato Carioca com apenas nove pontos na classificação geral. Agora, o Rubro-Negro terá uma semana livre para trabalhar antes do clássico contra o Vasco pela semifinal, dia 22, reeditando o confronto da Taça Guanabara. A partida será às 16h, no Engenhão.
 Flamengo atuou com seis jogadores reservas e ainda assim dominou com facilidade o jogo. Galhardo, Marllon, Magal, Kleberson, Thomás e Diego Maurício ganharam uma oportunidade no time depois da eliminação na primeira fase da Taça Libertadores, quinta-feira, quando venceu o Lanús por 3 a 0, mas acabou fora por causa da vitória do Emelec por 3 a 2 sobre o Olimpia, nos últimos minutos.
Sem atrações em campo, com a dor da eliminação da Libertadores e o time já classificado para a semifinal da Taça Rio, o sol de verão em pleno outono no Rio de Janeiro afastou ainda mais o público do estádio. Apenas 2.358 pessoas pagaram para ver o jogo, num total de 4.104 de público presente para uma renda de R$ 55.480,00.

FUTEBOL: AMÉRICA VENCE O ABC POR 2 A 1 E VAI PARA A FINAL DO 2º TURNO DO POTIGUAR 2012

Em um jogo cheio de alternativas e com duas expulsões, o América derrotou o ABC, por 2 a 1, no estádio Frasqueirão e conquistou a vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Potiguar. Os gols dos visitantes foram marcados por Norberto e Jairo, enquanto Raul descontou para os mandantes. Agora o ABC volta suas atenções para a Copa do Brasil, na qual na próxima quarta-feira enfrenta o Vitória/BA, em Salvador, no segundo jogo do confronto. O primeiro terminou empatado em 1 a 1. Enquanto o América se prepara para a decisão do segundo turno.

O jogo

A partida começou de maneira frenética. Logo no início Júnior Xuxa lançou para Isac, mas Camilo chegou na frente e fez o corte. Aos 10 minutos o ABC abriu o placar. Murilo cruzou na medida para Raul, que só teve o trabalho de encostar para fazer o seu oitavo gol na competição. Em seguida os visitantes quase empatam, mas Isac perdeu em baixo da trave.
Como todo ABC e América o clima dentro de campo estava quente, tanto que aos 15, Júnior Xuxa e Flávio Boaventura se estranharam e o árbitro mostrou cartão vermelho para os dois. Com 10 homens para cada lado a partida ficou mais aberta e as oportunidades foram muitas. Márcio Passos fez boa jogada, invadiu a área, mas bateu em cima de Camilo.
Aos 34 Berg pegou sobra pela esquerda e bate forte obrigando Fabiano a fazer grande defesa. Cinco minutos depois veio o empate americano. Norberto saiu driblando e bateu cruzado, sem chances para Camilo. Lúcio Curió ainda mandou uma bola na trave, entretanto a etapa inicial terminou em igualdade.
No segundo tempo Leandro Campos sacou Jérson e promoveu a entrada do zagueiro Luizão. Logo no começo Murilo aproveitou falha da zaga do rubro e chutou forte, mas acabou acertando a trave. O duelo seguiu sem muitas chances até aos 22, quando Jairo, que tinha acabado de entrar, aproveitou sobra do cruzamento de Fabinho e virou o placar para os visitantes. Depois de ficar atrás no placar o ABC foi para cima, mas não conseguia criar boas jogadas. A melhor veio com Léo Gamalho, que após cruzamento não conseguiu desviar. O resultado terminou mesmo 2 a 1 para o América.

Ficha Técnica:


ABC 1 (Raul, 10 1º tempo) América 2 (Norberto, 39 1º tempo, Jairo, 22 2º tempo).

ABC: Camilo, Murilo, Flávio Boaventura (expulso), Eduardo e Berg (Edson); Bileu, Luis Ricardo, Jérson (Luizão) e Raul; Léo Gamalho e Washington (Adriano Pardal).
América: América: Fabiano, Cléber, Edson Rocha e Márcio Passos; Norberto, Ricardo Baiano (Jairo), Fabinho, Júnior Xuxa (expulso) e Wanderson (Thiago); Isac (Nata) e Lúcio Curió.

