sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO RN E MAIS 10 ESTADOS


A Polícia Federal deflagra no dia 25/11, a Operação Mahyah, no combate ao tráfico internacional de entorpecentes no Rio Grande do Norte e em mais 10 estados. Segundo a assessoria de imprensa da PF, há um mandado de prisão para ser cumprido em Natal.
As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro de 2011 com foco inicial em Porto Esperidião/MT, local onde mora o principal investigado, e em Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato.
Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40.000,00 em espécie e diversos automóveis.
Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande  do Norte e Piauí. São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.

No Mato Grosso serão cumpridos 28 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião ,Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D'Oeste, Lambari D'Oeste, Glória D'Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.

Serão cumpridos, ainda, mandados em Paraíso do Tocantins/TO, Ipatinga/MG, Tarumirim/MG, Belo Horizonte/MG, Luziânia/GO, Caldas Novas/GO, Maceió/AL, São Luiz/MA, Marabá/PA, Teresina/PI, Luiz Eduardo Magalhães/BA, Natal/RN e Jales/SP.

Alguns dos indiciados já se encontram presos  e outros receberão novos mandados de prisão em função das investigações.

Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Porto Esperidião/MT.
Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).

A expressão Mahyah tem correspondência em um dialeto siciliano e em árabe. No primeiro, significa máfia, já em árabe quer dizer audacioso.


* Fonte: Site Oficial da Polícia Federal

Fonte: Tribuna do Norte

NASA TESTA TECNOLOGIAS INOVADORAS EM CAÇA F-18

 O trabalho da NASA vai muito além de enviar sondas e astronautas ao espaço. A agência espacial norte-americana tem, por exemplo, um espaço reservado na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, onde testa novas tecnologias e conceitos na aviação convencional. E, para isso, utiliza caças F-18.
F-18 da NASA (Foto: Reprodução/Wired)













A agência dispõe de uma esquadra de aviões. Não só F-18s, mas também F-15s, aviões de carreira como um Douglas DC-8, um jatinho Gulfstream e dois aviões espiões U-2 aposentados pela Força Aérea. O mais interessante deles, no entanto, é um F-18, o modelo 853, que carrega em si o verdadeiro registro histórico das pesquisas e do programa de testes.

Cada pesquisa e modificação feita no avião deixou um rastro. O 853 já teve asas curvas e já efetuou voos com apenas uma asa. Os testes eram parte de um projeto para o desenvolvimento de uma aeronave que pudesse manter o controle em voo mesmo danificada. Cada nova ideia dada por um engenheiro é testada no avião e, normalmente, as modificações ficam na aeronave porque simplesmente não compensa desmontá-las.
Teste feitos na asa do F-18 pel NASA
(Foto: Reprodução/Wired)

Outra pesquisa aerodinâmica procurou desenvolver um sistema de controle de direção horizontal que fosse independente da cauda. A ideia foi criar asas que se movessem e produzissem a pressão necessária para o avião virar em velocidades supersônicas. Muito da intrincada rede de sensores distribuídos no corpo do avião, para monitorar pressão e velocidades, ainda estão na fuselagem. Entre os resultados desta pesquisa, estão novos conceitos que podem nortear a construção de aviões mais manobráveis e com menos arrasto aerodinâmico no futuro.

No F-18 cobaia há um computador, o ARTS, que registra os dados de voo de cada experimento, funcionando como um tipo de caixa preta do trabalho pesado que a aeronave faz ao longo do tempo.
Fonte:http://www.techtudo.com.br/

FRASE DA SEMANA

Frase da semana: “A ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição”


Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/

NATAL: FENÔMENO NATURAL


Névoa seca": fenômeno natural toma conta de Natal


Há dois dias o azul do céu de Natal é encoberto por uma névoa fina que se parece com uma neblina e pode até ser confundida com poluição. De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, trata-se de uma "névoa seca" que se forma quando a umidade relativa do ar a determinada altura da região é maior do que no litoral. "A umidade está chegando por cima e fazendo com que haja essa formação da névoa seca", explicou. Na manhã de ontem, a umidade relativa do ar era de 57% e a temperatura máxima na cidade chegava a 30 graus.


Segundo ele, a névoa é formada por gotículas d'água, mas não em quantidade suficiente para chover. A névoa deve desaparecer do céu nos próximos dias, se dissipando com a força dos ventos ou até mesmo se transformando em chuva. "Pode evoluir para uma chuva porque há uma tendência de pancadas de chuvas para os próximos dias", disse Bistrot. 
Fonte: Diário de Natal

SERRA DA TAPUIA: EDUCAÇÃO

Turma Concluinte do 9º ano da EMJMS

Final do ano letivo se aproximando e a nossa turma Concluinte do 9º ano está se despedindo da nossa escola. Votos de sucesso e muitas felicidades para toda a turma. Que o Ensino Médio seja apenas o começo da caminhada em busca de novos horizontes!


Fonte:http://emjmachadodesouza.blogspot.com/

SERRA DA TAPUIA: A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MACHADO DE SOUZA FOI ALVO DE VANDALISMOS


A Escola Municipal José Machado de Souza foi alvo de ataque de vandalismo nesta noite de quinta-feira (24/11) sendo o terceiro ataque em 10 dias. Quebraram a caixa do medidor, os canos da encanação que vem da adutora para a cisterna, lâmpadas e outros objetos. Sendo os outros objetos na semana passada.
Vejam as fotos:
 A caixa do medidor quebrada.

 A encanação da cisterna quebrada

 Escola Municipal José Machado de Souza: Serra da Tapuia
Fotos: JB
Existem pessoas com pensamentos e ações destrutivas é um progresso ou, um regresso da humanidade no século 21, exatamente no ano de 2011. Como em todos os lugares vem acontecendo estes atos, também aqui na Serra da Tapuia acontecem estas ações de vândalos.

Chuvas no primeiro trimestre de 2023