Com informações do DN Online

CONCURSO: Prefeitura abre concurso com salários até R$ 4.500 no RN

A Prefeitura de Messias Targino, distante 298 quilômetros da capital potiguar, abre inscrições para concurso público nesta segunda-feira (16). São oferecidas cinco vagas sob o regime estatutário. A remuneração será de R$ 4.500,00 em jornada de 40 horas semanais para Médico e de R$ 622,00 em carga horária semanal de 40 horas para os demais profissionais.
 De acordo com o edital disponibilizado no endereço eletrônico da Fundação Vale do Piauí (Funvapi), são oferecidas três vagas para Agente de Endemias, função que exige o Ensino Fundamental, além de uma vaga de nível Médio para Técnico de Enfermagem e uma vaga para Médico, cargo que exige formação em curso Superior na área.
Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.funvapi.com.br, no período entre às 8h da próxima segunda (16) até às 23h59 do dia 30 de abril, e pagar a taxa de R$ 50,00 para a função de nível Superior e de R$ 25,00 para os níveis Fundamental e Médio.
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 40 questões sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos. A prova deverá ser aplicada no dia 27 de maio, em locais e horários que serão definidos e divulgados posteriormente. Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: DN Online

POLÍTICA: Falta rumo ao atual governo', afirma deputada estadual

Apesar de não anunciar a definição do PSB para as eleições de 2012 em Natal, a deputada estadual Márcia Maia, presidente do direório municipal da sigla, defendeu, em entrevista a'O Poti/Diário de Natal, o lançamento da candidatura da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), sua mãe, à sicessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). Se depender de Márcia, o PSB vai de candidatura própria em Natal. Na avaliação da parlamentar, os partidos de oposição deverão lançar múltiplas candidaturas no primeiro turno das eleições na capital. "É importante unir as candidaturas. Mas não posso falar pelos outros. A gente respeita as posições dos partidos. Então, tudo indica que nós (oposição) vamos lançar vários candidatos a prefeito de Natal e teremos a união só no segundo turno". Ao avaliar a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a pessebista disse que 'além de não fazer acontecer, o governo parou com o que estava acontecendo'. Para Márcia, a gestão do DEM não tem rumo. Confira a entrevista:

O PSB sairá com a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria a prefeita de Natal?
Eu espero que sim.

Por que a candidatura ainda não foi oficializada?
Eu acredito que o processo de diálogo com outros partidos e também de conversas internas está ocorrendo. No momento certo, será anunciada a decisão. Mas, torço muito para que tenhamos candidatura própria. Temos um nome fortíssimo, o da ex-governadora Wilma de Faria. É um nome forte, bem aceito. As pessoas ainda relacionam Wilma ao governo. Mas, há um apelo muito grande. Existe um desgaste da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Natal e no estado inteiro. Então, as pessoas querem que Wilma voltem ao governo. Às vezes as pessoas confundem os dois cenários. Mas, aonde Wilma chega nas ruas de Natal é bem aceita e as pessoas pedem que ela retorne à prefeitura de Natal, as pessoas as vezes pedem para que ela volte à prefeitura e ao governo. Não dá, obviamente. A decisão do partido deve sair em breve. Não posso responder pela presidente estadual da legenda. Mas, como deputada, cidadã, filiada e presidente do diretório municipal do partido, quero Wilma candidata a prefeita de Natal.

Siga a entrevista aqui
Fonte: DN Online

SERRA DA TAPUIA: FOTOS DA CRECHE EM 1986

FOTO: ARQUIVO DO BLOG SERRA TAPUIA NOTÍCIAS
Esta foto foi registrada na década de 1980 numa creche que funcionou aqui em Serra da Tapuia durante os anos de 1983 a 1988. O Blog Serra Tapuia Notícias relembrando o passado de aproximadamente 30 anos. A Creche foi desativada em 1988. 
Destas crianças que estavam nesta foto. Atualmente são adultos no mínimo de 30 anos de idade.
A monitora da creche naquela época era Lucineide.
Uma homenagem do Blog a todos estas crianças daquela época. Agora é só vocês relebraram quem são vocês nesta foto.

ESTATISTICAS DO BLOG: CHEGAMOS AOS 70 MIL ACESSOS POR VOLTA DAS 17 HORAS

Agradeço a todos que acessam este Blog desde o início da criação e os novos internautas que passaram acessar atualmente.
O Blog Serra Tapuia Notícias alcançou a marca dos 70.000 acessos por volta das 17 horas deste domingo, 15 de abril de 2012.
Contamos com a participação todos para irmos mais adiante.

FAMA: "Não vou fazer, já me expus muito", revela a ex-BBB Laisa sobre ensaio nu

Ao lado do ex-BBB Yuri, Laisa curtiu a noite deste sábado (14), no segundo dia do Axé Brasil, em Belo Horizonte. Questionada pelo site Ego se vai sair nua em alguma revista voltada para o público masculino, a moça decepcionou muitos rapazes.
"Não vou fazer", revelou. "Eu já me expus muito no programa, só vou aproveitar essa fase pós-BBB, mas pretendo voltar para medicina. Não combina com a profissão me expor assim", completou.

Fonte: http://virgula.uol.com.br/

FUTEBOL: VEJA A RODADA DESTE DOMINGO PELOS CAMPEONATOS ESTADUAIS

Alagoano
16h00 ASA x Corinthians-AL
Baiano 
16h00 Vitória x Feirense-BA
16h00 Camaçari x Vitória da Conquista
16h00 Bahia de Feira x Juazeiro
16h00 Juazeirense x Fluminense-BA
16h00 Serrano x Itabuna
16h00 Atlético-BA x Bahia
Catarinense 
16h00 Hermann Aichinger x Marcílio Dias-SC
16h00 Figueirense x Camboriú
16h00 Joinville x Brusque
16h00 Metropolitano-SC x Avaí
16h00 Chapecoense x Criciúma
Cearense 
16h00 Tiradentes-CE x Ceará
16h00 Crateús x Fortaleza
16h00 Ferroviário-CE x Guarani de Juazeiro
16h00 Guarany de Sobral x Trairiense
16h00 Horizonte-CE x Crato
16h00 Icasa x Itapipoca
Paulista 
16h00 Santos x Catanduvense
16h00 Palmeiras x Comercial-SP
16h00 Ponte Preta x Corinthians
16h00 Linense x São Paulo
16h00 Oeste x Ituano
16h00 Mirassol x Portuguesa
16h00 Paulista x Bragantino
16h00 Mogi Mirim x XV de Piracicaba
16h00 Guaratinguetá x São Caetano
16h00 Botafogo-SP x Guarani
Paraibano
16h00 Campinense x Auto Esporte
16h00 Botafogo x Treze
17h00 Paraíba x Nacional
17h00 Esporte x CSP
Carioca 
16h00 Flamengo x Americano-RJ
16h00 Nova Iguaçu x Vasco
16h00 Macaé x Volta Redonda
16h00 Resende x Bangu
16h00 Fluminense x Olaria
16h00 Friburguense x Bonsucesso
16h00 Duque de Caxias x Madureira
16h00 Boavista-RJ x Botafogo 
Gaúcho 
16h00 Grêmio x Ypiranga-RS
Goiano 
16h00 Aparecidense x Goiás
16h00 Atlético-GO x  Rio Verde
16h00 Itumbiara x Goianésia
16h00 Morrinhos x Anapolina
16h00 Vila Nova-GO x CRAC-GO 
Mineiro 
16h00 Cruzeiro x Uberaba
16h00 Tupi x Atlético-MG
16h00 América-MG x Guarani-MG
16h00 Villa Nova-MG x Nacional-MG
16h00 Boa x Caldense-MG
16h00 América-T.O. x EC Democrata
Paranaense 
16h00 Roma-PR x Londrina-PR
16h00 Cianorte x Corinthians-PR
16h00 Toledo-PR x Paranavaí
16h00 Rio Branco-PR x Iraty
16h00 Operário x Coritiba
19h30 Atlético-PR x Arapongas
Pernambucano 
16h00 Sport x Santa Cruz-PE
16h00 Central x Náutico
16h00 Serra Talhada x Porto-PE
16h00 Araripina x Belo Jardim
16h00 Ypiranga-PE x Salgueiro
16h00 América-PE x Petrolina
Potiguar 
16h00 ABC x América-RN
17h00 Baraúnas-RN x Santa Cruz-RN

INTERNET: 2012 11 abr Com 170 milhões de usuários, Google+ ganha novo visual


De acordo com o Google, atualmente há cerca de 170 milhões de usuários no Google+, mas é claro que a empresa quer mais. Para isso, a companhia implementou na última quarta-feira (11/04/2012) um novo layout no serviço, que considera não apenas o aspecto visual, mas também a melhor integração com as várias ferramentas do Google.
O novo layout coloca os principais recursos do Google+ em uma coluna à esquerda da página e não mais no topo. Além disso, o conteúdo todo fica alinhado à esquerda. Este último é um ponto delicado da mudança, uma vez que, dependendo da resolução utilizada, há um espaço em branco considerável em relação à coluna da direita, onde fica a barra de chat. O vídeo abaixo dá mais detalhes:
Como em qualquer mudança deste porte, as opiniões dos usuários estão divididas. Mas o fato é que, com o novo layout, o Google+ consegue se diferenciar consideravelmente do Facebook, ou seja, passa a ter uma “identidade própria”, apesar de ainda haver uma ou outra semelhança, como a imagem personalizável no topo da página dos usuários (cover).

Fonte:  http://www.infowester.com/

CLIMA NO RN: Sertanejos agarram-se à fé

Chapéu na mão, enxada no chão. Os olhos voltam-se para o céu em busca de nuvens carregadas que não estão lá. O azul do céu limpíssimo, apesar de bonito, aterroriza. Ao mesmo tempo, mãos calejadas são erguidas e ouve-se um lamento seguido de uma prece. Do alto, espera-se o milagre que há mais de dois meses não se repete. Por falta d'água, a plantação morreu e o gado começa a passar sede. O cenário, nos últimos dias, se repete em vários municípios do Rio Grande do Norte. A famigerada e temida seca desafia, mais uma vez, o sertanejo potiguar.

Homens como o agricultor Antônio Ambrósio, do sertão do Seridó, depositam as esperanças em Deus. "Só a Ele a gente pode recorrer nessas horas de sofrimento", diz.

A falta de chuva traz outras consequências que não estão restritas à lida do campo. Em algumas cidades, falta água nas torneiras e a procura pelo líquido essencial à vida causa transtornos e desespero. Açudes estão secando e obras de adutoras, que poderiam amenizar o problema, estão paradas há muito tempo.

Na última quinta-feira o Governo do Estado decretou Estado de Emergência em 139 municípios do RN.

Estiagem é considerada a pior dos últimos anos

Por enquanto, o verde ainda domina a paisagem. Na beira das estradas que conduz ao interior do Estado, a plantação apresenta-se resistente ao clima seco e às temperaturas elevadas. Um viajante mal informado tomaria como verdadeira a assertiva de que o inverno foi bom. Não é verdade. Basta um olhar mais atento e uma visita nas comunidades rurais para descobrir que estamos vivendo um dos piores períodos de estiagem  nos últimos anos.

"O mês passado, em termos de precipitações, foi o pior nos últimos 25 anos. Tivemos índice zero de chuva em vários municípios. Por isso estamos vivendo essa situação de emergência", diz Antônio Carlos Magalhães Alves, coordenador de agropecuária da secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

Leia mais
Fonte: Tribuna do Norte

Por Blog Serra Tapuia Notícias o volume de chuvas registrado no mês de março foi de 32,5 mílimetros aqui no Distrito Serra da Tapuia. Já nos primeiros 15 dias de abril choveu apenas 2 milímetros registrado no último dia 6 de abril de 2012.

VIOLÊNCIA NO RN: RN registra 199 homicídios este ano

Marco Carvalho - repórter

Renildo Francelino, Dalvimar da Silva, Gleydson Fagundes, Elcione Borges. Laykson Franklin, Wendell Evandro, Elionai Tavares, Kerginaldo Pereira. Abimael Wilk e Euclides Fernandes. Esses são apenas 10 dos quase 200 nomes que compõem uma lista escrita com letras de sangue em páginas da violência. O Rio Grande do Norte registrou durante os 100 primeiros dias de 2012, 199 assassinatos. Em média, 14 por semana. Os números escondem as histórias que formam uma realidade cruel e desumana. As estatísticas são encobertas pela fumaça densa e branca do crack e abafada pelo estampido das pistolas automáticas.
 Cada homem e mulher que tombou sem vida no território potiguar se tornou marca de uma crescente violência. Os "alvos" possuem perfis comuns e formam o padrão da morte. Quase 50% dos assassinatos envolvem jovens entre 15 e 25 anos - a grande maioria homens - e em mais de 90% dos casos foram utilizadas armas de fogo. As execuções têm como característica principal a ligação das partes com a comercialização de entorpecentes.

A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE reuniu durante mais de três meses as identidades das vítimas do descaso do Estado com a segurança pública.  Os dados foram atualizados diariamente através do website da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesed), baseado no registro de óbitos do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep). Apesar da riqueza de detalhes e informações à disposição da polícia, diversos casos permanecem sem solução e se acumulam em uma pilha que talvez nunca seja esclarecida.

Leia mais
Fonte: Site da Tribuna do Norte

Chuvas no primeiro trimestre de 2023